Benfica: vem aí um ano decisivo | Relvado

Benfica: vem aí um ano decisivo

OPINIÃO - Afinal, a passagem de testemunho na hegemonia do futebol nacional do FC Porto para o Benfi
 

A frustração sentida por todos os benfiquistas por estes dias é, além de compreensível, legítima. O fulgor evidenciado pela equipa de futebol na época passada deixava antever grandes voos para esta. Não foi por acaso que Luís Filipe Vieira chegou a prometer que o Benfica iria ganhar a Liga dos Campeões – a promessa fazia sentido, tão grande tinha sido a qualidade evidenciada e a superioridade encarnada em 2009/10. E no entanto…

Há muitos anos que não se via um Benfica como o da época passada. Melhor do que os adversários em campo, com uma atitude ganhadora que as gerações mais novas nunca tinham visto, com estrelas de campeonatos internacionais, como Saviola, Aimar ou Javi Garcia, a brilharem em campo, com dinheiro para contratações. Na mente dos adeptos e dirigentes estava uma certeza: o ciclo de domínio absoluto do FC Porto, consubstanciado por 17 títulos nacionais nas 25 temporadas anteriores, tinha chegado ao fim. Começava a era da águia que, com Jesus ao leme, iria dominar o panorama nacional e lutar de igual para igual com os grandes da Europa.

A pálida imagem dada pelo FC Porto, desde cedo relegado para o terceiro lugar, ultrapassado pelo Sporting de Braga na luta pelo título, órfão de Lucho e de Lisandro, ajudava ao clima de euforia na Luz. O último ano de Jesualdo Ferreira à frente dos azuis-e-brancos, com túneis ou sem túneis, tinha sido um dos piores da história recente e parecia evidenciar que a máquina do FC Porto estava emperrada e que os dragões tinham encontrado finalmente um adversário capaz de os vencer.


Euforia fora de tempo

Mas a euforia, já se sabe, é má conselheira. E foi com grande estupefação que os benfiquistas viram a sua equipa perder a Supertaça para o rival do norte, e entregar-lhe o título logo nas primeiras semanas de competição. Afinal, o guião que lhes tinha sido vendido estava errado: a passagem de testemunho do FC Porto para o Benfica não estava a acontecer. Pelo contrário. A nível internacional, a curta presença na Liga dos Campeões revelou-se um pesadelo. E o final da temporada foi penoso, com a goleada para a Taça de Portugal, em casa, e com a eliminação da Liga Europa, encarada como possível ajuste de contas, às mãos do Sporting de Braga.

A próxima época é, pois, decisiva. Os adeptos querem perceber, e rapidamente, se esta temporada representou um mero solavanco no prometido regresso do Benfica à hegemonia do futebol nacional ou se, pelo contrário, foi a anterior que significou um acidente de percurso no domínio – “cultural”, nas palavras de André Villas-Boas – do FC Porto.

Acresce que para o ano a concorrência tem armas novas. O Sporting, independentemente do treinador, apresenta-se com uma estrutura do futebol profissional com provas dadas; o Sporting de Braga tem argumentos financeiros conquistados com a soberba campanha europeia; e o FC Porto, bom, é a máquina poderosa e eficaz de sempre.

Luís Filipe Vieira está a refletir este fim de semana. Tem, sem dúvida, motivos para isso.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

esta administração está a matar o benfica

nao entendem que a falta de humildade é o seu principal adversário há mtos anos. o facto de continuamentedizerem que são os maiores, os melhores, o melhor futebol, etc etc etc, quando sao tudo mentiras. isso joga tudo contra o benfica. o benfica já não é importante há muitos anos. e enquanto não se capacitarem disso e arregaçarem as mangas, vão sontinuar a falhar. olhem só a champions deste ano. foram o bobo da festa. humildade amigos... que o benfica n tem e é o seu cancro. para ser grande é preciso se-lo. não basta dize-lo. bom fds a todos

Mais do mesmo

É interessante um clube que tem o maior número de sócios e como tal um confortável encaixe de quotas, que diz ter vantagem e facilidade a gerar receitas, que tem a comunicação social toda a seu favor, que segundo diz tem o maior número de apoiantes, que gera no marketing uma considerável soma, ir a caminho dos 600 milhões de passivo e desportivamente ser o que é.

O mais interessante é muitos ainda considerarem que têm uma boa gestão ou pelo menos melhor que a do Vale e Azevedo (e vejam logo o marco de comparação!) e que ao fim destes anos todos com estes resultados e frustrações ainda vão no bom caminho (porque outro qualquer seria pior).

É um consolo para quem não é benfiquista assistir a isto tudo de fora com a evidência que se destaca mas para todos os interessados directos nada disto parece ser visto ou compreendido.

Para exemplo de comparação basta ver que este clube já jogou com camisolas cor-de-rosa e para a maioria estava tudo muito bem (até porque o Roma também o tinha feito...).

"O que tu queres sei eu"

Gostaria de poder dizer-lhe a verdade das contas consolidadas dos clubes/grupos empresariais SCP e FCP, infelizmente o Sporting apenas constituiu uma comissão para realizar a auditoria que deverá produzir resultados nunca antes do final da época 2011/12, segundo declarações do actual presidente.
No que ao clube com o gestor mais categorizado pela "comunicação social benfiquista" diz respeito, não existe sequer uma previsão de auditoria ou noticia de que os sócios queiram ser esclarecidos. O FCP não apresenta dados relativos a grande parte do seu universo de empresas participadas mas os sucessivos financiamentos que acompanham as anuais mais-valias parecem suceder-se. Não têm sido suficientes as receitas durante épocas a fio de êxitos, nem a antecipação de receitas com a renovação do contrato de direitos de transmissão, pois ainda após a eliminação do SLB(da Euroliga) anunciou oportunamente mais um empréstimo de 10 milhões.
Os dados do meu clube estão exibidos publicamente e consolidados, coisa que os meus vizinhos sportinguistas apenas agora sentiram ser importante, não vou sequer perder tempo a corrigir mentiras, quem quiser, em qualquer altura pode confirmar toas as contas do Benfica.
Porventura interessa fazer passar uma realidade paralela, esse tipo de contra informação é muito util a pessoas "sérias" como o Vale e Azevedo e outros com comportamentos muito, mas muito piores.
Quem será esse maroto...

Triste mas benfiquista, ambicioso contudo idóneo!

"Não foi por acaso que Luís Filipe Vieira chegou a prometer que o Benfica iria ganhar a Liga dos Campeões"...

São meias verdades lucrativas como esta que por mais que as repitam, não nos retiram da realidade, fá-lo-ia se a maioria desconhecesse a situação financeira do SLB, ora como temos contas consolidadas de todo o Grupo Benfica, temos acesso à situação para sobre ela nos pronunciarmos.
Não existe tal coisa como anos decisivos, pelo menos para clubes como o meu, onde o sucesso desportivo é ambicionado mas exigido, é sobretudo espectáculo.
O Real Madrid, clube da mesma "cêpa desportiva e social" já despediu treinadores vencedores por ambicionar o essêncial entretenimento para as suas cores. No meu clube isso já sucedeu várias vezes na sua gloriosa história também!
Para o ano é decisivo conseguir fazê-lo("jogar bonito") por mais jogos do que nesta corrente época tem sido possivel, será prioritário não permitir factores de pressão exógena logo no inicio das competições por forma a possibilitar tal trajecto. Como?
Claro que vencendo e orgulhando seus apoiantes com o espectáculo do seu futebol de ataque com apenas um Médio Defensivo.
Os meios para, sim, foram uma promessa do 1º mandato do actual presidente, decisiva será a negociação de direito televisivos em curso para finalmente o clube deixar de necessitar de Mais-Valias e inclusive passar a ter receitas superiores às despesas. Esse é contudo objectivo de médio prazo.
Temos jogadores maravilhosos no plantel, outros emprestados para se valorizarem, nas camadas jovens inúmeros talentos futuros e excelente organização estrutural com o respectivo capital humano de mérito reconhecido por evidências(para os que querem vêr).
Não é verdade que tanto presidente como director desportivo ou até treinador tenham prometido o que quer que fosse. Mostraram-se convictos, esperançados e legitimamente do meu ponto vista! Quer pelos meios, tanto pelo trajecto.

Não foi o Benfica que prometeu, nem poderia de resto fazê-lo, seria desonesto no mínimo do ponto de vista intelectual, seja a vivos ou mortos.
Mas cada um acredita no que quer, eu não abdico do pragmatismo, considero-o vital na actual conjuntura o que não invalida que possamos ambicionar apesar de comprovadamente incomodar muitos invejosos.

memória selectiva

Muito esquecido anda do "Vamos ter mais um ano de magia", do "Sabemos que somos os melhores", do Vamos ganhar a Liga dos Campeões", do "Este é o ano do bi", e bem recentemente "Vamos ganhar a Liga Europa".
Toda esta prosápia desmesurada que nem parece de uma equipa responsável que no mínimo deveria saber respeitar os seus adversários e os imponderáveis do jogo.
Mas não, é sempre mais do mesmo: ainda me lembro de estarem a ser apurados por milagre no último minuto para a Liga Europa e as declarações não se fizeram esperar: "É para ganhar". Claro que não podem ser tomados a sério porque não têm postura de grande clube e sempre se expõem ao ridículo que leva a estas frustrações.
Depois a vêm pessoas como o bigbrotherx tentar tapar o sol com a peneira e tentar distorcer a realidade. Não me admirava que fosse um clone do Rui Gomes da Silva ou outros que tais incapazes de ver a evidência.
Mas tanto melhor para o clube com que simpatizo porque isto só significa mais do mesmo nos anos que se seguem.
E a culpa há-de ser da fruta, dos árbitros, do Pinto da Costa, do Olegário e do Xistra, da bola que é redonda, do sistema, dos jogadores emprestados ás selecções, da conjugação dos planetas, da relva molhada, do bandeirinha e do fora-de-jogo, dos treinadores, do jogador que jogou á esquerda e devia jogar á direita ou vice-versa, de tudo o que sirva para mascarar e iludir a incompetência que se repete ano após ano de uma gestão que se pretende muito boa mas que só os maus não a deixam ter resultados. E lá vão dez anos do mesmo e muitos mais para vir.
E ainda bem para os rivais porque só quando chegar uma geração diferente á gestão do vosso clube que não esteja marcada por frustrações e animosidades baixas é que vão poder começar a lidar com os vossos problemas.
Mas para isso ainda falta muito.

Seja bem-vindo a este fórum

Saúdo a sua entrada neste fórum. É salutar encontrar user novos e com discursos sérios.

Contudo, no âmbito de rivalidades salutares, dizer que o SLB tem jogadores maravilhosos, é verdade que tem 2/3 jogadores, mas de resto se fossem assim tão maravilhosos o clube não teria os resultados que está a obter esta época.. verdade??

2011/12 será um ano muito complicado e arriscado..

Face à situação económica em que os país vive, para o ano será um ano fundamental para todos os clubes nacionais. Para muitos clubes nacionais, o principal irá ser o SOBREVIVER, ponto final.

Para os 3 grandes, para além da situação financeira, coloca-se o problema da gestão das expectativas.

O FCP, de grande época (mesmo que termine só com o campeonato e Supertaça), tem a necessidadae de se voltar a impôr internamente. O problema principal, será o de garantir a continuidade de certos jogadores e conseguir novamente motivá-los de modo a obter todo o seu potencial.

Para o SCP, é o primeiro campeonato da nova Direcção. A obrigação de mostrar resultados é imensa, e face às contigências financeiras (O SCP continuará fora da LC), a aposta monetária tem que ser imperativamente compensada desportiva e financeiramente. O SCP precisa de 6/7 jogadores de qualidade..

Para o SLB, o objectivo é só um: ganhar o campenato, acima de tudo. Com um passivo elevado e face à necessidade de resfrescar uma equipa que se encontra marcada pelo insucesso deste ano, tem que haver a aposta em sangue novo. Acredito que JJ se menterá no cargo, mas se a época começar mal, terá LFV força para o manter no cargo?? É que agora, a lua-de-mel acabou.. Quanto a jogadores, é óbvio que o melhor jogador do SLB, Coentrão, será vendido e vai ser necessário despachar Kardecs, menezes, Luis Filipes, etc.. Por isso, como financeiramente esta situação será gerida??

Por isso, considero qu eo ano será importantes para todos. As apostas financeiras têm que ser bem pensadas de modo a não hipotecarem os futuros do clube. Financeiramente não será um ano nada fácil, e este facto não pode ser minimamente menosprezado pelos clubes. Aconteça o que acontecer os dirigentes não podem perder a cabeça..

O Benfica está terminado

O passivo consolidado nuns gigantescos 600 milhões de euros, com serviço de divida de 90 milhões/época, está manietado.

Em 2010, não foi um acidente de percurso, foi o investimento surreal em jogadores e antecipação de verbas através do fundo o que gerou mais valias imediatas e uma óbvia desvalorização dos activos.

Vedetas vendidas com encaixe repartido com o fundo, gerando mais-valias quase nulas e este ano, após mais uns investimentos megalomanos, teve que vender o D. Luiz para pagar ordenados.

Gerir um clube em falência técnica é um problema enorme, ainda por cima com os bancos sem dinheiro para injectar, vão vender oa aneis e contratar a custo zero (onde já vi isto?).

Tempos dificeis se adivinham, volta Vale e Azevedo, estás perdoado.