Benfica e Sporting iguais na falência técnica | Relvado

Benfica e Sporting iguais na falência técnica

 


Benfica e Sporting iguais na falência técnica
As contas do primeiro trimestre das SAD dos três principais clubes, divulgadas entre segunda e terça-feira, revelam Benfica e Sporting com níveis idênticos de falência técnica, a rondar os 18 milhões de euros de capitais próprios negativos.




Bem diferente é a situação do FC Porto, que aproveitando o encaixe com as vendas de Lisandro Lopez, Cissokho e Ibson, saiu do âmbito do artigo 35 do código das sociedades comerciais, ao apresentar 46 milhões positivos de capitais próprios - acima dos 37,5 milhões que representam metade do capital social.

As contas do primeiro trimestre da época 2009/10 revelam definitivamente a dependência dos clubes portugueses da transferência de jogadores. O FC Porto, mais um vez vendedor na última janela de transferências, apresentou um lucro de 23,4 milhões de euros, enquanto o Benfica, comprador, apresentou um prejuízo de seis milhões de euros e o Sporting, habitualmente mais conservador, teve um resultado negativo de 2,3 milhões.




Benfica:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Numa coisa concordo com os benfas

A falência técnica da sad encarnada é assumida e foi previamente anunciada pelos próprios, tendo o aval da maioria dos sócios. Se as coisas correrem para o torto ninguém pode dizer que não foram avisados. Sobre a diferença de plantel e de orçamento entre slb e scp é tuda uma questão de opção e risco. O sporting não se pode queixar de nada, pois se pretender tb pode lançar um fundo de jogadores e daí retirar os respectivos dividendos para reforçar o plantel. É um escolha arriscada mas que pode se feita. Sobre o meu Porto e sobre a questão de depender das vendas milionárias, para ter um enormíssimo orçamento (comparativamente aos rivais) não vejo qualquer problema nisso. É desde há muito tempo a estratégia de gestão de recursos (humanos e financeiros) e não tem dado grandes problemas. Continuamos a conquistar campeonatos - 4 pós-Mourinho -, algumas taças e os apuramentos para 8vos e 4os de final. Se tinhamso a obrigalão de repetir a façanha de Gelsenkirchen?.. Obviamente que não! Sonhamos com isso mas sabemos que dificilmente acontecerá. Barcelonas, Chelseas e Manchesters, enfiam num bolso o orçamento "milionário" do FCP. No dia em que a estratégia de vendas e LC falhar não haverá grande drama. Seremos mais contidos nas receitas e provavelmente não iremos contratar um camião de jogadores à Argentina. Quem sabe não será positivo..

Nojentos

Depois de equilibrar as lutas nos Tuneis com a vinda do Sá, Depois de equilibramos os Palmarés dos dos treinadores com a Vinda do Carvalhal, Agora só nos falta 12 milhões de Euros de prejuizo para equlibramos o prejuizo dos NOJENTOS, A proxima meta será o presidente do SCP ter os mesmos processos crimes que o Javardo do Orelhas.

Re: Nojentos

Para além da escrita escorreita (leia-se merdosa), é um dom conseguir proferir tanta asneira junta com tão poucas palavras. O meu aplauso. Não é para todos...

Re: Benfica e Sporting iguais na falência técnica

nada que admire, era previsivel pois aposta na vertente desportiva implicava investir e nao vender. Mas o dinheiro está lá, em forma de jogador. O porto so nao esta pior porque dispachou o lisandro, lucho e cissoko (65 milhoes) e ainda vai regularmente buscar 20 milhoes da champions. ou seja o porto depende mais destas receita extraordinarias pois tem de longe a extrutura mais cara. Seria catastrofico uma ma epoca desportiva e falhasse o acesso a champions. Ja o benfica, se tem vendido o di maria e o urreta teria invertido esta situaçao de falencia tecnico. Claramente uma aposta ganha, nao vale a pena tentar dizer o contrario para destabilizar pois tudo tem a ver com o timing que é efectuadas as transacoes de jogadores.

Re: Benfica e Sporting iguais na falência técnica

Olha lê lá outra vez o que escreveste..

Re: Benfica e Sporting iguais na falência técnica

o português dele é demolidor...

Benfica e Sporting iguais? Claro que sim......

Dois clubes que já foram grandes(há mais de 30 anos),mas que agora estão subjugados perante o poderio e a superioridade,de um clube ímpar e verdadeiramente Mágico do futebol europeu. Uma não ida à champions destes clubes da segunda circular,pode significar uma grande machadada no futuro destes pobres clubes.Por isso não é de estranhar,os sucessivos ataques que principalmente o benfica tem feito ao Braga.

Re: Benfica e Sporting iguais? Claro que sim......

Engoliste um livro de poesia utópica azul e branca para escreveres o 1º parágrafo, ó Curva? :) E o Benfica atacar o Braga??!! Essa só me deu foi para rir, meu caro... Abraço.

Re: Benfica e Sporting iguais? Claro que sim......

desde que vos apanharam a corromper arbitros nunca mais tiveste um comentario pertinente. parece que perdeste tudo e desde entao destilas odio a tudo. sem etica nem honra perdeste o respeito por ti proprio, e quando assim é, ninguem tambem te respeita.

Re: Benfica e Sporting iguais? Claro que sim......

O Benfica é que tem atacado o Braga? Está certo...

Re: eSTÁS A GOZAR, NÃO?

Não comento o teu primeiro parágrafo porque são os teus habituais lirismos azuis que não levo evidentemento a sério (sempre quero ver em que situação ficam se não se quilificarem para a Champions). agora vires dizer que o Benfica ataca o Braga é demais! Nós é que somos atacados por tudo e por nada! não há semana em que essse clubezinho em bicos de pés não venha atacar o Benfica por uma questíuncula qualquer, e agora até neste caso do jogo deles, em que coberdemente atacaram jogadores do benfica, em que finalmente as imagens provam o quão miserável foi a acção deles e do trio de arbitragem (provavelmente concertadas), se acham no direito de dizer seja o que fora! é o cúmulo da pouca vergonha! Se achas que tudo isso é lícito, então só posso concluir que és a favor da porrada para alcançar os fins. Se o FCP tivesse o mesmo tratamento, já nadavam vocês com o habitual "contra tudo e contra todos" e a porem a culpa no Benfica.

Re: eSTÁS A GOZAR, NÃO?

Desculpa,mas não tens prestado muita atenção as aparições de Vieira nos almoços das casa do benfica. Cumps

Re: eSTÁS A GOZAR, NÃO?

sim, e...? compara-se com os ataquezinhos contínuos do Salvador de há meses para cá? Com as agressões que vocês toleram, talvez a recordar o túnel das Antas? é assim que se ganham campeonatos?

Re: eSTÁS A GOZAR, NÃO?

O Braga sobre Saviola tem toda a razão.Como é óbvio condeno atitudes de violência,agora o papelzinho de anjinhos não vos fica bem.Rosso já viste que problemas nos túneis só acontecem nos jogos do benfica,mas por incrivel que pareça nunca a culpa é vossa ,lol. Cumps

Re: eSTÁS A GOZAR, NÃO?

ele é doente mental, nao vale a pena esgremir argumentos. e do tipo se lhe perguntas porque que o porto corrompeu arbitros, porque que eles iam la a casa ou porque lhes davam prostitutas ele diz que é mentira e fala num calhaboto e num sapo, tipo nem articula bem o discurso as vezes.

Seguro

Nada que apenas uma qualificação directa para a Champions não resolva. Se o caso fosse tão grave como o pintam, o S.L Benfica não teria credibilidade para pedir ajudas financeiras e levaria negas a torto e a direito, e como todos sabemos tal não acontece... Quero é mais 270 mil Euros logo, o resto é assegurar a euforia dos "bipolares".

Re: Seguro

Quando a carapuça assenta na perfeição... Já agora, senhor, que de jovem não tem nada, recomendo-lhe um bom dicionário pois não sabe o real significado das palavras!

Re: Seguro

Os jogadores são activos que servem como garantias bancárias. Logo, clubes com bons jogadores ou que sejam reconhecidos e/ou valorizados pelo mercado nunca terão problemas em garantir empréstimos junto à banca. Aliás, todos os grandes clubes europeus vivem à custa de financiamento externo ( banca ou empréstimos obrigacionistas) e nunca por financiamento interno, já que com lucros decidem distribuir dividendos aos seus accionistas.

Re: Seguro

Lol Boa lógica essa de tentar virar as agulhas... Então mas o Benfica tem crédito porque tem bons jogadores ou... tem bons jogadores porque beneficiou do tal crédito desmedido?? Queres reformular o raciocínio?

Re: Seguro

Jogadores esses que servem eles própios como garantias bancárias. Chega? Ou é melhor completar?

Re: Seguro

Por mim, podes completar à vontade. Mas o essencial será reformular. O que te pergunto é de onde e como surgiram esses tais jogadores que são garantias bancárias. Quer dizer, seria a mesma coisa que eu ir a um banco pedir um empréstimo e lá diziam-me: "Desculpe, mas o seu saldo corrente não nos inspira confiança". E depois, para resolverem essa questão, injectavam-me dinheiro na conta e emendavam: "Pronto, agora que já tem dinheiro, já lhe podemos fazer o empréstimo, porque já tem base para o pagar".

Re: Seguro

Nada disso! Vamos lá ver se esclareço o assunto. A banca ao emprestar dinheiro ao Benfica exige, como a qualquer outra entidade privada, garantias bancárias. Neste caso específico, e dado que o clube ia aquirir passes de jogadores bem cotados no mercado e com claras possibilidades de valorização, a banca exige como garantias bancárias os respectivos passes desses jogadores. Assim sendo, deve ter exigido o passe do Ramires, do Saviola ou de outro jogador que já faria parte do plantel. Dado que os jogadores compõem o Activo de uma empresa desportiva podem ser usados como garantias bancárias. Isto é prática costumeira entre grandes clubes e a banca, pois nao é por acaso que tais clubes usufruem de privilegiados financiamentos quer junto da banca quer junto dos particulares através de empréstimos obrigacionistas, já que esses clubes são vistos como investimentos sem risco. E até nem é necessário usar os passes de jogadores como garantias bancárias, já que o património do clube é vasto e rico. Espero ter sido claro! Abraço.

Iguais na desgraça...

... bem diferentes na atitude!! Enquanto um acaba de repetir a gracinha de investir mais uns 30 milhõezitos em mais uma época futebolística (não nos esqueçamos, faz favor, que já na época anterior o investimento havia sido avultado), o outro compromete esta mesma época por falta de investimento inicial. Enquanto um se dá ao luxo de andar a adquirir o resto de passes de Mantorras e a comprar Filipes Menezes só por distracção, o outro não consegue sequer resgatar o treinador da Académica ou um jogador a um clube... moçambicano... Agora expliquem-me uma coisa, independentemente da grandeza (gigantismo) do Glorioso, da ideia brilhante do Fundo, dos retornos de marketing e de assistências e dessas demais evidências de intocabilidade: Não é suposto um clube/entidade/organismo/pessoa em falência técnica... humm... sei lá... poupar?? Ou, pelo contrário, a fuga para a frente é a melhor saída e está ao alcance de qualquer um?? Que eu saiba, se me endividar até ao tutano, nunca poderei clamar por mais carcanhol para, desta vez sim, investir como deve ser... Não manda o bom-senso e a regra social que pague primeiro o que devo e só depois pense em arriscar de novo?... Ok, devo ser eu que sou muito burro, tapado, ou estou a ver aqui uma pequena diferençazita para além do "iguais na falência técnica"...

Re: Iguais na desgraça...

Meu caro cold, primeiro, ainda bem que o Filipe Menezes veio. É um valor de futuro. Depois, que conheces tu das finanças do Benfica? Que sabes tu que eu não sei, do planeamento feito para esta época e épocas vindouras? A estratégia assumida pelo Benfica foi exposta aos adeptos no início da época pelo presidente e pelo Soares de Oliveira. Os sócios aceitaram. Porque raio especulas tu? O que te aflige e que a mim me escapa?

Re: Iguais na desgraça...

Sabes o que me aflige e que não escondo que me aflige, apesar desses constantes recados de "meta-se na sua casa" que eu não acato, Ramzi? Concorrência desleal! Somente isso. Porque essa do "foi uma estratégia concordada e aprovada no seio benfiquista" é muito bonita, mas não tem que colar apenas na vossa casa, já que as outras casas, que eu saiba, estão a concorrer num mesmo Campeonato, e por um objectivo comum. Assim sendo, regras iguais para todos, ok? Não percebo, desculpa lá a insistência, como é possível gerar uma tal credibilidade bancária e de investimento... Porquê o Benfica para plantar Javis Garcias, Aimars, Cardozos, Saviolas, Di Marias, e não outro clube qualquer? Pela tal grandeza tão desmedida que vocês sacam logo como argumento? Por aí, então, não vale a pena sequer competirmos no mesmo Campeonato, não tem lógica... Cumps! P.S.: Obrigado pelo ponto retirado, 69 passava a ser uma soma um bocado esquisita, de facto... ;)

Re: Iguais na desgraça...

Não percebo, desculpa lá a insistência, como é possível gerar uma tal credibilidade bancária e de investimento... Porquê o Benfica para plantar Javis Garcias, Aimars, Cardozos, Saviolas, Di Marias, e não outro clube qualquer? Pela tal grandeza tão desmedida que vocês sacam logo como argumento? Por aí, então, não vale a pena sequer competirmos no mesmo Campeonato, não tem lógica... Por mais estranho que te possa parecer, não é o Benfica e o Porto que estão a ser "desleais". Estão a utilizar as armas que têm, o Sporting por falta de capacidade e/ou por opção tem seguido outro caminho, saberás certamente melhor que eu os motivos disso...

Re: Iguais na desgraça...

Mas concorrência desleal porquê? Porque o Benfica consegue os apoios financeiros que vocês não são capazes de obter? Falas do assunto sem teres conhecimento do cerne da questão. Estás a criticar com base em especulações e com isso eu não posso concordar.

Re: Iguais na desgraça...

Concorrência desleal, porque é o que salta à vista de qualquer adepto minimamente atento e que acompanhe o fenómeno futebolístico quotidiano. Agora, se me dizes que preciso de ser sócio do Benfica para dar a minha opinião sobre este assunto; mais: que precisava de ter estado presente nessa tal Assembleia-Geral em que foram aprovadas as contas; mais ainda: que preciso de conhecer a fundo as finanças benfiquistas - o que replicar, realmente? Tens noção de que estamos num fórum de discussão futebolística geral? É que, por essa ordem de ideias - que me parece, desculpa que te diga, de filtração de opiniões boazinhas -, não podemos discutir sobre nada sem estarmos plenamente dentro disso que queremos discutir. Não tenho o apanágio de mandar bocas à toa, penso e reflicto antes de escrever, até procuro informar-me minimamente acerca daquilo que opino. Mas, sinceramente, não estou para tirar um curso de formação acerca de cada assunto sobre o qual ouso opinar. Não achas que estás a exagerar assim um bocadinho?... Cumps!

Re: Iguais na desgraça...

Tu podes opinar sobre o que bem entendes, tal como eu posso discordar do que escreves. O que eu vejo é que quando há pouco por onde pegar em relação ao Benfica, o tema vai parar invariavelmente às finanças. Tudo especulações sem base sustentável. Desde dinheiros de Angola, passando por negócios de pneus, muito se preocupam com as nossas contas. Não percebo muito bem o objectivo. Já há muito que venho ouvindo essa lenga-lenga de que o Benfica se está a enterrar financeiramente, desde os tempos do Azevedo. E hoje ainda cá andamos, melhor do que naquela altura. É como a história do balão e dos adversários difíceis. Empatámos em Alvalade e agora é que é. Agora é que o balão começou a esvaziar e este Benfica vai rebentar. O próximo jogo é sempre o crucial, o que vai mostrar o verdadeiro clube da Luz. É caricata a forma como as pessoas sentem a necessidade de se agarrar à mais pequena coisa. Olha o exemplo do Eduardo Barroso que, depois do derby, já se sente à vontade para afirmar à boca cheia que "este Benfica maravilha não será campeão". A mim dá-me para rir. Tirou tudo carta de vidente na farinha amparo...

Re: Iguais na desgraça...

Não é pegar por pegar. Há muito tempo que me questiono acerca da capacidade paranormal do Benfica em arranjar dinheiro. Há duas perguntas que me assombram a lógica desportivo-financeira: Onde vai o Benfica arranjar tanto dinheiro gasto? Onde vai o Porto meter tanto dinheiro ganho? Não é só o Benfica que viso nas minhas críticas, depende é do tema e da sua abordagem... Não casco por cascar em nada nem em ninguém, acredita...