A eterna questão do ponta-de-lança | Relvado

A eterna questão do ponta-de-lança

 

SameDifference diz: "o
SL Benfica só jogou a nível interno com alguma qualidade e esteve realmente na
corrida pelo título quando a veia goleadora de Nuno Gomes se foi mantendo.
Sabendo que N.Gomes não é um goleador por excelência, o chamado «matador», e
que a produção da equipa depende de um jogador com estas características, não
terá havido mau planeamento por parte da direcção e equipa técnica neste
sentido? Quem escolheriam, dentro de uma perspectiva económica,
realista para colmatar esta falta no SLB? Concordam comigo que a própria
produção de Nuno Gomes sobe quando acompanhado por um jogador destas
características?"

Benfica:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o sonho

seria Carlos Tevez

a esperança é a ultima a morrer!!

Claramente...

... as epocas em que Nuno Gomes mais rendeu (e atenção que o parametro para avaliar um avançado so pode ser um: GOLOS) foram as epocas em que esteve acompanhado por jogadores fisicamente possantes.

Falo da sua melhor epoca no Boavista com Jimmy (posteriormente Hasselbank), e da epoca de ouro com Brian Deane (Deanamite!!) ja no SLB que lhe valeu a transferencia para a Fiorentina.

Estou convencido que um jogador possante que "abra espaços" por mais tosco que seja elevaria os indices de produtividade. Seja o Karadas, o Marcel ou outro.

Mas essa Maria Amelia com gajos de metro e meio (Simao, Geovanni, Micoli) atras dele nao pode render!

Estou a falar de uma constatação estatistica, os numeros sao como o algodao, nao enganam...

Muito já foi falado

Mas o problema do Benfica é mesmo o modelo de jogo.
Uma equipa como o Benfica a jogar com dois "trincos" em casa (trincos estes que destroem muito jogo, mas depois na fase de construção é a "barraca" que todos nós sabemos), deve jogar num sistema mais para o britânico, com dois avançados centro, dois extremos bem abertos, e dois meio-campistas "box-to-box".
Creio que até temos jogadores para isso, caso de Petit, Manuel Fernandes, Karagounis, Karyaka (na posição de médios-centro), Simão, Laurent Robert e Marco Ferreira (a extremos), Nuno Gomes, Manduca, Marcel (para a dupla de avançados). Geovanni e Miccoli fariam moça noutro tipo de jogo.
Relativamente, ao que foi comentado sobre os jogos do Benfica no mês de Fevereiro, com o Sporting, Leiria e Vitória de Guimarães (como no artigo de opinião do "PROZAC"), creio que o problema da equipa começou exactamente no ataque. Aliás, o Benfica quando não consegue lançes de perigo, remates, ou mesmo uma simples troca de bola entre dois, três e quatro jogadores, a defesa começa a ficar nervosa, impaciente e disparatada.
É neste tipo de situações que Ronald Koeman tem obrigação de apresentar melhores resultados, e tal não aconteceu, pelo menos, por três vezes esta época (jogos acima referidos).
Eu estou muito descontente com o treinador neste e noutros capítulos, até porque de longe o Benfica tem o melhor plantel das últimas épocas, embora muitos pensem que as contratações de inverno tenham sido flops, eu creio que não. Marcel precisa de maior trabalho específico com os extremos. Simão, hoje em dia só faz a tipica diagonal da esquerda para a direita. Koeman exige que o Robert faça o mesmo da direita para a esquerda (adaptação ao futebol português é isto?), criando na teoria espaços para os laterais subirem. O problema é que os extremos só fazem os movimentos com a bola nos pés, ora aí, os laterais acabam por não subirem, e o jogo acaba por afunilar ainda mais.
O "miolo" do meio-campo, destrói e é lento a prosseguir as jogadas de ataque, resultando de perdas consecutivas de bola. Neste aspecto o "óscar" vai para o Beto (ele no Beira-Mar fintava mais e distribuia muito a bola e em boas condições, isso eu sei porque assisti a jogos dele, agora no Benfica, parece que desaprendeu a jogar...). Mas considero que a responsabilidade maior é do treinador.
No fim deste campeonato, não posso dizer que a equipa do Benfica ganhou alguma coisa extra (não falo em troféus). Por exemplo, na 1ª semi-época do Camacho também não ganhámos nada, mas viu-se evolução técnico-táctica dos jogadores, facto que ainda não vi este ano no Benfica. Caso contrário sucedeu com o Porto e o Sporting, e isso preocupa-me como adepto do Benfica e com a continuação do Koeman no comando técnico...
Mais, não são desculpas as falhas dos árbitos, o anti-jogo das outras equipas, das tácticas dos autocarros, de três jogos por semana, da liga de campeões, das lesões,... para que Koeman possa referir porquê não ganhou determinados troféus. Ele mais do que ninguém já sabe como as coisas são, logo só teria que as prever. Como os ingleses dizem: "DON'T HATE THE PLAYER, HATE THE GAME!"
A dúvida persiste, como será para o ano a equipa do Benfica com Koeman a comandar? Não tou muito confiante, mas se o Co Andrianse ficar no Porto, então espero que o Koeman fique, talvez isso o pique para fazer mais e melhor.
Por enquanto os meus parabéns vão para o "Co" e Paulo Bento, embora este é mais um dos que "choram e mamam"!

Saudações Futebolísticas!

PS: Não deixem de comentar!!!!

Nulo Gomes

haha
screwie

nao acho que tenha sido por aí

o nuno marcou muit enquanto teve um miccoli pre-lesoes ao lado.

o miccoli depois lesionou-se e passamos a jogar so com 1 avançado. mas foi mais pelas falhas defensivas tidas naqueles jogos com scp, leiria e guimaraes que perdemos o comboio.

na proxima epoca, presumivelmente sem simao, poderemos apostar de vez em 2 avançados e noutro esquema.

Produção do Nuno Gomes

O problema é que o Nuno Gomes, além de marcar poucos golos, recepciona mal a bola, não segura o jogo no ataque, não consegue distribuir jogo e falha muitos passes! É um jogador vulgaríssimo, a verdade é essa. Em comparação ao Miccoli, senhores... que diferença...

Re:Produção do Nuno Gomes

Bem, nunca vi um comentário mais desajustado como este...
Que digas que ele não tem instinto de matador e que deveria ser muito mais eficaz, eu concordo na integra, agra que el não segura a bola, não faz jogar e é vulgar aí alto e pára o baile...
Se calhar, por se preocupar em jogar tanto em equipa e fazer jogar os outros é que por vezas perde inúmeras oportunidades de rematar...Não percebo como se consegue dizer tão mal de um jogador que marca em média mais de 15 golos por época!
o que gostava mesmo era de ver uma dupla N.Gomes e Pauleta e para o ano tenho a certeza que com pré-época(que nao tem acontecido) e com o miccoli ao lado a música será outra!

Nuno

"Sabendo que N.Gomes não é um goleador por excelência, o chamado «matador», e que a produção da equipa depende de um jogador com estas características..."

Depende do que entendes por produção... Para mim a produção de uma equipa depende do colectivo... se não meterem a bola no "matador", ele não marca e não produz...

Sempre o ponta-de-lança

Para ser sincero, a questão do Benfica não se resume a especificamente um ponta-de-lança. Os avançados são mais ou menos goleadores consoante as características dos seus companheiros em campo. No Benfica, por exemplo, nos últimos anos o melhor goleador (avançado) foi o Van Hooijdonk. Era acompanhado por J. Tomás, um ponta-de-lança mais fixo.

Depois disso, o Benfica passou a jogar continuamente com um só ponta-de-lança, mais técnico (Nuno Gomes) que goleador. Que evita choques ao invés de superá-los. Que se movimenta tanto que não é sempre visto dentro da área. Que recua para buscar jogo. O Nuno é, na verdade, um avançado livre. Com isso, o Benfica perde a sua referência na área, ficando sem nenhum jogador que possa estar na área de finalização. Neste novo esquema usado pelo Benfica, os extremos tendem seriamente a flectir para rematar ao invés de buscarem a linha de fundo e cruzarem. Aliás, nenhum dos extremos que passou pelo Benfica nos últimos tempos (a não ser um Drulovic fora de forma) tinha como especialidade cruzar. Com isso, o nº de ocasiões de golo para os pontas-de-lança diminuiu consideravelmente. Se juntarmos vários médios (ofensivos e defensivos) que passaram pela Luz que tinham como característica não a visão de jogo nem o bom passe, e sim a sua técnica no domínio da bola ou a pura capacidade de destruir jogo, acaba-se por perceber porque hoje em dia o Benfica pareça necessitar de um ponta-de-lança goleador. Porque nem Petit, nem Karagounis, nem o M. Fernandes, nem o Tiago, nem o Simão (em lances de bola corrida), nem Karyaka, nem outros que lá passaram, são assistentes por ofício. Uns têm preferência por prender a bola e organizar o jogo, outros têm por característica destruir o jogo adversário, não tendo depois capacidade real de construir jogo, outros preferem finalizar.

Sim, eu gostaria que o Benfica tivesse um ponta-de-lança goleador, forte e bom no jogo aéreo e pelo chão. Mas preferia antes que se investisse em jogadores que favorecessem este tipo de jogadores. E realmente eu gostaria de ver o Benfica a jogar com 2 pontas-de-lança. Aliás, eu gostaria muito que o estilo de jogo do Benfica mudasse, para um jogo com maior pendor ofensivo, mais técnico em todos os sectores e com domínio do jogo, pressão alta e tudo mais.

Mas isso é para outra discussão.

Cumps,

Bom comentário!

Subscrevo na íntegra!

Re:Bom comentário!

Obrigado, o teu também estava muito bom.

Nuno gomes joga muito + com outro avançado ao lado

Meu caro amigo, sou abrigado a concordar contigo. Nuno Gomes é um excelente jogador, Internacional e um avançado que no seu palmarés já conta com mais de 100 golos ao serviço do SLB. Não podemos de forma alguma beliscar o seu grande valor...agora é um facto que nuno gomes joga muito melhor com um avançado ao seu lado ou no apoio. Apesar de Micolli ser muito bom tb, julgo que nuno gomes se dá melhor com um ponta de lança mais fixo, mais forte fisicamente e que explore mais a área e o jogo aéreo, de modo a prender os centrais á área e a dar mais espaço de manobra a nuno gomes...o facto de ele jogar sozinho na frente limita-o porque nuno gomes é fraco no jogo aéreo, e como tal o jogo torna-se mais afunilado pelo meio, onde há mais jogadores e mais marcações, complicando muito a sua acção (não quer dizer que seja sempre assim, e a excepção que comprova esse facto foi no inicio da época em que metade dos golos do Nuno Gomes partiram de Cruzamentos do Nélson a partir das faizas laterais...); quanto á gestão do SLB no que toca a pontas de lança compete-me tecer 2 criticas a Ronald Koeman:

1º - O que esperar de um avançado ao qual são dados 10/15 minutos por jogo? Falo de Marcel. Só jogou os 90 contra o Leiria e só um Costinha quase inultrapassavel é que o travou...depois disso jogou 10 min contra a Naval...falhou um golo feito no fim do jogo e quer-me parecer que o Koeman o Queimou...(lembro aqui que o adriano no porto só marcou o 1º ao fim de 4 jogos, mas adriaanse deu-lhe chances, 90 sobre 90 minutos, e agora já leva 5 ou 6 golos e algumas assintencias para golo, como no jogo em alvalade, contra o nacional, etc...)
é o jogador que é mau ou nem o deixaram aquecer?

2º - Mantorras: o jogador foi queimado publicamente por koeman ao dizer que era a sua ultima opção de ataque, mas o homem quando entra, joga 10 minutos, faz golos e quer equipa quer adeptos ganham novo alento. Quer-me parecer que cada golo de Mantorras marca é uma chapada de luva branca no Sr. Koeman, e este já percebeu que quanto mais tempo o meter a jogar mais chapadas de luva branca vai apanhar, o que faz com que só jogue 10/15 minutinhos, porque da parte do mister há uma reputação a manter no que toca à tomada de decisões correctas. Não digo que o Mantorras aguente os 90 por causa do joelho, agora não o deveria lançar a espaços maiores, tipo 30 minutos, ou dar-lhe a 2ª parte completa? Não acredito que o jogador não consiga fazer 45 minutos, pelos menos!!!

No que toca ás opções e escolhas do treinador/dirigentes para os jogadores de ataque que representaram o benfica esta época, não me compete fazer qualquer avaliação. Só gosto de dizer o que quer que seja sobre jogadores depois de os ver jogar, nunca antes... as opções escolhidas pelo departamento técnico do benfica teem as suas razões de ser, consoante as possibilidades económicas e qualitativas, e tipo de adaptação desses jogadores ao plantel, consoante as caracteristicas pretendidas pelo treinador. Se Resultou ou não, os resultados estão á vista...eu não tenho nada a ver com isso...

Esta é a minha opinião.
cumps

procurem em casa

tinhamos de encontrar um jogador tipo liedson,, jardel, inzaghi... ou seja, daqueles 'paiudos' em que a bola vai ter com eles e só têm de encostar. onde achar um assim e barato? os olheiros são pagos para isso!! mas se calhar no benfica o problema está aí mesmo. os olheiros não convencem. caso marcel, o karadas, o sokota e outros. apostem na prata da casa.

Re:procurem em casa

o marcel é um grande goleador, marcou 8 golos na Academica só no 1ª fase e representou as camadas mais jovens da selecção brasileira. Não tem havido espaço para o Marcel jogar e pode ser que para a proxmia epoca se adapte melhor ao Benfica e mostre o seu verdedeiro valor. Tenho pena que o Marcel não se tenha transferido para o Porto.

so podes estar a gozar com os portistas

Marcel no SLB ainda nao marcou NENHUM golo e o Adriano foi para o FCP janeiro e ja marcou 5 golos na superliga e tu dizes que o Marcel que devia ir para o FCP?
Entao Adriano devia ir jogar no barcelona

Adriano é claremente melhor que Marcel.

Nuno Gomes é mal amado, mas é bom!

Se não é bom, pelo menos foi, nas épocas em que marcou 18 e 24 golos no campeonato, altura em que apenas Mário Jardel o superava e quando Souness era treinador do Benfica...

Para se atentar bem na importância e qualidade do 21 da Luz, que nas últimas épocas, até tem estado lesionado na pré-época, atente-se à performance nas últimas épocas (inclui golos em todas as competições):

2005/06 18 (ainda faltam 3 jogos)
2004/05 13
2005/06 16

De registar, que por norma Nuno Gomes não marca grandes penalidades!

O seu período aúreo no Benfica, foi a altura em que ao seu lado jogava Brian Deane e JVP. Deane arrastava consigo pelo menos dois defesas e depois havia mais espaço para Nuno facturar. Esta época temos Marcel e até podíamos ter Karadas, mas curiosamente Trapattoni também raras vezes experimentou essa dupla, preferindo jogar somente com um avançado.

Creio que se Nuno Gomes tivesse a oportunidade de jogar em Espanha ou em Inglaterra, facilmente faria muito melhor, do que no fechadíssimo calcio. No Benfica é prejudicado, pelo sistema de jogo, que muitas vezes o deixa sozinho.

Por vezes todos os benfiquistas se queixam dele, porque não é tão espontâneo ou rápido como Miccoli, mas a bem da verdade, tenho ideia que se ele tem jogado em Barcelona, talvez não estivéssemos sempre a perder a bola. É que Nuno Gomes é perito em guardar a bola, quanto a mim faria sentido que jogasse com alguém nas costas a quem pudesse dar jogo, mas o Benfica tem apenas dois médios defensivos e dois homens nas alas.

Para um jogador como Nuno, faria mais sentido, jogar num losângo como o do Sporting, até porque para ter dois extremos como o Benfica, mais vale ter um Marcel na área, para responder a cruzamentos por alto, do que seguramente um Miccoli...

A terminar, todos aqueles que se queixam da falta de qualidade de Nuno Gomes, lembrem-se que é provavelmente o avançado de maior sucesso da selecção e foi muito graças a ele, que fizemos um excelente Euro 2000. Tenho pena, que nos últimos anos, se tenha dado muito mais oportunidades a Pauleta, que marca muitos golos, mas que joga mais do dobro do tempo do Nuno Gomes.

Re:Nuno Gomes é mal amado, mas é bom!

Mas eu não me queixo da qualçidade de Nuno Gomes, pelo menos, enquanto avançado.

O que defendo é a manutenção desta no apoio a um ponta-de-lança fixo com características fisicas diferentes e com o tal aproveitamento de vinte golos época.

E nem Marcel nem Karadas me parecem ter perfil para preencher essa vaga de goleador.

Com os meus cumprimentos,
                                                                                                                          JPS

Re:Nuno Gomes é mal amado, mas é bom!

Quem me dera tê-lo na minha equipa... FCP

Re:Nuno Gomes no FCP?

Isso é sarcasmo lol...