Barcelona, campeão anunciado | Relvado

Barcelona, campeão anunciado

Vitória categórica em Villarreal dá o cheque-mate na luta pelo título. Golo irregular de Piqué deixo
 

Foi ao grito de “campeões, campeões” que o Barcelona saiu do estádio El Madrigal. A oito jornadas do final do campeonato a equipa de Pep Guardiola conseguiu uma vitória arrancada a ferros no terreno do Villarreal, um dos mais complicados de Espanha, e deixou o Real Madrid a oito pontos de distância.

O onze titular que o técnico catalão colocou em campo é revelador da confiança no grupo. Thiago Alcântara e Ibrahim Affelay foram as novidades no meio-campo, enquanto Leo Messi ficou a descansar no banco. E a primeira parte não podia ter sido melhor. Estando frente-a-frente duas equipas que na presente temporada ainda não empataram um único jogo a zero, esperavam-se golos e muito futebol de ataque.

O Villarreal não perdeu tempo e nos primeiros 12 minutos colocou Victor Valdés contra a parede, com o guarda-redes do Barça a responder com duas defesas soberbas. Os avançados do “submarino amarelo” ganhavam as costas a Piqué e Busquets (uma vez mais adaptado a central) com facilidade e faziam pensar que talvez a jornada ainda tivesse mais uma história que contar.

Depois de resistir ao fulgor inicial dos anfitriões, o campeão reagiu fazendo aquilo que sabe fazer de melhor, ou seja, partir para cima do adversário. Embora os mecanismos “culés” tenham provado uma vez mais estar automatizados, a pressão era feita sem a eficácia do costume, à qual não é alheia o divórcio de David Villa com o golo. O asturiano não marca há seis jornadas, período que constrasta com aquele que vive na selecção, ao serviço da qual apontou dois golos na passada semana, que o fizeram ultrapassar Raul Gonzalez como melhor marcador de sempre da Roja.

Valdés, o anti-herói

O Barça jogava bem, mas faltava o golo. Com o Villarreal muito comprometido na defesa era preciso “abrir a lata” e para isso Guardiola foi ao banco buscar o seu método mais tradicional. Messi entrou para o lugar de Keita e a fluidez ofensiva aumentou.

O cerco ia apertando e os dados da posse de bola são prova disso: ao minuto 60 o Barcelona registava 73 por cento, contra 27 por cento do Villarreal – dados que não surpreendem numa equipa que há 166 jogos consecutivos é superior aos adversários neste aspecto estatístico!

Seis minutos mais tarde a lata abriu mesmo, mas só de bola parada. Canto marcado ao primeiro poste, Busquets penteou a bola que foi parar ao peito de Piqué, com o central a fusilar Diego Lopez. No entanto, o golo é irregular, já que após receber no peito Piqué orienta a bola com o braço.

A saber que o Valência tinha ganho em Getafe e que em caso de derrota ficaria a três pontos do terceiro lugar, a equipa de Juan Carlos Garrido deitou mãos à obra e empurrou o adversário para a sua área. O problema é que pela frente esteve sempre Victor Valdés, guarda-redes menos batido do campeonato, e muitas vezes considerado o elo mais fraco do Barcelona. A resposta aos críticos não podia ter sido melhor. No estádio El Madrigal, Valdés rubricou um dos melhores jogos da carreira, onde a cereja no topo do bolo foi uma defesa com o joelho aos 86 minutos a remate de Cazorla. O momento deve ser visto e revisto vezes sem conta, porque se trata de algo especial.

O Barcelona leva 27 jogos sem perder para o campeonato, o melhor registo de sempre na história do clube, e praticamente deu o cheque-mate na Liga. Restam duelos com o eterno rival na Taça do Rei e possivelmente na Liga dos Campeões.

Internacional:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vamos lá ver como corre

para o ano que vem. O Barça vai ter que quebrar qualquer dia, e o Madrid de Mourinho só tem a melhorar no seu 2º ano. Entretanto e em princípio, tanto o Tottenham como o Schalke não serão obstáculo para os gigantes espanhóis, pelo que se prevê que ainda vai dar muito Barça-Real / Real -Barça até ao final da época, o que será delicioso para os nossos olhos.

porto porto

stream de qualidade

assiste aos jogos de futebol e muito mais em www.tv-xat.com

Se o Barcelona

É um campeão anunciado?!

O que se podia dizer do Porto no mês de dezembro,que tinha os mesmos pontos de avanço que tem agora o Barcelona do R.Madrid!

Então o Porto já era campeão!

irregularidades

Claro que o golo de Piqué só pode ter sido irregular! Recentemente, um amigo meu até fez o favor de me explicar, detalhadamente, que, se não fossem a sorte e os favores arbitrais, dos quais por certo usufruímos há décadas (LOL), o Barça até teria perdido o embate com o senhorial Madrid em Camp Nou (5-0)! E Relaño (o meu madridista de cabeceira) não deixa de insinuar no As(co) as aleivosias dos homens de "negro". Eis ao que chegaram aqueles que investiram mais de 400 milhões de euros em duas épocas para contrariarem um projecto e todo um trabalho. Seria melhor que prestassem atenção às palavras de Del Nildo: "Nos próximos seis anos, o Barcelona e o Madrid ganharão pelo menos cinco ligas, partindo do princípio que o Madrid ganha alguma".