Análise a frio do clássico | Relvado

Análise a frio do clássico

O Porto foi a única equipa no relvado do Dragão a tomar conta do jogo, não massacrou, não foi asfixi
 
FC Porto - Benfica (23/09/11) - Foto 17: Hulk vs Emerson
Lusa

Muito já li sobre o clássico do Dragão. No entanto, pese o facto de ser portista, acho que mais uma vez a leitura geral está um pouco deturpada, senão veja-se...

As capas do jornais e as análises dos canais de TV foram genericamente omissas na questão fundamental do jogo. Quem perdeu dois pontos, por responsabilidade própria e acomodação, foi o Porto.

Tive o cuidado de ver o jogo de novo, "a frio" e tentando o mais distanciadamente possível, perceber se havia sido demasiadamente cruel e critico para com o meu clube, o qual critiquei fortemente nos últimos 15m do jogo. Sejamos realistas e justos, o Porto devia e tinha tudo para ganhar o jogo, demonstrou-o em toda a primeira parte, em que apesar de aos soluços, a teoria e nuance tática de Vítor Pereira, diferente em relação ao ano passado, de pressionar mais alto, e ter uma posse do bola desde início, foi concretizada.

O Porto foi a única equipa no relvado do Dragão a tomar conta do jogo, não massacrou, não foi asfixiante, mas foi a única a criar perigo, e talvez, o ter marcado perto de intervalo, tenha sido o pior que lhe aconteceu. Aqui, começam de facto as críticas e as notas negativas que não via no ano passado, o Porto do ano passado marcava e não adormecia, há uma diferença em saber dominar fazendo contenção, ou entrar num jogo de rame rame... Em que se percebia que apesar do Benfica não ter tido grande caudal ofensivo (real, real teve uma grande oportunidade na 2ª parte através de Cardozo, após umas das tais transições).

Não vi a imprensa, e os analistas desportivos, assumirem que o Benfica foi mais uma vez uma caricatura do Benfica avassalador que pintaram no início da época, o Benfica que segundo o seu treinador viria ao Dragão para ganhar! Alguém viu o Benfica jogar para ganhar? Sempre que empatou notou-se falta de ambição, mesmo depois do 2-2, e com o Porto já em total descompressão se viu o Benfica a tentar ganhar o jogo.

Há é que tentar perceber porque será que se viu um Porto radicalmente diferente, bastaram 5m para perceber que na 2ª parte, haviam entrado 11 jogadores (ou pelo menos mais de metade) diferentes. Hulk foi disso o maior exemplo, depois de uma ótima 1ª parte, viu-se um Hulk que só prejudica a jogar a meio gás, em contenção (foi dele a perda de bola ridícula no 1º golo do Benfica), será que foram sequelas da lesão? Se sim, o treinador deveria ter assumido o meio-campo, limitou-se a pressionar aos soluços, sendo que se uma bola entrasse a 2ª vaga benfiquista percebia-se que havia liberdade, e ninguém encostava imediatamente.

Finalmente, em uma coisa estou de acordo com a maioria dos média, Vítor Pereira pode ter tido as melhores intenções nas substituições, mas que resultaram pessimamente, resultaram, e disso não se livra. O que mais me incomodou, é ver jogadores fresquinhos que em 15m não conseguiram sequer fazer pressão constante e ajudar um meio-campo que entrou em letargia. Aquele golo do Benfica tem mérito do Saviola, no passe, e o remate do Gaitan tanto entrou qual foguete junto à barra, como poderia ter saído, tal foi a espontaneidade do remate. Mas ver o início da jogada, em que ninguém se atreveu a pressionar os jogadores do Benfica, e um lance sem aparente perigo resultou em golo, inaceitável numa equipa como o Porto... A ver se não se repete.

Benfica:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A FRIO????

Desculpa la rapaz, mas esse frio deve ser o frio do alentejo em agosto. Para ti nao existe merito na recuperação de bola do aimar para o primeiro golo, é so demeritto da tua equipa. O benfica foi jogar como se deve jogar FORA conta o campeão e candidato ao titulo, e nesse aspeto teve bem e podia ter perfeitamente ganho o jogo

Deves ter adormecido depois

Deves ter adormecido depois de saberes a constituição do Porto e nem chegaste a ver a 2ª parte em que o Benfica dominou completamente após sofrer o segundo golo e se tem marcado mais um golo não escandalizaria ninguém exceptuando tu que te deixaste dormir.

Portanto foi uma análise completamente a frio mas da proxima vez afasta-te do ar condicionado para ver se é menos a frio e mais real.

Se é isso que queres fazer e se é isso que depreendes...

...quem sou eu para criticar.
Presunção e água benta cada um toma a quer.

Ainda tentei ler o artigo,

Ainda tentei ler o artigo, mas bloqueiei logo no primeiro paragrafo:
"Análise a frio do clássico

O Porto foi a única equipa no relvado do Dragão a tomar conta do jogo, não massacrou, não foi asfixiante, mas foi a única a criar perigo..."

Meu deus, como é possivel alguem ser tao faccioso assim. Um gajo que escreve assim e acredita no que diz deve ser o mesmo gajo que acredita que os arbitros vao ter a casa de pinto da costa para conselhos matrimoniais...

Mas como contra factos nao ha argumentos, aqui fica a demontracao de que o benfica foi sempre a equipa mais perto do golo e que melhores oportunidades criou. E alias, mesmo assim o futebol do benfica é coletivo, procura muito o romper e chegar a zona de finalizacao facil o que muitas vezes cria lances de perigo sem sequer chegar a remate. isso contrasta com as baboseiras do hulk, que so remata inconsequentemente para a estatistica.
Entao So em oportunidades de golo cito para alem dos 2 golos, um remate a razar o ferro de gaitan depois de fazer 2 tuneis, um remate na cara de helton do cardozo, completamente isolado. Um golo anulado ao saviola

so precisa de procurar qq resumo no youtube para ver quem criou mais oportunidades...Eu sei que o jogo é comentado por portistas na sporttv, até se nota na forma como gritam os golos de cada equipa, mas as pessoas tem de ter as suas proprias opinioes

Empate que se aceita

E que, já agora, muito jeito dá ao meu Sporting.

Discordo com a abordagem do proponente deste artigo. Embora o Porto, de facto, tenha tido vantagem territorial nunca conseguiu uma produtividade que lhe garantisse vantagem significativa sobre o oponente. Aliás, não me lembro dum adversário recupera de desvantagem duas vezes no Dragão.

É certo que o Benfica não arrancou uma exibição deslumbrante, mas a verdade é que teve argumentos para quebrar a redoma portista e garantir um ponto com muita tranquilidade.

Hulk está órfão de Falcão, a sua linguagem futebolística depende um interprete, dum partenaire de semelhante igualha e Kleber, sendo um bom ponta de lança, não é minimamente comparável ao colombiano. A impossibilidade de clonar Radamel obriga a repensar a estrutura ofensiva do Porto. E Vítor Pereira parece acagaçado para assumir essa responsabilidade.

Este jogo colocou o título em questão. O Porto avassalador de Hulk e Falcão não existe mais. Vítor Pereira pode tornar-se numa debilidade ainda mais vincada. Resta saber se existirá quem consiga aproveitar...

End

Todo este artigo se resume numa frase..

Esta:

""e com o Porto já em total descompressão se viu o Benfica a tentar ganhar o jogo...."

ahahahhahahahahahhahahahhahahahahha Como é que é?????

Frio!!!!!................. Estás muito FRIIIIIOOOOO!!!

a minha visão do clássico

e como já passou um fim de semana escrevo aqui a minha opinião....

Antes de mais, que diferença faz dirigentes calados e treinadores a treinar e não a incendiar, deviam ser todos assim, sem os exageros que de parte a parte tem havido nos ultimos jogos....

penso que já tudo foi dito, um jogo repartido em que o FCP foi claramente superior na primeira parte, mas sem grandes oportunidades (3 ou 4 no máximo) e o SLB foi superior na segunda parte (com igual numero de oportunidades).

O FCP podia e devia ter feito mais, principalmente depois de aproveitar o mau começo do SLB no jogo, apoesar de ter sofredio o primeiro golo um pouco a frio , conseguiu ficar em vantagem novamnete, ter-se deixado empatar foi no minimo, uma azelhice.

Ao não ter matado o jogo quando devia e ter deixado o SLB dominar o jogo, o FCP fez por se deixar empatar, na segunda parte não houve fio de jogo, Hulk parecia de rastos e vi apenas Moutinho e Otamendi a pegarem no jogo e tentarem atacar....

Foli uma segunda partte fraca, e o slb aproveitou e bem para empatar o jogo.... Se o FCP tivesse sido competente , nunca poderia ter deixado o SLB voltar ao jogo e tinha aproiveitado a parte de vantagem que eles nos deram.

Acaba por ser um jogo interessante, mas pouco mais do que isso. Destaco, no final, as declarações de JJ - parece mais responsável e menos incendiário... gostei do que ouvi, a costela de fanfarr
ão que tantas vezes se virou contra ele parece ter desaparecido- e fez bem!

Os adeptos do SLB mostram o seu respeito pelo FCP

O SLB dominou imenso, por exemplo, dominou tanto que na primeira parte de um jogo em que entrou com a sua melhor equipa, não tem uma oporrtunidade de golo e praticamente nem fez remates à baliza adversária.

Na segunda parte, marcou na primeira vez que foi á baliza..

E mesmo perante a debilidade física do FCP, só conseguiu empatar o jogo.. Se o SLB dominou o jogo, porque não teve muitas oportunidades de golo?
Porque não teve imensa posse de bola?
Porque não empurrou o FCP para a a sua área?

A alegria dos adeptos do SLB, diz bem o respeito que têm pelo actual FCP.
Empatar no Dragão para o SLB é uma vitória.

E a cereja em cima do bolo é dizer que Vitor Pereira não é treinador para o FCP e que até, dizem alguns, deveria ser despedido. Realmente deveriamos mandar embora um tipo que tem tantos pontos no campeonato como o SLB!!!!!!

É caso para dizer, como os tempos mudaram.
Para mim um empate na Luz é um empate, e para amaioria dos adeptos do FCP. Neste jogo, fixamos a saber que para o SLB empatar no Dragão é como uma vitória!!

respeito

Respeito tem de ser mutuo entre todos os adeptos mas foi o k voçes não tiveram com o feirense... fizeram um jogo de merda e só não perderam pk os avançados do feirense estavam nervosinhos e o penalti do belushi não foi assinalado.

as pessoas tem de perceber

as pessoas tem de perceber que o dominar tem muito que se diga. É como uma luta de jiu jitsu, eu posso deixar-te tomar a iniciativa, posso deixar-te ficar por cima mas no fim essa é a estrategia e eu ganho.
O jesus ja tinha avisado , as equipas satisfazem por ter um pouco a bola contra o benfica mas é estrategia, o benifca sente-se como peixe na agua a controlar e sair rapido.
sao estrategias e é um dominio consentido.
Ha quem nao perceba isso, mas se reparares o dominio do porto foi tao dominio como o da academica ou do guimaraes ou manchester ou feirense. em todos os jogos o benfica concedeu bola ao adversario por estrategia.

O Benfica marcou 2 golos...

...e teve, pelo menos mais 2 oportunidades por Cardozo e Gaitan. O Porto, nesse suposto domínio avassalador, criou quantos lances de perigo? Assim de repente, tiveram um remate de longe do Hulk e o lance do Fucile na cara do Artur. Posso estar a esquecer-me de algo, mas a diferença não foi praticamente nenhuma, ao contrário do que queres dar a entender. Ainda por cima marcam 2 golos completamente consentidos, em lances de bola parada e com falhas inaceitáveis da defesa do Benfica.

E quem é que está à espera que nos desloquemos ao Dragão para fazer um jogo de posse de bola e dominar de forma avassaladora? Mas alguma vez isso foi prometido antes do jogo? É natural que seja o Porto a assumir as despesas da partida, ficando o Benfica encarregue de explorar espaços no contra-ataque, como a equipa tão bem sabe fazer.

Juntando o bolo todo, acho que há aí muito recalcamento. O remate do Gaitan podia ter ido para fora? Já chegámos a este ponto? A cabeçada do Kléber também, digo eu...! Andam muito activos depois do clássico, está difícil de digerir...

o porto só criou perigo no

o porto só criou perigo no lance do fucile. Foi a unica oportunidade de golo. Depois causou algum frisom um remate do meio do meio campo do hulk. houve ainda um centro/remate do guarin que o artur por via das duvidas coloca em canto. O porto faz golos apenas de bola parada ja que em jogo corrido nao teve chances. Nunca conseguiu dominar o ultimo terco do campo.

Ja o benfica teve golos em lance de futebol corrido,o que revela a capacidade desta equipa em jogar a bola. teve boas oportunidades como a do cardozo isolado na cara do helton, ou do nico depois de tirar 2 do caminho atira a roçar a barra. Teve ainda um golo anulado ao saviola. Teve ainda lances que nao terminaram em remate mas foram de imenso perigo como o cardozo no primeiro minuto chega um segundo atrasado para encostar ao centro de nolito.
Pode-se dizer que o porto teve mais bola (+3%) mas as situaçoes de golo foram claramente do benfica.

Este jogo deu me razao no meu

Este jogo deu me razao no meu argumento de q o Hulk nao é um jogador do outro mundo cm assim é dito. Um jogador do outro mundo tem de ser um jogador completo, e Hulk é um jogador muito muito muito incompleto. Sem duvida q faz a diferenca e q sozinho pode resolver um jogo, mas é muito limitado sobretudo no ponto de vista defensivo. Ainda bem q vi no teu artigo referenciado quem foi o principal responsavel pelo 1golo do Benfica (é de louvar um portista assumir isso). Os avancados de hj sao mesmo os primeiros defesas e intreferem na construcao de jogo desde o miolo, e Hulk, por mtas assistencias, velocidade q da ao jogo e golos q marqur nao faz nenhuma dessas coisas, é pena.

Hulk

"Sem duvida q faz a diferenca e q sozinho pode resolver um jogo, mas é muito limitado sobretudo no ponto de vista defensivo".

O Hulk não é um jogador completo, nem do outro mundo, mas tem características únicas como o porte, excelente pé esquerdo e velocidade. Não há muitos no planeta com estas características tão aguçadas.

Será que o Ronaldo, Messi defendem? São jogadores para decidir jogos, não gastar energia em tarefas defensivas.

Tb acho q o Hulk é um grande

Tb acho q o Hulk é um grande jogador, mas não é(de longe) nenhum senhor 100milhoes(nem 50), nem nenhum dos melhores jogadores do munodo como a nação portista e outros o pintam. É rapido, tem muita força, tem tecnica, intimida e tem um grande pe esquerdo. Mas hoje em dia para se chegar ao pantamar de jogador mundial tem de ser fazer um pouco mais do que isso, e isso nao passa apenas por fazer golos e assistencias, mas sim trabalhar para a equipa coisa que efectivamente o Hulk, nao faz muito.

O Messi é um excelente jogador de equipa, quanto ao Ronaldo tb defendo que peca por defender muito pouco, mas trabalha, lá isso trabalha

Discordo, só vi o golo uma

Discordo, só vi o golo uma vez, durante o jogo, e lembro-me claramente que o passe que o Guarin fez para o Hulk queimou-o um bocado porque o Hulk estava marcado muito de perto por um jogador do Benfica e era difícil livrar-se da bola naquela situação!
O que devia ter sido feito pelos jogadores do Porto no 1º golo do Benfica era chutar logo a bola para a frente ou para fora, porque a equipa do Benfica estava muito subida naquele momento, em vez de tentar sair da defesa em passes curtos sem condições para tal, ou seja, o erro principal foi cometido pelo Guarín ou para quem passou a bola ao Guarín, o Hulk acabou por ser queimado com aquela situação.

A frio..

...e completamente neutra..heheh