Benfica desfalcado perde na Figueira (CRÓNICA) | Relvado

Benfica desfalcado perde na Figueira (CRÓNICA)

Os encarnados não apresentaram um único dos habituais titulares. A Naval continua a sonhar com a per
 

O Benfica perdeu 2-1 no terreno da Naval e viu a desvantagem para o líder FC Porto aumentar para impensáveis 19 pontos, quando faltam disputar quatro jornadas do campeonato. Foi um triunfo justo de uma equipa que ainda respira na luta pela manutenção - o V. Setúbal, primeira equipa acima da linha de água, continua com quatro pontos de avanço - embora o empate também se aceitasse.

Foi um Benfica muito diferente do habitual o que se apresentou na Figueira da Foz, sem um único titular, isto se entendermos que Jardel ganhou o lugar a Sidnei no centro da defesa...De resto, nem Jorge Jesus estava no banco, a cumprir o castigo de 11 dias decretado pela Comissão Disciplinar da Liga.

A águia entrou muito frágil em campo, com um futebol desligado e sem chama. A equipa da casa dominava a seu bel-prazer e dispunha de várias oportunidades para marcar.

O golo de Bruno Moraes, aos 22 minutos, não surpreendeu. O avançado brasileiro, que em tempos decidiu um FC Porto-Benfica no último minuto, antecipou-se a Júlio César, num lance em que o guarda-redes do Benfica teve muitas culpas.

Mesmo depois do 1-0, foi a equipa de Carlos Mozer que continuou por cima. O Benfica só começou a respirar a partir da meia-hora. O remate de cabeça de Carlos Martins ao poste - após belo cruzamento de um Luís Filipe - foi o grito de revolta dos visitantes. Logo a seguir, surgiu o golo do empate, com Alan Kardec a elevar-se bem e a não dar hipóteses a Salin.  

Segunda parte equilibrada

O primeiro sinal de perigo após o intervalo veio de novo da cabeça de Alan Kardec: o desvio do ponta-de-lança a cruzamento de César Peixoto passou muito perto da barra.

A segunda parte foi muito equilibrado e pressentia-se que o golo podia surgir perto de qualquer das balizas. Raul José lançou Salvio, Weldon e Aimar e o Benfica cresceu. Weldon desperdiçou uma grande oportunidade, mas quem não marca, sofre. E acabou por ser a Naval, por Marinho, a estabelecer o 2-1 final, muito perto do fim.

O Benfica ainda teve tempo para reagir. Primeiro, Sidnei ao poste e no último minuto, Luís Filipe, completamente isolado, atirou em força quando era preciso um pouco de jeitinho.

Benfica:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

e com sorte ainda levam mobilia nova do Paços Ferreira

AH AH AH AH

Nem vi o jogo tal o interesse.

Mas previa-se mau resultado, até porque do outro lado estava Mozer...

Brevemente... Preud'home e Mozer a treinar o Benfica. :-)

Que critério!!!

"...do outro lado estava o Mozer..."

depois vêm para aqui falar em verdade desportiva

Conversa de tasco pah !!

Conversa de tasco pah !! Antecipei-me à "oposição"... Para a próxima coloco ironia entre parênteses.

Eu como oposição

Nem pensei nisso das ajudas. Apenas estranhei o discurso.

O Benfica já está a preparar

O Benfica já está a preparar a próxima época: dá um jeitinho agora ao Mozer, e para o ano já tem duas goleadas encomendadas!

Um Benfica a fazer a pré-época...

...perdeu na Figueira.

É o drama, o escândalo, o horror, a vergonha, é inadmissível e não honra os pergaminhos do clube.
Será?
Sinceramente, o campeonato está perdido. Por 5 ou por 50 é totalmente indiferente. Convém relembrar que o Benfica ainda disputa 3 competições. Ou seja, é o único clube português que se mantém em três frentes. Quinta feira tem um jogo importantíssimo e que, ao contrário do que poderá pensar, não será assim tão fácil.
E, por outro lado, tem no plantel um conjunto de excedentes que urge avaliar se merecem ou não a continuidade.
Assim de cabeça, o jogo de ontem (que não foi mais que uma pré-época da equipa já a pensar na próxima temporada) já deu algumas indicações. 4 jogadores que entraram de início não deverão de ter lugar no Benfica.
Se serão vendidos ou emprestados, não o saberemos. Há ali um que nem se percebe como chegou a profissional de futebol, mas enfim...

Como é óbvio, jornais e a maior parte dos benfiquistas não se podiam estar mais a borrifar para esta evidência. Jesus está, em humilde opinião, a fazer as coisas certas. Contudo, gostaria de ter visto o Fernandez a jogar, quanto mais não seja uma parte.

No entanto, caso o Benfica não ganhe pelo menos dois troféus esta época, isto não conta para nada...e o treinador vai ter que assegurar que esse objectivo seja conseguido. A taça de Portugal é obrigatória!
Deduzo que mais esta derrota caia mal nas hostes vermelho e brancas. Eu, por outro lado, já só vejo bola à quinta feira. O campeonato agora resume-se à luta pelo 3º lugar e para ver quem é que vai parar à Orangina. Pouco mais.

Venha de lá o jogo da Liga Europa...o resto são peanuts...

E que tal a dignidade?

Percebo que para o Benfica o campeonato seja, nesta altura, secundário. E entendo que se faça alguma gestão de jogadores nesta altura da temporada. Já não compreendo que se meta uma equipa toda não titular e se despreze os efeitos sobre terceiros que uma derrota no campeonato pode ocasionar!
Na minha opinião, e já o disse aqui várias vezes a propósito do meu clube no tempo de Jesualdo, meter uma equipa toda diferente é uma patetice! Não é sequer motivador para os jogadores que entram pois sentem que estão numa equipa secundária e portanto não se sentem estimulados. Bem diferente seria meter cinco ou mesmo seis suplentes no meio dos habituais titulares!
Pior, ainda, no teu comentário é o desprezo pelo campeonato e o não pensar nas consequências para terceiros e na tal "verdade desportiva" que dizem (dizem só!) defender! Recordo-te, e creio que estarás lembrado, que há uns anos atrás (poucos) o Porto jogava a última jornada em Guimarães, sendo já campeão e do resultado desse jogo dependia a classificação do Benfica para a Champions. Durante a semana anterior, o Benfica em peso fartou-se de levantar dúvidas sobre o comportamento do Porto. Como sempre que se levantam dúvidas sobre a honestidade dos outros é a própria que está em causa! Nessa altura o Porto foi a Guimarães fazer um grande jogo e ganhar por 1-5 salvo erro, mas os que levantavam as dúvidas e se apregoam paladinos da "verdade desportiva", vão perder com a Naval porque, dizem, isso já não lhes interessa!

Meu caro...

...como não sou paladino do quer que seja, a não ser de civismo, senso comum, honestidade e respeito, não vou comentar a última parte do teu comentário.
Quanto à primeira, é mais que óbvio que o campeonato é secundário. Sabe Jesus...e sabem-no com certeza os jogadores. Para todos os efeitos, não era preciso este jogo para vários atletas perceberem que são segundas linhas. Aliás, creio que o desenvolvimento do campeonato foi evidente nesse sentido. O que eu não percebo é que já é o segundo jogo em que muitos deles têm possibilidade de se mostrar e pouco fazem. Fora Jara, Kardec, Carole e o Airton, os restantes andaram ali a fazer um frete.
Jesus está a fazer a gestão do plantel e não duvido de que já está a tirar ilações sobre quem manter para a próxima época. Ninguém esperaria milagres com esta equipa C, e Jesus será um deles. O homem pode ser muita coisa, mas parvo não é. Em função da responsabilidade que a equipa tem nas três frentes que ainda disputa, eu, pessoalmente, sou daqueles que acha que esta gestão e consequente análise faz todo o sentido.
A "dignidade" que havia esfumou-se na Luz contra o teu clube...ainda que o termo dignidade não se enquadre com os jogadores e equipa técnica, mas sim com a atitude miserável dos responsáveis do clube no fim do encontro.

Se são segundas linhas, que provem que merecem ser mais que isso. Prefiro que o provem quando o jogo é a doer, por muito pequena que seja a dor...do que em jogos de treino contra os juniores ou contra o Sacavenense.
Daquilo que vi ontem, foram identificadas lacunas evidentes e que urge debelar. Se o começarmos a fazer antes de todos os outros, quando já esta garantido o segundo lugar, quando não há hipótese de revalidarmos o título e mantendo intacta a frescura física dos principais jogadores para atacar as restantes três competições...qual é que é o problema?!
A dignidade não tem nada a ver com isto, sinceramente. A dignidade tem que ser defendida por 23 a 25 jogadores...e não 13 ou 14.

Mas olha...

Fartei-me de protestar quando Jesualdo Ferreira fazia isso e nunca vi Mourinho, por algumas coisas é muito melhor que os outros, fazer o mesmo! Se metes toda uma equipa nova a jogar, não vais ter conjunto nem vais ter qualquer tipo de possibilidade de avaliar quem quer que seja! O futebol é jogo de equipa e não avalias ninguém se metes uma equipa que não tem as bases para o ser e, ainda por cima, a jogar contra um adversário que, sem ser brilhante, consegue ser uma equipa! Mas se puseres 4,5 jogadores suplentes habituais estás a motivá-los e assim podes avaliá-los!

É uma perspectiva...

...perfeitamente viável a que apontas, como é a que eu disse.
Nesta fase, onde já se sabe que meio plantel vai ao ar (por alguma razão o Benfica já tem asseguradas um conjunto considerável de contratações) há que estabelecer critérios, ver quem ainda tem algo a dar ao Benfica, ver quem consegue assumir um papel relevante, mesmo numa equipa sem entrosamento (e ontem viu-se claramente quem o consegue fazer) e preparar da melhor maneira a próxima época no que concerne a campeonato.

Andarem todos a bater no Jesus (inclusive benfiquistas) por causa desta opção não é saudável, tampouco benéfico para o que ainda falta desta temporada.
Como é óbvio, são muito mais os portistas que mandam larachas, sendo que alguns até retomam conversas ridículas e descontextualizadas para justificar atoardas ditas há mais de um ano.
Aqueles que se entretém a fazer comparações com Villas Boas então é de mijar a rir. Até eu, que não percebo nada disto, se tivesse que fazer a gestão de um plantel com a almofada de 13 pontos, o faria de forma "brilhante".
Caso Jorge Jesus traga para as vitrines da Luz dois troféus (o mínimo exígivel) ninguém se vai lembrar disto...a não ser o tais portistas que percebem disto a rodos.

Percebo o que dizes da dignidade. Aliás, revejo-me nessa questão, pois há que entrar sempre para ganhar. Mas também percebo o que fez/faz Jesus no que a este ponto lhe diz respeito. Está fora de questão lutar pelo campeonato. O tipo de futebol que pratica Jesus exige muito dos jogadores. Quem ainda tem condições técnicas, tácticas e anímicas de trazer troféus para casa...que descanse.
Aos outros, cabe fazer aquilo para o qual recebem um salário: jogar futebol e honrar a camisola. Para mim, e até enquanto ex-jogador, caso tivesse ontem na situação de um Luis Filipe, de um Carole, de um Roderick, de um Felipe Menezes...comia a relva. Quem não o fez...não merece estar ali sequer...

Já agora amigo

Ando a ficar impressionado com a quantidade de jogadores que se anunciam já estarem contratados pelo Benfica para a próxima temporada! Não com os que se dizem que vai contratar, pois desses não vêm metade, mas sim com os supostamente já contratados. Será que o teu clube tem uma autorização da FIFA para meter 12, 13 ou até 14 jogadores ou vão mandar embora mais de metade do plantel?
Um abraço!

Impressionado...

...só estou com um. Os restantes logo se vê. Estamos a falar de 3 jogadores já confirmados (Bruno César, Matic e aquele uruguaio cujo nome já não me recordo).
Matic está envolvido no negócio David Luis.
Bruno César foi pedido de Jesus.
O uruguaio desconheço.

Os jornais alimentam depois a restante especulação.
Estou em crer que irão sair do actual plantel entre 6 a 8 jogadores, sendo que dois serão da primeira linha.
Gostava de ver regressar Urreta e aquele miúdo comprado ao Real, que está a fazer uma excelente temporada no Bolton. A estes poderia juntar o Miguel Vitor, que é português e sente aquela camisola.
Caso não voltemos a conversar antes de 5ª feira (até porque este deve de ser o único dia que estarei em frente a um computador esta semana)...ficam aqui exaradas as felicidades em Moscovo. Não que sejam necessárias...mas cai sempre bem... :)

Um abraço.

+1

Especialmente pelo 2º paragrafo.

Não percebo este cagar completo no campeonato

Gerir jogadores tudo bem, agora mudar a equipa toda não entendo.
Há que respeitar quem paga o bilhete para ir ao estádio.

Segundas linhas fraquinhas...

...penso que a pouca profundidade do banco benfiquista,tb pesou na diferença pontual.
Estou contigo,é preciso respeitar quam paga bilhete.

Como é que L.Filipe falha aquilo...........LOL.

Uma coisa é mudar

três ou quatro jogadores, outra é mudar toda uma equipa, a maioria dos jogadores sem ritmo nenhum, pouco jogados entre si, só podia dar numa coisa destas, se bem que se falhou golos incríveis.
Aquele falhanço do LF que falas só da mesmo para rir

Até porque......

...os principais prejudicados são os jogadores.

Não vi o jogo com muita atenção,estava acompanhar o Villareal............do que vi gostei :).

apagaram-lhes a luz...

AH AH AH AH AH AH

Ui que eles já se andam a

Ui que eles já se andam a poupar para a Liga Europa. Problema que vão ser eliminados pelo Braga e o Jesus vai morrer na praia e à mão do Domingos. Que lindo que vai ser de ver.

Foda-se.. até o Sporting tem menos derrotas que o Slb..

...