Nuno Gomes: Dr.Jekyll ou Mr.Hyde? | Relvado

Nuno Gomes: Dr.Jekyll ou Mr.Hyde?

 

Em várias das piores equipas que o Sport Lisboa e Benfica alguma vez teve, Nuno Gomes sobressaía como o homem-golo. Apesar de Mário Jardel deixar os restos para a concorrência, eu diria que 60 golos nos primeiros anos de águia ao peito são um óptimo cartão de visita.Chegou a ser uma das figuras de maior destaque da Selecção que alcançou a meia-final do Euro 2000 onde reconheçamos, esteve impecável!Daí até à Fiorentina de Rui Costa foi um passo, mas também o início do autêntico filme cómico em que se transformou a sua carreira. Vingar em Itália não é para todos, mas pior é regressar a Portugal tão "desfigurado": porquê esta diferença entre o goleador tão eficaz de outros anos e este que desde o seu retorno a Portugal só nos tem divertido?Então onde está a falha? Vida privada? É sabido que a sua vida pessoal já conheceu melhores dias... Problemas físicos? Falamos de um atleta de 31 anos.Eu inclino-me para a opção óbvia: João Vieira Pinto. Que Renteria, Esnaider ou Kaviedes não marcaria golos atrás de golos com a companhia do pequeno génio? A presença de João Vieira Pinto na equipa já era meio-golo para os avançados!Claro que também existe a hipótese que nos ter enganado muito bem...Joca Lagarto

Benfica:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Nuno Gomes: Dr.Jekyll ou Mr.Hyde?

O curioso é que mesmo num ano em que marcou 24 golos no campeonato, já lhe atiravam as mesmas críticas. E note-se que ele ainda marcou 15 golos há dois anos, nenhum deles de penalty. Os problemas físicos que tem enfrentado, que fazem com que nem sempre começe a temporada a tempo, podem ser a chave do problema, juntando-lhe os 31 anos e, como se refere também, uma certa acomodação.

Nuno Gomes merece respeito!

Nuno Gomes pelo que já fez no futebol português e sobretudo pelo seu papel essencial na selecção que chegou às meias finais do Euro 2000, merece o respeito de todos os portugueses e a certeza de que aquilo que conseguiu não está ao alcance de um qualquer. Em minha opinião, é um jogador que sempre rendeu mais quando tinha alguém a seu lado com que pudesse combinar, preferencialmente alguém que jogasse algo mais atrás para entrar e receber os seus passes de costas para os defesas, como acontecia ao lado de João Pinto nessa equipa nacional. No Benfica tem jogado quase sempre sozinho e os seus problemas pessoais e alguma descrença levaram-no a níveis muito abaixo do que já fez! Ao Benfica decidir se fica com ele ou se o manda embora! Mas o mais grave é que mesmo a jogar mal e a ter de jogar sozinho na frente, ele vai ser o titular da selecção de Scolari!

É Nun(l)o Gomes, porque queria comparar-se

ao Fernando Gomes, seu ídolo enquanto chavalote, não é nenhum sobredotado para jogar a Avançado de Centro, mas também não deslustra, a posição no terreno deste jogador, tem de ser jogar recuado em relação a um Ponta de Lança possante físicamente e que possa aproveitar bolas perdidas pelos defesas contrários... Com a idade como é natural, perdeu faculdades, como a velocidade e a resistência, mas continua com bom sentido posicional e quando joga de costas para a baliza, tabelando com os médios os bolas não saem quadradas, sabe jogar com os dois pés e de cabeça também se ajeita, tem um handicap forte, não tem instinto de matador! Jadscl

re:

Renteria, Esnaider e Kaviedes certamente marcavam golos com JVP mas será que o faziam o Koke, o Pinilla e o Bueno? Porque essa pseudo-azia camuflada quando dos 3 jogadores que mencionas são todos do Porto? P.S: Do Renteria nada viste mas está a ser figura numa equipa q luta para nao descer no campeonato francês. Vamo ver o que tras o colombiano na próxima época!

Re: Nuno Gomes: Dr.Jekyll ou Mr.Hyde?

"Goste-se ou não Nuno Gomes é só o melhor marcador em actividade da I Liga e o melhor marcador em actividade na Selecção A, o resto são opiniões. Mais foi titular com todos os treinadores que passaram no Benfica." Ontem escrevi isto, porque não me parece que Nuno Gomes seja assim tão mau como muitos o pintam. Penso que Nuno tem sido "vitima" do Benfica jogar muitos jogos apenas com um ponta de lança e não me parece que seja este sistema que mais favorece o avançado.

Só espero que ninguem pense...

que ele é que vai ser titular da selecao! Mas infelizmente vai... screwie

Re: Só espero que ninguem pense...

Eu até espero que seja ele o titular... Entre Makukula, Postiga, Hugo Almeida, o Nuno Gomes, mesmo nao sendo um grande jogador, é claramente superior a estes mesmos...

Nem um nem outro

As melhores épocas do Nuno Gomes antecederam a sua ida para Itália. Era um jogador diferente do que é agora, muito mais rápido. E, se não me engano, era extremo nas camadas jovens do Boavista, e foi o 1.º treinador dele nos seniores (JoãoAlves?, Raul Águas?)que lhe disse que com ele a treinar só jogava a ponta de lança. A ida para Itália prejudicou-o. Em Itália, tentaram enchê-lo, transformá-lo num Luca Toni ou num Iaquinta. Com isso, perdeu mobilidade, a sua melhor característica. Agora, é um jogador acomodado, sem grandes desafios. Ganha muito bem, está num clube que tal como ele já viveu melhores momentos, e está em declínio físico. Há jogadores assim, começam a descer e nunca mais param. Para mim, é um caso semelhante ao Kluivert, que anda há anos a arrastar-se por vários clubes, sem grande sucesso, depois de ter sido campeão europeu em 96.

Re: Nuno Gomes: Dr.Jekyll ou Mr.Hyde?

O Nuno Gomes não sendo um craque do futebol não é assim tão mau quanto isso. Tem uma boa técnica, combina bem com os jogadores do meio-campo e 2º avançado e tem facilidade de remate. O seu grande defeito está na sua incapacidade gritante para ter a tranquilidade necessária para marcar os golos mais fáceis. Que o digam os benfiquistas que já desesperaram muitas vezes com as suas perdidas incríveis. Ao nível da selecção há-de entrar (já entrou) para a história como um dos melhores goleadores de sempre, mas não se pode negar a sua manifesta felicidade em ter virado "cliente vip" da selecção e as inúmeras oportunidades que teve para facturar. Nestes novos atempos onde Arménia, Azerbaijãoes & afins proliferam pela Europa e Mundo não é díficil de se fazer o gosto ao pé. Que o diga Pauleta, que não passando de um bom avançado bateu todos os recordes do Eusébio ou Fernando Gomes (os 2 bi-botas de ouro) portugueses com desempenhos inferiores ao açoriano ao nível da selecção. Diga-se de sua justiça que o Nuno Gomes ainda foi decisivo em alguns jogos importantes da selecção, ao contrário de Pauleta que raramente deu nas vistas frente às maiores potÊncias do futebol mundial.

As épocas de melhores performances...

... do Nuno Gomes, foi quando era treinado por um escocês de nome Graeme Souness. Nessa época, pelo menos em metade dela, o João Vieira Pinto se encontrava lesionado, sendo que a dupla atacante preferida pelo Benfica era formada por Nuno Gomes e Brian Deane. Nessa altura até se falava de que JVP era um daqueles jogadores que não se adequava a um sistema de jogo tão linear e exigente ao nível do meio-campo. Recordo que o meio-campo era formado por Calado e mais outro rapaz... Kandaurov, e tinham por missão de fazerem o papel de "box-to-box". A dinâmica de jogo era conseguida pelas faixas, sobretudo pela faixa direita onde tínhamos um dos melhores extremos direitos do mundo na década de 90. O Luís Carlos no outro lado embora não sendo um Poborsky canhoto, ao menos protegia o seu flanco, ajudando ao Benfica criar uma segunda volta sem derrotas. Quando JVP ficou bom, um dos senhores do meio-campo teve que sair entrando para lá o "menino de oiro". A equipa ficava claramente superior a nível de posse de bola, mas a defender, sentia-se algumas dificuldades, contudo era bonito ver aquele caudal ofensivo nos jogos caseiros. Cumprimentos Futebolísticos!