Ronald Koeman e as experiências |
|
29 de Agosto de 2005, às 14:00 |
Rafapaz diz: "não é preciso ser
treinador de futebol para saber que as experiências devem ser efectuadas durante
a pré-época e não já com a época oficial em andamento. Mas Koeman parece não
saber disto; será um treinador inexperiente? Como é possível um treinador dum
clube como o Benfica tentar mudar de táctica radicalmente, de um jogo para o
outro, sem sequer a ter experimentado anteriormente? Koeman alterou a forma e
posição de jogar de pelo menos 5 jogadores no jogo com o Gil Vicente (0-2) - os
casos de Beto e Nélson são os mais radicais. Qual será o futuro do técnico se
continuar assim? Os benfiquistas não perderão a cabeça?"
37 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Benfica:
-
Benfica: Gedson muito perto do Tottenham
O médio Gedson Fernandes estará muito perto de trocar o...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Rui Vitória quer despedir-se da Champions com prestígio e milhões
O treinador do Benfica, Rui Vitória, disse esta terça-feira...
-
Benfica arrisca punição severa no caso E-Toupeira
O Benfica arrisca uma punição severa na sequência do...
-
Benfica: aposta na formação rende frutos
João Félix é a última revelação da formação do Benfica a...
-
Benfica vence na Feira
Golos de Raúl Jiménez, na primeira vez que tocou na bola, e...
-
Onda vermelha invade Santa Maria da Feira
O Benfica anunciou esta quarta-feira que os cerca de 800...
-
Atitude de Conceição agita redes sociais
Corria a época 2013/14 e a Académica, com Sérgio Conceição...
Não
Enviado por Puskas a 29 de Agosto de 2005, às 14:37.Se tem resultado era o máior!
Enviado por tone a 29 de Agosto de 2005, às 14:35.Quando contrataram o Koeman deviam-lhe ter dito que:
- o plantel do Benfica é muito limitado, e precisa de estar (muito) rotinado, numa determinada forma de jogar para poder render;
- talvez seja necessário manter o esquema de jogo que já vem de duas épocas e meia atrás, e como tal o elo de ligação tem que ficar: Álvaro Magalhães!
- contra os 3 grandes as equipas "pequenas" fazem o jogo da vida deles, especialmente na Luz contra o campeão!;
- o Karadas é um tosco, mas como não temos melhor, nem vamos ter dinheiro para comprar, o melhor é ele ficar pois a última época até fez uns golitos e houve jogos em que, no desespero, ele entrou para a "mólhada" da área (juntamente com o Mantorras).
Ao que ele iria responder: "Bom, o melhor é chamarem o Camacho!"
Já foi tarde, mas pode ter acertado
Enviado por DevilEagle a 29 de Agosto de 2005, às 14:32.Tens razão quando dizes as experiências são nos jogos particulares e eu próprio pensei isso antes do jogo começar. A mim parece-me que o Koeman estava "desesperado" depois dos jogos com Guimarães, Juventus, Estoril, Setúbal e Académica e precisava de fazer qualquer coisa.
Parece-me que o sistema resultou, porque o Benfica teve muito mais presença em todo o campo que nestes jogos, mas isso também só durou 15 minutos, o que é natural, porque depois o jogadores do Gil acertaram as marcações e os do Benfica revelaram, entre outras coisas, inadaptação ao sistema.
Mas daí a dizer que é inexperiente, ou até incompetente, acho precipitado.
O Koeman tem duas semanas para levar a dele a avante. É um sistema que precisa de grande coordenação entre a defesa e o meio-campo, principalmente porque em Portugal são raras as equipas que jogam com dois pontas.
Mas também me parece, e não é este jogo me faz mudar de opinião, o plantel do Benfica está servido de excelentes centrais e pode adptar-se bem a sistema de três centrais, até porque são todos de caracteristicas diferentes.
Lembro também que o problema não foi enquanto o Luisão, o Anderson e o Rocha estiveram em campo, a equipa perdeu personalidade quando começou a jogar com dois defesas esquerdos.
O Koeman esteve, realmente, muito mal nas substituições, precipitado e, a dada altura, o ar de desepero transpareceu-lhe na face.
Mas continuo a dizer, bem oleado este sistema pode dar frutos, até porque o Benfica não tem jogadores para jogar em 4-3-3 nem em 4-4-2, nem mesmo no 4-1-3-2 da época passada. E também não me parece boa ideia sonhar com reforços!!!
Sem querer ser advogado do diabo...
Enviado por vozz.off a 29 de Agosto de 2005, às 14:27.Já em relação ao Beto concordo plenamente.
Re:Sem querer ser advogado do diabo...
Enviado por Rafapaz a 29 de Agosto de 2005, às 19:47.Mas agora faço-te eu uma pergunta: qual era a posição do Nelson no Boavista?? Extremo esquerdo nao era de certeza!!
Nada disso!
Enviado por blueyes a 29 de Agosto de 2005, às 14:22.O pb desta táctica foi o facto de Beto não ser capaz de fazer todo o corredor direito.
No entanto, com o Léo em forma, Nélson deverá passar para a dta. e teremos então todos os jogadores no sítio..
3 defesas - Anderson - Luisão - RR
4 - Nélson, Petit, M. Fernandes, Léo
2 jogadores rápidos e versáteis a apoiar o avançado - Simão - Miccoli (?)
1 avançado forte mais c/alguma mobilidade - Cavenaghi(?)
Nada mau. :oP
Agora, a verdade é que são poucas as equipas que vão à Luz jogar c/mais do que 1 avançado fixo, dai ser desnecessário actuar c/4 defesas.
Por outro lado essas equipas tentam ter superioridade númerica no meio-campo, sendo algo que se poderá tornar mais difícil c/esta táctica.
O pb será conseguir evitar os lançamento para as costas da defesa, atendendo à relativa lentidão dos centrais.
Re:Nada disso!
Enviado por PROZAC a 29 de Agosto de 2005, às 14:29.Mesmo sem contratações o 3x4x3, com Simão e Geo no apoio a NG, é bem melhor que o 4x2x3x1 actual!
Nelson vai facilmente fazer esquecer Miguel!
Que culpa tem Koeman?
Enviado por Sartor a 29 de Agosto de 2005, às 14:19.O que acontece é que em vez de entrarem, sairam jogadores fundamentais na equipa( Miguel e...sim, neste momento até Karadas era fundamental à falta de outro!) e Koeman vê-se de mãos atadas. Que pode ele fazer sem pontas nem médios de ataque e avançados?
Eu tenho para mim que se o Benfica fracassa este ano a culpa total é dos seus dois dirigentes Vieira e Veiga que se perderam em embrulhadas com vem-não vem de jogadores em vez de tratarem de garantir reforços e ponto final!
Mas o que é isto do "temos muito tempo e o mercado está a nosso favor"? é brincar com a cara dos sócios e adeptos? O momento do fecho das inscrições está mesmo aí e eles que tratem de comprar reforços, porque se chegam ao ponto de não apresentar alternativas, o Benfica vai sofrer, e bem, este ano.
E reparem, caros relvinhas avermelhados, que isto já não é de agora, este "modus operandi" dos dirigentes encarnados. Quem não se lembra que Trapattoni no ano passado foi apresentado à última da hora? e o mesmo que se passou com Koeman? e agora os reforços?
A isto se chama falta de competência no mundo profissional. Quem é capaz de me desmentir?
Re:Que culpa tem Koeman?
Enviado por sobelem a 29 de Agosto de 2005, às 15:16.Re:Que culpa tem Koeman?
Enviado por PROZAC a 29 de Agosto de 2005, às 14:32.Mas o que mais me lixa, é o facto de ser o próprio Benfica a não querer negociar com o Mendes. Tenho a certeza que o Mendes já teria há muito arranjado uma solução para os problemas do Benfica, a qual relembro, até podia passar por Delibasic, Karadas e Diego!
O futebol é espectacular!
Enviado por PROZAC a 29 de Agosto de 2005, às 14:16.Concordo com algumas partes do artigo, nomeadamente o facto de ser um bocado inexplicável que o Benfica apresente uma táctica daquelas agora, quando nunca a treinou antes.
Também concordo com o Toni, quando diz que o Benfica regrediu desde o jogo contra o Chelsea.
Mas por outro lado, tenho que dar tempo ao tempo e relembrar que nunca vi um campeonato ser perdido nas duas últimas jornadas, muito menos nas duas primeiras!
Já agora, em relação ao saco de caramelos, eu relembro que o Toni conseguiu ir à final da TCE com uma equipa onde pontificavam vários jogadores comprados com sacos de caramelos. E relembro que o próprio Porto ganhou a UEFA e a Champions, com alguns jogadores que na época anterior actuavam em clubes como o Setúbal, Alverca, Leiria ou Belenenses...
Re:O futebol é espectacular!
Enviado por dEmz a 29 de Agosto de 2005, às 14:48.dEmz.Sporting
ai,ai...
Enviado por Puskas a 30 de Agosto de 2005, às 13:36.Nada que não se adivinhasse...
Enviado por Infinitum a 30 de Agosto de 2005, às 07:30.Para os menos facciosos foi visível que o Benfica possui grandes lacunas no seu plantel, nomeadamente em qualidade nas posições chave. Não se pode mascarar essas falhas com o título conquistado pois todos sabemos que o mesmo foi conseguido com base na inépcia dos seus maiores rivais em momentos chave. Koeman esperaria certamente ter algumas novidades para o plantel desta época e, até ao momento, tal não aconteceu o que o vai obrigar a mais experiências até conseguir definir um 11 equilibrado face aos jogadores disponíveis (na mesma linha do que fez Trapattoni. Eventualmente, Koeman não será é o tipo de treinador mais indicado para estes casos. A ver vamos.
O Koeman não pode ser estar tão inseguro
Enviado por F@natic a 30 de Agosto de 2005, às 00:43.Tenho um amigo....
Enviado por WinstonSmith a 30 de Agosto de 2005, às 00:26.Saudações Leoninas
WinstonSmith
???
Enviado por _mmendes_ a 29 de Agosto de 2005, às 21:58.Não deves tar a falar verdade, é que isto nem tem resposta, pensa bem no que dizes!!
Abram bem os olhos
Enviado por injusticado a 29 de Agosto de 2005, às 17:46.Moreira
Nelson Luisao Anderson D.santos
Petit M.fernandes
Geovani
simao
Mantorras N.Gomes
Se bem me lembro esta foi a equipa e o 4-4-2 da epoca passada,agora que perderam a culpa e de koeman.So estao 2 jogadores novos sendo um deles ja considerado o melhor central em portugal(anderson)em artigos recentes e
outro como dos melhores laterais da ultima epoca.Por tudo isto saudacoes leoninas e sejam humildes
Meus senhores
Enviado por injusticado a 29 de Agosto de 2005, às 17:38....
Enviado por C4r7m4n_0 a 29 de Agosto de 2005, às 14:13.Para além disso, Koeman faz mal ao colocar em campo Petit, Manelele e Beto em simultaneo, pois tira profundidade ao jogo do Benfica. Com o tempo Koeman rectificará alguns erros cometidos.
Treinador novo, ideias novas equivale a menores resultados desportivos.
Manuel Fernandes!
Enviado por Misty a 29 de Agosto de 2005, às 16:56.O Makelelé é de outro universo, não há o que comparar. Manuel Fernandes vai crescer, desenvolver o seu estilo e ganhar (ou não) o seu estatuto. Se alcançar o que lhe adivinhamos, será o Manuel Fernandes.
A capa d'A Bola ficou-te 'gravada' no pensamento, foi? : P
Re:Manuel Fernandes!
Enviado por C4r7m4n_0 a 29 de Agosto de 2005, às 17:51.Só por acaso...
Enviado por Misty a 29 de Agosto de 2005, às 17:06.Experiências? Pois, pois... eles falam, falam, falam e depois [parece que] não se lembram de nada : P
Re:Só por acaso...
Enviado por DevilEagle a 30 de Agosto de 2005, às 08:00.Cumps
Koemann
Enviado por SKAT a 29 de Agosto de 2005, às 16:23.Como diz o Toni e bem o problema do Benfica não é de agora e os Benfiquistas ficaram deslumbrados com a vitoria na Super(?) Liga de 2004-2005. Esquecem que tão cedo não vão ganhar outro campeonato desta maneira.
Isto qualquer amador de futebol percebe, até Trapattoni percebeu isso que cheio de saudades da sua Italia natal foi para ao Estugarda aproveitando assim sair pela porta grande ; é bom lembrar que no unico teste que o Benfica fez no ano passado para a CL foi atomisado pelo pobre Anderlecht que foi incapaz posteriormente de ganhar qualquer jogo
no seu proprio grupo.
Torna-se urgente isso sim para Koemann consolidar o grupo que tem para a partir de Setembro defender o emblema do clube e o futebol português.
Deixem-se de manias de grandeza, sejam humildes e façam com o que ha.
lol
Enviado por O_homem_Da_lei a 29 de Agosto de 2005, às 16:01.3-4-3 ou a tática do desgaste suícida?
Enviado por Kiko Jordan a 29 de Agosto de 2005, às 15:30.Os treinadores holandeses são, por norma, adeptos desta táctica, mas dificilmente a mantêm por muito tempo. Koeman apostou neste sistema de jogo no passado sábado e, contra mim falo, a equipa portou-se muito bem até à lesão de Ricardo Rocha. Poderia, inclusive, ter ido para intervalo a vencer confortavelmente o Gil Vicente.
Mas, mesmo assim, denotei coisas menos boas nas posições que alguns jogadores encarnados ocuparam no terreno. Beto jamais terá velocidade e capacidade técnica para fazer a ala direita, é um jogador do centro do terreno e é aí que tem de jogar. Se Koeman queria este sistema metia um jogador de raiz como Geovanni, facto que me parecia mais lógico.
A bola circulava com grande rapidez por todos os jogadores do Benfica, o que provocaria inevitavelmente um grande desgaste físico em alguns deles. Ou o Benfica marcava um golo para poder fazer uma gestão mais contida da bola, ou (foi o que acabou por acontecer) não teria pulmão para o último terço do tempo de jogo.
Parece-me que o treinador holandês está a cometer um erro que muitos outros já cometeram no nosso futebol, ou seja, querer que jogadores que nunca tiveram uma determinada cultura de jogo, que o façam de um dia para o outro. Parece-me mais lógico que seja o treinador do Benfica a fazer a tática em função dos jogadores que tem à disposição.
Uma ressalva para o facto de este ainda não ter todos os jogadores que quer(ia) às suas ordens. Facto que, obviamente, limita as suas opções.
Para quando pôr o Mantorras
Enviado por Super_Dragões_13 a 29 de Agosto de 2005, às 15:15.Ele em forma e com confiança é íncrivel mas a jogar 10 minutos por jogo vai ser dificil, entra sempre muito ansioso de se mostrar e depois às vezes não toma as melhores opções.
Mas ter akele homem no banco e metê-lo no fim da segunda parte quando se está a perder e a equipa adversária com 10 defesas é complicado para ele.
Ele é que sabe...mas
Enviado por CobiSlb a 29 de Agosto de 2005, às 15:14.A unica coisa que eu sei é que tanto criticaram o Trapattoni que agora tem ai o seu sucessor.
Ao menos o Sr.Trapattonio explicou-nos com quantos paus se faz uma canoa.
por alguma razão lhe chamam de velha raposa.
Vamos lá falar de táctica
Enviado por Nuno Oli a 29 de Agosto de 2005, às 15:03.Sendo assim:
Moreira, Nélson, Rocha, Luisão, Dos Santos, Fernandes, Petit, Geovanni, Assis, Simão e Gomes - são o onze base.
No entanto um sistema com 3 defesas não é de todo mal pensado, mas com estes jogadores:
Defesas - Anderson (centro direita) Rocha (centro esquerda) e Luisão (Libero)
Léo/Dos Santos - defesa/médio esquerdo
Nélson/Pereira - defesa/médio direito
Para a frente é tudo igual menos o Assis e pedindo ao Geovanni e a Simão que joguem entre o meio e a linha bem apoiados pelos laterais.
Olhando para os laterais conclui-se que neste sistema eles podem render mt mais pois são baixos e correm muito.
O problema é que em Portugal equipas a jogar com 2 pontas de lança são muito poucas (ou nenhumas) o que resulta em que o ponta de lança caia sobre o libero e os extremos sobre os outros centrais fazendo um 3 para 3 ou um 5 para 3 quando os laterais lá estão e criando uma superioridade numerica ao adversario no meio campo (2 para 3) isto partindo do principio que estes jogam em 4x3x3 o que é mt provavel.
Ou seja embora os jogadores sejam ideias para o sistema a verdade é que no futebol português isto não resulta. Para mim Koemman foi vicitma de algum desconhecimento do futebol Português. Embora tenha entrado com um onze que lhe premitiria alterar para 4x3x3 se fosse necessário o que demonstra algum calculismo.
De qualquer maneira o problema do Benfica é que não tem ninguém que pegue no jogo e isso não há sistema que altere.