Os Media e a Morte de Fehér |
|
27 de Janeiro de 2004, às 11:29 |
Atletico refere-se ao facto de os
jornalistas questionarem as condições de socorro a Fehér, nomeadamente pelo
alegado atraso da ambulância em chegar ao recinto e nota: "o VSC tem um
protocolo com os Bombeiros de Guimarães, protocolo esse que já
vigora há muitos anos e que é revisto mensalmente em reuniões; os jogos são
compostos por 4 equipas colocadas estrategicamente no estádio, no total de 27
elementos; existem em permanência 2 ambulâncias; o estádio dista do hospital
600 metros, onde está em permanência uma equipa do INEM; no próprio estádio
existe um departamento médico bem equipado. Mediante isto, pergunto: com
médicos, enfermeiros, socorristas e respectivo equipamento, ainda houve gente
que afirmou que o jogador não foi bem assistido?! Porquê afirmar que a vinda da
ambulância seria mais benéfica?!
Afirmações de jornalistas como o Sr.Rui Santos na SIC Notícias, do Daniel
Bessa no Canal 1, cuja ignorância foram caladas em pleno estúdio por
especialistas em Cardiologia, Medicina Legal, INEM e Bombeiros, ainda se
toleram, mas a TVI que chegou a contabilizar o tempo previsto até à chegada da
ambulância, sem com isso ter avisado as pessoas que o socorro tinha sido bem
feito no terreno!
Sabemos que estava em jogo a preparação para o Euro 2004, e eu pergunto se
estivessemos na rua seríamos tão prontamente assistidos como o Féher
foi?!
O caso de Vivien Foe, em pleno Stade de France, numa prova da FIFA, não nos
deveria servir de exº e mostrar que afinal existem coisas fora do nosso
alcance? Porque gostamos tanto de denegrirmos a nossa imagem?!
Já no Verão, por causa dos fogos os bombeiros foram criticados, sem saberem que
os homens não tinham material suficiente, não é isto prova de mau jornalismo?
"
o7irg continua questionando: "se falamos
tão mal do futebol, pergunto-me agora: não será MUITO por culpa dos nossos
diários desportivos e noticiários? Perguntem-se a vocês mesmos, se estes
senhores tiveram o descaramento de
aproveitar este triste momento para subir vendas e audiências, o que não farão
eles noutras alturas bem menos delicadas?!
Eles falam que o nosso futebol está mal e é podre, mas o que me cheira mal são
os próprios meios de comunicação..."
-
Benfica: Gedson muito perto do Tottenham
O médio Gedson Fernandes estará muito perto de trocar o...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Rui Vitória quer despedir-se da Champions com prestígio e milhões
O treinador do Benfica, Rui Vitória, disse esta terça-feira...
-
Benfica arrisca punição severa no caso E-Toupeira
O Benfica arrisca uma punição severa na sequência do...
-
Benfica: aposta na formação rende frutos
João Félix é a última revelação da formação do Benfica a...
-
Benfica vence na Feira
Golos de Raúl Jiménez, na primeira vez que tocou na bola, e...
-
Onda vermelha invade Santa Maria da Feira
O Benfica anunciou esta quarta-feira que os cerca de 800...
-
Atitude de Conceição agita redes sociais
Corria a época 2013/14 e a Académica, com Sérgio Conceição...
Está tudo dito.
Enviado por Vestassoriovich a 27 de Janeiro de 2004, às 13:31.nada que me espante!
Enviado por ex-benfiquista a 27 de Janeiro de 2004, às 13:14.E neste caso do Feher e' que se vai ver o quao baixo os dirigentes podem descer. Ja' o escrevi ontem e torno a dizer: ESPERO BEM QUE O LFV NAO DESCA TAO BAIXO COMO O PC NA ALTURA EM QUE UM JOGADOR DO PORTO MORREU E USANDO ISSO COMO INCENTIVO PARA GANHAR TITULOS E TROFEUS!
E podem classificar esta mensagem novamente como despropositada como ontem aconteceu, que eu sei bem do que falo como o foi na altura do problema dos sub-21 no balneario em Franca.
O futebol esta' de luto e de luto ira' estar por muito mais tempo!
Re:nada que me espante!
Enviado por HaRt a 28 de Janeiro de 2004, às 19:21.HaRt
Re:nada que me espante!
Enviado por Sartor a 28 de Janeiro de 2004, às 02:09.se estivesses aki fudia-te os cornos
Nunca mais fales na puta da tua vida do nosso rui
Re:nada que me espante!
Enviado por nunovski a 28 de Janeiro de 2004, às 03:38.Re:nada que me espante!
Enviado por Sartor a 28 de Janeiro de 2004, às 14:42.ex-b olha uma coisa...
Enviado por PLO a 27 de Janeiro de 2004, às 14:34.Mas, neste caso, pensa comigo:
Será que é assim tão baixo apelar à união do grupo num momento difícil? Está certo que a vida humana é e deve ser considerada mais importante que um mero êxito desportivo, mas será que há algum desrespeito pela vida no incentivo ao triunfo sobre a adversidade?
Não se costuma dizer que nestes casos se devem fazer das fraquezas forças?
E convenhamos que tanto FC Porto como SL Benfica irão perdurar para lá da morte dos seus atletas. E estes clubes irão querer sempre vitórias. É-lhes intrínseco, devido à sua grandeza. Mau seria se assim não fosse...
Por conseguinte, se o LF Vieira, com a melhor das intenções e imbuído de um espírito vencedor que deve sempre nortear um presidente do Benfica, disser aos jogadores algo do género "Vamos dar o máximo esta época, pelo nosso colega, para tentar ganhar o que for possível" será que é assim tão mau?
Poderemos pensar em "uso da memória de Feher" como sendo uma coisa "baixa" (para utilizar a tua expressão)?
Claramente não!
Cumps,
* PLO *
Re:nada que me espante!
Enviado por SameDifference a 27 de Janeiro de 2004, às 14:01.Fui eu que moderei ontem e também hoje.
É uma mera formalidade pois basta-te repetir o comentário.Mais uma vez, não é nada pessoal(nem podia ser), é apenas uma forma diferente de ver as coisas.
Com os meus cumprimentos,
JPS
Re:nada que me espante!
Enviado por SameDifference a 27 de Janeiro de 2004, às 14:02.Talvez seja melhor assim.
Cumprimentos,
JPS
Nem a morte tem descanso...
Enviado por Demi a 27 de Janeiro de 2004, às 12:44.Perdoem-me, mas discordo...
Enviado por endhoscopy a 27 de Janeiro de 2004, às 12:34.Não vou entrar em análises pseudo-sociológicas, mas recuso-me a encontrar bodes expiatórios numa "doença" da qual enfermamos enquanto sociedade.
end
Caro End, também vês a TVI?!
Enviado por Andebol é que é! a 28 de Janeiro de 2004, às 12:50.O meu puto tem quse três anos e ontem perguntava-me "pai porque é que estão sempre a falar do Fehér?" (ele até já sabe dizer Miklos Fehér quase na perfeição...).
Só para teres uma ideia, ontem estávamos a ver a novela na TVI e passou em rodapé por diversas vezes:
"NÃO PERCA AMANHÃ A PARTIR DAS 7H DA MANHÃ UMA VATA EQUIPA ESTARÁ NA HUNGRIA A ACOMPANHAR AS CERIMÓNIAS FÚNEBRES DE MIKI FEHÉR!"
Mas o que é isto?!
A culpa é nossa?! Somos nós que pedimos para nos inundarem com isto?! Só faltou dizerem que o funeral dava em exclusivo no canal 43, só para assinantes...
Re:Perdoem-me, mas discordo...
Enviado por o7irg a 27 de Janeiro de 2004, às 13:17.Aquilo não eram profissionais, eram abutres que se atiraram contra os jogadores do Benfica quando estes estavam a chorar por um amigo...
A culpa não pode ser atirada contra o público por se saber que as pessoas têm tendência para "gostar" de escândalos.
Muitas vezes os escândalos são criados pelos próprios meios de comunicação, tal como desta vez que ouvi muito "boa gente" já a querer acusar os bombeiros de Guimarães e querer arranjar "bodes expiatórios" apenas porque tinha de haver um culpado no meio de isto tudo.
Não compreendo também como é que estes "profissionais" se atiraram para cima dos jogadores do Benfica só para poderem tirar uma fotografia das caras destes num momento em que de certeza tu e eu não quereríamos ver ninguém.
A liberdade de imprensa termina com a invasão da privacidade íntima de uma pessoa, e não vejo maior momento de intimidade do que este.
Por isso o argumento que o "povo exige,quer e gosta destas coisas" para mim não cola, NÃO quando vês alguém morrer em directo.
Nunca tinha visto alguém a morrer e espero nunca mais voltar a vê-lo,é demasiado triste e deprimente...
[[]]
Re:Perdoem-me, mas discordo...
Enviado por endhoscopy a 27 de Janeiro de 2004, às 13:27.Não defendo que a curiosidade mórbida justifique muitos dos acontecimentos que têm sucedido na cobertura desta infelicidade. Mas não podemos atribuir a responsabilidade aos media em regime de exclusividade.
Pois o que está, verdadeiramente, em causa são os (maus) hábitos desta sociedade. Sociedade que, por exemplo, coloca a TVI na liderança das TV's em Portugal à custa dos reality-show's e dos telejornais de faca e alguidar.
Os jornais vendem a sua banha da cobra. Nós é que somos os consumidores, nós é que temos que saber escolher...
cmps
Re:Perdoem-me, mas discordo...
Enviado por o7irg a 28 de Janeiro de 2004, às 09:13.É complicado saber quem controla quem...as televisões afirmam sempre que apenas vão de encontro aos gostos dos seus espectadores, no entanto quase toda a gente afirma que os programas das nossas tvs são uma porcaria.
Eu acho que nós somos controlados pelos meios de comunicação, até por uma razão muito simples, somos 10 milhões de pessoas, é difícil eu ou tu termos o poder na mão, o poder está concentrado em meia dúzia de órgãos que decidem o que "mandam cá para fora".
Acredito,sim, que haja é uma dependência nacional da televisão, porque quer eles ponham um concurso ou um filme terão sempre espectadores.
Infelizmente nós acabamos sempre por ser o bode expiatório desses meios de comunicação com a "desculpa" do espectador exige isto ou aquilo...
E se já reparaste, bastantes vezes temos 3 canais a transmitir exactamente a mesma coisa, isto é o que eles chamam de concorrência e diversidade.
[[]]
E eu discordo do teu pensamento
Enviado por Atletico a 27 de Janeiro de 2004, às 12:40.Basta ver os posts dos colegas relvas a seguir ao que se passou, muitos deles foram induzidos em erro.
Porque não fazem eles o trabalho de casa??
Porque gostam tanto de denegrir o que é português??
Lê os jornais espanhois e percebes o que quero dizer, até apareceu um a falar que num estádio do Euro2004 não havia ambulância, transcrevendo notícias originais de Portugal.
Isto não merece reflexão???
Quando pretendem por travão a isto??
A solução é simples
Enviado por endhoscopy a 27 de Janeiro de 2004, às 12:48.desligar a TV
comprar boa imprensa
obrigá-los a subir o nível;
O que acontece é que as audiências pedem precisamente para esmiuçar, sordidamente, estes assuntos tão tristes.
Acho que a cobertura televisiva foi excessiva
Enviado por PLO a 27 de Janeiro de 2004, às 12:30.Aproveitaram-se do aparato, das circunstâncias e de ser um jogador do Benfica - que garante logo audiências para explorar financeiramente o acontecimento.
Novamente, e apenas a meu ver, muito despropositado.
* PLO *
Um exemplo de bom jornalismo
Enviado por Atletico a 27 de Janeiro de 2004, às 12:25.El fallecimiento de Miklos Feher en el transcurso de un partido ha disparado de nuevo las alarmas. Afortunadamente, no se trata de un hecho muy frecuente, sino todo lo contrario. Cuando se produce, se presenta en deportistas y también en personas que no practican ningún tipo de deportes. El impacto social es mucho más acentuado cuando se produce en un deportista de élite, y más, si se evidencia con imágenes en televisión.Después de ver las imágenes, mi opinión es clara al respecto: se trata de una auténtica parada cardiaca. De tal forma que, cuando el jugador cae de espaldas al suelo, la muerte ya se ha producido. Las actuaciones inmediatas que se realizan son totalmente correctas y muy profesionales, pero nada pueden solucionar. ¿Por qué se puede producir una muerte súbita? Por múltiples causas, como la cardiopatía isquémica, la comunicación interauricular, las miocardiopatías hipertróficas o las alteraciones ventriculares que, en los reconocimientos médicos realizados, han pasado desapercibidas.
En jugadores altos y en los que presentan una gran hiperlaxitud, la presión arterial provocada por el deporte puede provocar rotura masiva de la aorta, provocando la muerte súbita. Los últimos estudios publicados por la revista española de cardiopatía sobre 61 casos de muerte súbita en el deporte, llegan a la conclusión de que el deporte es beneficioso para la salud, pero también supone un aumento del riesgo de producir una muerte súbita, poniendo de manifiesto la necesidad de modificar los criterios de los reconocimientos médicos realizados a los deportistas.
_______
José González es presidente de la Asociación Española de Médicos de Equipos de Fútbol.
Pelo menos estes vão buscar pessoas que sabem do que falam.
Re:Um exemplo de bom jornalismo
Enviado por spico a 27 de Janeiro de 2004, às 13:10.PS: Tens MSN? ICQ?
Re:Um exemplo de bom jornalismo
Enviado por Atletico a 27 de Janeiro de 2004, às 14:50.[email protected]
O costume
Enviado por Samycasanova a 27 de Janeiro de 2004, às 12:20.Não adianta de nada haver reciclagens , até porque enquanto não se mudar a cultura , a maneira de pensarmos , por mais reciclagens que possamos fazer , vai continuar tudo na mesma ...
é uma vergonha
Enviado por Lions of Caparica Ce a 28 de Janeiro de 2004, às 11:17.Acho muito mal...funerais em directo, a despedida dos colegas de equipa em directo..o Benfica não deveria ter permitido isto...Uma autêtica selva...
Um velório é para velar e não para andar ali a mandar tudo ao chão...uma autentica selva!!!
Off-Topic - Adeus Leonidas
Enviado por Carrico a 27 de Janeiro de 2004, às 12:06.O adeus de Leonidas não chocará ninguém, pois seguiu os as linhas da Natureza. A idade já pesava ao criador da «Bicicleta».
Deste muito ao futebol. Descansa em paz, Leonidas!
Leonidas - o melhor antes de aparecer Pelé
Enviado por Thy NightWolf a 27 de Janeiro de 2004, às 14:08.Leonidas, que antes do aparecimento de Pelé era considerado o melhor jogador de sempre do Brasil. Com ele o Brasil quase conseguiu conquistar o título em 1938 frente a uma poderosa Itália (que na altura era "apenas" a campeã mundial e olímpica).
Ficará para sempre a sua imagem de marca: o pontapé de bicicleta.
Saudações leoninas
Thy NightWolf
Re:Off-Topic - Adeus Leonidas
Enviado por spico a 27 de Janeiro de 2004, às 13:03.PS: As fotos já foram. Recebeste?
Situações ridículas...
Enviado por LoboNaEscuridao a 28 de Janeiro de 2004, às 07:13.- E Camacho olha para o infinito, se é que existe infinito nesta sala
- O que é que o senhor acha da morte do Fehér?
- Diga-me o que sente nesta hora tão triste?
(tristeza, não???)
- Neste momento os fotógrafos atropelam-se para apanhar o melhor "boneco"...
(a urna do Miki é um boneco?)
- Está instalada a loucura. Vamos ver se conseguimos obter um comentário de LFV calmamente...
(ao mesmo tempo foi para o meio da confusão)
Já para não falar nas constantes e maçadoras repetições na TVI (que era o canal que eu estava a ver), como se de um golo se tratasse. Nessa mesma repetição só se via o momento da queda de Fehér, o desespero dos colegas de equipa, onde o espaço não foi respeitado.
Outra situação ridícula foi a tentativa da jornalista da TVI contrariar o cenário que o Dr. Domingos Gomes expunha, em que dizia que ao fim de 4 minutos o cérebro já tinha sofrido lesões enormes e irredutíveis, quanto mais ao fim de uma hora e tal de reanimações, em que já teria ocorrido a morte cerebral. Nesse caso, a jornalista ignorou o dito do médico e disse:
- Esperemos que não seja realmente isso e que Miklos Fehér possa recuperar.
Será que existem escolas de jornalismo minimamente competentes, onde não saiam para os meios de comunicação social tamanhos cromos? Começa a ser demais...
Só faltava terem perguntado à estátua do Eusébio o que pensava do sucedido!
Um abraço
abutres
Enviado por kika_fcp a 27 de Janeiro de 2004, às 20:12.e espero que neste momento se deixem as clubites de lado e que todos se unam, e que este sentimento de união perdure; que féher nunca seja esquecido...
sporttv foi impecavel
Enviado por palmelao a 27 de Janeiro de 2004, às 20:08.li hoje num jornal que os familiares de feher assistiram a tudo em directo.seria horrivel para os familiares se a sporttv mostra-se as imagens de todas as camaras que tinha no relvado.
pela negativa o canal 1 ,que repetiu diversas vezes a mesma imagem.mas em portugal,o que importa é vender,o sofrimento fica para segundo plano...
Re:sporttv foi impecavel
Enviado por brsantos a 27 de Janeiro de 2004, às 20:19.