Sílvio Cervan: mais sócios para depender menos da bola na barra | Relvado

Sílvio Cervan: mais sócios para depender menos da bola na barra

 


Sílvio Cervan: mais sócios para depender menos da bola na barra
Em tempos de crise nas finanças do futebol português, Sílvio Cervan assegura que «o Benfica não é um clube em dificuldades». O vice-presidente das águias revela em entrevista ao RELVADO.COM que o passivo do clube não é preocupante e que o empréstimo obrigacionista não será integralmente para investir no futebol. Diz ainda que são 171 mil os sócios do clube com «uma percentagem "monstra" de pagantes», mas quantos mais, melhor, até para que o Benfica dependa menos «da bola na barra»...




A entrevista de Sílvio Cervan ao RELVADO.COM continuará a ser publicada durante o fim-de-semana. Fique atento nas próximas horas às declarações do vice-presidente das águias:
- «Nos últimos anos o Benfica ganhou tudo!»
- «Benfica é mais nacional do que o Porto»


Para já pode ler as palavras de Sílvio Cervan sobre a política do Benfica no âmbito da formação...


Sartor - Como comenta as declarações de Joe Berardo sobre Rui Costa?
SÍLVIO CERVAN - A minha opinião sobre o Rui Costa é diferente, mas interessa pouco, e portanto não me vou pôr a comentar a opinião de quem quer que seja. Um dirigente do Benfica não pode estar a comentar a opinião de cada adepto. Os sócios têm o direito livre de terem as opiniões que entenderem.

Borlido - As declarações de Joe Berardo assumem maior relevância à luz da OPA [Oferta Pública de Aquisição] que ele lançou sobre a SAD do Benfica. Qual será o verdadeiro objectivo da OPA?
SÍLVIO CERVAN - Estou proibido por Lei de fazer qualquer tipo de comentário sobre opiniões do senhor Comendador Joe Berardo. E portanto, não me ouvirão a mim, nem a nenhum dirigente dos Órgãos Sociais do Benfica, a fazer comentários que são susceptíveis de penalizações pela CMVM [Comissão de Mercado de Valores Mobiliários]. Vamos ser absolutamente escrupulosos a cumprir os critérios a que estamos obrigados. Sabemos que é muito difícil compatibilizar a paixão e a emotividade do futebol com os critérios muito racionais e muito frios de uma empresa cotada em Bolsa. Mas vamos tentar compatibilizá-los.

Relvado.com - De que modo é que a OPA influencia o futuro imediato do Benfica?
SÍLVIO CERVAN - Influências tem e consequências terá sempre, quanto mais não seja para o panorama desportivo. Quais são, só o futuro dirá. Como sabe, um processo destes é lento. Ainda corre o prazo para o Joe Berardo apresentar o prospecto com a fundamentação e depois o Benfica pronunciar-se-á.

Sílvio Cervan
Relvado.com - Nos últimos tempos, sobretudo em Inglaterra, temos visto vários milionários a assumirem o controle de clubes. Não poderia isto ser vantajoso para o Benfica?
SÍLVIO CERVAN - Relativamente a isso remeto-a para a posição oficial do Sport Lisboa e Benfica que deixou de forma absolutamente clara e taxativa que não venderá, nem perderá o controle da sua SAD. É absolutamente claro para nós que quem mandará na SAD do Benfica é o Benfica.

Relvado.com - Luís Filipe Vieira tem insistentemente falado do futebol como uma indústria. Não é necessário encarar a realidade de uma forma mais pragmática e comercial?
SÍLVIO CERVAN - Nem sequer concordo com a sua pergunta. Isso poderá ser verdade em marcas pouco fortes ou em clubes em dificuldades e o Benfica é uma marca forte e não é um clube em dificuldades.

alba - Mas o passivo do clube é de quase 300 milhões de euros...
SÍLVIO CERVAN - Não é verdade.

Relvado.com - O passivo global revelado no último Relatório e Contas é da ordem dos 295 milhões de euros, dos quais quase 130 milhões são dívidas a terceiros de curto prazo.
SÍLVIO CERVAN - Tem quase 130 milhões de euros de passivo exigível, tudo o resto não é passivo exigível. Há um conjunto de dívida para a qual o Sport Lisboa e Benfica já tem a receita, só que tem quer a dívida, quer a receita, em calendário de amortizações. Ou seja, nós devemos 100 e já lá temos 100 para pagar! Já lá está o activo e já lá está o passivo. Mas não podemos retirar o passivo porque a construção do Centro de Estágios e do Estádio entrou em project-finance e portanto temos que cumprir nos termos do project finance.

Relvado.com - São de qualquer dos modos números elevados...
SÍLVIO CERVAN - Mas não é o que nos preocupa. Agora se me perguntar qual é o passivo ideal para um clube, é não ter passivo nenhum! Por mera hipótese vamos supor... O Benfica coloca o Estádio em nome de um terceiro; com o dinheiro do Estádio reduz o passivo de 100 para 15. Nós não queremos isso, porque ao fazer isso diminuímos também o activo, diminuímos a capacidade de capitais próprios e de recorrer à banca! O passivo é também ele um elemento de gestão. E nesse passivo nós temos uma parte a resolver e temos outra parte que está resolvida, ou seja, não é passivo, é passivo contabilístico. O que preocupa o Benfica, como preocupa o Porto e o Sporting, é o passivo exigível.

DaThinKingEd - O empréstimo obrigacionista recentemente contraído é efectivamente para investir na equipa de futebol como afirmou Luís Filipe Vieira?
SÍLVIO CERVAN - Nunca ninguém disse isso.

Sílvio Cervan
Relvado.com - Mas deu a entender que o empréstimo seria aplicado na íntegra na equipa de futebol.
SÍLVIO CERVAN - Não pode ter dito isso porque o empréstimo obrigacionista está sujeito ao que foi dito em declaração à CMVM. E como é evidente vai ser utilizado para aquilo que foi anunciado: para pagar o outro empréstimo obrigacionista e para investir na equipa de futebol. Porque é que a gente fez um empréstimo maior do que o anterior? O que o presidente do Benfica disse foi que o aumento era para investir na equipa de futebol.

blueyes - O que acha da eventualidade de ser criado um Fundo de Investimento, uma ideia lançada por Joe Berardo, para financiar o Benfica?
SÍLVIO CERVAN - Se há quem queira emprestar dinheiro ao Benfica... Estou muito cingido a questões que tenham a ver com a CMVM... Em teoria geral é uma hipótese.

Relvado.com - Já há vários Fundos de Investimento com participação em passes de jogadores, que actuam no mercado e colocam atletas nos clubes para os valorizarem. Os clubes acabam por ser usados nestes processos...
SÍLVIO CERVAN - São usados e usam. Desde que o negócio seja transparente e bom para ambas as partes... O negócio por definição é um contrato com vantagens e obrigações para ambas as partes e desde que ambas as partes cumpram...

recenso111 - Qual é a sua opinião acerca da estratégia que os clubes em Portugal devem seguir em termos financeiros?
SÍLVIO CERVAN - Não vou comentar os outros. O Benfica tem procurado aumentar o volume de negócio que gera todo o universo que gira à volta da Marca Benfica, aumentar o potencial do volume de Marca, para gerar mais liquidez que suporte o principal que é o futebol. Neste caminho, criar metas ambiciosas para o número de sócios é muito importante. Quando falámos em 300 mil sócios era em termos de paraíso o número que nos permitia, com uma receita efectiva da quotização, ter um patamar económico-financeiro ideal para a realidade actual da nossa despesa.

Blue2004Eyes - Quantos são os sócios neste momento?
SÍLVIO CERVAN - Efectivos são 171 mil. Mas repare, o Benfica, artificialmente, de forma manhosa, podia já estar quase nos 300 mil sócios. O que é que o Benfica fez? Limpou... Eu baixei 41 mil números no meu cartão de sócio! E estes 171 mil têm uma percentagem "monstra" de pagantes. Quantos mais sócios pagantes o Benfica tiver, melhor. Por isso, a estratégia passa muito por ampliar o universo de sócios, porque nos permite depender menos da sorte. Quanto mais estrutura económica e financeira tivermos, menos dependemos da bola na barra.

Relvado.com - Aqui há tempos noticiou-se que o Benfica estava a negociar os denominados naming rights do Estádio da Luz com uma multinacional. O nome do Estádio está, ou poderá vir a estar, à venda?
SÍLVIO CERVAN - O Benfica fez a opção de fazer o naming das bancadas, em vez de fazer a venda do nome do Estádio.

Relvado.com - Lá fora é cada vez mais comum os clubes cederem os naming rights dos seus Estádios, muitas vezes até contra a vontade dos adeptos. Não seria uma boa aposta também para o Benfica?
SÍLVIO CERVAN - Em termos comerciais era. A questão tem a ver com o valor, ou seja, o valor tinha que ser tão grande e tão interessante para o clube, senão desvalorizávamos muito o valor da Marca. Neste momento é prematuro estar a falar disso.


Fotos: Relvado.com


Benfica:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isto vai de mal a pior

Um entrevistado ao nível dos artigos por aqui publicados

O passivo é pouco...

com os "perdões" e "benesses" que o clube salazarista leva,é normal que seja!!!

Re: melhor do que ser o clube das frutas...

burgessio

Re: Re: melhor do que ser o clube das frutas...

Bergessio!

Pois,porque para voces...

é de graça!!!

Re: O passivo é pouco...

Inventar também é bom.

Tu...

é que sabes!!!...

palhaco

SÍLVIO CERVAN

este também não era um daqueles "dirigentes" que aparecia no filme o "Padrinho"? Cumps Catalães

TABU, TABU aqui no relvado...

... É O DOPPING AVERMELHADO!!!

Re: hulk...o incrivel!!!!!...

que grda cromo!!!!

BENFICA ESCOLHE ARBITROS!!!

http://www.record.pt/noticia.asp?id=749111&idCanal=11 mas isto toda a gente sabia para quando 1 APITO VERMELHO???

é o desespero..!!

não sabes mais?....hehehe....o clube das frutas no seu melhor

É só uma duvida.

" Ou seja, nós devemos 100 e já lá temos 100 para pagar! Já lá está o activo e já lá está o passivo. Mas não podemos retirar o passivo porque a construção do Centro de Estágios e do Estádio entrou em project-finance e portanto temos que cumprir nos termos do project finance ." Se nas contas estes 100 milhões estão tanto no activo como no passivo (logo anulam-se), como é que os sócios devem ficar mais descansados com os 130 milhões de passivo ilegivel e 295 milhões de passivo total?

Re: É só uma duvida.

Passivo ilegível?? É aquele que não se lê. Mas sente-se!

É só pedir ao João Rodrigues

Que o homen faz o favor de pedir ao arbitro para repetir a jogada...

Re: frutas e viagens..é pedir e já tá

gosto dele

Gosto deste silvio Cervan, foi à minha fente no autocarro para o copenhaga - benfica, em copenhaga e via-se que gostava do benfica

Viva

O benfica canudo!!!

Brigado por ter

respondido á minha dúvida. um off-topic mas muito interessante: cuidado com que dizem aqui :) o pessoal do jornal record anda por aqui a espreita da entrevista feita ao Silvio Cervan. cuidado com a lingua :D http://www.record.pt/noticia.asp?id=749109&idCanal=11

Re: Brigado por ter

Não ando aqui paraofender ninguém, as coisas a dizer são ditas e aceites se forem com respeito

interessante esse off-topic...

é que tem cá um interesse...

Re: Brigado por ter

Qual cuidado qual quê! Agora sempre que disserem tretas sobre o Benfica digo mal dos gajos aqui e eles depois vêm! LOL xD

Re: Re: Brigado por ter

Até parece que a Record não deve ler os próprios foruns!!! lol Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Re: Re: Brigado por ter

Mas lá têm o mail! LOL Cumps