Crónica: Escutas, Luís Filipe Vieira e Villas-Boas | Relvado

Crónica: Escutas, Luís Filipe Vieira e Villas-Boas

 

Curiosamente, ou talvez não, eis que através de um passe de pura magia, tornam a aparecer as famigeradas "escutas" nos órgãos da comunicação social, e curiosamente também, as coisas lá para as bandas da Luz, no que concerne a resultados directos de futebol jogado, também andam um pouco aquém do que era esperado por aquelas bandas.

Por isso, nada mais fácil para desviar atenções e responsabilidades próprias, do que arranjar mais umas "escutas" esfarrapadas, repetitivas e que já tinham sido objecto de falta de conteúdo de prova de jurisprudência, para tentar pressionar o poder do futebol, dirigentes, árbitros e outras entidades internas e externas, num acérrimo ataque fora das quatro linhas para benefício próprio. Mas curiosamente, ou talvez não, alguém se terá esquecido de publicar outras "escutas" homólogas, em que Luís Filipe Vieira, pela mesma visão das coisas, estaria também envolvido em tentativas de escolha de um árbitro para uma final da Taça de Portugal, a que alguém já deu o nome de "Apito Encarnado".

Agora fica aqui uma pergunta. Será que estas "escutas" estariam no YouTube se porventura o Benfica estivesse no lugar do FC Porto? Eu antecipo-me e respondo já com um não categórico, pois já estaria tudo bem e o futebol seria um exemplo a seguir por todos os seus intervenientes.

Quanto às afirmações de Luís Filipe Vieira, argumentando que o treinador do Porto foi ridículo quando afirmou a quente que teria havido um erro grosseiro do árbitro, só me resta dizer que se todos os agentes do desporto rei tivessem o discurso, o carácter, a honestidade e a humildade de Villas-Boas de vir pedir desculpas públicas por se ter enganado na sua análise, certamente que o nosso futebol indígena era mesmo um oásis ou um paraíso no reino da bola.

Cumprimentos.

Benfica:

Comentários [84]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Infelizmente para os

Infelizmente para os portistas, as meias finais e finais da taça de portugal e escolhido consensualmente entre presidentes dos clubes o arbitro da partida. Tanto LFV como Sequeira nunes escolheram o arbtiro do benfica belenenses. O major deu conhecimento da preferencia do benfica e sequeira nunes concordou com o mesmo arbitro.
Esta e a magoa dos portistas, que tinha esperancas de nao estarem sozinhos na batota,

«O Prometido até nem é devido mas cá vai para alguns na V. I »

Voltemos, às “Estórias Futeboleiras de tantas escandaleiras” de antanho, pois para os mais “novecos/putozecos” e mesmo para alguns que se acham verdadeiros «dinossáurios da bola mas que tem pouca tola, faz bem “alembrar-lhes” avivar-lhes o espírito para as historietas, que a História do Futebol Indígena tem/contêm, faz-lhes bem…???!!!

O F.c.Porto. venceu o seu 5º Campeonato na longínqua época de 1958/59. Competição que se disputa desde 1934, segundo os anais do futebol, o campeonato da categoria sénior já teve o título de Primeira Liga Experimental (Não-oficial) (1934 - 1938), Primeira Divisão (1938 - 1999), Primeira Liga (1999 - 2002), SuperLiga Galp Energia (2002 - 2005), Liga betandwin.com (2005 - 2007), Liga Bwin (2008) e Liga ZON Sagres (presentemente).

O onze base dessa equipa campeã tinha (alguns nomes que fazem parte ainda do baú das lembranças futeboleiras dos adeptos mais velhos) :

À época jogava-se numa táctica de 2-3-2-2-1 e então os nomes eram estes :

 

                                                  Acúrsio

 

                                Virgílio                          Barbosa

 

Pedroto                        Miguel Arcanjo                         Monteiro da Costa

 

                   Carlos Duarte                            Osvaldo Silva

 

                                 Gastão               Teixeira

 

                                             Hernâni

 

Já nessa altura este Clube de maus exemplos (mais perniciosos em anos vindouros com o Papa Mafiosi no comando), tinha coisas sui-generis neste País à beira-mar plantado, em Janeiro de 58, época transacta a serem Campeões após 19 anos, o treinador à altura era o Brasileiro Yustrich que não “ía muito à bola” com a vedeta Hernâni, num jogo em Lisboa com o Oriental o treinador pede para os jogadores agradecerem ao público, o único que não quis participar para não alimentar as «palhaçadas do treinador, está bem de ver que era o craque na altura o tal de Hernâni», vai daí ao encaminharem-se para os balneários, para além de uma azeda troca de palavras,  o Ferrabrás Mineiro Yustrich agarra pelo pescoço o avançado e este tentando desenvencilhar-se era “caneladas a torto-e-a-direito, então com botas de travessas, devia ser coisa linda”, após conseguir que o treinador o soltasse, deu-lhe um soco no sobrolho, serenaram por ali as altercações…

Só que na cabina, o bom do Yustrich, pega numa balança para agredir o avançado que se rebelara contra o seu nepotismo, claro que este treinador foi logo suspenso das suas funções. Não foi a primeira cena de boxe protagonizada por esta persogagem, pois já anteriormente tinha ameaçado esmurrar o presidente Portista um tal de Cesário Bonito!

 

Já nesses anos idos, o vender gato por lebre era “cousa” normal,  parece que fez escola, então é assim :

O F.C.porto vende o jogador «JABURU» para o Celta de Vigo, e não é que vem devolvido à procedência por apresentar não problemas de mandíbulas mas sim de apresentar um desvio numa vértebra, os Espanhóis não foram de modas e foram ressarcidos do dinheiro pago/adiantado.

 

Mas voltemos à equipa que foi campeã, 1958/1959 tendo como treinador o tal da maldição aos Índios/Lampiões (nunca mais vencerão uma Taça dos Campeões Europeus), que na época seguinte iria para o Benfica o AustríacoBela Gutmann, que (desesperou durante 12 intermináveis minutos, bem como os adeptos do Clube BIMBO. Nunca um Campeonato se decidira assim…

 

Foi pela diferença de um golo só e “bondou” para escrever o mais dramático dos epílogos de Campeonatos Nacionais, rezam assim as crónicas da altura :

Depois de 90 minutos terríveis jogava o Porto em Torres Vedras e o Benfica na luz frente à Cuf do Barreiro. Precisavam os Índios/Lampiões de marcar mais 4 golos que o Clube dos Bimbos, deduzindo que ganhavam os dois.

No final do primeiro tempo o Porto vencia por 1 a 0 e o Benfica 3 a 0.

Faltavam dois minutos para o término do jogo no Campo das Covas (Torreense) e o Porto faz o segundo golo, grande euforia entre os adeptos Bimbos pois já descriam, porque na Luz os Índios/Lampiões venciam por 6 a 1, de imediato o Slb faz o sétimo e a meio minuto do fim Teixeira, faz o terceiro do Porto, golo que viria a ficar para a eternidade da história do fcp. Tremulavam de novo as bandeiras azuis e brancas e o jogo em Torres Vedras acabara…

Na Luz, ainda se desenrolava o jogo, por (imoralmente), ter começado «como no presente 8 minutos mais tarde do que a hora prevista», mas a esses oito junte-se-lhes mais 4 que no fim dá doze minutos em que um árbitro de seu nome INOCÊNCIO CALABOTE (que já tinha assinalado 3 pénalties a favor dos Benfas, foi prolongando o tempo…)

Do lado do Clube BIMBO, dizia-se à boca cheia «Só estranhamos que o Calabote não assinalasse o quarto “PENATY”».

Já para os lados da Luz, era um corropio para o posto médico! Tendo dois casos sido os mais graves, uma senhora que sofreu de congestão cerebral e um rapazito de 13 anos que desfaleceu, acusando sintomas de meningite, quando soube que o campeão tinha sido o F.c. porto!

Na cabina da CUF, Cândido Tavares treinador dos do Barreiro e que também já tinha sido treinador dos Índios/Lampiões e Campeão pelos ditos, mostrava clara revolta : «”Só estranhei que o Inocêncio Calabote, não tivesse arranja do uma quarta grande penalidade. Não foi árbitro, NÃO FOI NADA…”»

 

P.S. Término da época, passados poucos meses o tal de ÁRBITRO INOCÊNCIO CALABOTE, foi irradiado…

O Portista Teixeira, que tinha marcado o golo da vitória do Clube dos BIMBOS, estava sob ameaça de processo disciplinar, única e exclusivamente por ter abraçado o “Mago” (à altura ainda não era o (Merlin) o Bela Gutmann (como já está escrevinhado, estava de saída para o Clube dos Índios/Lamipões), por aqui se vê que as sementes da idiotice e da mera palermice já vinham de trás, (o Papa Mafiossi foi só mais um a juntar a muitos) a mentalidade alguns dirão inteligêngia naquela gente não dá para mais mais…

 

Lá para os lados das Antas, os desaires sucessivos, tinham afectado e muito as finanças, o F.c.p., eliminado prematuramente da Taça dos Campeões Europeus pelos Jugoslavos do Estrela Vermelha, entrou para substituir o treinador campeão «Bela Guttmann», um treinador de seu nome Ettore Puricelli, o dito se calhar já vinha «amaldiçoado», (como uns anos mais tarde viria a ser triste sina para os lados de Alvalade), caiu no abismo ainda antes do Natal, ao perder escandalosamente com o Sporting Braga, em casa.

Sai o Ettore Puricelli e lançam o isco ao treinador Fernando Daucik, que se destacara como treinador do Real Madrid e Atlético de Bilbau, só que o “Fernandinho”, não era homem de contas modestas, gostava de viver à grande e à Francesa e só de luvas pediu a módica quantia à altura de 350 mil pesetas.

Vão os do Clube Bimbo, quais “Marroquins”, regatear o preço e conseguiram contratá-lo por 250 contos de luvas e mais 25 contos de ordenado mensal.

Mas pelas ruas da amargura se manteria o F.c.p., anos a fio e foram dezanove, já de tanta angústia e fracassos, no desespero do Sebastianismo, lá apareceu volvidos os tais anos de travessia no deserto um tal de José Maria “Maroto”, regressado para outras funções, não de jogador mas de treinador e com métodos novos à época (manhosos), regressou para ser CAMPEÃO…

 

O F.C.Porto, volta a ser campeão na época de 1977/1978 (Sexto título, por essa altura o Benfica tinha já 23 Campeonatos e o Sporting 14 e o Belenenses tinha feito uma gracinha na época de 1945/46 , quatro anos volvidos no pós-revolução de Abril de 1974, após uma travessia do deserto de dezoito épocas/dezanove anos e sedentos de títulos, dado que a última vez que tinham ganho distava já da longínqua época de 1958/1959!!!

 

«ISTO FOI O INTRÓITO, NOS ENTRETANTOS, QUANDO ME DER NA REAL VENETA, VOLTAREI COM A SEGUNDA SAGA, DE “ESTORIETAS FUTEBOLEIRAS” AQUI AS “PRANTAREI”, PARA QUEM SOUBER LER/INTERPRETAR TIRAR ILACÇÕES DE TAL…???!!!»

 

Bibliografia : Jornais da época, só não serve o Jornal dos Bimbos  um tal de “O Jogo”, porque é muito novinho para o tenrinho qual Jornal de Badamecos para o Chavaleco, até um jornalista que assinava como Pato por lá quaquejou/quaqueja??? só a TIRO!!!

 

De Jadscl

Não esteja ansioso...

... com os registos de áudio (escutas), os que foram divulgados publicamente representam apenas 2% de décadas de condutas repudiantes do maior criminoso do desporto em Portugal e quiçá Europa. Quase que me atreveria a garantir:

 

Este criminoso pode permanecer entre nós por mais vinte anos, que haverá concerteza registos áudio e papel a acompanhar a sua imunda presença. Todos os anos sairão vários, novos e repetidos registos de sua criminosa passagem pelo desporto nacional, em particular o futebol.

 

Obviamente será o fcp o principal prejudicado, isto é, a sua imagem irá sendo progressivamente denegrida, pois a sua identidade está categoricamente ligada a este criminoso.

 

Saudações

no curral das antas

A leitura on-line tem destas coisas. Quando se abre um link, nunca se sabe que merda de lá irá sair.
Porco da Costa, o arguido-mor do Apito Encalacrado, anda com a peida a arder e vai daí mais uma fuga prá frente fomos roubados em guimarães caralho caralho NÃO QUEM FOI ROUBADO FOI O GUIMARÃES caralho...

COMO É POSSIVEL SPORTINGUISTAS

RESPONDEREM A PORTISTAS E BENFIQUISTAS, COMO PERGUNTO EU,

PORQUE NÃO PERDEM TEMPO ANTES A ANALIZAR O COMPORTAMENTO DESSAS PESSOAS E DOS DIRIGENTES,  que numa altura em que o pais está numa crise terrivel que não se sabe qual vái ser o fim desta cena , desprezam o jogador português o seu plantel é 90 % de estrangeiros, massacram os adeptos com ameaças de o clube acabar se não forem sócios mais parecendo um movimento tálibã ou muçulmano que todos têem de pagar a sua dizima, atitude esta que não passa de autentica pressão e ditadura sobre as pessoas que estão debelitadas pelo mau momento do mundo , mas que infelizmente os ideais do futebol servem para esquecer os males da sociedade como o salazar fazia relegião e futebol assim é os presidentes destes dois clubes  que tanto mal fazem á sociedade portuguesa, porque são o berçário em portugal de tudo o que é mais vil e indigno para se ter a vitória  e fabricar campeões,  E MAIS GRAVE AINDA QUANDO SE LUTA PARA QUE O DESEMPREGO NÃO AUMENTE  VEM UM PRESIDENTE PEDIR ÁQUELES QUE ELE EXIGE SEREM SÓCIOS QUE NÃO É MAIS QUE DÁR  A DÉCIMA COMO SE UMA RELEGIÃO SE TRATE  ESSE CLUBE , PROIBILOS DE IREM  AOS ESTÁDIOS DOS ADVERSÁRIOS  COMO OUTRA RELEGIÃO SE TRATE AUTENTICO ACTO DE REBELIÃO E INCENTIVO AO DESEMPREGO, porque toda as pessoas sabem que em portugal  os empregos de certas pessoas e a garantia dos atletas receberem o seu ordenado , está na garantia da  vesita ao seu campo por parte do  benfica porto e sporting.

 ESTES CLUBES SÓ POR SI RESOLVEM OS ORDENADOS DO ANO E EQUILIBRIO DAS FINANÇAS DESTES CLUBES ATENÇÃO QUE NÃO É OUTRAS  IGREIJAS, ESTE CLUBE QUE SE DIZ UM EXEMPLO PARA  A SOCIÉDADE NÃO PASSA DE UM AGLOTINADOR E FOCU DE INCENTIVO A PROVOCAR MAIS FOME E POBREZA AO EXEGIREM AOS SEUS ADEPTOS PARA NÃO IREM A ESTES CAMPOS ,, A SOCIÉDADE CIVIL E TODAS AS PESSOAS DE BEM DEVIAM ANALIZAR ESTE COMPORTAMENTO QUE É IDIGNO NUMA SOCIÉDADE QUE SE SEQUER JUSTA E LIVRE DE ACTOS E PENSAMENTOS PARA O BEM DA MESMA, PORQUE A SOCIÉDADE POLITICA ESSA ESTÁ DE ACORDO COM ESTAS ATITUDES PORQUE ELA MESMO É O QUE TEM FEITO CRIAR A MISÉRIA A ANULAÇÃO DE EMPREGOS , PARA BENEFICIO DOS GRANDES , como exemplo  sonae-amorim- banca- PODE FECHAR  O PEQUENO COMERCIANTE E A PEQUENA INDUSTRIA igual  pode fechar pequenos clubes com visita dos três grandes  receitas extras, para maior engrandecimento    DO  BENFICA  E PORTO -- PORQUE O QUE SE ESTÁ A PROCURAR É QUE SÓ EXISTA DOIS CLUBES EM PORTUGAL     e todos sabem quem quer ser dono deste reino..  pena tenho eu de as pessoas não acordarem de os davides de portugal ,  NÃO SE INSURJAM CONTRA ESTE GOLIAS   PORTO  E PRINCIPALMENTE O BENFICA QUE USA ARTIFICIOS AINDA MAIS  OBESCUROS QUE O PRÓPRIO DIÁBO, PARA ELES JOGUEM SÓZINHOS ,,  CRIAR UMA PROVA QUE NÃO ENTRE QUEM SÓ USA  A INFLUENCIA  E CORRUPÇÃO PARA AS SUAS VITÓRIAS, SE O BENFICA FOR ATACADO NO SEU PONTO FORTE, QUE É A AMEAÇA DE NÃO COMPARECER ,PARA TUDO SER AO SEU MODO E JEITO , SE NO SEU ESTÁDIO SE FIZER FALTAS DE COMPARENCIA , OS CLUBES QUE ELE QUER LEVAR Á FALENCIA PELOS PEDIDOS QUE FÊZ , SERIA UM TIRO BEM SAIDO PELA CULATRA,  porque quem está perdido disso não passa --------------------------------------------------------------------------------------------------------- falta de comparência dos clubes ao estádio da luz  ,  derrotar outro GOLIAS NA ÉRA MODERNA SERIA  BONITO DE VÊR , PODIA SER QUE NASCESSE OUTRO CLUBE MAIS HUMANO E ORDEIRO TALVÊZ GANHASSE MAIS MAS COM DIGNIDADE NÃO FICAVA MELIMNDRADO,,,,,,,   FIM AOS CLUBES CORRUPTOS COMO SE FÊZ  AOS PAIZES COM AS MESMOS IDEAIS DESTE BENFICA  --- FRANÇA DE NAPOLEÃO- ALEMANHA DE HITLÉR. AMÉRICA DOS $$$$$$$- E O SEU EXEMPLO MÁXIMO  COM ÁGUIAS E TUDO ---- UM POR TODOS E TODOS POR UM------------- ROMANOS-----   É ESTE O EXEMPLO QUE   L.F.V. QUER -------------------------------------  SÓ NÓS---- POR NÓS---- SEMPRE NÓS---  E NÓS A DOMINARMOS COM FOME E POBRESA SOBRE  VÓS------     VIVA PORTUGAL E AS PESSOAS DE BEM ACORDEM PARA A VIDA

Artigo com Assuntos misturados

Quanto as escutas ...

 

 O que lá se ouve é muito grave e os adeptos do FCP continuam a assobiar para o lado e falam de tudo menos disso.

 

Continuam a querer ser geridos por aquelas pessoas e a ganhar daquela maneira.

 

Os adeptos do SCP ainda são piores pois não se insurgem contra o facto de ter sido também roubados ao longo dos anos.

 

 

Embucha!

So perdedores natos se podem iludir a si proprios ao culpar tudo e todos das suas proprias insuficiencias. "Ganhar daquela maneira" e que outra maneira havera de ganhar que nao seja a nossa superioridade em campo como demonstrada  a todo o mundo nessas muitas(epicas) jornadas europeias.Uma champions league uma taca UEFA uma Taca dos campeoes dois campeonatos do mundo de clubes uma supertaca europeia,para nao contar com os multiplos campeonatos nacionais assim e tacas de Portugal.Sera que corrompemos todos os arbitros europeus,a UEFA e a FIFA? a inveja e um sentimento muito feio..... particularmente quando tivemos ao "leme" do nosso clube por anos e anos,presidentes cadastrados e que com sucesso vos continuam a vender a banha da cobra e a deitar areia para os vossos olhinhos nao tao inocentes.......porque sera que as tais "escutas" tao atempadamente veem a ser noticia? sera por voces estarem em primeiro lugar? NAO! sera por em sete jogos estarem a sete pontos do Porto? SIM! sera por se estar a aproximar um Porto SLBosta que podera decidir este campeonato?SIM!  

Comunicado de Mourinho

Ainda sobre uma das recentes escutas relativa ao tal delegado Paulino e à camisola rasgada de Rui Jorge, descobri um interessante comunicado feito na altura por José Mourinho.

 

Destaco este parâgrafo onde o "special one" exige que Paulino rectifique a passagem do relatório:

 

«Se o não fizer serei obrigado a mover-lhe um processo crime e com a revolta e frontalidade que situação gravosa exige, dizer-lhe publicamente: o senhor é um MENTIROSO - não me viu rasgar a camisola, repito o senhor é um MENTIROSO. Digo-lhe aqui e em qualquer lugar, o senhor é um MENTIROSO.»

 

http://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/09/comunicado-do-...

 

rábolas

escrevo onde quero e como quero , e eu digo rasgou e convido o mourinho a provar que não rasgou , ou então serei obrigado a fazer um processo crime a mourinho por ser mentiroso,,   negar o que fêz não é digno 

A questão não é mourinho ter

A questão não é mourinho ter rasgado ou não a camisola do rui jorge.

 

A questão é se o delegado viu ou não isso acontecer?..

 

Pelo que parece foi o bettencourt a relatar os factos e a "encomendar" o tal conteúdo do relatório ao paulino que mesmo não vendo fez de conta que viu.

Olha que não , olha que não

o que se ouve nas escutas é o Adelino Caldeira a dizer ao PC que o Mourinho está tramado vai levar pelo menos um mês pois o gajo escreveu no relatório.

 

O PC Diz que o Zé Mário é que conhece o gajo ( delegado que é de Braga) e fala com ele.

 

Depois o Caldeira telefona ao PC a dizer que está tudo tratado e o delegado altera o relatorio e diz que foi o JEB que lhe disse e que ele não tinha visto nada.

 

Alterou o relatório que passou de tinha visto para que lhe tinham contado

 

Mas não passa nada ...

Eu já sei o que o paulino

Eu já sei o que o paulino escreveu no relatório e sei que depois escreveu uma adenda dizendo que foi o JEB que lhe contou. São factos.

 

Também já ouvi a dita escuta e sei que foi preciso pressioná-lo ou coisa do gébero para ele alterar a sua versão.

 

A minha questão é simples.

 

Quem nos diz que a sua versão original é verdadeira?

 

Quem nos diz que ele não escreveu a primeira versão em função do que lhe disse JEB e só depois pressionado corrigiu isso?

 

Porque razão JEB depois de ter sido acrescentada essa adenda que longo na altura foi conhecida, não negou ter sido ele a fonte de informação do delegado?

 

Se te lembras da guerra entre porto e sporting por causa desse caso, certamente que não acreditas que o clube de alvalade iria deixar escapar esse facto e essa referência ao dirigente do sporting.

Resumindo: Com todas as

Resumindo: Com todas as evidências que levam a um racionio fácil e lógico, sentes maior inclinação em acreditar no cenário mais artificial e improvavel. Contudo, quando os personagens são outros...

Esse comentário é para

Esse comentário é para mim?..

 

Artificial e improvável porquê?

 

Então responde-me tu às questões que eu coloquei relativamente à ausência de reacção do sporting e bettencourt perante a adenda, e à extrema confiança de mourinho ao acusar o delegado de mentiroso, negando que ele alguma vez tenha o visto rasgar a camisola do rui jorge?..

Explico com uma

Explico com uma analogia:

Ouves o alarme da ourivesaria a tocar, vês o vidro da loja partido e um indivíduo com as joias na mão e questionas: Será que não se enganou no horário de abertura?

Pois, eu já percebi que só

Pois, eu já percebi que só sabem desviar o assunto ou dizer sempre o mesmo.

 

Fiz 2 simples perguntas sobre o tema e ninguém me consegue responder.

Mas tu acreditas mesmo naquilo que estás a escrever. Sabes por acaso quem era o delegado ao jogo pela parte do Sporting?

 Eu não vou adiantar muito mais porque não vale a pena mas no entanto desminto categóricamente tudo o que tens estado a escrever sobre este assunto. Defender o seu clube nada a dizer, agora defendê-lo com mentiras, isto é que não.

 

 

 

Mentiras?..   Eu estou a

Mentiras?..

 

Eu estou a apresentar factos.

 

O delegado ao jogo por parte do sporting era o bettencourt. E depois?

 

Quem te diz a ti que o paulino viu o mourinho a rasgar a camisola do rui jorge?..

 

Estava lá pra ver?

 

Porque razão o mourinho tinha confiança absoluta que o paulino nunca poderia ter visto o que disse que viu?..

Eu vou-te responder a todas as perguntas

Estava lá pra ver? Sum estava mo estádio mas como é lógico não me encontrava no local dos acontecimentos. Mas não foi necessário estar no local para saber toda a verdade do que aconteceu.

E sei toda a verdade porque há mais ou 3/4 anos ela me foi contada por uma pessoa que presenciou tudo.

Esta pessoa é nada mais que o técnico de equipamentos Paulinho, jovem que eu tenho o prazer de o conhecer desde o 1º dia que entrou em Alvalade para ficar.

Paulinho é uma pessoa que todos adoram sejam atletas do clube, sejam ex atletas do clube, sejam adversários, sejam agentes do futebol. A única pessoa que não gosta do Paulinho é o vosso presidente porque o Paulinho é tudo aquilo que o vosso presidente não tem categoria para o ser, é honesto, é puro, é leal e não é mentiroso.Sim não é mentiroso e, podes perguntar a quem o conhece bem, se alguma vez o ouviu dizer alguma mentira. Neste momento até o podes fazer bem pois tens aí pessoas que passaram muito tempo ao lado dele.

Esta é a maior justificação para contrariar o que tens vinso a dizer e todos os teus factos.

 

O delegado ao jogo por parte do sporting era o bettencourt. E depois? Mais uma vez errado amigo Zé. O delegado do Sporting foi o Miguel Ribeiro Teles, o JEB como sempre o fez viu o jogo no relvado mais própriamente à entrada do tunel.

 

Quanto às restantes perguntas o diálogo que irei colocar é o facto mais real que pode existir e que só um doente não consegue ou não quer interpretá-lo de forma justa.

 

"PINTO DA COSTA Horas depois do caso Mourinho, Antero Henriques, dirigente da SAD, prepara com Pinto da Costa as primeiras explicações para negar os insultos de Mourinho e o caso da camisola rasgada.

Antero Luís (A) - Foda-se! Não dormi um caralho! Estou com uma enxaqueca, pá.

Pinto da Costa (PC) - Filhos da puta.... [...] Tínhamos morto esta merda ontem [...]

A - Embora eu ache que o Mourinho, no final, também se exaltou muito!

PC - É, um bocado.

A - É! Aquela história de dizer que o Rui Jorge morreu em campo e...

PC - Ele disse aonde?

A - Ele diz que disse cá em baixo, disse cá em baixo, junto a... quando estava a malta toda ali! Mas eu liguei para a 'Bola' e para o 'Jogo' a desmentir! A dizer que ele estava a dizer que era mentira!

PC - Não, não! Não... não é desmentir! A gente tem é de processar o gajo que diz! [...]

A - É... e em relação à camisola, também tem de se arranjar ali uma tanga, presidente!

PC - Arranjar que ele foi provocar para a porta do balneário!

A - É. E que o Mourinho disse que: "Esta camisola é indigna de ser trocada. Porque se a tivesse rasgado não a mandava outra vez para o balneário do Sporting." [...] É! Temos de arranjar aí uma tanga, senão saímos por baixo desta merda toda.

PC - Mas já falou com o Mourinho, não?

A - Não, não, não. Vou agora com ele ver o Rio Ave, agora, às quatro horas!

PC - É... mas diga-lhe, é pá! Ele que não preste dec... diga-lhe só...

A - Não, por isso é que vou com ele! Por isso é que vou com ele!

PC - E amanhã é um processo-crime contra...

A - É...

PC - Esse Bettencourt e os jornais carago!

A - É que esse gajo é mesmo um cobarde!

VALENTIM LOUREIRONo dia 2 de Fevereiro, Pinto da Costa toma conhecimento de que Mourinho terá um processo disciplinar e que não haverá qualquer processo contra Liedson, jogador do Sporting, que alegadamente teria agredido Jorge Costa. Zangado, liga para Valentim Loureiro a pedir explicações.

Valentim Loureiro (VL) - Estou!

Pinto da Costa (PC) - Sr. presidente, como está?

VL - Ilustre amigo!

PC - Eu estou um bocado fodido com o meu amigo!

VL - Comigo?

PC - Então! Eu falo-lhe no Liedson... o Liedson não apanha nada, põe um processo disciplinar ao Mourinho!!!

VL - Isso ainda não está decidido, pois não?

PC - Está! Então! O processo disciplinar

VL - Eu cheguei agora à Liga [...] Como é que você sabe?

PC - Oh...

VL - Foi algum comunicado?

PC - Estou a dizer-lhe! Processo disciplinar ao Mourinho!

VL - Ó pá, desconheço isso em absoluto! Cheguei agora!

PC - E ao Liedson nada! [...] Vai um gajo à televisão dizer que o Paulino, que o Paulino que é um atrasado mental disse uma coisa e pronto! E o treinador tem um processo disciplinar!

VL - Jorge, eu vou ver isso, está bem?

PC - Está!ADELINO CALDEIRA Quatro horas depois de ter falado com Valentim, Pinto da Costa recebe um telefonema de Adelino Caldeira, também administrador da SAD, que já conhecia o relatório do árbitro.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Adelino Caldeira (AC) - Estive a ver o relatório, pá... ali há uma coisa complicada! O... aquele cabrão de Braga, o Paulino, sabe quem é?

PC - Sim, sim...

AC - O gajo escreve que viu! A história da camisola! [...] É o que ele escreve, presidente!

PC - Oh!

AC - Pois, está bem! Agora, ó presidente, das duas uma: ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe foram contar... ou se o gajo mantém essa versão no relatório, no mínimo uma semana, no mínimo!

PC - É um filho da puta! [...] Quem se dá.... quem se dá bem com ele é o Zé Mário!

AC - Ó presidente, quer que eu fale com ele?

PC - O Zé. Eu falo com o Zé Mário!

AC - É que... atenção! Ou o gajo chega lá... o gajo, o gajo não chega lá a dizer que viu! Porque ele... porque ele, depois diz a seguir: e quanto à afirmação veio contar-me o Bettencourt! Portanto!

PC - Ah!

AC - ...o que se presume que ele viu! Agora o que ele pode dizer - como está lá escrito no relatório! - "Não, a mim também me contaram!"

PC - Pois.

AC - Ó pá! É tão simples quanto isso! É que se não aquilo dá um mês de pena mínima, no caso dos treinadores é reduzido para 25 por cento!... é pá, que dá um mínimo de uma semana... [...] Não tem hipótese nenhuma mas... ó pá, pode dar e depois e... estes cabrões ... pode dar sempre duas a três semanas. E se eles derem por exemplo três meses - por causa do passado do Mourinho! - ou quatro... 25 por cento é um mês não é? [...]

PC - É... mas eu falo com ele amanhã.

PINTO DA COSTANo dia seguinte, 4 de Fevereiro, Pinto da Costa e Antero falam logo pela manhã. Antero Henriques está preocupado com Mourinho que entende não ter recebido a necessária solidariedade dos dirigentes portistas.

Pinto da Costa (PC) - Estou!

Antero Henriques (A) - Devia ir a Gaia, que o gajo está todo atrofiado!

PC - Porquê? Lá por causa...

A - Estive agora a falar com ele, diz que não sente da parte do clube... uma defesa que vai... que vai... vai avançar sozinho!

PC - Não sente, da parte do clube?

A - Não!

PC - Uma grande defesa???

A - Disse-lhe: "Ó pá, isso não tem jeito nenhum!" ...diz: "Ó pá, mas pronto! Não, não sinto uma solidariedade pá... as pessoas vão dizer que... pá... pede desculpa ao Sporting" e o caralho... [...]

PC - Não! Nós já ontem pusemos uma coisa no site...

A - Eu sei, eu sei, eu sei. Mas ó presidente, eu acho que devíamos ir com uma queixa-crime para cima do delegado da Liga se fosse possível!

PC - Isso é a minha ideia!

A - Se fosse possível... falar com o Adelino, se é tecnicamente possível... Avançar já com essa merda!

VALENTIM LOUREIRO  Minutos depois de terminar a conversa, Pinto da Costa telefona a Valentim e ameaça que os jogadores não vão à Luz se Mourinho for punido. A intenção no entanto nunca existiu, como se comprova em outros telefonemas.

Pinto da Costa (PC) - Eu precisava de falar consigo porque isto está a tomar proporções que vai dar uma bronca do carago!

Valentim Loureiro (VL) - Então?

PC - Eu estou aqui no centro de estágio... e os jogadores estão reunidos...

VL - Hum...

PC - e querem faltar ao jogo da Luz!

VL - Faltar?

PC - Sim...

VL - Oh!

PC - Perdem os três pontos, não há problema!

VL - Oh, oh, oh.

PC - Não querem e o Mourinho vai processar judicialmente o delegado da Liga! Já entregou a um advogado!

VL - Hum... Você vem para baixo?

PC - Eu... eu estou aqui, estou a falar com eles... estão reunidos [...] Depois vou para a torre das Antas!

VL - Então ligue-me, lá para o meio-dia.

ANTERO HENRIQUES O actual número dois do Porto depois de se reunir com José Mourinho liga a Pinto da Costa a contar-lhe o estado de espírito do treinador. Por sua vez, Pinto da Costa relata a Antero a conversa com Valentim e conta-lhe que disse que os jogadores ameaçavam não ir à Luz.

Pinto da Costa (PC) - Esteve com o homem?

Antero (A) - [...] Ele está um bocado atrofiado... mas ó presidente, ele também é incoerente, percebe? [...] Como é que correu com o Major, presidente?

PC - Ó pá, disse-lhe que havia a bomba de podermos dia 14 .... faltar! Ele entrou em pânico ... e eu disse-lhe: "Ó Major, eu sei que não adianta nada, mas pelo menos, olhe, vamos ter a oportunidade de dizer ao mundo do futebol porque é que temos de fazer isto!"

ADELINO CALDEIRA Terminado o telefonema com Antero, Pinto da Costa telefona a Adelino Caldeira e conta-lhe da ameaça de não jogarem com o Benfica. Ao administrador da SAD, Pinto da Costa diz que aquilo não passou de uma tanga e que serviu para assustar Valentim. Caldeira promete ligar depois ao Major a meter "veneno" sobre a mesma matéria. E no dia seguinte volta a ligar a Pinto da Costa porque já "conseguira" mudar o relatório do observador.

Adelino Caldeira (AC) -Ameaçou com o Estádio do Benfica?

Pinto da Costa (PC) - Exacto, fiz uma tanga quando estava a falar com ele, de modo que o gajo ficou em pânico. [...]

AC - O relatório, segundo o relatório, diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Portanto melhor que isto é impossível!

PC - É impossível, está bem! [...]

AC - Portanto o relatório limpa tudo completamente, OK?

PC - OK.

AC - Diz exactamente isso. Claro que o gajo vai ser sacrificado, se calhar vai ter de lhe deitar a mão, mas também o gajo foi um filho da puta, escreveu primeiro portanto... que se lixe, né?

GOMES DA SILVA Adelino Caldeira diz a Pinto da Costa que falou com o juiz Gomes da Silva, da Comissão Disciplinar da Liga, porque Mourinho só podia ser ouvido após ter recebido a nota de culpa.

Adelino Caldeira (AC)- Antes do sr. ligar pedi uma chamada para o Gomes da Silva. Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. Porque eu quero que ele seja acusado só naquele artigo que dá multa, que foi o que nós combinámos.

ANTERO HENRIQUES: INCIDENTES DESMENTIDOS AOS JORNAIS"Ele disse cá em baixo, junto a.... quando estava a malta toda. Mas eu já liguei para a 'Bola' e para o 'Jogo' a desmentir! A dizer que era mentira!"

CALDEIRA QUER MUDAR DEPOIMENTO"Ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe vieram contar [...] ou se o gajo mantém a versão é uma semana no mínimo.

"PINTO DA COSTA: AMEAÇA DE BOICOTE NA LUZ"Fiz uma tanga [os jogadores não irem jogar à Luz] quando estava a falar com ele de modo que o gajo [Valentim] ficou em pânico.

"J. BETTENCOURT: RELATÓRIO FOI MUDADO"O relatório limpa tudo [...] diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Melhor era impossível.

"GOMES DA SILVA: COMBINAR COM JUIZ DATA DA AUDIÇÃO"Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. [...] Foi isso o que nós combinámos"

NOTASINQUÉRITO EM CURSO Carlos Teixeira, procurador de Gondomar, considerou que as escutas que o CM divulga hoje configuravam suspeitas do crime de tráfico de influências. O inquérito ainda está a correr.

CONDUTA VIOLADORA A Comissão Disciplinar da Liga concluiu que os incidentes em Alvalade eram reveladores de "conduta violadora de deveres elementares". Mourinho foi castigado com dez dias de suspensão.

CONSCIÊNCIA Os elementos da CD Liga concluem ainda que o técnico do FC Porto, José Mourinho, agiu com "consciência da ilicitude" e "censurabilidade da sua conduta".

JUIZ NEGA EMPREGO António Mortágua, um dos juízes apanhado nas escutas do 'Apito Dourado', negou ontem ao CM que o filho tenha alguma vez trabalhado na Câmara de Gondomar.

CAMISOLA RASGADA O Relatório da Comissão Disciplinar da Liga deu como provado que o roupeiro do FC Porto regressou do balneário portista com uma camisola do Sporting rasgada."

Abraço

Meu amigo, não estarás a

Meu amigo, não estarás a confundir "Paulinho" roupeiro do Sporting com "Paulino Carvalho" delegado da Liga que elaborou o relatório?..

 

Eu nunca me referi ao Paulinho, roupeiro, nestes meus comentários.

 

Eu já li e ouvi as escutas e também acredito que a camisola foi rasgada por Mourinho e que ele desejou a sua morte, e que pinto da costa e afins fizeram pressões para que o relatório fosse alterado. Neste caso acrescentado uma adenda com o conteúdo que conhecemos.

 

Continuo é sem ver esclarecido o porquê de ninguém do sporting ter reagido ao facto de se acrescentar uma adenda negando a primeira versão e onde é referido o nome de bettencourt.

 

E tb continuo sem ver provas inequivocas que o tal delegado da liga assistiu ao rasgar de camisola e que não se limitou a escrever tal facto simplesmente porque lhe contaram.

Não estou a confudir não

Não estou a confudir não senhor. Falei do meu amigo Paulinho porque foi ele que me contou o que aconteceu.

 

Porque razão é que o Sporting iria reagir se o Bettencourt não foi ofendido?

 

O homem muda de versão depois de ter sido pressionado tal como se pode ver através da escuta e as dúvidas ainda continuam. Ok

Se bem te lembras criou-se

Se bem te lembras criou-se uma mini-guerra entre porto e sporting por causa desse acontecimento.

 

O delegado Paulino ao acrescentar essa adenda pôs em causa a veracidade do que tinha relatado no relatório, pois afinal não tinha visto nada e só se baseou naquilo que lhe contaram.

 

O minimo que o sporting deveria ter tido era que, ou o bettencourt não lhe disse coisa nenhuma ou então sabiam que o delegado tinha visto e por isso era óbvio que estava a mentir e que essa adenda era falsa.

 

Não percebo como é que deixariam escapar uma coisa destas. Ou então foram coniventes com essa suposta mentira.

 

Será que foi mesmo assim?..

 

Ou será que apesar de todos os agentes envolvidos saberem o que aconteceu nesse pós-jogo, não há a garantia que o delegado tenha assistido ao acto em si?..

 

Porque razão José Mourinho tinha a convicção absoluta que o delegado não poderia ter visto o que disse inicialmente que viu?..

Esta mini guerra tinha razão

Esta mini guerra tinha razão de ser  porque alguem do Porto tinha danificado um simbolo do Sporting.

 

Agora continuo a não perceber o porquê de continuares a bater na mesma tecla que o delegado não viu nada. Lê com atenção a escuta, lê o que os dois directores do teu clube dizem sobre o assunto e de uma vez por todas tira isto da cabeça.

 

Este pequeno texto chega.

 

Adelino Caldeira (AC) - Estive a ver o relatório, pá... ali há uma coisa complicada! O... aquele cabrão de Braga, o Paulino, sabe quem é?

PC - Sim, sim...

AC - O gajo escreve que viu! A história da camisola! [...] É o que ele escreve, presidente!

PC - Oh!

AC - Pois, está bem! Agora, ó presidente, das duas uma: ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe foram contar... ou se o gajo mantém essa versão no relatório, no mínimo uma semana, no mínimo!

PC - É um filho da puta! [...] Quem se dá.... quem se dá bem com ele é o Zé Mário!

AC - Ó presidente, quer que eu fale com ele?

PC - O Zé. Eu falo com o Zé Mário!

 

Por amor de Deus, mais explicito não podia estar.

E??????????   «O gajo escreve

E??????????

 

«O gajo escreve que viu!»

 

Exactamente o que eu venho a dizer. Em lado nenhum se demonstra que ele efectivamente viu alguma coisa.

 

Eu sei perfeitamente que houve pressões para que ele escrevesse a tal adenda, mas quem nos diz que quando ele diz que viu, não o fez apenas porque foi indicado para tal?..

 

E continuas sem me responder à questão do Mourinho. Porque razão o Mourinho tinha a certeza absoluta que o paulino não tinha visto nada?..

 

E porque razão o sporting a saber que o delegado "mentiu" deixou passar isto em claro?..

 

Continuas sem ter respostas. Tu e todos com quem eu tenho debatido este tema.

E continuas sem me responder

E continuas sem me responder à questão do Mourinho. Porque razão o Mourinho tinha a certeza absoluta que o paulino não tinha visto nada?..

 

Zé eu sou uns anos bons mais velho do que tu, já passei muito nesta vida, mas de uma coisa eu estou acerto, não me sinto a pessoa mais inteligente do mundo.

Tenho por ti um grande apreço e tenho-te por uma pessoa inteligente mas, não penses tu ou alguem, que eu sou algum burro.

 

O homem disse que viu, a partir daí não tem que explicar mais nada a ninguém.Agora quem quiser ter a certeza que ele viu ou não só tem uma coisa a fazer, investigar.E por aquilo que eu e todos aqueles que queiram analisar as coisa a bem interpretamos, é que os dirigentes do Porto também sabem que ele viu e, por isso, não procuraram fazer algum desmentido.Usaram foi a arma que vinham usando durante todo aquele periodo de tempo.

 

Mourinho. Tu deves continuar a brincar comigo ou então tomaste alguma coisa que te parou o cerebro.

Porque razão o Mourinho tinha a certeza absoluta que o paulino não tinha visto nada?..A razão é igual aquela de ele ter dito que não tinha rasgado nenhuma camisola e não tinha desejado a morte ao jogador. Teve azar, até os próprios dirigentes do seu clube o confirmam.

Sabes o que isto representa? É que o Mourinho é um mentiroso, um homem sem palavra.

 

E porque razão o sporting a saber que o delegado "mentiu" deixou passar isto em claro?..

 Mas quem te disse a ti que o Sporting deixou passar em claro? O Sporting naquela altura repudiou atitude do delegado só que já não havia muito a fazer porque seria sempre a nossa palavra contra a palavra do delegado.Isto para não dizer que estavamos na altura do Porto ter o dominio total em todos os sectores do futebol.

Fico satisfeito por ver que

Fico satisfeito por ver que finalmente alguém me respondeu com o bjectividade.

 

1) o Mourinho é mentiroso

 

2) o o sporting repudiou a atitude do delegado mas não havia nada a fazer

 

Registo estas tuas respostas e considero-as válidas.

 

Faço apenas mais uma ou duas questões..

 

Onde estão as imagens que o sporting disse que tinha do Mourinho a rasgar a camisola do Rui Jorge?

 

Porque será ameaçaram mostrá-las mas nunca o fizeram?

 

Não será que estas supostas imagens esclareciam por completo não só que o Mourinho tinha rasgado a camisola mas também quem tinha assistido a isso?

 

abraço

Caso elas existem é lógico

Caso elas existem é lógico qie seriam a melhor prova mas, será que elas exitem mesmo, ou seria também uma forma de fazer pressão.

Esta é uma questão que penso que dificilmente algum dia tenha resposta.

Tu...

...não podes ser assim tão ingénuo, Zefil...

 

Até me dei ao trabalho de ver onde é que ia parar esta conversa.

 

Não podes ser assim tão ingénuo.

E não me venhas com as tretas de falta de argumentos e afins, com as quais gostas muito de brindar quem tenta falar contigo de evidências.

Dar a volta a conversas todos conseguimos fazer...saber que se tem as respostas para as nossas perguntas nas próprias perguntas e mesmo assim não saber responder...é que já é preciso ter "talento"...

Se quiseres responde-me tu às

Se quiseres responde-me tu às questões que eu fiz.

 

São simples e objectivas. Não percebo a dificuldade que todos vós têm em responder.

A objectividade...

...das tuas perguntas resvala na evidência das respostas (que aliás o polo fez questão de replicar de forma incisiva)...mas pelos vistos é algo que não está ao alcance de certos adeptos, em particular quem apoia de azul e branco.

 

Caso tivesses a decência e o bom senso de confirmar o que tu até sabes ser verdade, ao invés de te permitires fantásticos jogos de cintura para defender o indefensável...

 

...mas não pareces ter, ainda que a espaços reveles um discernimento apreciável relativamente a certas temáticas. Contanto que elas não belisquem o grande timoneiro.

Aí o meu amigo fica um bocadinho cego...