Benfica-Porto: o receio vem de... Fonseca | Relvado

Benfica-Porto: o receio vem de... Fonseca

Admito para este jogo o Benfica como o grande favorito à vitória.
 
Benfica-FC Porto (13/01/13): Matic vs Jackson

Nos últimos clássicos, o Porto tem sempre, mesmo quando não ganha, demonstrado superioridade, quer pela moral com que entra neste jogos, quer mesmo por razões táticas.

A verdade é que se recuarmos aos últimos anos: nos dois jogos do ano passado, o Porto foi mais equipa no primeiro, esteve em vantagem duas vezes, e ainda teve mais duas situações de fora de jogo - o primeiro metros atrás da linha defensiva do Benfica - que poderiam dar golo, mas não foi só isso, a maneira como o Porto entrou na Luz foi de equipa grande, dominando o Benfica em muitos momentos e nunca se deixando dominar; no segundo, o Benfica foi ao Porto unicamente defender, com dois defesas laterais de cada lado, o Porto teve sorte, mas a existir um vencedor só poderia ser a equipa que tentou atacar o jogo todo, ao invés da equipa que colocou um autocarro como eu raramente vi durante os 90 minutos.

Na época de Villas-Boas foi o que se viu, e mesmo na primeira época de Vítor Pereira, para o campeonato, o Benfica nunca conseguiu impor o seu jogo. Se quiserem colocar também a vantagem do golo de Maicon, peço-vos para falarem da vantagem do Benfica em poder jogar voleibol na sua grande área, entre outras situações.

Pois bem, o Benfica tem uma oportunidade única neste domingo de alterar esta situação, talvez como nunca teve, e assim lançar-se como o mais sério candidato ao título deste ano. Primeiro, Fonseca é uma pessoa fraca, ou seja, não incute nos jogadores aquela força que estamos habituados a ver nas equipas portistas ao longo dos anos. Mesmo nos tempos maus de Vítor Pereira, este dava sempre uma imagem no banco de força e calma. Ao invés, Fonseca dá sempre uma imagem de nervosismo e insegurança.

Segundo, o Porto alterou erradamente a sua tática, está menos pressionante no meio-campo, dá mais espaço ao adversário para respirar, joga mais em correrias, ou seja, joga mais à Benfica. E como o Benfica tem muito mais talento que o Porto no ataque, um jogo partido é exatamente aquilo que Jesus quer. Aliás, eu penso mesmo que desta vez nem existe necessidade do Benfica alterar a sua tática.

Terceiro, a morte do herói da Luz, Eusébio. Por muito que digam que não influencia, mal era do clube, ou dos jogadores, que veem aquilo que todos vimos nos últimos dias, e não se sintam emocionados e mais do que nunca motivados para dar cabo do grande rival, em homenagem ao Deus do clube e aos seus neste momento tristes adeptos.

Por estas razões, e com muito pesar, admito para este jogo o Benfica como o grande favorito à vitória. Espero é que o meu Porto, mais uma vez, me mostre o quão errado estou como estive ano passado... mas, com Fonseca, não me parece que haja alguma surpresa positiva!

Benfica:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Detesto estar certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

é a vidinha, com este palerma não vamos a lado nenhum...

Esses

handicaps que sabiamente enumeras não são nada que um par de p*tas não possam contrariar.

Aposto na vitória dos corruptos. Ou isso, ou empatam.

Em relação ao guarda costas do polaco do Dortmund:

retiraram o comentário, não posso censurar, a partir do momento que tu não consegues nunca argumentar nada sem insultos parvos, é o que os fracos e acéfalos fazem... confirma.

Mas, a minha resposta é a seguinte, sim o Sporting naquele momento não era um clube candidato a nenhum título em Portugal, e por isso, não conseguia motivar os seus jogadores, e o Porto como ficou provado, ficou muito mais forte e o SPorting ainda mais fraco.

2º Nos últimos anos, o campeonato alemão tem subido é certo, e teve competitividade, mas só nos últimos 2/3 anos começou a conseguir rivalizar com outros campeonatos mais fortes, e neste momento, este campeonato mostra que a competitividade é cada vez menor, porque não podes ter uma equipa que compra ao seu rival todos os anos, os seus melhores jogadores... para essa tua cabecinha perceber, é como se o Porto fosse comprar ou contratar, Matic ao Benfica e para o ano Enzo Perez... inconcebível não é? Pois é, porque quer Porto quer Benfica são duas equipas grandes.

3º Guardiola, realmente demosntrou grande coragem... é que não apresentaste sequer um argumento, mas eu apresento-te vários... Guardiola de todos os projectos que poderia abraçar, foi para o clube que esteve em 3 das últimas 4 finais da Champions, foi para o clube que contrata os melhores jogadores do principal rival, foi para o clube com maior estabilidade financiera neste momento...

Mas, lá está, é melhor insultar do que argumentar, cada um joga com a capacidade que tem...

Pensava que a aposta passava por umas linhas de coca...

ou umas quantas armas, ou mesmo umas quantas transferências feitas e desfeitas... mas, ok, "pode ser" asim como tu dizes...

..............

Penso que o Benfica vai mexer um pouco na equipa, Silvio com mais "pernas" que Siqueira neste momento jogará como lateral esquerdo não sei como está o Matic mas sem que o Amorim está com fome de Bola e fruto de ter baixado um pouco o rendimento penso que Fejsa estará no Banco, sendo que Amorim estará com o papel de médio centro/mais ofensivo e Enzo fará de falso interior direito com o Rodrigo a surgir na sua frente com o papel de avançado lateral/Ponta de lança, Lima esse será a homem adiantado que mais vezes cairá na zona do médio ofensivo pemitindo que Rodrigo faça a diagonal para o interior da area saindo nas costas de Mangala e que Gaitan, que jogara pela esquerda, consiga ter tb ele espaço para abrir o seu "livro"...

Tática provavel:

----------------------------------Artur---------------------------------
MAxi -------------Luisão---------------Garay-------------Silvio
----------------------------------Matic--------------------------------
---------------Enzo---------------------------------------------------
----------------------------------Amorim------------Gaitan-------
----------------------------------------------Lima--------------------
-------------Rodrigo-------------------------------------------------

Sinceramente, com Fonseca, podes jogar até no célebre

4-2-4 que estás mais perto da vitória que o Porto... 1º Licá é uma porcaria 2º Lucho a jogar a 8 não tem pernas para aguentar um meio campo com um 10 melhor definido que ano passado, altura em que existiam um 8/10 e outro 6/8/10 :) 3º Fernando no duplo pivot, e o próprio duplo pivot, dá a iniciativa ao adversário e não deixa os jogadores nas suas zonas de conforto...

Eu digo-te como eu jogaria: Helton; AlexSandro, Ota, Mangal, Danilo; Fernando; Defour, Carlos Eduardo e Josué; Martinez e Ghilas... 4-4-2 losângo.... terias Fernando na sua zona de conforto, sozinho, terias um interior como Defour que não sendo um brilhante jogador, é daqueles que fazem tudo bem, terias em Carlos Eduardo um homem que poderia aparecer nas alas aproveitando as deslocações de Ghilas, terias em Josué, um tipo que para 8 não sabe defender nem tem velocidade para isso, mas com as costas salvaguardadas, é um jogador que tem uma assertividade no passe de risco que mais nenhum jogador português tem... ou seja, tinha uma equipa com jogadores técnicos, com garra... contudo, como Lucho tem que jogar, Ok, colocaria Josué de fora, e Lucho na posição de Carlos Eduardo e este na posição de Josué... teria mais liderança, mas menos poder de desequilibrio...

Mas, isto era eu, que teria dois sistemas neste Porto e nenhum obedece ao duplo pivot... (eu seria daqueles casos únicos de tipos que conseguem que a equipa tivesss dois sistemas :))

O meu outro sistema para os jogos mais pequenos seria: defesa igual; Fernando, Carlos Eduardo, Josué; Ghilas falso extremo, Martinez e Varela.

Como o Porto vai jogar: Helton; Danilo, Mangala e Maicon, Alex Sandro; Fernando e Lucho; Carlos Eduardo; Josué, Varela e Martinez... tenho quase a certeza que Fonseca irá colocar Josué numa das alas, para acrescentar um 4º médio, mas a porcaria do duplo pivot vai lá estar de certeza absoluta...

........................

JJ a jogar em 4-2-4 contra este Porto perde...

Porque apesar de não estar tão compacto este ano como em épocas passadas, o Porto tem em Lucho e Fernando os principais esteios depois com Carlos Alberto a funcionar como nº10 e Josué sobre a esquerda ou direita, se o Benfica jogar com apenas 2 médios Carlos Alberto terá demasiado espaço para sair com bola, e aqui o Objectivo principal do Benfica passa por neutralizar o coração do Porto, o seu meio campo, que por muito desequilibrado que esteja jogar contra o Benfica dá lhes sempre aquela "pica" como tal os jogadores vão se superiorizar aquilo que é o seu estilo normal, como tal jogando com 3 médios agressivos no ataque a bola e rápidos na leitura das jogadas acabam por reduzir o espaço ao ataque do Porto obrigando assim o Fernando a encostar mais atrás, deixando o Lucho e o Carlos Alberto sozinhos sem bola na zona de construção, ou seja, a chave do jogo basicamente é o Benfica conseguir por o Amorim e o Enzo entre o Fernando e os outros 2 médios porque depois os extremos do Benfica têm 2 movimentações diferentes, pois Gaitan flete muito para o meio, movimento que é bastante complicado a Danilo de acompanhar pois obriga-o a saber funcionar por vezes como 3º central )algo que ele ainda não sabe), no outro lado se jogar Rodrigo, terá uma movimentação mais disfarçada, ou seja, tentará obrigar o Mangala a abrir na ala "cavando" assim um maior espaço entre o central e o lateral que é onde aparecerá o Enzo ou o Maxi no celebre movimento interior, e aqui já o Porto pode ter não um mas cerca de 4 a 5 jogadores do Benfica em Posição frontal à baliza para apenas 4 jogadores do Porto................

Esta é a minha leitura, mas devo estar enganado LOL :P

Eu não disse Pedro... com 2 ou 3 médios hoje o Benifca era

claro favorito... enquanto tivermos aquela coisa fraca, incompentente, burra à frente do Porto, JJ podia jogar como quisesse, que o resultado seria sempre o mesmo... infelizmente, estava certo... Parabéns pela vitória.

Não, podes estar certo... mas continuo a dizer

que mesmo da forma habitual o Benfica é favorito... a mim o que me faz confusão é que chegas a este jogo, e podes precisar de opções, o Porto até as tem, mas sem qualquer ritmo... Ghilas se jogasse muitos minutos já seria uma verdadeira opção, Kelvin se jogasse mais também e até Ricardo... em vez disso, tens um jogador do mais banal que passou pelo Porto como Licá, cheio de minutos... este Fonseca foi mesmo um tiro nos pés...

Inside...

... Concordo com esse favoritismo, que atribuis ao benfas, principalmente porque não me lembro de ver o Porto, ser tão mal orientado como este Porto de Paulo Tavinho Fonseca, e olha, que não é pela "aquela força que não incute na equipa", mas sim por toda uma tática errática...

Mas o que te falta ter coragem para falar, é que o grande receio dos Portistas (alem do próprio Paulo tavinho Fonseca ) para este jogo, (e temos praticamente a certeza que vai acontecer) é o subconsciente do árbitro, entrar em modo de homenagem ao Eusébio...

Não te esqueças, que se vai existir jogo, em que o árbitro vai entrar mentalmente "coagido" e limitado, este vai ser, sem dúvidas o jogo... E o orelhas vai aproveitar este jogo com esta carga emocional, para isso mesmo...

Este jogo, nunca se deveria realizar nesta altura, nunca...!!! O "Circo" mediático, em torno do desaparecimento de Eusébio foi de tal ordem, que é impossível um árbitro entrar para o jogo num tão curto espaço de tempo, sem estar limitado mentalmente...

Acredita, este árbitro, seja ele quem for, vai homenagear Eusébio...

Pá, mas o calendário é o calendário... espero que tal não aconte

ça, aliás, o árbitro que apitar este jogo terá aqui uma oportunidade única para mostrar a sua qualidade, porque reconheço que é difícil não ficar "motivado" para dar uma vitória que celebre o nome de Eusébio... mas, o jogo tem que se realizar na data marcada...

»Aliás, eu penso mesmo que

»Aliás, eu penso mesmo que desta vez nem existe necessidade do Benfica alterar a sua tática»

Infelizmente Jesus não jogará apenas com 2 médios, e não irá jogar de forma desequlibrada nesse secor fundamental, onde se ganham e perdem jogos, se apostar em Matic/Enzo sem Amorim, isso será vantajoso para o Porto, nesse caso, o Porto irá controlar o jogo, mas sem o dominar.

De uma coisa tenho a certeza, se o Porto mantiver a mesma atitude de Alvalade, estará mais perto de perder o jogo, a atitude de Fonseca jogar para o "pontinho" poderá ser "madrasta", todavia, não estranharia uns 15/20 minutos iniciais fortes do Porto, a pegar no jogo, a dominar, com Carlos Eduardo a empunhar a batuta ofensiva Porto, e com isso a surpreender o adversário, assim Fonseca (duvido) repita a ousadia que Vítor Pereira sempre revelou na Luz!

Bruxo duvidas tu e acho que duvidam todos os portistas

infelizmente...

Sinceramente,

....acho que a táctica de "contenção" no jogo da taça do lucílio, foi estratégia....para o clássico de domingo.
A ver vamos mas aposto num Porto ousado. Ou isso ou um balde de trampa na cara do Fonseca.
Grande abraço, Bruxo, E votos de um excelente 2014

ps: domingo até os comemos !!!

Kaspa, O FC do Porto na nova

Kaspa,

O FC do Porto na nova Luz, já disputou 10 jogos para o Campeonato, e a tendencia é-nos francamente favorável, da época 2003/04 até 2012/13 (e com o "nosso" Bieira Dragão d´Oiro como sócio da década Presidente), acumulamos 4 vitórias, juntamos 4 empates, e apenas 2 meras derrotas escassas. Se ontem tinhamos o síndrome da travessia da Ponte, não podemos, nem devemos esquecer esses tempos longínquos, e sobretudo que essa "ponte" sirva sempre de inspiração e da habitual transcendencia do FC Porto sempre que joga na Luz, jogar com ganas, jogar sem temores e medos, e jogar para ganhar, acredito que tal irá acontecer no próximo Domingo, apesar de reconhecer que o "nacional benfiquismo" comece já a criar uma onda que nos poderá ser desfavoravel, mas não é nas dificuldades que o FC Porto sempre se agiganta e supera?

Sobretudo que Fonseca ouse sem receios, nem medos, se o fizer, estaremos todos bem mais perto de sermos felizes!

Para Domingo, desejo sobretudo que o humilde Beirão Licá com um golo (desejava que fosse o da vitória), e cumpra a preceito as preces do Silva de Campanhã, o batatoon da SIC dos serões de 2ª Feira!

Também para ti um excelente vinte14, e com o desejo de um Tetra, claro!

Jogo de tripla! Porém deixo

Jogo de tripla!

Porém deixo meia duzia de considerações:

Os onzes provaveis: Porto : Helton, Danilo, Mangala, Maicon, Alex Sandro; Fernando, Lucho e Carlos Eduardo; Varela, Licá e Martinez. Quaresma e Kelvin serão ambos opções no banco, e ainda há Fabiano, Otamendi, Defour, Herrera, Josué, Quintero, Ghilas, destas 20 unidades, 2 delas terão de sair. Recordo que na época passada Defour foi titular numa ala, e no banco estavam : Fabiano, Abdoulaye, Castro, Izmaylov (com semana e meia de Dragão), e os "putos" Kelvin, Sebá e Tózé, isto é, esta equipa do Porto tem mais e melhores soluções no banco para agitar ou colocar "gelo" no jogo. Quanto ao onze provavel, e se expectavelmente o Porto jogará com duplo pivot, particularmente preferia Defour no lugar de Lucho, mas também sabemos que essa alteração não irá acontecer, mas devia, porque o Benfica com 3 homens de qualidade no meio campo, transforma aquele sector no seu bloco mais forte!

O Benfica : Artur; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira (ou Silvio); Matic, Ruben Amorim, e Enzo; Markovic, Gaitan e Lima.

Paulo Fonseca? Bom, é crivel que voltará a apostar infelizmente no duplo pivot, com Lucho mais recuado, e o Argentino já não tem pernas nem fulgor para essas andanças. Varela e Licá irão fechar nas alas, e Licá irá buliçoso e com a sua velocidade também aproveitar as costas de Maxi e com muito espaço para desbravar, este humilde e abnegado Beirão (pouco dotado técnicamente, mas batalhador) poderá ser a gazua e o fecho éclair do Porto. Outro ponto forte, a bola parada, e neste caso Carlos Eduardo, mormente nos cantos, e o aproveitamento da bola aerea, Martinez, Maicon e Mangala, fortissimos, e em contraste, um Benfica a sofrer um numero inusitado de golos nesses lances. Curiosidades: Do onze do Porto, apenas surgirão 2 unidades novas: Carlos Eduardo e Licá, ambos oriundos do Estoril, e que belo jogo ambos fizeram na Luz em Abril de 2013 quando representaram o Estoril.

No Benfica, se aquele onze que apontei for o onze titular, terá um meio campo muito forte, aliás no Piréu foi aquele onze titular (apenas Silvio foi titular), e foi esse talvez o melhor jogo do Benfica nesta época. Se o meio campo com 3 unidades poderá melhorar a prdução do Benfica, Markovic e Gaitan podem desequilibrar num qq momento de inspiração. O sector recuado será talvez o módulo menos competente, mormente a bola parada aerea, concretamente o 2º poste, a posição entre o central e lateral, nesse local o Benfica já sofreu cerca de 6/7 golos todos tirados a papel quimico.

Factor Eusébio: Bom, será também previsivel esse contexto favorecer o Benfica, o ambiente da Luz será terrivel e um importante aditivo animico para a equipa da casa, porém, e como tão bem sabemos, o Porto é normalmente nestes ambientes tórridos e adversos que surge qual "camaleão" a superar a transcendencia!

Para mim é um jogo...

de tripla. Pois acho que vai ser equilibrado. Espero quem empatem :)

Quanto ao factor psicológico devido à morte de Eusébio, sinceramente não sei se animicamente será bom pelo que foram os últimos dias. Porque eles podem se sentir motivados para homenagear Eusébio, mas fica sempre a tristeza da morte, e aquelas imagens do funeral etc. Penso que vontade não faltará, agora dentro daquelas cabeças o efeito poderá não ser o melhor.

A tristeza é dos adeptos, os jogadores por muito que gostassem

de Eusébio, é pouco mais do que uma morte qualquer... agora, todo o clima que se gerou, esse sim, de motivação, eles não são imunes a perceber a sua obrigação, e a sentirem-se mais do que nunca preparados para dar tudo pelo clube... vamos ver...

Eu acho que se o Benfica ganhar...

... o clube em si irá entrar num clima de grande motivação para o resto do campeonato. Mas se perder, ou mesmo que empate - realizando também uma má exibição - pode entrar em depressão.

Isto foi dito ontem pelo Rui Santos, e concordo.

Também concordo, mas não sou da opinião

que para o Porto o jogo é menos importante.