Apito Final: Benfica critica UEFA por manter FC Porto na Champions | Relvado

Apito Final: Benfica critica UEFA por manter FC Porto na Champions

 


Apito Final: Benfica critica UEFA por manter FC Porto na Champions
O Benfica elogia a actuação «exemplar» do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) que recusou o recurso apresentado pelo clube, juntamente com o Vitória de Guimarães, contra a anulação da exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões. Mas o clube da Luz não poupa críticas à UEFA, considerando que o Comité de Controlo e Disciplina tinha que afastar os dragões da prova depois da decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).




Depois do anúncio do TAS, que recusou os recursos de Benfica e Vitória de Guimarães, a UEFA veio confirmar a presença do FC Porto na Liga dos Campeões 2008/2009. Uma decisão que mantém o Benfica na Taça UEFA e que não agrada aos dirigentes da Luz, conforme se atesta em comunicado divulgado no sítio da Internet das águias.

O documento, que começa por fazer uma cronologia dos acontecimentos no âmbito do processo aberto pela UEFA ao FC Porto por causa do "Apito Final", faz um «público reparo» ao facto de a estrutura ter anunciado que «aguardava pelas decisões do CJ da FPF para tomar uma decisão final», enquanto vem agora «manifestar dúvidas sobre a executoriedade das decisões proferidas por aquele órgão».

O Benfica considera que este «argumento é inusitado» e que «contraria os princípios que regem os próprios Estatutos da UEFA», além de ir contra «as várias declarações públicas proferidas pelo seu presidente», Michel Platini. «Esta conduta levou inclusive o TAS a condenar a UEFA no pagamento proporcional das custas do processo», revela o mesmo comunicado.

O clube regista também «com preocupação o facto de a UEFA desvalorizar, até à data, decisões proferidas ora por unanimidade, ora por maioria, por dois órgãos jurisdicionais desportivos, a saber a Comissão Disciplinar da Liga e o CJ da FPF».

Salientando que até o TAS divulgar os fundamentos da sentença e a UEFA e a FPF reagirem em função disso, o Benfica «não irá tomar qualquer outra posição pública», o clube «enaltece a forma exemplar como o TAS conduziu este processo de recurso».


Benfica:

Comentários [54]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Excelente comunicado

Excelente o comunicado do SLB: Faz uma breve resenha histórica do processo e levanta algumas questões muito pertinentes. A principal é a questão relativamente à posição da UEFA que não dá por concluído o processo do FCP. Pela primeira vez a UEFA admite recursos para tribunais civis. Á atenção do Sr. Fiúza que viu o seu clube despromovido e não pôde recorrer á justiça comum. Esta tomada de posição da UEFA poderá ser importante no domínio da jurisprudência. Fará escola? Enaltecer a forma como o SLB se dirige ao TAS ainda que o seu recurso não tenha tido provimento, bem como a atitude expectante que o clube diz assumir de agora em diante relativamente a este processo. To be continued…

Re: Excelente comunicado

MAs vocês benfiquistas são assim tão burros que ainda não perceberam que todo este circo montado pelo Vieira só serve para desviar a atenção para a incompetência do SLB a nível desportivo? Até quando vocês vão continuar a comer os disparates que são todas as posições do SLB neste processo? Eu por mim, como portista, desejo que o Vieira fique por lá durante muito tempo.

Re: Excelente comunicado

Então se o deseja assim tanto não o critique... Pode ser que dessa forma nos convença a ficar com ele... No dia em que for apanhado em "certas" escutas pode ter a certeza que não haverá politica desportiva que o salve!!! São diferenças entre mentalidades... A verdadeira diferença entre Lisboa e Porto não são apenas 300km…

Só uma nota importante...

"Á atenção do Sr. Fiúza que viu o seu clube despromovido e não pôde recorrer á justiça comum. " - Não se trata de uma questão unicamente desportiva e não tem a ver unicamente com regulamentos desportivos, este problema é mais abrangente e é nada mais nada menos que uma "suspeita de corrupção". Como deverias saber, não há conselhos de justiças ( quer da Liga quer da FPF ) que tenham competência para julgar tais casos. Na minha óptica o caso é mais do que claro independentemente do desfecho final, primeiro os tribunais civis e só depois de sair definitivamente uma sentença vem a justiça desportiva. Caso contrário, pode-se chegar ao cúmulo de castigar primeiro o clube e depois "oooppssss!", afinal é inocente ! É tal como condenar à morte um indivíduo sem ouvir a defesa e sem esgotar todas as instâncias possíveis, é que depois não se pode "ressuscitar" o dito cujo....

Re: Só uma nota importante...

Vamos por partes: Existe uma figura chamada de justiça desportiva. Não tem que ver com a justiça civil. É autónoma e desde que cumpra com a legislação vigente deve ser aplicada sempre que necessário. Interpretando as suas palavras e levando à letra o que escreve lá se vai o estatuto de utilidade pública da FPF por exemplo. A análise que faz é incorrecta e incoerente. O desporto tem de se reger por normas autónomas e independentes da justiça comum. Em última análise o que propõe levaria a que qualquer jogador pudesse sair quando quisesse do clube que entendesse. Não é assim que regula a lei geral? Cuidado com o que desejamos e com a tentação constante de tentar adaptar as normas à nossa conveniência. Cuidado…

Re: Só uma nota importante...

Cuidado, não existe em Portugal uma verdadeira "justiça" desportiva, na dimensão em que a quer colocar! Existem isso sim, órgãos que administram os regulamentos das entidades envolvidas (neste caso FPF e LPFP), mas que não são, de forma alguma, tribunais devidamente constituídos! Basta ver que os seus membros nem juízes são, são na sua esmagadora maioria advogados! Foi o próprio conselho superior da magistratura que impediu a participação dos juízes nestes órgãos! E a meu ver, este é um dos principais problemas do futebol nacional! Depois não se admirem que os verdadeiros tribunais emitam sentenças diferentes das "desportivas"! Em Itália e Espanha por exemplo, aí sim existe justiça desportiva - sob a égide do poder judicial!

Re: Só uma nota importante...

Percebo bem qual o enquadramento e poder da justiça desportiva em Portugal. Mas ela existe e não pode ser desmentida. Do ponto de vista formal até tenho muitas dúvidas acerca de muitos regulamentos. Mas eles existem e devem ser aplicados. Dei alguns exemplos em que os regulamentos não concordam com a lei geral do país. Este caso do Porto e da champions poderá vir a fazer doutrina… Aguardemos

Re: Excelente comunicado

xupa-mos quiabraõ

Re: Excelente comunicado

O problema nem é seu… A preocupação deve ser a da Sra. Sua mãe que deve corar de vergonha ao ver o que V. Exa. faz á esmerada educação que seguramente esta lhe terá dado. Só há que lamentar…

Re: Excelente comunicado

desde pequenino que a minha mae me ensinou a insultar lampioes.

Re: Excelente comunicado

Então, nesse caso o problema é mais grave. Envolverá também a Sra. Sua Avó e a educação que terá dado á Sra. Sua Mãe… Espero que não envolva a restante família. É que basta o que basta!!!

Re: Excelente comunicado

eu diria mais um comunicado soberbo, uma coisa do outro mundo... Com comunicados destes acabaram os 4ºs lugares a mais de 20 pontos do campeão!!

Re: Excelente comunicado

A forma como esse campeão foi e é fabricado é que deveria ser objecto de estudo profundo. Mas neste momento já é algo que não me preocupa. Os tempos estão a mudar. Acabaram-se os: Guímaros, Calheiros, Guardas Abeis, Túneis das Antas, Agressões a jornalistas, Calores da noite, Apitos doirados, Funcionários do SEF, Marchas sobre Lisboa Etc etc etc. A própria indústria há-de regenerar-se… Que se dê tempo ao tempo…

Re: Excelente comunicado

Assim não quero Este ano é para esquecer. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos. Sou benfiquista e estou incomodado. Envergonho-me pelos favorecimentos ilegítimos que, esta época, o Benfica tem tido. Sendo benfiquista, não posso dizê-lo? Não importa, digo-o na mesma. Era o que faltava, prescindir do meu direito de falar sobre o futebol, quando a minha vida foi toda determinada por não deixar de ter opinião. Sou benfiquista como podia não sê-lo. Digo-o porque, ouvindo alguns, parece que ser de um clube aconteceu-lhes como a escolha de S. Paulo, na estrada de Damasco. Comigo, não. Deus não me apareceu, apontando a águia. Eu poderia ter sido do Porto, porque meu pai o era – a herança é um motivo nobre para se ser de um clube. Poderia ter sido do Sporting, porque a maioria dos da minha terra, da geração que me formou, o era – adesão devida, julgo, ao nosso conterrâneo Peyroteo, o primeiro futebolista angolano a singrar. A melhor das explicações que conheço para se começar a ser de um clube é dada por Miguel Sousa Tavares. Ele dá mais razões mas gosto desta: por o FC Porto ter a camisola mais bonita do Mundo. Eu tornei-me do Benfica pela mesmíssima razão: por um acaso qualquer. Depois de me ter acontecido, por razões inexplicáveis, ser benfiquista, sucederam coisas com mais fundamento: sou do Benfica porque não sou ingrato. Adolescente nos anos 60, eu era do Benfica pela mesma razão que um garoto da cidadezinha de Hoboken, nos anos 40, era fã de Frank Sinatra ou um finlandês de hoje usa Nokia. Como não termos orgulho no nosso único produto de exportação? Relatos chegados ao Hemisfério Sul, directamente de Berna e Amesterdão confirmaram que eu tinha escolhido o que devia. Mais tarde a adesão ficou definitivamente firme. Não era só aquele quinteto – José Augusto, Coluna, Torres, Eusébio e Simões – que me empolgava. O Benfica não era só bom: era único e precursor. Eu explico. Sou um filho dos anos 60 e vi o meu clube ensinar à Europa o que ela só conheceria décadas depois. Nos anos 60, quase não havia negros nos clubes europeus e o Benfica sempre os teve e bons: Santana, Eusébio, Coluna, Yaúca... Mas, sobretudo, o Benfica tinha um patrão negro, Coluna. Um patrão-patrão: aquele que mandava e era respeitado pelos seus, à vista de todo o estádio. Hoje, dir-me-ão, que banalidade. Sim, como o voto das mulheres ou não enforcar prisioneiros. Mas alguém teve de apontar o caminho: o papel coube ao meu Benfica. Isto para dizer que o meu clube é de outro campeonato, que não dessas historietas como a do jogo do Estoril no Algarve ou aquele penálti contra o Belenenses. Com outros também há falcatruas assim? Claro que há, mas as falcatruas dos outros só me irritam, não me ofendem. Como me irritam tantos anos sem ganhar um campeonato, mas não me ofendem. Ofende-me é que alguém se tenha esquecido do que me habituou: grandeza. Esta época, o Benfica ou ganha o campeonato ou não ganha. Se não ganha, será mais um, em onze anos, a não ganhar. Se ganha, é para esquecer: assim não quero. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos. O autor deste texto acabou despedido do Record. 7 meses de escutas e o melhor que a vossa Morgadinho conseguiu foi uma escuta em que telefonam ao PC. No entanto duas escutas com os vossos dirigentes sao explicitas na arte de escolher. Mete a tua moralidade pelo ... acima. È nos verdadeiros tribunais que se ve a justiça, é nos verdadeiros tribunais que o PC vai ganhando. As vossas cunhas leais e pavoes podem provocar atrito, mas nao vao para o FCP. Habituem-se a ter de correr para ganhar em campo, o tempo das passadeiras vermelhas acabou. Boa sorte para os jogos na relva.

Re: Excelente comunicado

Quase que me punhas a chorar com tal depoimento! Mas depois lembrei-me… Lembrei-me que o jogo com o Estoril foi lá em baixo por solicitação do mesmo e para o tentar salvar da bancarrota. Mas lembrei-me também de centenas de jogos que o Gil Vicente fez no 1º de Maio por não ter as condições adequadas em Barcelos. Continuei a recordar… Lembrei o pénaltie do Restelo e sorri… Veio á memória o jogo com o Vitória em casa e com o Leixões fora no ano passado… 4 pontos em 2 jornadas com 3 pénalties por marcar… Estava cavado o fosso… Tornei a olhar o teu comentário e tornei a sorrir… A forma como branqueias as escutas e dás a entender que Maria José Morgado anda a mando do SLB, não merece mais do que … um sorriso.

A anedota que se passou

na reunião do CJ foi decisiva para tudo isto, pois não resolveu nada de forma definitiva, só baralhou ainda mais as coisas, o porto tem de agradecer estas decisões ao magnifico presidente do conselho de justiça da FPF.

Re: A anedota que se passou

Tu é que foste mesmo agora a anedota do dia... Quer dizer, o Conselho de Justiça até indeferiu o recurso do Pinto da Costa e ainda assim, o culpado é o Porto... Nem quero saber o que dirias se o conselho de justiça diferisse o recurso... A todo o custo a culpa desta trapalhada toda tem que ser do Porto...

Adecisao da UEFA

baseada nao decisao da justiça Portuguesa... Enfim, o que se havia de esperar? Justiça? (lol) NEXT!

É só Choradeira!!

Então não queriam a intervenção da UEFA? Não auguravam a mão pesada da UEFA? Não diziam que em Portugal as penas eram leves más que na UEFA se iria ver a verdadeira justiça???? Cambada de tristes que vão acumulando derrotas e dissabores!! Os benfiquistas têm a direcção que merecem!!

Re: É só Choradeira!!

Mas ainda não percebeu que a UEFA ainda não decidiu nada???? A UEFA recusa-se a decidir porquanto entende não estarem esgotados todos os veiculos de recurso disponiveis. É aqui que o SLB diverge da UEFA. Ainda não percebeu isto?

Aqui vai Invasão

Do Orelhas Cabeção,LOL.Benfica a chacota da europa do futebol.

Re: Aqui vai Invasão

tu pa ficares contente só com o orelhas em cima de ti a aliviar-te o stress não era???

curva acho que a chacota

es mesmo tu mas pronto 1 gajo que disse que o aloisio era bom e a seguir diz que marchena é mau acho ta tudo dito sobre tal personagem.

tristeza

já ninguem respeita o maior clube do mundo...

Isto é que é justiça divina!

Quando o orelhudo se rebolava de gozo na tribuna do Bessa juntamente com o Estado-Maior do Sistema (Valentim Loureiro, Pinto da Costa) enquanto o Bruno Paixão ia gamando INDECENTEMENTE o Sporting no relvado para assegurar a presença do Benfica na Champions, aí era tudo normal, tudo rosas, e o Dias da Cunha gagá. Este orelhudo que se cagava para os pactos com o Sporting desde que tirasse vantagem competitiva vai pagar com língua de palmo. Só rezo para que Rui Costa saia e deixe de dar o peito às balas que não são para ele, para que o orelhudo seja ESCORRAÇADO pelos kitiopatas que começam a perceber o embuste que ele é.

Re: Isto é que é justiça divina!

Não percebo porque queres,que o Vieira saia do benfica?

Re: Isto é que é justiça divina!

muito bem escrito

+1

Que bombardeamento..credo

Não há mais nada, alem disto hoje ? Não é por o que o SLB diga, proteste, grite,relinche, que a notícia e os factos não são uns e os mesmos ! Só falta agora, dizer que a UEFA é o sistema, e que o FCP tem lá os seus boys...poça, não sabem quando parar ?Credo...que azia... Cumps.

OFF-TOPIC 2

"10:22 - Futebol - FC Porto Na Champions por direito próprio O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deu razão ao FC porto que estará na próxima Liga dos Campeões, ao negar provimento aos recursos do Vitória de Guimarães e Benfica. A decisão já conhecida não é passível de recurso, pelo que a novela deverá ter chegado ao fim, com o Guimarães a disputar a terceira eliminatória de acesso à principal prova europeia e o Benfica a jogar a Taça UEFA, condizente com o seu quarto lugar no campeonato nacional. A decisão foi conhecida em Marienfeld, Alemanha, onde o FC Porto estagia, quando o plantel treinava tranquilamente, como sempre, às or5dens de Jesualdo Ferreira. O director-geral do clube, Antero Henrique, de acordo com a “Antena 1” da “RDP”, recebeu a notícia do administrador da SAD, Adelino Caldeira, que chefiou a delegação portista que ontem foi ouvida pelo TAS. Recorde-se que o Guimarães e Benfica também apresentaram ontem os seus argumentos, representados, respectivamente, pelos advogados Gonçalo Lobo e Paulo Gonçalves. Os dois, como hoje se lê em O JOGO, não saíram satisfeitos da audiência com os três juízes do TAS, provavelmente prevendo o resultado da sua tentativa de conseguir pela via administrativa o que não alcançaram ao longo do campeonato. Se há vencedores e vencidos nesta guerra de queixas e recursos, os portistas estão entre aqueles e vimaranenses e encarnados entre estes. Não está prevista qualquer declaração de dirigentes dos dragões que, tanto quanto se sabe, se limitarão a dar a conhecer a decisão através do seu site oficial na Internet. " in O JOGO Tenho reparado que com esta macacada toda o jornal O JOGO finalmente abriu (ainda mais) o seu jogo de apoio ao seu clube, e já lança noticias como se viessem do site do FC Porto. Pouco ia ao site deles (comprar jornal tá quieto obviamente), mas depois desta não meto lá mais os olhos. Sugiro a todos os que não são Portistas que façam o mesmo. Tal como acho natural um Sportinguista não ler O BENFICA ou um Benfiqiquista não ler O SPORTING (não sei o nome do jornal :)).