Roque Santeiro ou Morangos com adoçante? | Relvado

Roque Santeiro ou Morangos com adoçante?

 

Eusébio é nome de craque da bola, o mítico Pantera Negra, que em muitos países por esse mundo fora é venerado, justamente reconhecido e citado em todas as listas dos melhores jogadores de todos os tempos, ombreando com nomes tão ilustres como Di Stéfano, Cruyff, Beckenbauer, Pelé (com quem manteve uma cavalheiresca e célebre rivalidade), o mais actual e problemático Maradona, etc. Atrevo-me até a afirmar que ele é talvez o único que repete a presença nessas listas todas!

Mas Eusébio é também "nome de novela sul- americana", bem ao nosso estilo tuga, um estilo “sem grande estilo”, diga-se de passagem, pobrezinho na técnica e ainda pior de conteúdo. Não é bem “Roque Santeiro”, é mais “Morangos com adoçante”, e coisas que tal. Corria o já longínquo ano de mil novecentos e troca o passo (61, creio), e o Sporting de Lourenço Marques informava o Sporting da metrópole sobre um talento puro, que tinha despontado em equipas de futebol de rua, sendo que numa delas - os "Brasileiros", um moço - poço de energia e brilhantismo - abrira os olhos a muito bons olheiros que, lá como cá, costumam dormir na forma em pleno serviço. Só que a coisa era demasiado evidente e óbvia, e alguns parece que acordaram a tempo de perceber o que tinham à sua frente, antes de adormecer novamente. Vou tentar ser breve e vou tentar ser objectivo, daquilo que sei do caso.

O Sporting de Lourenço Marques estava dividido entre uma certa ligação ao Sporting-"mãe", e o aproveitamento directo para a sua própria equipa de futebol deste inegável talento, adiando a sua mais do que necessária viagem rumo a Portugal. Andaram uns tempos às turras por causa disto, sem contudo a situação avançar minimamente: as posições iniciais de ambos os lados mantinham-se e a família de Eusébio assistia a este ping-pong e a esta indefinição na 1ª fila de um triste espectáculo que nem merecia o preço do bilhete. Por esta altura a mãe de Eusébio e o próprio Eusébio já desesperavam por uma clarificação do seu futuro desportivo. Ora, o Benfica soube da história - que por aquela altura já devia até ser motivo de risota nacional, tanto em Moçambique como em alguns círculos em Portugal -, avaliou atempadamente o real valor deste fenómeno africano, e foi sério na abordagem. "- Sério? Chamas a isto sério!??" , perguntam-me os meus muito amigos mas despeitados sportinguistas. Eu explico, eu vou explicar devagar devagarinho.

O Benfica enviou uma comitiva de 2 ou 3 dirigentes, e foram falar directamente com a mãe de Eusébio. Ora, fiquem sabendo que isto é que é ser sério e isto é que é respeitar a vontade das pessoas e as tradições familiares africanas: falar com elas directamente e deixar a trapalhada dos contratos e do jurídico para mais tarde. Quando, algumas horas mais tarde, esses dirigentes se despediram da mãe de Eusébio, tinham com eles uma coisa mais verdadeira, mais autêntica, mais honesta do que contratos disto ou contratos daquilo: tinham a palavra de honra de um ser humano que, por muito pobre que fosse - e consta que era mesmo muito pobre - ainda sabia o valor de uma palavra de honra e uma conduta honesta. Só quem nunca foi pobre a valer é que desconhece o valor da palavra de honra de um pobre – pobre na carteira, mas nunca na alma.

Neste contexto, a acusação de jogo baixo e suborno - cheia da tão habitual soberba e falsa nobreza - que o Sporting lançou ao Benfica (e que incrivelmente ainda subsiste e nunca foi desmentida até hoje!!) é, ela sim, jogo baixo e um autêntico insulto ao bom nome da família de Eusébio. E venha agora algum sportinguista acusar-me de ser mentiroso. Não aparece ninguém pois, se já não há testemunhas presenciais vivas desta reunião, pelo menos a memória do próprio Eusébio não me deixará por certo mentir sobre esta situação. E se eu estiver errado, pedirei desculpa imediatamente.

Eu estou a dedicar muito tempo a este assunto pelo seguinte: é este tipo de pessoas que eu, como benfiquista, quero para o meu glorioso. Não quero mercenários. Não quero cebolas podres descascadas ou por descascar, não quero veraneantes Sokotas, nem Álvaros Pereiras, ou Carvalhos, ou Sobreiros, nem muito menos Falcões arraçados de Milhafres ou Rolas. No fundo, não me agradam intrujões em geral, intrujões em quem não se pode confiar, e que, por muito menos de 30 dinheiros, se vendem ao maior licitador que aparecer lá em sua casa ou nos arredores do seu clube. Quero apenas uma e uma só coisa: pessoas que cumpram a sua palavra de honra, e que honrem o que disseram e ainda se lembrem do que combinaram no dia anterior!

É muito importante dizer isto nos dias que correm, em que 30% dos jogadores que o Benfica contacta vão direitinhos para um certo e determinado Dragão azul-esverdeado, e outros 30% dizem sim num dia e talvez no outro, “e ala que se faz tarde que o vizinho ali ao lado oferece mais um centavo e mais uma casa do que vocês”. E ponto final parágrafo, que estamos conversados sobre este assunto.

Bom, mas se acham que a novela tinha acabado, nada disso! A novela prolongou-se no território português, uma vez que o Sporting - qual náufrago desesperado por uma bóia de salvação qualquer - decidiu agarrar-se a dúbias cláusulas jurídicas de dúbios contratos, assinados nem que fosse pelo gato de estimação de Eusébio, tornando a sua vida num verdadeiro inferno durante uns meses. Eusébio teve até de embarcar no avião para Lisboa sob um nome falso, imagine-se! E depois foi direitinho para umas férias forçadas no Algarve, segundo me lembro, para "curar" a hipocrisia e teimosia sportinguista, como quem cura uma infantil mas relativamente inócua bebedeira.

Agora, e para terminar esta que foi a mais mítica - e curiosamente a de mais baixo “orçamento” - novela do futebol português, deixem-me esclarecê-los completamente sobre a importância relativa das coisas, hoje, naquela altura, e sempre: o Benfica da época era uma máquina infernal. O pequeno mas genial Simões, o mago Coluna, o gigantesco Torres, um onze considerado uma das equipas de sonho de sempre na Europa. Se duvidam, leiam este próximo parágrafo:

O Benfica ocupa a nona posição no ranking dos maiores clubes europeus do século XX. A lista é apresentada pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e baseia-se nos resultados de todos os emblemas nas competições europeias realizadas entre 1901 e 2000”. Quando Eusébio chegou, o Benfica era já campeão europeu! Pessoal, eu repito: já era! Já era campeão europeu! Nesse ano, o Benfica foi de novo campeão europeu, com Eusébio a brilhar tão alto no seu ano de estreia no futebol europeu (!), que desde aí a lenda apenas aumentou, ano após ano após ano.

Duplo bota de ouro na Europa, melhor marcador em Portugal inúmeras vezes, um dos melhores avançados-puros da História do futebol, mais de 750 golos marcados na longa carreira, o terror dos guarda- redes, um lendário fair- play, elogios unânimes em todos os verdadeiros amantes do futebol-espectáculo, dezenas de golos inesquecíveis, um número incrível de presença em finais europeias... ouço muitas vezes: "- Ah, se ele ao menos tivesse vindo para o meu Sporting..." Meus amigos!, se ele tivesse ido para o Sporting nunca teria tido esta visibilidade internacional, nunca na vida!, nem nunca teria sido a lenda que foi! Liedson ou Balakov ou Figo ou o cometa-Rickaard podem contar-vos a história toda sobre a real dimensão do vosso Sporting, se a quiserem ouvir algum dia, que eu duvido!! Ou seja, meus simpáticos e pouco esclarecidos e pouco conhecedores sportinguistas: devemos sempre relativizar as coisas.

Creio que a novela termina aqui. No entanto, se alguém tiver algum trunfo na manga - ou seja, alguma informação útil que esclareça o caso sob outra perspectiva -, cá estarei para “reabrir o processo”, que por mim este caso não vai prescrever como outros que andam pelos nossos muito lentos tribunais! Enquanto isso não acontece, abraço a todos, e saudações gloriosas!

P.S.: Dona Elisa, a senhora honrou a sua palavra, e manteve o bom nome da sua família intacto. Que Deus a guarde bem junto de si. Um imenso, eterno, humilde: "Muito obrigado".

(Mais uma vez esclareço que se houver erros factuais neste artigo, não só permito mas peço que os funcionários deste site alterem o artigo sem sequer falarem comigo. Porque este assunto é muito sério e apenas desejo esclarecer. Obrigado.)

Benfica:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

2 pénaltes no mesmo lance roberto seria expulso ..

e o fora de jogo , lindo ..   porcos  porcos porcos porcos porcos..  o mafioso e paneleiro do rui costa  . o ladrão do lfv-  agora não marcam conferencia de imprensa ,,   o gATO RICARDO  PANELEIRO  GALINHA  ENRABADA AGORA VOU VER O QUE VAI ESCREVER ......... MORTES AOS  LAMPIÕES , SÓ PEÇO A MORTE PARA TODOS OS LAMPIÕES NÃO MERECEM VIVER    ÓDIO  TENHO ÓDIO DE MORTE , PORQUE NÃO SOPORTO   MAFIOSOS LADRÕES  E NEGOCIANTES DE DROGA    , ESTE CLUBE    É O SIMBOLO DA MALDADE ,, A´GUIAS DE ROMANOS HITLÉR- AMERICANOS  E OUTRAS SEITAS SEMPRE COM A ÁGUIA PRESENTE   MORTE A ESTE SIMBOLO E A TODOS OS SEUS SEGUI´DORES ,   SÃO UMA SEITA

isto é o quê?

Gente não é de certeza..................

Isto é um estilo

que o gajo gosta de cultivar. Ele não é assim tão execrável como parece...

Ena pá 2000...

Ena pá, tantos anti- benfiquistas primários... e eu a pensar que depois de Dias Ferreira já tinha visto tudo... sim senhor, isto é que são comentários bem eucados e bem fundamentados!!

Isto é suposto ser um artigo...

...ou um devaneio pessoal?

 

2 ou 3 dirigentes foram falar com a mãe do Eusébio??! Para saberes algo do género, ou das duas uma:

  • ou estavas lá
  • ou o Eusébio (quiçá a sua mãe) escreveu uma biografia onde revelou tal pormenor

 

Tanto quanto eu sei, não há nenhuma biografia do Eusébio autorizada pelo ex-jogador do Benfica. Já para não falar de que teoria sobre essa situação abundam.

 

Agora, os benfiquistas mais facciososo que me perdoem, mas este artigo dá uma imagem do Sporting que não é correcta, lançando suspeitas completamente bacocas para o ar.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É por causa daquele velho ditado de "quem conta um conto, acrescenta um ponto" ser quase filosofia de vida no futebol português, que teimam em cair certos mitos idiotas que são tomados como verdades...e todas depreciativas.

 

 

 

 

 

Eu bem dizia que este

Eu bem dizia que este coentrão rende mais a extremo do que a lateral.

 

Belo golo!

fora de jogo à la saviola

jogador do maritimo isolado pronto a marcar..

 

será que vamos ter conferencia de imprensa?..

Lolol Ó Zefil já chega

Não os moas mais.

 

Quando  o Hulk erra, eu farto-me de chamar-lhe nomes, etc

 

Hoje já Saviola (2x), Gaitán (2x) e o Cardozo (2x) falharam isolados. Ninguém questiona isso?

 

É a diferença entre portistas e eles.

O maritimo falhou tantos

O maritimo falhou tantos golos como o benfica.

Acho que não Zefil

Épa eu já vi 7 golos de baliza aberta para o lado do Slb. Sinceramente, eles estão ano não assustam. Eles estão em dificuldades contra o última classificado, mas vão ganhar. Queixam-se de arbitragens mas não do jogadores do ataque.

 

Espero que o Falcao não esteja tão desinspirado eheh

Este vosso namoro...

...foi das coisas mais patéticas que já tive o desprazer de ler neste espaço...

 

Foda-se...santa parvoíce...

 

E depois quer um quer outro ainda vem com merdas de que os benfiquistas (no geral, como é óbvio. Graças a Deus que sei que nem todos os portistas são como vocês, rapazes...) só falam e pensam no FCP...

 

Enfim...

Bonito, bonito é ver os

Bonito, bonito é ver os parolos do teu clube a ler comunicados.. isto sim é bonito.

 

O clube dos tonis, dos "jesuses", dos vira-vinhos, dos rui dos tuneis e dos orelhas!

 

se houvesse coerência teriamos comunicados a falar dos penaltis da madeira, dos foras-de-jogo da madeira, dos amarelos da madeira..

Ora aí está...

...como ainda não tinha feito a figura triste por completo...rematas com esta pérola!

 

Parabéns, rapaz.

 

E antes clube de broncos, que clube de putas e corruptos.

Meu amigo, que queres

Meu amigo, que queres mais?

 

Que diga que o teu clube efectivamente é o clube dos broncos (facto), dos parolos (facto), do bebados (factos), dos corruptos (facto), dos que traficam influências (facto) dos que coagem jogadores e treinadores adversários (facto). E das putas naturalmente.

 

Vens aqui com uma conversa da treta quando o teu clube emite comunicados rídiculos sobre o meu clube e depois ainda esperas que não haja resposta.

Então??!

Espelhos a uma hora destas?!

 

E mete lá os factos todos no mesmo saco, menino...e para todos os clubes. Nem o meu clube é o diabo nem o teu é santo. E muito menos o meu é o único que alberga nas suas fileiras gente desprovida da consciência e coerência que se exigem nas pessoas. Aliás, em função do que se sabe, o teu até é bem capaz de estar a frente do meu...com a diferença de que no teu utilizam "fina ironia" e não "pertantos". Não sejas hipócrita nem desonesto, Zefil.

Para isso já bastam os dirigentes do teu clube.

 

Não estás a falar para nenhuma criancinha. Falas bem...mas a mim não me encantas.

 

Muito gostas tu de falar de carneiros...mas pensares por ti é que está quieto...

Eu não estou a falar para

Eu não estou a falar para nenhuma criancinha mas às xs é o que parece.

 

Vens mandar uns bitaites para aqui sobre o que se diz ou deixa de dizer do teu clube, quando é precisamente o teu clube que se lembrou de escrever um comunicado baseado na sua obsessão doentia pelo porto e em falsidades.

 

O teu clube choramingas merece naturalmente resposta.

 

Quanto a carneiros o que tu dizes vale zero. Ainda no outro dia vinhas com a treta que eu só falava nos caceteiros do slb por causa do que pinto da costa disse após a supertaça, mas como eu te demonstrei com facilidade há muito que eu apelidava assim o teu clube.

 

E já agora, lembrei-me de uma conversa de há uns dias atrás e volto a perguntar. Quais foram os seleccionadores "encomendados" para promver jogadores e quais os ditos jogadores.

Queres mesmo entrar...

...pela lógica dos comunicados parvinhos ("elogio" com que brindei - mas como é óbvio não te recordas -, e brindo, a maior parte dos comunicados que saiem do meu clube)??

É que o teu clube até faz uns engraçados de vez em quando. Aliás, têm direito a indignação da equipa toda, vê lá bem...

 

E olha que utilizares falsidades para descreveres unica e exclusivamente o Benfica é mais uma daquelas que não te cai bem.

 

Como tal, aquela de utilizares caceteiros só para um lado segue o mesmo raciocinio.

 

Quanto ao teu último parágrafo...se não sabes (ou não queres saber, como é teu apanágio)...convém reveres bem a quem é que falta discernimento...

 

 

Bem já que não sei desenhar

Bem já que não sei desenhar grande coisa vou resumir sucintamente para acabar com a conversa.

 

1) os meus comentário a partir dos quais tu começaste a mandar umas bocas foleiras, vêm no seguimento dos vossos comunicado rídiculos. São comentário contextualizados naquilo que vocês disseram esta semana onde incluiram o nome do meu clube, misturando algumas verdades com mentiras, misturando factos com alarvidades. E continuo sem perceber o porquê da exclusão do sporting do dito comunicado. Retórica..

 

2) sobre o meu último paragrafo volto a fazer-te a pergunta. Se quiseres respondes se não quiseres não respondes. Pedi-te uma coisa simples. Nome de 1, 2 ou 3 selecionadores. Nome de 1, 2 ou 3 jogadores.

 

3) já agora e antes de sair a convocatória de paulo bento pergunto-te se ele é um seleccionador "encomendado" ou não. Tenho curiosidade e interesse em saber a tua resposta.

 

cumps

Ponto 1...

...penso que já deixei bem esclarecido o que penso dos comunicados do meu clube. Se não te recordas, vai recuperar o que já escrevi acerca disso.

 

Ponto 2: não te vou responder, pois vai resvalar na tua tendência de fazeres tábua rasa de tudo o que é argumento que possa ir contra a santidade do teu clube. Como tal, será sempre uma perda de tempo. Minha e tua.

 

Ponto 3:

Espero bem que não o seja. Acredito que não o seja, pois sabe o peso daquela camisola e da função, quanto mais não seja, por ter sido um intérprete dentro dos relvados, da importância da nossa selecção para este país.

 

Abraço.

1) já não comento nada sobre

1) já não comento nada sobre este assunto ctg. ponto final

 

2) impressionante a tua incapacidade de responderes a umas perguntas tão simples quanto essas

 

3) eu tb acredito q paulo bento cumpra a sua função sem problemas e sem influencias de quem quer que seja

 

cumps

Como tu mudaste..

Amazing..

Gostava de poder dizer o mesmo...

...do meu caro...mas não tenho essa sorte.

 

Mantém-se na mesma senda que já nos habituou, fazendo azo de um atroz complexo de inferioridade, talvez incosciente...mas sempre presente...

 

Saudações.

Ó meu Deus

Complexo de inferioridade? Nunca percebi essa. São as palavras já gastas que são assimilidades quando se entram em discussões clubísticas por parte dos adeptos encarnados.

 

Enfim.. mais vale não retomar esta conversa. Cada um com a sua. Boa tarde.

Claro, claro...

...o que mais se vê por aí são adeptos benfiquistas a discutir jogos do Porto, aproveitando sempre para mandar três ou quatro machadadas por palavra.

Aliás, basta passear um bocadinho pelo fórum para ver quem é que fala do quê.

 

Somos tão pequenos, nós...só falamos é do Porto...

O último pontapé na conversa

Repara o tratamento - por parte dos adeptos encarnados -, em relação ás arbitragens:

- Foram prejudicados em Guimarães, mas falam sempre no jogo em Vila do Conde e Choupana do FC Porto. Porque razão não vos vejo falar do Sporting? Que em dois jogos seguidos foi beneficiado? Não é o rival de sempre segundo vocês? Não está colado ao Slb na classificação?

 

Sempre sempre com o FC Porto no pensamento. Admitam vocês estão com receio desde FC Porto de Villas-Boas.

 

Boa tarde e até 5ªfeira.

O teu primeiro parágrafo...

...não é diferente do quem quer que seja que não saiba ser coerente. Ainda este ano a maioria dos portistas diz que perdeu o campeonato passado por causa de Ricardo Costa, mas vá-se lá saber porquê, são incapazes de dizer aquilo que o vosso ex-treinador disse assim que se viu fora do rectângulo à beira mar plantado.

 

E desengana-te se achas que eu falo do FCP como o mal da questão. Muito pelo contrário. Não falo do Sporting, pois já todos sabemos (ou alguns, pelo menos) que irão começar a ser roubados mais dia menos dia. É assim há uns aninhos, e não vejo razões para dizer que este ano será diferente.

 

A minha "revolta" (ou desespero, como diz por aí o teu parceiro de discussão acerca do Benfica) não tem nada a ver com clube A, B ou C...e sí lamento é que não se consiga discutir o que interessa discutir neste futebol, que não é mais que a forma de o sangrar...doa a quem doer.

 

E olha que medo não é o melhor termo para definires o que sinto relativamente ao FCP do Pillas Curtas. Aí, dou toda a razão ao Curva (que para o mal e para o bem, até tem sido dos mais coerentes aqui no fórum)...só vão saber o que ele vale depois de uma derrota.

Até lá, andam com uma tesão do mijo que já deve de ter lesionado uns quantos...

Talvez um 7 - 5 em

Talvez um 7 - 5 em oportunidades de golo.

Se bem que o sobre saviola

Se bem que o sobre saviola não é tão claro quanto isso.

 

Tem piada que o gajo supostamente leva no pé e depois agarra-se ao joelho.. lol

Zefil é penalty, mas o Saviola é um fiteiro de primeira

Excelente jogador, mas faz aquilo constantemente. Fraco em atitude para os companheiros de profissão.

2 penaltis roubados

E um amarelo evidente poupado a david luiz. Que seria o?..

 

Será que vamos ter conferência de imprensa no final do jogo?..