Jorge Jesus: "O Benfica tem sempre soluções" | Relvado

Jorge Jesus: "O Benfica tem sempre soluções"

Manuel Machado considera que os guarda-redes "foram quase espectadores".
 
Jorge Jesus pensativo no Benfica-Santa Clara
Lusa

Jorge Jesus ficou "satisfeito com todos os jogadores" do Benfica, entre os 14 que foram utilizados na vitória por 1-0 sobre o Nacional, na Taça da Liga. Mesmo com algumas alterações na equipa inicial, Jesus sublinhou: "Hoje ficou provado que, jogando quem jogando, o Benfica tem sempre soluções, é uma equipa com ideias".

Em entrevista rápida à TVI, o treinador do Benfica deixou elogios ao Nacional: "É uma das melhores equipas da I Liga. Atrás de Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, é a melhor de Portugal. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, perante um adversário muito valioso e perigoso, sabíamos que íamos ter poucas oportunidades, mas também conseguimos anular algum poder ofensivo do Nacional."

"Foi uma primeira parte de muita qualidade, um jogo ofensivo de grande qualidade por parte do Benfica; na segunda parte foi natural a diminuição da intensidade", analisou.

Jesus, que viu um "jogo bem conseguido por parte de duas equipas excelentes", comentou ainda que ao vencer este encontro o Benfica ficou "quase transportado" para a presença nas meias-finais da prova.

O "momento de felicidade" decisivo - Manuel Machado assistiu a um "jogo muito trabalhado e transpirado, mas com menos ideias, pouco brilhante na construção ofensiva. Os guarda-redes foram quase espectadores".

"O Benfica esteve relativamente bem. Foi um encontro equilibrado na primeira parte, no segundo tempo reagimos bem, com grande pressão, mas não criámos muitas oportunidades", admitiu o técnico dos madeirenses.

Machado considerou que o empate seria o desfecho justo. "Um momento de felicidade ditou o resultado", finalizou.

Benfica:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

.........................

Em jeito de comentário ao artigo e tambem ao jogo junto deixo a minha opinião a respeito daquilo que é este Benfica de JJ, quiçá o ultimo deste treinador que demonstra semana após semana que nunca deveria ter renovado.

Na abordagem ao jogo com o Nacional, JJ pensou e bem que deveria meter a equipa melhor em campo, tb pensou e bem que se os lesionados a muito que se encontravam recuperados então este deveriam ir a jogo de forma a ganhariam minutos e tb pensou e bem em aproveitar a estrelinha de Lima (se bem que aqui se ele utilizasse Rodrigo tb não lhe tinha ficado mal), mas nem tudo foi rosas, o Benfica volta a mostrar uma equipa pouco afoita, pouco "articulável" e demasiado presa de movimentos algo que provocou demasiadas vezes erros infantis a uma equipa que luta pelo titulo.
Vamos por pontos na analise aos jogadores.

Oblak - teve um ou outro erro de abordagem perfeitamente naturais a um miudo de 20 anos que começa agora a jogar ao mais alto nivel, mas de resto mostrou que neste momento não é inferior em nada ao Artur no topo de forma.

Silvio - é na esquerda é na direita, é um jogador de combate, mas se quisermos ser precisos Silvio rende mais na esquerda, porque tem espaço e permitelhe tanto entar em zonas centrais como surgir na linha para cruzar, na direita Silvio é um jogador muito mais resguardado, evita desposicionar-se e mostra-se muito pouco afoito.

Siqueira - tem qualidade, não é muito rápido mas sabe ler as jogadas, é um jogador que prefere jogador em apoio do que fazer cavalgadas........resumo Siqueira é melhor que o Emerson e que o Cortez mas isso é óbvio mas é completamente diferente do Coentrão, Coentrão era mais impulsivo e mais individualista, Siqueira é mais cerebral e consciente de qual é a sua posição em campo.

Garay - Não é um patrão de defesa mas é um jogador claramente de outro calibre, é o tipico central requintado que sabe ser o grande "braço direito" de quem manda na defesa.

Jardel - Tem qualidade e tem bons pés, mas é permeável, é muito desatento e acima de tudo não sabe liderar, juntando isso à sua pouca velocidade de rotação.......é como se colocar num ferrari um pneu de 165/65/15.....dá para uns km, mas não o torna seguro.....

Fejsa - É o tipico trinco inteligente e prefere jogar mais recuado do que tentar esticar jogo, tem facilidade em jogar entre os centrais mas erra demasiadas vezes no movimento ofensivo do meio campo porque não tem qualidade de passe a média/longa distância, ou seja, é um valor acrescentado a uma equipa que joga com 2 médios centro mas acaba por ser uma engrenagem mal oleada para uma equipa que apenas tem um médio centro e um médio ofensivo.

Enzo - É um jogador de baixa velocidade mas de alta rotação, é completamente impressionante a rapidez que este jogador imprime ao jogo mesmo estando praticamente parado, tem uma visão de jogo bastante acima da média, tem pulmão que sobra para aguentar um jogo sempre feito na vertigem e acima de tudo é um jogador clinico na abordagem ao jogo defensivo da equipa, com Enzo é certo ou passa a bola ou o jogador, e é assim que deve ser.....jogar bonito é quando se ataca, a defender é ser feio sujo e mau e nisso Enzo é claramente um dos melhores médios centro a jogar no nosso pais.

Sulejmani - mostra novamente que na esquerda é um jogador tático, técnico, engenhoso e acima de tudo muito interventivo, tem as noções perfeitas de qual é o seu papel e do que tem de fazer e sabe ser incisivo quando tem que ser, na direita Sulejmani é um jogador a menos, não sabe ler os espaços perde demasiado tempo a perceber o que tem de fazer e é bem menos agressivo com bola.

Gaitan - é um jogador muito vertical, com ele no meio a equipa ganha jogo a 180º (defensivamente é menos 1) devido à sua qualidade de passe, mas é um jogador que devido as sua capacidades técnicas e tácticas encaixa ainda perfeitamente nas alas...em cada uma delas, pois consegue abordar os lances da mesma forma estando à direita ou até mesmo à esquerda.

Markovic- É um vagabundo de área que sabe perfeitamente ler o jogo tanto pelas alas como pelo meio, mas devido à sua fisionomia e até ao seu fácil controlo de bola é um jogador que rende bem mais quando utilizado numa posição mais central pois ai consegue ter o seu "curto" espaço que lhe beneficia o seu futebol feito de imprevisibilidade e de rasgos mágicos.

Lima - é um avançado complemento, tem capacidade de ir às alas e tem poder de fogo, mas a sua movimentação na área é demasiado, como tal Lima tem o problema tipico de ser um avançado que apenas funciona bem quando tem um outro avançado a seu lado ou então um nº10 que saiba ser incisivo.

Na analise ao jogo:

Com Sulejmani Gaitan e Markovic, na esquerda para a direita, ficou na retina que Markovic procurava o movimento interior para beneficiar o seu futebol, já Gaitan acaba por fugir para alas, ou seja, algo que é facilmente explicavel pela qualidade e caracteristicas de ambos os jogadores, Sulejmani na esquerda quando sozinho sabia brilhar, mas quando Gaitan ia para o seu lado, ambos os jogadores anulavam-se porque são demasiado parecidos na abordagem aos lances e como tal pouco faltou para que por exemplo ambos chutassem a bola ao mesmo tempo, Markovic na direita mostrou alguns atributos mas é no meio que ele se encaixa, com ele na posição central Sulejmani teve bola e até o Siqueira apareceu a rematar com perigo Gaitan que se encntrava na direita passou a ter uma "perna direita" logo ao seu lado conseguindo assim ter espaço para fazer brilhantismos, e num desse brilhantismos sai o golo....

Ou seja, JJ volta a cometer um pecado que acaba por desposicionar a equipa defensivamente, porque com Gaitan a meio Enzo tem que subir ao apoio e deixa Fejsa sozinho, com Markovic na Direita, o lateral direito apanha sempre com 2 ou 3 adversários porque o sérvio fecha mais por dentro, ou seja, com estas coisas tão simples se explica a tão inactividade desta equipa do Benfica que mais parece uma equipa de adaptações a adaptar-se a um futebol inadaptavel......

Polivalência, sim.........mas com inteligência....

Caro Jesus contra o Gil experimente a mesma receita titular mas com 2 diferenças, dê à equipa um nº10 com amplitude de movimentos e de envolvência e não um jogador de rasgo, meta o Markovic no meio e deixe lá estar o Gaitan na direita, na frente ponha antes o Rodrigo, dê a Rodrigo a alegria de ser titular com um jogador que sabe ler o movimento do avançado como o são o Sulejmani e o Markovic......

Jesus....já foste o milagreiro, já foste o burro, já foste o tramado, e a época passado foste o azarado, desta vez não queiras ser o FODIDO

O SLB está a jogar metade

O SLB está a jogar metade daquilo que fez no ano passado. No entanto lá vai ganhando, com maior ou menos dificuldade. Mas a sorte, e os resultados mínimos não duram para sempre...