Jesus a uma vitória de fazer história no Benfica | Relvado

Jesus a uma vitória de fazer história no Benfica

Desde Dezembro até esta segunda-feira, foram 15 vitórias consecutivas em jogos oficiais. Se o Benfic
 

Recordes remontam às épocas 1972/73 e 1981/82

Jorge Jesus está muito perto de bater um recorde que perdura no Benfica há quase trinta anos: vitórias consecutivas em todas as provas oficiais.

Desde Dezembro até esta segunda-feira, foram 15 triunfos seguidos em jogos oficiais. Se o Benfica vencer em Estugarda, Jesus supera o recorde de Hagan e Eriksson.

O início deste percurso aconteceu a 12 de Dezembro, na vitória por 2-0 sobre o Sporting de Braga, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Desde aí foram 15 jogos seguidos sempre a vencer, entre campeonato, Taça, Liga Europa e Taça da Liga. Entre os quais, duas deslocações aos maiores rivais do clube da Luz: triunfos por 2-0, quer contra o FC Porto, quer contra Sporting.

Os outros registos semelhantes foram conseguidos nas temporadas 1972/73, pelo britânico Jimmy Hagan (14 vitórias no campeonato e uma na Taça) e em 1982/83, pelo sueco Sven-Goran Eriksson (10 no campeonato, um da Taça de Portugal e quatro da Taça UEFA).
 
Assim, Jorge Jesus, além de liderar a única equipa dos principais campeonatos europeus que venceu todos os jogos realizados em 2011, poderá na Alemanha entrar na história das estatísticas do Benfica.

Benfica:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Curiosidades

Dezembro. Ora aí está a data mais propícia para falar de Jesus. Por isso, nada melhor que evocar o 28 de Dezembro... Sim, sim, 28 de Dezembro, ou julgavam que estávamos a escrever sobre outra data qualquer?

Há 35 anos, em 1975, nesse tal dia 28, realizou-se o dérbi Benfica-Sporting, na Luz, para a 14ª jornada do campeonato nacional. O resultado foi o menos aliciante de todos (0-0) e este jogo podia perder-se no tempo, como muitos outros que não passaram à história por este ou aquele motivo. Podia... mas o i não vai deixar que isso aconteça. O excesso de curiosidades impede-o. Sobretudo se tivermos em conta que não havia um nulo entre Benfica e Sporting há 17 jogos, desde 1969, e que o leão Da Costa falhou uma grande penalidade, aos 30 minutos. Mas isto são peanuts.

Na altura em que Da Costa marcou o penálti, já Sporting e Benfica haviam feito uma substituição cada, com as saídas de Malta da Silva - naquela tarde a defesa-direito, empurrando Artur Correia para a esquerda - e Manuel Fernandes. E um tal Jesus entrou para o lugar do Manel, aos 28' (bem dissémos que este número era importante).

Exactamente, é mesmo assim como está a ler, o actual treinador do Benfica já jogou um dérbi, e fê-lo com a camisola do Sporting, há precisamente 35 anos. Como não há bela sem senão, Jorge Jesus saiu antes do fim.

E é aí que reside a curiosidade-mor daquela tarde: no seu único dérbi, JJ entrou (para substituir o lesionado Manuel Fernandes) e saiu (substituído por Baltasar). Ao todo, foram 52 minutos em campo, que ainda lhe garantiram elogios dos jornais desportivos de então.

De 0 a 5, o "Record" deu-lhe nota 3: "Foi de uma utilidade total. Não quebrou o ritmo da equipa e saiu esgotado pelo esforço positivo dispendido". Também "A Bola" elogiou Jesus, com nota 5, no máximo de 10. "Quando entrou, o Sporting continuou a jogar como se nada tivesse acontecido."

Nessa tarde, sem qualquer cartão exibido pelo árbitro César Correia, de Faro (outra "excentricidade"), o Sporting apagou a Luz e disso se aproveitou o Boavistão de José Maria Pedroto para se assumir como líder da liga na passagem de ano para 1976, com o 9-0 à CUF.

No final do campeonato, as contas foram outras, com o Benfica de Mário Wilson a sagrar-se campeão nacional e o Sporting de Juca a fazer a pior campanha de sempre no campeonato, com o quinto lugar que o atirou para fora das competições europeias. E Jesus, um médio mais em jeito que em força, não se impôs naquele tridente do meio-campo (Fraguito, Nélson e Valter), o que motivou a transferência para o Belenenses.

Dos 12 jogos efectuados de leão ao peito, só um foi a titular, precisamente na sua estreia oficial, em Alvalade, com o Beira-Mar (2-0), resolvido com dois autogolos. De resto, 11 presenças como suplente, uma deles a dar golo, à Académica, em Coimbra. Precisamente a cidade que viu Virgolino Jesus, pai de Jorge, lesionar-se na perna direita em Abril de 1945 e nunca mais representar o Sporting. Virgolino esse que marcou na estreia pelo Sporting dos Cinco Violinos (4-3 ao Atlético, na Tapadinha) e jogou dois dérbis com o Benfica numa época em que não havia cá substituições.

postiga lampião e coentrão lagarto

Dito ontem à tv pelos amigos "caxineiros".

Também é uma curiosidade engraçada.

O Coentrão

já se sabia. Aliás, quando estava no Rio Ave, nunca o escondeu.

Só que o treinador do Sporting da altura achou que não servia. Preferiu o Grimi. Sinal de inequívoca qualidade desse treinador.

antes o coentrão era extremo

..e era nessa qualidade que era avaliado. Nesse caso não passava de um jogador promissor igual a tantos outros.

Promissor ou não

houve quem achasse que servia para um clube maior do que o Rio Ave. Outros compram jogadores a peso de ouro só porque tinham contrato com o Milan.

Mas pelo menos foi coerente,

Mas pelo menos foi coerente, ele não queria extremos, e foi por isso que dispensou o Varela.

É normal

O Vitor Baía não era do Benfica?
As voltas que o mundo dá:)

Exacto

E o eusébio do sporting ;)

Rui Santos...

... és tu?

Só me faltam os óculos

E o veneno:)

o jesus vai fazer história na alemanha

Este estugarda enfarda de todos como gente grande e na última jornada voltou a levar 4.

Será a melhor oportunidade dos últimos anos para o benfica quebrar a maldição alemã e para o jesus bater o tal recorde de vitórias consecutivas.

Viste o jogo de domingo?!

.

Jogo de domingo?..

Que se passou?

Não se passou nada!

Mas vocês falam do Estugarda como uma equipa banal e não o é!

Ainda à dias o Petit deu uma entrevista a dizer que na Alemanha quando uma equipa começa mal o campeonato dificilmente se endireita porque é um campeonato muito competitivo!

O ano passado por exemplo foi o Herta de Berlim, que acabou até por descer de divisão, e estas situações são para o bem e para o mal, olha o caso do Dortmund aos anos afastados das competições europeias e esta época ao que tudo indica vai ser campeão!

No jogo de domingo o Estugarda fez um bom jogo, e notasse um bocado de pouca confiança, mas de mecos não têm nada!

é normal que vocês..

..tentem valorizar o vosso adversário para que esta passagem aos 8vos tenha outro sabor, mas uma equipa que vai em penúltimo, raramente ganha um jogo e leva 4 em jogos consecutivos não pode ser grande espingarda.

É escusado..

... tentar ter uma conversa contigo!

Lê o que o Petit disse e depois também sempre podes inferiorizar o que diz um jogador que actua naquele campeonato!

o petit?..

Aquilo que tu citas é que ele diz que o estugarda começou mal e não se levantou. E depois?

Passa a ser uma grande equipa por isso?

Fica com a Taça!

Tudo o que disser é para cair em saco roto!

Voltaram as moderações?...

Isto vai animar!

Já vou poder tentar destronar

Já vou poder tentar destronar a "Sou Muito Gira"... LOL
Como isto está! :)

Importante é passar a eliminatoria

Recordes não dão titulos......................................

Agora podes mandar...

...uns penaltys nos comentários da malta. Uhuhuh...

O Aimar se vê esse botão

O Aimar se vê esse botão atira-se logo para o chão ;)

Mas onde tá esse botão? Não o

Mas onde tá esse botão? Não o encontro :P

Desapareceu :(

Desapareceu :(

isto agora repete os

isto agora repete os comentários...que seca

Trabalho fantástico

Independentemente do que vier a suceder daqui para a frente, o trabalho do Jesus no Benfica neste ano e meio tem sido fantástico, o grande momento nem foi quando se sagrou campeão nacional mas sim quando deu a volta a um quadro muito negro, e em que muitos já lhe queriam fazer a cama, demonstrou personalidade e acreditou sempre no seu trabalho e na equipa, os resultados estão á vista.
Se a equipa continuar com este rendimento até final vamos concerteza conquistar títulos e dar muito trabalho a quem nos quiser roubá-los.

O grande momento..

..foi quando foi salvo pelo gajo do Lyon.

off. penalty, car***!

Já viram ali ao lado do "responder"?.. lolll

De parabéns

Jorge Jesus está de parabéns pelo que o Benfica tem vindo a fazer. Não tanto por ter posto a equipa a jogar e a ganhar assim, porque isso já se sabia desde o ano passado que ele era capaz de fazer, mas por ter conseguido dar a volta a um momento muito difícil e ter saído claramente por cima num espaço relativamente curto de tempo. Superou uma crise que ameaçava tomar contornos drásticos e isso sim, além de um bom treinador, demonstra um grande líder.

Ontem não foi o melhor exemplo da actual boa fase que vive a equipa, já que actuaram o jogo todo em clara superioridade numérica mas, neste momento, percebe-se a saúde e a confiança que reina naquele plantel. Está de volta a velocidade, a troca de bola em progressão, o fio de jogo com que todos os jogadores se identificam, a inteligência táctica do colectivo. Isso traduz-se nesta série fantástica de vitórias e só se pode dar os parabéns pelo feito. Oxalá escorregue em qualquer lado para não nos obrigar a ter de ganhar na Luz para manter uma distância confortável. Porque ganhar na Luz, tendo em conta a conjuntura actual, não será fácil...

De qualquer maneira, convém também lembrar que se joga um outro recorde amanhã à tarde.

Abraço,
JC