Culpa é do médico ou dos observadores da Luz? | Relvado

Culpa é do médico ou dos observadores da Luz?

 

Sandro Martins Valig diz: "o médico Bernardo Vasconcelos despediu-se ontem do Benfica num almoço. Ao fim de 22 anos Vasconcelos não sai pela porta maior e acho que merecia uma homenagem. Será ele o verdadeiro responsável pela crise de lesões? Penso que os observadores do Benfica escolhem jogadores com deficiências e muito frágeis. Algo pode estar mal no sistema de contratações do clube... Ou a culpa será mesmo do médico?"

Benfica:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Em 21 anos nunca houve problemas...

Se em 21 anos, e que eu me recorde nunca houve qualquer problema, acho estranho que este ano tenha havido este rol de problemas... Talvez haja outro culpado que não seja o Dr. bernardo Vasconcelos... Ou talvez nestes últimos anos a medicinaa desportiva tenha evoluído muito e o dr. Vaconcelos não acompanhou essa evolução... Quem sabe realmente o que se passou é o Dr. Vasconcelos um benfiquista como há poucos!

Re:Em 21 anos nunca houve problemas...

Não pretendo defender o doutor Bernardo Vasconcelos mas ...talvez haja mesmo outro culpado ou então
outras causas,porque tive a fazer uma pesquisa em noticias e encontrei o seguinte :

ORGANISMO INTERNACIONAL NOMEIA MÉDICO DO BENFICA
Bernardo Vasconcelos conferencista da FIFA

O coordenador clínico dos encarnados, que já desempenhava as funções de instrutor desde o início do ano,confessa-se orgulhoso com a distinção. "É uma grande honra", refere" "O Benfica não colocou
quaisquer entraves. As pessoas ficaram satisfeitas com a nomeação. Não sei se vou dar menos tempo ao clube. Depende da FIFA e da forma como pretenderem utilizar os meus serviços", disse ainda o clínico dos encarnados, que já desempenhava as funções de instrutor daquele organismo internacional

MÉDICO DO BENFICA É TERÇA-FEIRA EMPOSSADO
Bernardo Vasconcelos sobe na Ordem dos Médicos
Bernardo Vasconcelos, médico do Benfica, vai terça-feira ser empossado como presidente da Comissão de Credenciação de Médicos para o Exercício da Medicina Desportiva. A cerimónia decorre na Ordem dos Médicos na presença do ministro Armando Vara e do bastonário da Ordem dos Médicos

Penso que não foi por não acompanhar o desenvolvimento da medecina desportiva....

Cumprimentos!

Bem visto...

Desconhecia os artigos em questão e desdde já agradeço a informação... Todos juntos aprendemos sempre mais alguma coisa.

Caro Sandro

Em relação a isto:

Penso que os observadores do Benfica escolhem jogadores com deficiências e muito frágeis.

Os clubes, e ainda mais os grandes, fazem sempre testes clínicos aos jogadores para os aprovar ou não fisicamente!! Lembro um bem recente o Washington que vinha para o SCP, deu negativo nos teste, não foi aceite!!
Ora o Benfica fatá o mesmo e se realmente os jogadores têm deficiências, a culpa tb é do dept.médico!!

Na minha opinião tudo isto parece ser fruto da culpa de vários sectores... dos jogadores que querem mostrar serviço a todo o custo, dos treinadores que precisam dos melhores dentro de campo, nem que seja a 80% (desde que façam a diferença!!), da direcção que quer ver os seus investimentos a dar frutos, e finalmente do dept.médico que se não tem os jogadores a 100% não os devia autorizar a jogar, mas certamente que sofrendo várias pressões se vêem obrigados a dar jogadores inaptos como aptos...

É a minha opinião, não sei se será verdade ou não pq nunca ninguém disse nada de concreto para além de algumas indirectas, mas é esta a ideia com que fiquei.

Quanto ao Dr. alguma coisa se terá passado para ter querido sair antes do início desta época, serão essas tais pressões?? Resolveu continuar, talvez devesse ter saído e saia como merecia, pela porta Grande.

Interesses do futebol

Um jogador têm que jogar mesmo que não esteja em condições,pressionado por dirigentes e treinadores, agravando a sua lesão e depois quem paga é o elo mais fraco(Bernardo Vaconcelos)...

A minha opinião.

A minha opinião sobre este assunto é um pouco diferente da de outros relvas que pelo relvado escrevem...

Para mim, o grande problema do Benfica (a este nível) deve-se exclusivamente à deficiente preparação da equipa na/durante a pré-época!

Como todos certamente se lembrarão, quando Böloni chegou a Alvalade (no verão de 2001) fez uma das pré-epocas mais exigentes de sempre (pelo menos as crónicas dos jornais assim o indicavam) com treinos fisicos que chegavam a durar horas!

Ora, havendo um campeonato do Mundo pelo meio (embora o Benfica só tenha tido um jogador nesse mesmo CM - Zahovic), a preparação da equipa tem que ser, naturalmente, diferente! Não sei, porque não sou especialista na área, qual a melhor maneira de preparar uma equipa para o campeonato necessáriamente longo que se aproxima, mas clubes como o Benfica têm que ter (os melhores) profissionais portugueses (ou até estrangeiros) na área.

Não querendo atirar a "batata" quente para cima de pessoas que me merecem respeito, o problema passou então pelo chefe da equipa técnica, prof. Jesualdo Ferreira, que, com um deficiente planeamento da pré-epoca com repercursões na época inteira.

Os casos clinicos começaram a avolumar-se, e, provavelmente, nem sempre se acerta no tratamento mais correcto. Mas o problema principal não é o tratamento adoptado, mas sim saber e perceber as causas que levaram à origem de lesões tão graves como as de Mantorras e Sokota! Saber a origem do problema e não colocar em causa o tratamento! As possiveis falhas nos tratamentos não podem (ou não devem) servir para colocar em causa mais de 20 anos de esforço e dedicação!

É esta a minha opinião sobre este assunto. Não que conte ou que interesse mas apetece-me escrever um pouco :-)...

sff :Moderar positivamente o anyone..

..é o que peço a quem tenha pontos, pois o comentário é muito oportuno...

Caro anyone

De facto tem uma percepção correcta do que eventualmente pode acontecer.

Não digo que o problema do Benfica seja mesmo uma deficiente preparação no início de época, mas é real que uma programação errada, pode resultar em danos físicos nos jogadores.

Mesmo estas lesões de joelhos e articulações, que normalmente são resultado de torções, esforços demasiados, ou mau estado do terreno, podem ser amenizadas com exercícios com vista à protecção desses sensíveis elementos.

Mas mesmo neste campo, é necessária a cooperação do dep. médico, com a equipa técnica.

Ora e neste caso temos que avaliar várias condicionantes.
1-O B.Vasconcelos não era profissional a tempo inteiro no Benfica, embora lhe dedicasse imenso tempo.
2-Como muito ouvimos agora nas empresas, já não chega fazer "reparação", ou mesmo "prevenção", é necessário agira proactivamente por forma a reduzir os problemas.
Isto se pensarmos nos jogadores como "máquinas" indispensáveis (ou não) ao funcionamento de uma engrenagem, temos que saber protegê-las e ao mesmo tempo maximizar a sua produção.
2.1 Se pensarmos como referi em "1", que B.Vasconcelos era um homem dedicado ao Benfica, mas que não lhe podia dedicar todo o tempo, poderemos concluir, que "à uns anos atrás", BV era o operador de jogadores do Benfica..neste momento é preciso um pouco mais..
não basta estar no banco ao domingo..
3. Por último, quero dar o exemplo de Sporting, e talvez FcPorto.
No Sporting, também esteve durante imensos anos, um Sr.DR. chamado F.Ferreira. Numa fase de reestruturação do "departamento de futebol", através da criação do Gabinete de Metodologia de Treino do Sporting, passou a ser necessário outro tipo de clinico, pelo que também com alguma polémica esse grande sportinguista acabou por sair.
Julgo que no FcPorto se passou mais ou menos o mesmo com o Grande Domingos Gomes, que deixou de ter disponibilidade a 100% devido a outros afazeres, entre eles o integrar o grupo de elite da Uefa (se n estou em erro) de Especialistas em Medicina Desportiva

Caro Companheiro, julgo que se o Benfica quer evoluir no tempo, deve por vezes, "dar passos em frente", mesmo sacrificando algumas velhas glórias.

Receio contudo que o processo não tenha sido bem conduzido, pois arrastou-se em demasia em prejudício de B.Vasconcelos e da imagem do Benfica...

Relembrando as palavras de Mantorras;
" É melhor para BV que eu fique calado"...e tinha razão..o melhor mesmo era ter ficado calado..aliás..até para dizer o que disse, foi demais..

Espero que tenha trazido um pouco mais de luz a esta questão...

Re:Caro pois

Para que fique claro, não acho que o Dr. Bernardo Vasconcelos fica totalmente livre de responsabilidades neste processo todo. Afinal de contas era ele o director técnico do departamente médico do clube da Luz. O que acho que, se calhar, está a acontecer é, enviar para cima de um desportista e benfiquista, todo o ónus desta questão o que. a meu ver, é errado e injusto!
Caro Companheiro, julgo que se o Benfica quer evoluir no tempo, deve por vezes, "dar passos em frente", mesmo sacrificando algumas velhas glórias.
Em relação à evolução estamos totalmente de acordo. Quanto ao sacrificio, aí, já não posso concordar! Há, muitas maneiras de evoluir sem "deixar cair" aqueles que nos são queridos.

Re:Caro pois

"Receio contudo que o processo não tenha sido bem conduzido, pois arrastou-se em demasia em prejudício de B.Vasconcelos e da imagem do Benfica..."

Por isso escrevi isto em seguida..