Transferências: as 10+ da época | Relvado

Transferências: as 10+ da época

 

O defeso de 2010/11 acrescentou evidente qualidade ao campeonato português, não só com a entrada de alguns jogadores que se impuseram rapidamente nas suas formações mas também com a dança de jogadores entre equipas lusas que veio aumentar uma competitividade já em crescendo nos últimos anos.

Eis a lista à qual todas equipas gostariam de ter acesso por antecipação.

As melhores contratações da época:

10. Jorge Gonçalves (Olhanense)
Oriundo dos espanhóis do Racing Santander, para onde se transferiu após brilhar no Leixões, esteve emprestado ao Vitória Guimarães na época passada e entrou pela porta do Olhanense em 2010/11. Como seria mais ou menos esperado, impôs-se com facilidade na equipa de Olhão e é já um dos jogadores mais importantes da equipa de Daúto Faquirá. A sua velocidade e espírito de sacrifício têm feito maravilhas pela manutenção.

9. Skolnik (Nacional)
Uma das maiores pérolas descobertas pelos clubes portugueses no estrangeiro este defeso. Com apenas 21 anos e contratado ao Maribor da Eslovénia, clube que projectou Zlatko Zahovic, o médio nascido na Croácia tem sido uma das figuras de destaque no Nacional. Actuando nas faixas, Skolnik garante a criatividade e irreverência que por vezes parece faltar à equipa de Jokanovic. Um caso sério no futebol português e um jogador que pode claramente aspirar a voos mais altos.

8. Bruno China (Rio Ave)
Só quem não se lembra da mais-valia que Bruno China era no meio-campo do Leixões é que se deixa surpreender pela excelente temporada que está a realizar em Vila do Conde. A passagem pelo Mallorca de Espanha não foi feliz, mas o regresso a Portugal trouxe novamente o melhor do jogador nascido em Matosinhos. A sua subida de forma nas últimas semanas é uma das principais razões para a fuga da linha de água por parte do Rio Ave.

7. Valdomiro (Vit. Setúbal)
A qualidade do ex-central do Guimarães nunca foi discutível e só um desentendimento o poderia fazer sair do Minho pela porta pequena. Menos mal para o Vit. Setúbal, que o recebeu de braços abertos e hoje conta com um patrão de alto quilate na defesa, que se tem revelado o parceiro ideal para o veterano Ricardo Silva. Juntos, a par do guarda-redes Diego e apesar da posição aflitiva da equipa no campeonato, são a principal razão para que a equipa de Manuel Fernandes seja uma das menos batidas do campeonato. Além disso, Valdomiro é sinónimo de perigo iminente nas bolas paradas.

6. Roberge (Marítimo)
Um autêntico diamante que caiu dos céus do Funchal. Formado no Guingamp e com uma passagem de dois anos pelo futebol grego ao serviço do Aris Salónica, Roberge transformou-se num dos jogadores mais importantes da Liga Zon Sagres em apenas um par de meses. Com 23 anos, pode gabar-se de ser o sinal mais de um Marítimo que, apesar do 10º lugar na tabela classificativa, é a 2ª defesa menos batida do campeonato. Os clubes da Madeira têm projectado excelentes centrais nos últimos anos e Roberge tem tudo para ser o próximo a dar um salto de gigante na carreira.

5. Sílvio (Braga)
Se o mais recente lateral a estrear-se pela Selecção já tinha dado excelentes indicações ao serviço do Rio Ave na temporada passada, o salto para o Braga trouxe a sua afirmação definitiva no futebol português. Mais: comprovou que Sílvio consegue apresentar o mesmo rendimento em qualquer uma das faixas. Imprescindível para Domingos Paciência e uma opção a ter cada vez mais em conta por Paulo Bento, o lisboeta formado no Benfica é já uma das principais figuras da Liga Zon Sagres e sua a juventude só pode augurar um futuro ainda melhor.

4. Evaldo (Sporting)
Se o lugar de defesa-esquerdo foi quase sempre um problema para os grandes, com o Sporting a não ser excepção, o panorama actual afigura-se bastante satisfatório e para isso em muito contribuiu a aquisição de Evaldo pelos leões em 2010/11. Dispensado pelo Porto e renascido em Braga, Evaldo não deu qualquer hipótese a Leandro Grimi e é já um dos indiscutíveis em Alvalade. Seguro a defender, prático com a bola nos pés e a dar a profundidade necessária a uma equipa que se quer ofensiva na esmagadora maioria dos desafios, o brasileiro não acusou a pressão de jogar num grande e conquistou rapidamente o coração dos adeptos.

3. Edgar Silva (Vit. Guimarães)
Do alto dos seus 1.91m, Edgar é a grande referência ofensiva do Vit. Guimarães e tem sido um dos artífices da excelente campanha realizada pelos homens de Manuel Machado. Goleador, perspicaz e agressivo sobre a bola quando esta pinga na área, o brasileiro confirmou as credenciais que o haviam levado do Beira-Mar ao Porto e após as passagens por Académica, Estrela Vermelha de Belgrado, Vasco da Gama e Nacional, encontrou finalmente o clube ideal para exponenciar todas as suas qualidades como ponta-de-lança. Boas notícias para o futebol português e para os adeptos do Vitória: apesar do seu vasto currículo, Edgar apresenta no BI apenas 23 anos.

2. Lima (Braga)
Se Paulo César e Meyong - este apesar de lesionado durante parte da época - têm andado meio desaparecidos das opções iniciais dos bracarenses, em muito podem "agradecer" ao jogador que o clube foi no defeso contratar ao Corinthians. Lima nunca foi opção na equipa de Ronaldo e Roberto Carlos, mas o seu empréstimo ao Belenenses durante a época passada apresentou os dotes do brasileiro ao mercado português e o seu nome tornou-se imediatamente num dos mais badalados do último defeso. Foi o Braga quem se chegou à frente e não poderia considerar mais feliz a opção. Lima oferece velocidade, verticalidade e um faro de golo muito especial para os jogos mais difíceis, onde quase sempre marca o ponto através da sua agilidade ou do forte e preciso pontapé. Os melhores jogos dos bracarenses esta temporada têm Lima assinado por baixo.

1. João Moutinho (FC Porto)
Considerado uma "maçã podre" no pomar do Sporting, João Moutinho era um gigante adormecido a quem faltava uma estrutura mais forte para dar outra dimensão ao seu futebol. Dono de uma mobilidade e de uma precisão de passe ao nível dos melhores centro campistas da actualidade, o camisola 8 era a peça que faltava num puzzle que Villas-Boas pretendia de posse e circulação de bola. Os mais de 11 milhões de euros que o FC Porto pagou por ele e a polémica que esteve associada à mudança de um rival para outro revelaram-se extremamente satisfatórias para os azuis-e-brancos, que hoje já não passam sem a batuta de Moutinho a ditar o ritmo e a intensidade da equipa. Foi a grande sensação do defeso e é, inquestionavelmente, uma das grandes sensações do líder do campeonato.

Lista não estanque, sigam-se as vossas opiniões...

Mercado:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Substituía alguns jogadores

1º Roberge pelo Diogo Melo já vi o roberge jogar é tipo o ruben amorim nem nuca joga para encher o olho nem nunca joga a meter água é bom mas não uma das melhores contratações da liga
E esqueceste-te do Bébé sim porque um jogador que não joga jogos oficiais é comprado livre e vende-se passado dois meses por 9 milhões de euros é qq coisa de extraordinário sinceramente

Apenas acrescento...

-Diego(Setubal)
-Diogo Melo(Academica)

Nunca percebi o que vês no Valdomiro :).

Abraço e Bom Ano.

de certa forma

até tens razão porque o valdomiro não tem nenhuma qualidade por aí fora mas´quando sobe ao ataque em cantos é o pior que pode haver para os centrais contrários movimenta-se e libertase muito bom do opositor e cabeceia muito bem

é um central a fazer lembrar o Ivanovic defensivamente é bom mas não impressiona o pior é quando sobe em bolas paradas que o Diga o Rafa Benitez perdeu um jogo por 3-1 em que ele marca dois golos em cantos

lol

!!!!

Artigo "à artenigma"!

Artenigma a finalizar o ano em grande. Sempre admirei este user pelo seu poder de análise ao que nos rodeia, e penso que está muito bem tirada esta lista.

Como não podia deixar de ser, no entanto, não posso deixar passar isto em claro (eheheh):
Considerado uma "maçã podre" no pomar do Sporting, João Moutinho era um gigante adormecido a quem faltava uma estrutura mais forte para dar outra dimensão ao seu futebol.
Penso de maneira diferente e estou farto de discutir isso aqui... O Moutinho apenas foi considerado uma "maçã podre" devido ao comportamento de pulha que teve para com o SPORTING (não me falem em JEB's ou outra representação ridícula do clube, por favor).
Confundem-se causas com consequências!!
O Moutinho, conforme diz muito bem o LG, era no Sporting o que é agora no Porto, enquanto quis... Quando começou a amuar, resolveu decrescer também os seus índices futebolísticos, embora nunca saiba jogar mal.
Não me venham agora dizer que o coitadinho andava desmotivado ou representava, se calhar, o Passarinhos da Ribeira ou o Ramaldense - Um pouco mais respeito pela grandeza do SPORTING, faz favor!!
E também não me venham dizer que o Porto é um gigante e o Sporting, coitadinho, um anão - Mais sentido de relatividade das coisas, faz favor!!

De resto, excelente resumo do que se passou a nível de transferências, na época 2010/11, porque se fosse no ano de 2010, João Pereira teria que estar aqui, de caras! ;)

Um bom ano para todos!!

P.S.: Então as eleições de "relvas do ano", caraças?? Onde nos vamos bajular reciprocamente, agora??

João Pereira foi,

João Pereira foi, inquestionavelmente, uma das grandes transferências de 2010, mas o objectivo era mesmo analisar as referentes a esta nova época. Quanto ao Moutinho, caro cold, sabes bem que sempre fui um admirador confesso das qualidades dele. Apenas acho que o ambiente e a equipa que o rodeia trouxe de novo o seu melhor aos relvados e é, por isso, o nº1 do top de contratações. E isto não tem nada de desrespeitoso para com o Sporting...

Forte abraço, obrigado pelas palavras e bom ano ;)

Ó João

Então tu cais-te na asneira de dizer isto; "Evaldo não deu qualquer hipótese a Leandro Grimi e é já um dos indiscutíveis em Alvalade."

Lá que o Evaldo é um dos indiscutiveis, nada a dizer. Agora dizer que não deu hipoteses nenhumas ao Grimi quando este desde o inicio da época que se encontrava lesionado regressando só agora há competição e desta forma, nunca esteve em condições para lutar pelo posto, é mesmo uma frase descabida.
Mas certamente ganhará facilmente o lugar.

Quanto aos teus 10, tenho-te a dizer que não concordo com alguns nomes lá inseridos e, deixas-te de fora, outros que talvez merecessem mais lá constar. Mas isto é a minha opinião.

Bom ano.

Cumps.

Boas, caro polo. Não sabia

Boas, caro polo. Não sabia que o Grimi tinha estado lesionado desde o início da época, pensei que ficasse de fora regularmente por opção. Assim não pôde discutir o lugar, tens razão, mesmo que acabasse por perdê-lo na mesma. Mas não sabia disso, fica o "mea culpa" e o agradecimento pelo reparo.

PS. Como é que sabes o meu nome?! ;)

Abraço e bom ano

Como é que sei o teu nome

Simples meu caro amigo.

Não sei precisar quando mas tenho quase a certeza que foi durante o ano que acabou recentemente, o meu amigo enviou-me um email o qual vinha assinado o seu nome.

Mas tal não era necessário pois outros relvas antigos como nós os dois com a única diferença de ao contrário de nós já não serem assiduos no relvado (bem, falando a verdade, nós os dos também já não somos também), sempre o trataram pelo seu nome.

Como eu te considero um amigo até porque as minhas amizades não se resumem aos da minha cor, tomei a liberdade de te tratar pelo telo nome porque acho que essa é que é a forma natural dos amigos se tratarem, agora se houver algum problema sobre isso, voltarei a tratar o meu amigo pelo seu nick e não será por isso que o meu apreço irá deminuir.

Um Abraço

Claro que não, polo, podes

Claro que não, polo, podes tratar-me por João sempre que quiseres. Aliás, faço questão. Não me lembrava era de te ter enviado um e-mail... ;)

PS. MAS TRATA-ME POR "TU", PELO AMOR DE DEUS! ;)

Mas tu ainda te dás ao

Mas tu ainda te dás ao trabalho de responder a estes gajos no que respeita ao anão?!
Ehehehe!

O anão não sabe jogar mal - é verdade -, mas também não sabe jogar muito bem.
É apenas um bom jogador, regular, que nunca sequer fez a diferença no Sporting.
Não marcava golos, não marcava penaltis, não marcava livres, também não sabia bater cantos, fazia poucas assistências para a posição em que jogava...
Era esforçado, regular, polivalente...
Era o que é no foculporto agora!! Ou ele marca golos e faz assistências?!

Se ele tivesse vindo da Argentina, e não de um rival directo, já não era tão bajulado por eles.
Já tinham dito muitas vezes que não valia os 11 milhões, ou 12, ou lá o que é.
Ele é muito pior que o Lucho e foi-lhes mais caro!! E eles não dizem nada! Nem reclamam!

Acredita que só "gostam" dele porque veio do Sporting.
Eles próprios sabem que o anão não é assim tão bom como eles queriam que realmente fosse, por isso, não vale a pena responderes-lhes.
Eles sabem-no, já que têm que comer com ele todos os fins-de-semana ;)

joaopinto25

Fazes esse primeiro comentário a desvalorizar a época que o Moutinho está a fazer no Porto e depois vens dizer que não vês os nossos jogos? Não entendo... Mas tira o cavalinho da chuva em relação ao que ele está a fazer este ano porque qualquer portista sabe que o João é um dos elementos top desta equipa. Aliás, já praticamente todos os portistas se renderam ao seu talento e o acolheram como um dos nossos. O futuro provar-te-á que o valor dele encaixa em qualquer plantel do Mundo... Ser decisivo e ser influente não tem nada, mas mesmo nada, a ver com marcar cantos, livres ou pontapés de baliza. Tem a ver, por exemplo, com equilibrar a equipa defensiva e ofensivamente (como fazia Ramires no Benfica e vê-se agora o seu peso), ditar ritmos, tomar opções de circulação de bola e imprimir ou retirar agressividade e intensidade de jogo. Moutinho é tão só o mais importante elemento no modelo de jogo do Porto actual. E fá-lo como um relógio suiço, praticamente sem falhas...

Abraço e bom ano

E tu levas...

..com ele todos os fins-de-semana,de azul e branco.Fodido.

Bom ano.

Tu respondes-me assim porque,

Tu respondes-me assim porque, na verdade, não consegues refutar NADA do que disse acima, que é o que me dá mais gozo!
Eeheheheh!

Ah!, mais uma coisa: eu não tenho que levar com ele, que eu não vejo jogos do foculporto.

Um grande abraço e um bom 2011!

És dos gajos mais ressabiados...

...que anda por aqui...

Vá, um bom ano para vocês os

Vá, um bom ano para vocês os dois!

Estou no ir...

parabéns pelo artigo

Principalmente por não o limitares a jogadores dos suspeitos do costume.

Apenas três notas:
- "entre equipas lusas que veio aumentar uma competitividade já em crescendo nos últimos anos."
Não concordo com esta frase, o nivelamento faz-se cada vez mais por baixo, pelo que a competitividade se deve ao abaixamento de nível das principais equipas.

- A" maçã podre" não representa qualquer novidade, está a fazer o que ele sempre fez no Sporting, em ALTO NÍVEL, até 2007/2008.

Qualquer apreciador de futebol poderia prever, com alta probabilidade de acerto, que teríamos de volta o jogador que tão boas campanhas fez até ao Europeu 2008. Mas às vezes só nos apercebemos das coisas quando elas ficam do nosso lado (ou seja, não foram poucas as vezes que eu aqui defendi o Moutinho, "contra" portistas, dizquendo que não ficava a dever em nada ao Meireles, com muitos a dizer que o meireles era MUITO superior). Moutinho foi uma pechincha para o que valia

- Falta aí o André Santos, o Evaldo está a ser uma meia desilusão (mas, como em muitos jogadores do Sporting, está a ser arrastado pela amostra de treinador que temos).

Uma nota cómica: enganaste-te numa coisa, o Bruno China está no Leixões, pelo menos de acordo com o Público
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1473024

Caro LG, antes de mais,

Caro LG, antes de mais, obrigado pelo comentário.

Mas deixa-me só responder às notas: ;)
A competitividade de que falo é dos grandes para baixo. Temos assistido ao baralhar de algumas posições que, a meu ver, é sinónimo de uma competitividade que nem sempre temos na nossa Liga. Leiria em 4º, Beira-Mar em 8º, Olhanense e Académica a superar as expectativas... é por aí que eu digo.

Em relação ao André Santos, não o considerei por não se tratar de uma transferência, já que o jogador pertencia aos quadros do Sporting e apenas regressou à casa mãe. Mas é, sem dúvida, uma das boas surpresas da temporada (já o ano passado "pedia" o resgate dele por parte do Porto, embora fosse quase impossível).

Quanto ao Moutinho, eu sempre assumi aqui a minha admiração por ele e fui um dos que se revelaram mais indignados com a não convocação para o Mundial. Apenas acho que o nível a que ele vinha a jogar não era o mesmo que poderia atingir e a contratação pelo Porto ressuscitou-o.

Finalmente, Bruno China é jogador do Rio Ave. Aliás, lesionou-se agora até ao final da temporada... ;)

Forte abraço

noções diferentes de competitividade

Não consigo entender que um campeonato é competitivo quando a maior parte das suas equipas está dependente de 4 ou 5 para conseguirem completar os seus plantéis.

O que aconteceria à maior parte dos clubes caso fossem proibidos (ou limitados) os empréstimos de jogadores a equipas da mesma divisão? Quantos conseguiriam formar equipas competitivas? Não é uma forma de distorção da concorrência? Vê a notícia de hoje: estando a falar de equipas de divisões diferentes, vê como a decisão do Preston North End em despedir o filho do A.Ferguson levou ao recambiamento dos jogadores que lá estavam emprestados de volta para Manchester.
Devido aos empréstimos, não se encontram as equipas em Portugal igualmente limitadas face ao poder dos grandes? Isto é um facto, redutor da competitividade, não apenas no campo, mas também fora dele.

Quanto ao Bruno CHina, eu sei onde ele joga (até faz parte dos meus Corvos, a minha equipa na Liga Relvado). Se seguires o link que deixei, vais perceber: como é que um jornal pode elogiar o jogador como "sempre fiel ao Leixões", quando ele está a jogar 20 km mais a norte?

off. recordar uma década brilhante!

Para todos os portistas ou para qq um que goste de bom futebol, aqui fica um vídeo com os melhores golos da década que agora termina.

http://www.youtube.com/watch?v=5PBYIngtnH0

Um excelente artigo que peca..

...por ser "demasiado" completo. Ou seja, o arte já disse quase tudo.

De qq das formas faço alguns destaques.

1) Moutinho

Sem duvida a contratação de ano. Craque da bola!

O Moutinho faz brilhar Belluschi, Hulk e companhia. Um jogador muito acima da média e que saltou do sporting para o porto e para o 11 da selecção nacional!

2) Lima

Não o vejo a fazer "pior" no braga, que alguns jogadores de posições semelhantes em equipas da 2ª circular. É daqueles que a evoluir desta forma mais tarde ou mais cedo dará o salto.

3) Sílvio

Não corroboro a ideia que é o novo bosingwa, mas não deixa de ser um jogador bastante interessante. Diziam que já estava apalavrado com o porto mas cheira-me que vai rumar a sul..

Artigo do artenigma já se pode comentar

Um lapso de ordem "técnica" motivou a que o artigo do artenigma tenha ficado sem a possibilidade de ser comentado durante algumas hora. Lamentamos o equívoco e pedimos aos relvinhas "perturbados" o perdão necessário.

relvinhas "perturbados"

ehehehe , muito bom!
Um bom ano para si Cara D. Susana.

Bom Ano!

Um excelente 2011 para si também e para todos os relvinhas que insistem em não desisitir do Relvado. Que seja o próximo o ano de todos os sucessos.

Presumo que seja dirigido a

Presumo que seja dirigido a mim também... eheheh... ;)

Um bom ano para a Edição!
Bom ano, kiko!