E agora Luisão e Benfica? | Relvado

E agora Luisão e Benfica?

Só se pode lamentar a atitude e a ação consumada, tendo em conta que estamos na presença de um clube
 
Vìdeo: árbitro no chão

Há uma frase muito popular que pode de certa forma retratar o que se passou com o Luisão no jogo amigável na Alemanha contra o Fortuna de Dusseldorf, que diz (sic): “De loucos todos temos um pouco”, ou se preferirem na forma bem-humorada, “há dias de manhã que à tarde não devemos sair à noite”, ou se quiserem ainda, dizendo de uma outra forma mais prosaica, todos nós, enquanto seres humanos, estamos sempre sujeitos a qualquer momento a ter o nosso dia infeliz ou menos conseguido. E é neste único princípio de raciocínio que, não só o Luisão como o próprio SLB, estarão de alguma forma salvaguardados pela atitude tomada.

Todos os outros que estão associados a este processo não terão qualquer hipótese de fuga às suas reais responsabilidades, e terão que arcar com as consequências que irão ser bem severas, pois estamos no caminho da FIFA e nestes casos eles não costumam brincar em serviço.

Se bem que já ouvi para aí alguém dizer que também pode haver punição através da Liga portuguesa, que a ser verdadeiro teremos caso até às calendas, ou até se encontrar uma data propícia para se aplicar o castigo a contento, uma vez que em Portugal, bem à nossa forma de estar, nunca há um tempo mínimo para se resolver estes casos de indisciplina, o que pode vir a indiciar e viciar os próprios resultados desportivos.

Neste enquadramento, para os dois protagonistas em causa, Luisão e SLB, só se pode lamentar a atitude e a ação consumada, tendo em conta que estamos na presença de um clube com pergaminhos e responsabilidades na modalidade rainha do desporto mundial, e também, pelo ato reprovável e irresponsável de um capitão de equipa que deveria primar pelos bons princípios éticos e desportivos, como exemplo a seguir por todos os seus colegas de profissão.

De acordo com as regras em vigor, o capitão de equipa tem um estatuto especial que lhe permite de facto entrar em diálogo com o árbitro, mas sempre com lisura e sem usar excessos de comportamentos reativos. Não pode haver aqui lugar a uma pretensão do tipo de ‘proteção dos colegas’ que legitime qualquer tipo de comportamento agressivo perante elementos da equipa de arbitragem ou mesmo dos próprios adversários. Um capitão de equipa que se preze tem o dever de estar preparado para assumir todas estas responsabilidades, assim como o clube tem o dever e a obrigação de o eleger e formar nesse sentido.

Por isso é totalmente irrelevante dizer que o fez em defesa do grupo, ou mesmo para evitar um segundo cartão amarelo e consequente expulsão a Javi Garcia (que entretanto parece que ficou esquecido por incapacidade física e mental do próprio árbitro), que deveria também ele ser objeto de relatório e punição, uma vez que o árbitro se prontificava para o fazer naquele preciso momento em que foi abalroado pelo jogador em causa.

Há também a destacar pela negativa a posição do SLB, que a julgar por verdadeiras as afirmações do clube alemão, nem sequer emitiu na devida altura um simples pedido de desculpas, e que a considerar as infelizes e esfarrapadas declarações de alguns dirigentes e jogadores, dá a entender que o árbitro é que se deveria ter desviado do Luisão, estando aqui bem patente por parte do SLB uma forte componente de falta de civismo desportivo (que é feito de Rui Costa?), de liderança da sua direção, e da usual forma de encarar os factos sem nunca darem a mão à palmatória como se esperava e se obrigava naquele caso, que também, diga-se a verdade, não é só uma lacuna de procedimentos do SLB, mas sim, da maioria dos clubes portugueses, em que não tenho problemas de incluir aqui também o meu FCP.

Para além destes factos, há ainda a destacar a postura lamentável de Jorge Jesus e alguns dos seus jogadores, que em direto e através das câmaras de televisão, comentavam entre si com a mão a tapar a boca para que não se conseguisse fazer a leitura das palavras através dos lábios, e acompanhados por sorrisos sarcásticos que valiam mais do que mil palavras, dando porventura a compreender ao mundo do futebol e a muitos dos seus apaniguados adeptos a verdadeira razão pela qual não conseguem ganhar mais vezes. Atendendo ao aproximar de mais um ato eleitoral, todos estes episódios em nada vão ajudar a uma reeleição fácil de LFV e seus pares.

Benfica:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Opinião incendiária

Dá-me a impressão que a finalidade deste post é deitar achas para a fogueira, para ver se o CD pune severamente o Luisão e o Benfica.
Para esse castigo ser severo, não é preciso este parecer. Eles sabem bem como castigar o Benfica. Já o demonstraram.
Ou então o CD iliba, ou aplica uma pena insignificante para depois a UEFA ou a FIFA castigarem duro, e daí lavarem as mãos como Pilatos.

...

Essa dos cartões não caírem da mão é a mais completa e ridícula MENTIRA.

Vejam bem as imagens. O homem tem os cartões na mão até ao momento em que a nuca embate violentamente no chão.

Depois disso os cartões caem-lhe da mão. O que é normal, pois perde os sentidos por bater com a nuca no chão e não propriamente pelo encosto do Luisão.

FACTUAL, SIMPLES e COMPROVÁVEL

Vejam aos 00:56 > http://www.youtube.com/watch?v=Pn5PasE4Diw

Não lhe caem da mão? Mas vocês estão cegos ou fazem-se?

Que tristeza, um país de vergonha...

é isto fosse o luizão jogador do sporting

não seria astigado preventivamente éra logo 1 ano , é só ver joão pinto e sá pinto , nem respiraram ,, ainda não se tinham VESTIDO E JÁ SABIAM QUE IAM LEVAR ,,,,,, SATILHO PUTAS NO HOTEL ,, ESCREMENTOS PELA VARANDA,, PEDRADAS EM ALCOCHETE.MORTES NO JAMOR E AFINS

Estejam descansados benfiquistas.

A partir do momento em que a FIFA confiou a decisão do caso à nossa FPF, estamos conversados. O Luisão vai continuar a jogar como se nada se tivesse passado.

Neste momento era caso para o Luisão já se encontrar suspenso preventivamente quer pela nossa FPF quer pelo próprio Benfica que deveria dar o exemplo e castigar severamente o citado jogador.
O assunto vai ser resolvido bem à portuguesa porque a própria FIFA assim o permitiu de certa forma, ingenuamente, pensando que a FPF iria actuar no caso conforme as regras existentes no futebol internacional.

A Bola/O Jogo!

Relativamente ao Artigo de Opinião, 1 ou 2 correcções:

Não me parece que teremos "caso para as calendas", dentro de 2 semanas haverá castigo, isto porque a própria Federação Alemã e a FIFA, serão indirectamente intervenientes. Depois, existe uma abordagem no mesmo Artigo à Liga Portuguesa, não, o processo está na FPF e num dos seus orgãos, concretamente no CD.

Bom, ontem O Jogo, desportivo conotado com o Porto, poderiamos ler no seu interior:
"O árbitro Christian Fischer escreveu no relatório do jogo entre o Fortuna Dusseldorf e o Benfica que Luisão o agrediu. O JOGO apurou que o juiz alemão foi extremamente duro na descrição que incluiu no documento que hoje será analisado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sua habitual reunião de sexta-feira. O juiz alemão escreveu ainda que perdeu os sentidos e que sofreu uma contusão na cabeça, na sequência do choque com o capitão dos encarnado".

Por sua vez, hoje A Bola, através do seu jornalista Gonçalo Guimarães, ali poderiamos ler :
"O árbitro alemão Christian Fischer, que dirigiu o jogo entre Fortuna de Dusseldorf e Benfica, não utilizou em qualquer parte do seu relatório a palavra agressão para classificar o incidente com o jogador encarnado Luisão, apurou A BOLA".

No relatório, que o Conselho de Disciplina já leu, Christian Fischer utiliza um estilo descritivo e nada adjetivado, referindo-se ao lance como o vemos pelas imagens televisivas. O facto de não classificar o que se passou como agressão fará toda a diferença na decisão final do Conselho de Disciplina."

Curiosamente na Capa d´A Bola o destaque de hoje, fazia referencia ao relatório do árbitro, e deste supostamente nada ter adjectivado no seu relatório, e esse facto seria favoravel a Luisão.

Bem, mas tenho sentido crítico. E deixo-vos 2 perguntas:

Não foi este árbitro que apresentou queixa-crime contra Luisão no Ministério Público Alemão?

O árbitro não terá perdido os sentidos,ou teve mesmo uma comoção e uma contusão grave no pescoço. Foi ao hospital e os médicos queriam que ele passasse a noite no hospital por precaução?

E estas 2 interrogações que deixei atras, não surgiram como verdades absolutas em Jornais Portugueses e Alemães, e mesmo nos nossos sites?

Em que ficámos? O árbitro, vai ao hospital, apresenta queixa-crime contra Luisão, e nada adjectiva no seu relatório? Não haverá aqui um enorme contraditório?

A Bola e O Jogo, surgem com informações do relatório, diametralmente opostos. Qual dos 2 Desportivos manipulou, ou forjou informação?

Brevemente saberemos, tenho a minha opinião formada, porém, não a deixo, corro o risco de ser acusado de parcialidade. Mas, vale o que vale, fundamentalmente com estas linhas pretendo ajuizar/avaliar a credibilidade de 2 Desportivos diários, e brevemente saberemos qual dos 2 fugiu à verdade.

Quanto ao "caso para as

Quanto ao "caso para as calendas", concordo consigo tendo em conta as últimas notícias, todavia, quando me referia que provavelmente não iria ser célere a decisão do CJ, estava a pensar em situações anteriores que demoraram uma eternidade a sair, e outras que pelo contrário, como esta, parece que já terá que ser resolvida até ao final do mês, continuando a não perceber este tipo de dualidade de critérios, pois, dá a entender que quando há interesses em jogo tudo vira a contento do poder. Umas perguntas deixo aqui no ar. Por que razão o Luisão não foi logo suspenso a partir da entrada do relatório na FPF, uma vez que com toda a certeza será punido? Será por o Braga estar aí à porta? E o Braga não se poderá sentir prejudicado, pois outros clubes vão beneficiar da ausência de Luisão mais tarde?
Quanto ao resto do seu texto, no que concerne às diferênças de opinião dos jornais em causa estou plenamente de acordo, mas isso é a realidade da nossa imprensa no seu pior.
Cumpr.
Ctadeu

Exactamente, dualidade de

Exactamente, dualidade de critérios incompreensível, e vem-nos á memória a imediata suspensão de Hulk!

Mas não escondo a minha tendencia clubistica, sou Portista, e acredite que preferia o Luisão ilibado neste processo, do que ouvir as carpideiras justificarem mais um insucesso desportivo com a supensaão de Luisão, Não, nada disso, a responsabilidade não é da Admnistração amadora, ou de um plantel desiquilibrado. Já o escrevi, mas repito, se o caso Luisão fosse com Pepe ou Bruno Alves, exigiriam a irradiação.

Ultima questão, Braga prejudicado? Não me parece, será bom para o Braga Luisão jogar, estará tranquilo e sereno, qual será a sua destreza para jogar um jogo de grau de dificuldade elevado? O Braga com certeza ficará em vantagem. E acredito que hoje o Braga não perde na Luz, tal o estado de ansiedade e nervosismo que se tem visto. Porém, se a "coisa" correr mal, já sabemos quem será o "bode expiatório", Soares Dias, claro!

Mas do ultimo Benfica Braga, retenho ainda aquele penalty cometido sobre Lima, do "tamanho de um comboio", e curiosamente ninguém viu...

mas

não te ias embora, mentiroso? bota b de binto! já não posso emigrar por causa do apito dourado!

bota

b de binto! já não posso emigrar por causa do apito dourado!

...

...minha nossa senhora!!! Mas os marrecos azuis e brancos que por aqui pululam agora têm todos 14 anos?!

Mais artigo ...

... repeleto de moral de tetrapack. Já começa a enojar ver adeptos de futebol que gostam de ganhar com batota a virem apregoar a moral e os bons costumes . Que lata!

O exemplo vem de cima.

Nada do que aconteceu me surpeende porque o trio Maxi, Javi e Luisão estão sempre juntos em cenas polémicas. Só que em portugal gozam de certa impunidade, por não serem na maior parte das vezes sancionados, tanto pela sua brutalidade, como da falta de preparação no contexto disciplinar. Prevaricam muitas vezes e apesar de tudo são mimados por aqueles que deveriam impor essa disciplina, sancionando internamente estes actos que em nada dignificam o desporto. Eles estão à imagem do presidente que embora não agrida fisicamente, fá-lo verbalmente em todas as vezes que vai à televisão, para gáudio das televisões, como foi a intervenção de hoje que considero uma vergonha. Não é falar mal dos outros que os adeptos do Benfica ficam a gostar mais do seu presidente. Cuidado pois, com as próximas eleições. A proceder assim, sem haver disciplina nas hostes benfiquistas pode ser que os sócios agora acertem em quem possa tomar conta das rédeas de um grande clube que, apesar disso, envergonha o nome de Portugal. Felizmente os protogonistas são mercenários do desporto e nada têm a ver com os jogadores deste Pais. Espero, embora duvide, uma mão bastante pesada para punir o jogador benfiquista que foi chocar propositamente contra o
árbitro, embora os jornais e Tvs. noticiarem que o Luisão encostou-se ao árbitro. Que ridiculos. o meu comentário termina aqui porque tanto o feliz autor do artigo comentado como o Snr. Rui Santos foram os senhores da verdade em tudo aquilo que disseram sobre este caso. Obrigado

CabraqueporaquiDesanda, és nobinha em folha, nãon se alembra de

Trios e "quadratrios" quais quintetos BIMBOS, assim para o João Pintinho (eu nãon achei nada, o Aloísio é que achou um pente..., estaba-mos à beira do precipicio e demos um passo em frente..., INTELIGENTE), varria tudo, era canela até ao pescanhoço..., já o Paulinho que de Santos tinha pouco..., um ser rasteiro da pior espécie, seria falta de chá???, quiçá!!! (até que o belhinho lhe FODEU o focinho...), eram tãon maus..., entãon nãon (só que existiam alguns da mesma estirpe/igualha ou pior...), beja-se o caso do que denominavam de BICHO o GEORGE WEAH em plenas antas, deu-lhe cabo da cana-do-nariz, passemos para o sobe espinhas do Brutus Alves, aquilo nem precisava de plataformas elevatórias o "lombéu" dos adversários era meio caminho andado, ainda me ficaram a faltar dezenas de SUINOS, mas estes chegam para...

lol

lol.

Mais recente ainda caro benfiquista

Sem confusões de palavras e em português bem escrito, para que nao se gere confusão quanto à minha opinião, começo por lhe dizer que gozar com a fonia de um dialecto tão caracteristico como o dialecto tripeiro é simplesmente demonstrativo da sua incapacidade de se sobrepor a nós portistas com sucessos desportivos conseguidos por parte do seu clube, que depreendo seja o Benfica.
Dito isto, só tenho para lhe relembrar que possui na sua equipa jogadores que recorrem a falta de forma abusiva e por vezes agressiva de forma recorrente e um tanto ou quanto irritante, como são exemplos disso Maxi Pereira e Javi Garcia, sendo que este último, ao contrário de Bruno Alves, e nao Brutus Alves( jogador que apesar de ser muito criticado aqui neste fórum por benfiquistas ja foi alvo de rumores de suposta transferência para o glorioso SLB), Javi Garcia não faz uso do seu poder de impulsão mas sim do seu cotovelo de forma a que em vez de subjugar o adversário por seu próprio mérito e uso de capacidade fisica, fá-lo pelo unico método que consegue, AGRESSÃO, e no entanto, tanto um como o outro jogador do SLB permanecem em campo 90 min.
Quanto ao caso Luisão, tão badalado nos jornais, depreendo da sua opinião que está ainda com a areia nos olhos que o seu presidente soprou para os olhinhos dos adeptos da "mouraria"a cada palavra que disse na sua explicação pública dos factos bem como o seu grande treinador JJ.
Se realmente a minha ilação supracitada está correcta, dou-lhe então o meu parecer de que de facto Luisão deve ser castigado mas nada de muito severo, mais severa deveria de ser a punição do vosso presidente pela ignorância que emana da sua pessoa de cada vez que abrea boca nem que seja para bocejar.
P.S: Ignorância deve-se pegar porque pelo que vejo esse virus ja se espalhou a toda a vossa falange de adeptos.
Cumprimentos portistas

LOOOOL,

mais outro! ele é do sporting! mas por que raio pensam todos que quem critica o porto é do benfica?

Mais um crápulanoponto, BIMBO concerteza, esperar-se-ia o quê

desta gentalha "nad(o)a" na Palermo two!!! LOL

P.S. - Man, cá o "JE" Milhafreiro ou BIMBO (antes PANELEIRO)!!!

?

"concerteza"?

Estou completamente de acordo

Estou completamente de acordo com as suas afirmações.
Cumpr.
Ctadeu.

bota

b de binto! já não posso emigrar por causa do apito dourado!

bota

b de binto! já não posso emigar por causa do apito dourado! lool. o filipinho está a dizer que vai bazar. é mesmo mentiroso!