Sporting-FC Porto: empate certo em Clássico de bom nível | Relvado

Sporting-FC Porto: empate certo em Clássico de bom nível

Leões dominaram primeira parte, dragões estiveram melhor na segunda.
 
Alex Sandro no FC Porto-Sporting
Getty Images/AFP

Sporting e FC Porto empataram esta sexta-feira à noite em Alvalade, a um golo, no jogo de abertura da sexta jornada da liga portuguesa. Um resultado justo, que exprime o que se passou em campo, em que houve duas metades distintas, cada uma dominada por uma equipa. A partida foi um verdadeiro clássico, agradável de assistir.

A equipa da casa entrou a todos o gás. Durante a primeira meia hora não deixou o adversário respirar. Com Carrillo e Nani endiabrados nas alas, com um meio-campo mais forte que o do FC Porto – João Mário e Adrien entendem-se muito bem – e com laterais certinhos a defender (Jonathan, mais uma vez no lugar de Jefferson, esteve muito bem), o Sporting encostou os azuis e brancos às cordas desde o início. O golo madrugador, de Jonathan, logo aos 2 minutos, corolário de uma excelente jogada de Nani, empolgou a equipa e entusiasmou os adeptos.

O FC Porto sentiu dificuldades. O meio-campo, com Casemiro, Rúben Neves e Herrera era macio em demasia e perdia a maior parte das bolas divididas. Os passes saiam transviados, e a pressão do Sporting causava estragos. Lá à frente, Jackson estava muito sozinho, pois os artistas Brahimi e Quaresma estavam em noite não.
O intervalo chegou com o Sporting a vencer por 1-0 mas o resultado poderia ter sido mais dilatado, face ao que aconteceu nos primeiros 45 minutos.

A segunda parte foi muito diferente. Julen Lopetegui mexeu duplamente ao intervalo, deixando nos balneários o ainda verde Rúben Neves e Quaresma e lançou Oliver e Tello. O FC Porto surgiu transfigurado, com mais rapidez e, acima de tudo, mais objetividade e o jogo mudou. As principais oportunidades passaram a pertencer aos dragões e o empate acabou por surgir com naturalidade, aos 55 minutos, embora tenha acontecido com um auto-golo infeliz de Sarr.

Até final o desafio foi equilibrado, com oportunidades de golo para os dois lados. Os dois treinadores lançaram todas as armas para o relvado mas o resultado, no entanto, não voltou a alterar-se. Empate justo, embora para o Sporting, pelo que fez na primeira parte, saiba mais a derrota.

Equipas:

Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Sarr e Jonathan; William Carvalho, João Mário e Adrien (Carlos Mané, 77’); Carrillo (Capel, 63’), Slimani (Montero, 77’) e Nani.
Suplentes: Marcelo; André Martins, Montero, Capel, Rosell, Paulo Oliveira e Carlos Mané.

FC Porto: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Rúben Neves (Óliver Torres, 46’), Casemiro (Reyes, 60’) e Herrera; Ricardo Quaresma (Tello, 46’), Jackson Martínez e Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Diego Reyes, Evandro, Óliver Torres, Cristian Tello, Adrián López e Aboubakar.

FC Porto:

Comentários [136]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O clube da mentira e da corrupção fez anos. .

http://2.bp.blogspot.com/-A62AGvmXdG0/VCktMtrl03I/AAAAAAAADKs/p8BQMhvGK6...
Campa do verdadeiro fundador do FC Porto

http://4.bp.blogspot.com/-a2P4DrMbO-4/VCktThcn9PI/AAAAAAAADK0/bJIAqDsvwF...
Atribuída Utilidade Pública em 1928.

http://1.bp.blogspot.com/-9MxYOtwUXSQ/VCktZ6T3HnI/AAAAAAAADK8/GHkWuY9Io3...
Lá está a data de fundação!

http://2.bp.blogspot.com/-M4LnxXTk7Qg/VCkth8B54PI/AAAAAAAADLE/WXjD6z7t3m...
Revista "Dragões" nº 10 / Setembro de 1986. Direcção do FCP vista campa de Monteiro da Costa

http://3.bp.blogspot.com/-tnRIH968AXU/VCktmowwqrI/AAAAAAAADLM/zSR9VU2xke...
Papel timbrado do FCP, assinado por Pinto da Costa, com data de fundação do FCP.

http://1.bp.blogspot.com/-9zJnWmUAimo/VCktthTZHUI/AAAAAAAADLU/xfSMvaWqCS...
Jornal "A Bola" - 3 de Agosto de 1950

http://1.bp.blogspot.com/-le8IAAIUwRY/VCktzbutcRI/AAAAAAAADLc/_twogMKkNE...
Jornal "Record" - 4 de Agosto de 1956

Existem vários artigos publicados pelo grande blogue EDDB. Um deles é o do qual retirei estas imagens.
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/08/quem-renega-os-seus-e-ca...

Curioso como os jornais e até alguns canais de TV deram a notícia ontem e hoje como se desconhecessem a origem da mentira. São os mesmos que fazem propaganda a alguns nomes do futebol português.

São os mesmos que se negaram a publicar uma linha que fosse sobre as escutas do Apito Dourado e que ainda hoje fingem que nunca existiram.

Mas para seu azar, há quem não durma em serviço e exponha a mentira que é o futebol português, e em especial o "sucesso" do FC Porto. Este é mais um exemplo de que com um clube que mente até na data da sua fundação, não há acordos de cavalheiros, de cooperação ou sequer entendimentos.

O Sport Lisboa e Benfica e os seus pergaminhos exigem que o FCP Mentiroso de Pinto da Costa seja visto como um inimigo da verdade desportiva e não um parceiro.

http://geracaobenfica.blogspot.pt/

O mais ridiculo

é que a maioria das pessoas nem sabe ao certo de onde o Benfica veio, sendo que nasceu da junção de 3 clubes culminando no Sport Lisboa e Benfica em 1908. Se conhecessem a verdadeira génese desse clubezeco de bairro, tapavam a cara até com merda!

De resto, um portista falar sobre a data de fundação do Benfica, ou um benfiquista falar da data de fundação do Porto, faz lembrar a velha máxima de "duas nádegas a discutirem", mas pelo meio só sai merda !

LOL

Mais uma arbitragem limpinha.

Mais uma arbitragem limpinha.

Não li os comentários todos, mas

há uma grande desonestidade intelectual ao considerar penalty o lance de Maurício que não teve qualquer intenção de jogar/cortar a bola com a mão. O remate de Jackson é, aliás, tão inesperado e tão próximo do brasileiro que só se este tivesse uns reflexos melhores que o Neur podia, intencionalmente cortar a bola com a mão. Além disso, mesmo sem intencionalidade, os braços/mãos de Mauricio estão colados ao corpo, ou seja, não aumentou a sua volumetria com os citados membros.

Para quem não conhece as regras do futebol ainda dou um desconto, agora para quem conhece e considera penalty só pode estar de má-fé . Qualquer dia, vou concluir em qual dos grupos se inclui Lopetegui. Provavelmente, e esta coisa deve ser chata de ouvir, depois das bocas a Bruno de Carvalho quando este criticava as arbitragens quando o resultado era menos bom, gostarei de ver os mesmos artistas a criticar o espanhol por fazer o mesmo, com a agravante de este o ter feito em dois jogos em que, pura e simplesmente não foi prejudicado, ao contrário do que aconteceu em Guimarães.

Quanto ao jogo... excelente espectáculo e resultado justo!

desonestidade tens tu...

Ja que andas ai armada em professor de regras de futebol, diz-me la onde é que leste que tem que haver intencionalidade de jogar a bola com a mao para haver penalty???
estou curioso...

Jass, ainda não consegui ver o lance em câmara lenta,

tens o Link? Ao ver o jogo nem me pareceu um lance polémico, porém, agora está a ser tão falado que gostava de o ver novamente.

De qualquer das formas, que um treinador está de má fé na análise dos lances do jogo parece-me um pleonasmo. No futebol a má fé, o caráter dos jogadores ou treinadores, é coisa que preocupe pouco os adeptos, no meu caso, o que me causou maior preocupação, foi a incapacidade quase constrangedora de Lopetegui acalmar a equipa, aliás, acalmar-se a si próprio porque a equipa será sempre a imagem do seu treinador, e se muito critiquei JJ na sua postura nervosa nos grandes momentos, que passava sem qualquer dúvida para os seus jogadores e por isso, não acho que ele tenha tido azar nos vários momentos decisivos em que saiu derrotado, também não deixo de estar preocupado com aquele excesso de agitação vindo do local menos apropriado.

Dito isto, continuo a achar tiradas mal feitas sobre nádegas, com erros semânticos, dum tipo que não domina a ironia, mas que se coloca sempre em bicos de pés para imitar o seu grande ídolo, são patéticas. Mas, esse mesmo homem deve ser aplaudido pelo excelente, aliás, pelo fantástico trabalho efectuado a reerguer o Sporting.

Organização Vs talento: deu um empate justo...

Não digo que o Sporting seja formado por jogadores sem talento, mas quando olho para a dupla de laterais portista e Sportinguista, a dupla de centrais, aliás, a dupla de centrais portista suplente seria titular neste Sporting; ou até mesmo Martinez com um bom jogador como é Slimani, são coisas completamente diferentes, aliás, se entao olharmos para o banco, a coisa ainda é mais grave. Não digo que não existam jogadores no Sporting em algumas posições melhores que os do Porto, porém, no global existe uma grande diferença de potencial no somatório das individualidades.

Dito isto, ontem o Porto foi dominado na primeira parte pela tática e não pelo talento, e quando isso acontece, os menos talentosos parecem mais que os grandes talentos. O Porto não conseguiu reagir à pressão do meio campo do Sporting, os centrais quando não estavam apertados tremiam por não verem linhas de passe à sua frente, mandando inúmeras vezes a bola lá para cima, Alex Sandro que é um pronto socorro quando está bem nestas circunstâncias esteve muito mal, sem confiança, o Porto não definiu bem o homem 6, e o meio campo não resultou, porque Herrera nunca será um 10, e muito menos numa tática de dois pivôts para deixar o 10 sozinho construir. O Sporting por sua vez, entrou como deve ser, grande pressão, muita motivação, mas pecou por excesso, e aí notou-se a falta de experiência deste grupo, o domínio é bom, dá moral, mas por vezes é necessário um líder dentro de campo, que após 20/25 minutos de pressão, faça passar a mensagem de descanso com bola, ou seja, dosear a pressão, via-se João Mário que não é propriamente um atleta de eleição a correr até aos defesas centrais portistas, e todo esse excesso foi um erro.

Na segunda parte, o Porto entrou muito bem, Oliver deu dinâmica e definiu melhor posições, a equipa ficou mais segura com bola, os jogadores sabiam melhor o que fazer, e começaram pela primeira vez a jogar à bola. Tello também entrou bem, aliás, o jogo começou a ficar bom para as suas características, muito partido por causa do cansaço dos jogadores do Sporting, e ainda por cima, vindo do banco que é na situação que ele melhor joga.

Em conclusão, o SPorting foi melhor equipa na 1ª parte do que o Porto foi na 2ª parte em relação ao Sporting, porém, quando olhamos para as oportunidades de golo, só podemos dizer que o resultado foi justo.

Destaques individuais positivos do Porto:

- Oliver: Foi o jogador que mudou tudo, muito assertivo nos passes longos, muito rápido a decidir, intenso a atacar a bola, um talento que faz lembrar um bocadinho Deco - não, não estou a dizer que são jogadores iguais, ou que têm o mesmo talento ou qualquer coisa do género - na forma como consegue ser efectivo no momento de organizar, no momento criativo do jogo, e ao mesmo tempo serem efectivos defensivamente, como Mourinho disse, cavalos de gala e de batalha ao mesmo tempo.

Tello: Não sou fã, mas tenho que dizer que quando entra num jogo vindo do banco, com a outra equipa já um bocadinho cansada, a sua velocidade faz a diferença.

Destaques negativos:

Alex Sandro: Não estava lá ontem, ele faz da confiança uma das suas grandes armas, ontem, só deu tiros nos pés, nem parecia ele... errático, muito pouco confiante, lento a decidir, e logo ontem que precisávamos tanto dele na primeira fase de construção para ultrapassar a pressão do Sporting e abrir espaços lá atrás.

Martinez: Um jogador com a sua capacidade não pode falhar um golo daqueles, num momento tão importante do jogo, daquela maneira tão displicente.

No global, existiram outras exibições menos conseguidas, outras mais, mas do ponto de vista meramente individual e não tanto da equipa, estes são os meus destaques.

Lopetegui, está a aprender o que é o futebol português, no espaço de uma semana, percebeu que jogar contra equipas como o Boavista em Portugal não é nada fácil, percebeu que os treinadores portugueses são capazes de surpreender na estratégia de jogo qualquer um, agora, só espero que ele prove o valor que a direção lhe deu ao contratar todos os jogadores que ele pretendia, ainda é cedo para se fazer uma avaliação, e já se viu excelente futebol da parte do Porto.

Finalmente alguém reparou que ele é estrangeiro

Ele pensava que isto era a La Liga, eheheheheheh, o Boavista trocou-lhe os olhos.

Admito que na defesa o porto

Admito que na defesa o porto está muito mais bem servido que o Sporting. Reconheço também que o porto tem um plantel com muito mais e melhores opções que o Sporting. Contudo, parece-me que o Sporting tem alguns jogadores que eram titulares de caras no porto, nomeadamente William, Adrien, Nani e Carrilho.

Carrilho não, desculpa lá, mas que é que o peruano tem feito

na sua carreira de tão encantador para ser titular neste Porto, que tem Tello, Quaresma, Adrian Lopez, Brahimi... se quiseres podes dizer, que um dos extremos do Sporting, neste caso, Nani teria lugar no Porto. Em relação a William, depende, tens visto como ele tem jogado? Mas, admito que sim nesse caso, até porque não temos um grande trinco para já. Adrien é um jogador diferente de Oliver, porém, são os dois pensadores de jogo da equipa, são estruturas diferentes, agora, não vejo em Adrien mais talento que vejo em Oliver... e com Herrera é impossível comparar porque têm funções bem diferentes, Adrien não consegue dar a uma equipa aquilo que Herrera dá, e o contrário também é verdade.

No entanto, eu afirmei no meu comentário, que existem homens no SPorting que podem ser melhores do que aqueles que o Porto tem...

Fazendo um brevee arcaico 11 vs 11: Guarda redes não consigo decidir. laterais mais fortes no Porto. Centrais mais fortes no Porto. Trinco mais forte no Sporting. Oliver e João Mário o espanhol é melhor, para já, porque é preciso ver mais de João Mário, porém, não me parece que vá atingir a dimensão de Oliver. Herrera e Adrien (apesar do que disse atrás, é mais fácil fazer a comparação assim) dou um empate. Nani em relação a Tello ou Quaresma, escolho Nani. Brahimi em relação a Carrillo sem dúvida algua Brahimi. Martinez vs. Slimani, Martinez.

Ou seja, em 11 posições, dou empate em duas posições, dou vantagem ao Sporting em 2 ao Sporting, e dou vantagem ao Porto em 7 posições. Mas, isso sou eu, se quiseres até podes colocar Adrien à frente de Herrera, mas mesmo assim...

Claro está, que isto foi uma comparação impossível de se fazer, só para chatear, porém, no global, o Porto tem um 11 bem mais talentoso que o Sporting.

Tudo isto, na minha opinião.

Quando falei nos dois alas do

Quando falei nos dois alas do Sporting, coloco-os à frente de Tello e Quaresma. Julgo que Brahimi é mais um 10 ou um segundo avançado que, propriamente um ala. Quanto a Carrilho, nesta altura é mais desequilibrador que Tello e Quaresma. No mesmo sentido, nesta altura não trocava Adrien por Casemiro.

Quanto às exibições de William, daria um bom tópico analisar a sua performance este ano e compará-la com a época passada e estabelecer uma relação com os sistemas de Leonardo e Marco Silva e com os jogadores que compõem a actual equipa e os que compunham a época passada, especialmente Rojo. Para quem entende algumas variantes tácticas e alguns mecanismos de jogo, poderia compreender que o caso de William não é tanto de baixa de forma, mas sim de cariz táctico. No passado, muitas das saídas do Sporting, após a recuperação de bola no sector mais recuado, fazia-se com William a combinar com Rojo que, sendo central, oferecia linha de passe mais lateralizado e, em momentos de pressão devolvia a William que ou progredia ou variava o flanco. Além disso, Adrien actuava mais recuado e pegava no jogo mais de trás. Este ano, William não pode fazer com Sarr o que fazia com Rojo, além de que, com Adrien mais avançado, vê-se forçado a arriscar mais no passe central e a lateralizar o jogo com mais frequência. Como disse, era/é um tema bom para um tópico.

Claro que isto são meras opiniões e é quase impossível fazer raciocínios comparativos destes, até porque determinados jogadores, com as características que têm, podem ser fantásticos e extraordinários em algumas equipas com um determinado sistema táctico e absolutamente dispensáveis e vulgares em equipas que joguem de uma forma diferente.

Estou completamente de acordo com o teu último parágrafo,

mas acrescento mais qualquer coisa, por vezes, e não me parece ser o caso, a qualidade global do treinador influencia a qualidade que o jogador apresenta em campo, aliás, não é por vezes, é sempre. Eu costumo dizer que prefiro sempre ter o melhor treinador do mundo que o melhor jogador do mundo, porque muitas vezes o melhor jogador desaparece pela falta de qualidade do treinador, e não raras vezes, um grande treinador consegue fazer de um jogador que à primeira vista não tem grande potencial, um grande jogador, percebendo as suas qualidades e dando-lhe as melhores condições para singrar.

Dito isto, eu não gosto particularmente de Tello, acho que é um jogador que faz da velocidade a sua grande arma, não tem grande criatividade, e não é por acaso, que ele brilha sempre mais quando entra no decorrer dos jogos, uma vez que a equipa adversária já está desgastada e entrar um homem com aquela velocidade mexe com o jogo; Adrian Lopez parece-me um apenas bom jogador, ou seja, é um tipo que pode fazer algumas posições, mas em nenhuma será um predestinado para a coisa, no entanto, é competente em todos os aspectos do jogo... porém, neste momento, qualquer um deles, tem maiores feitos no futebol que Carrilho, que já teve muitas oportunidades, eu não digo que ele não será melhor no futuro próximo que os dois que falei, porém, parece-me que ainda tem tudo para provar. No entanto, fui e continuo a ser contra contratações de jogadores de elevado salário e de grande custo inicial com nome feito, porque se existem algumas certezas sobre o seu valor, também existe a certeza que não serão uns predestinados como os Hulks ou James, porque se o fossem, com as oportunidades que já tiveram em Espanha (porque jogaram, não vieram diretamente da equipa B ao engano), se fossem enormes jogadores teriam ficado lá. Os Carrilhos são aquele tipo de jogadores para se fazerem cá, que têm grande talento, não se percebe o que vão ser, porém, os custos são muito mais reduzidos, e depois de aprenderem tudo sobre futebol, nunca se sabe que patamares irão atingir nas suas carreiras.

Em relação a Brahimi, Jass, Hulk também não era um extremo, mas foi nessa posição que singrou... na minha opinião, Brahimi nunca irá render tanto como 10 do que rende na menor complexidade tática de um falso extremo.

Cpts.

Inside

Boas companheiro....

Epa intrometendo na vossa conversa...

Para mim o unico e grande problema deste actual Sporting é principalmente a contrução da defesa e a organização do ataque, ou seja, a defesa do Sporting tem laterais a medida da equipa, este Jonathan (já o conheço a algum tempo) tem bom pique e globalmente é seguro e apesar de ser jovem esta trabalhado para não errar, ou seja, só arrisca quando pode, já no lado direito não percebo como é que o MArco ainda aposta do Cedric, para mim o Esgaio é de longe o melhor Lateral direito, tem alma, tem força e acima de tudo assume o jogo, Cedric é demasiado volatil....tão depressa está bem como de repente de um erro nasce um golo.
Na organização de Meio campo, Adrien assume a construção e apoia-se em João Mario para a tarefa fisica, o problema é que para Adrien construir a bola tem de lhe chegar, algo que nem sempre acontece principalmente porque o homem que deveria fazer essa transição está obrigado a situar-se mais atrás, claro que estou a falar de William, este recua para junto dos centrais para os proteger visto que ambos tem dificuldade de recuperação e etc, ou seja o Sporting em termos de defesa tem sempre 4 + , pois William passa mais tempo nos ultimos 25 metros do que a meio do campo, como tal é criado um vazio que muitas das vezes da a falsa ideia de o adversário estar por cima do jogo pois conseguem sempre por mais 2 unidades nas contas do meio campo do Sporting....

Mas atenção é aqui que está a chave deste Sporting principalmente contra este Porto, em termos de jogo o Sporting joga das laterais para dentro e depois volta a abrir nas laterais, já o Porto começa por dentro e abre para as laterais e por lá se mantem, quero dizer com isto que o Sporting procura a movimentação de modo a evitar as suas zonas "proibidas" nomeadamente a zona onde na época passada William se movimentava mais (no meio do meio campo) e evita tb a zona "cinzenta" onde supostamente joga o nº10 ou seja o Sporting assume um jogo quase que directo para os médios centro Adrien e João Mario (aqui se vê a necessidade em ter João Mario que é um poço de força e energia em contraste com um Martins que em qualquer encosto vergava) e dos médios centro para a frente procura jogar nos apoios directos.

Já o Porto vive muito de Brahimi, e caso Oliver esteja bem tapado (tecnicamente é excelente mas fisicamente é demasiado frágil) chega a ser triste ver Brahimi sozinho a remar contra a maré, depois com um Herrera que não consegue achar o seu lugar nesta equipa do Porto, porque o seu estilo ali não encaixa, tudo fica mais dificil....Casemiro e o outro médio estão sempre mais pressionado e se Oliver for obrigado a construir mais atrás mais pendor perde a equipa, dai a necessidade de ter um Tello na equipa alguem que assume a progressão com bola em velocidade, só que enquanto o movimento não for interpretado por toda a equipa, Tello continuará a parecer apenas isso mesmo....alguem que apenas assume o jogo pela velocidade....é nisto que a rotação de jogadores é pródiga em desequilibrar...ou seja, o Porto tendo potencialmente o melhor ataque da liga Portuguesa não irá nunca o potenciar porque não existem hábitos criados entre os jogadores, se me disserem garantidamente que o Lopetegui fica 5 anos no Porto ai sim afirmo que estes hábitos no final da 2ª época começarão a dar frutos, mas numa Liga Portuguesa não se pode nem se deve pensar na construção de uma equipa a longo prazo, mas sim em criar um esquema que dê frutos no imediato, mas que possa ser alterado em curto espaço de tempo....

Lopetegui com a rotação de jogadores irá conseguir criar uma equipa fisicamente altamente competitiva, mas em termos de futebol propriamente dito será facilmente ultrapassada por uma equipa que seja puramente organizada com uma finalidade adequada, se houvesse agora um Benfica Porto, num prazo entre meados Setembro e finais de Outubro apostaria sem problemas na vitória do Porto...fisicamente estão um nivel acima e em termos de futebol estão mais equilibrados, mas após finais de Outubro até Dezembro ai a coisa fica mais complexa, normalmente as equipas de Jesus (exceptuando na sua 1ª época) começam a carburar a partir do fim de Novembro e assim se mantem até meados de Março Abril, altura em que a equipa começa a entrar em modo piloto automático, onde a JJ apenas lhe é pedido para fazer substituições...
Ou seja, quero com isto dizer que ou Lopetegui mete os pés no chão e lembra-se que está numa liga Portuguesa que não lhe irá dar tempo de criar uma equipa que jogue de olhos fechados rodando jogadores sistemáticamente, ou então prevejo alguns quebras animicas em alguns jogadores, podendo possivelmente valer uma perda de um campeonato onde são claramente a equipa com melhor matéria prima no momento..

Intromete-te quando quiseres, é tão difícil ter uma conversa

sobre bola, que qualquer um que a queira fazer é sempre bem-vindo.

Vamos por partes:

1º Concordo contigo em relação à defesa do Sporting, é lá que reside o maior problema, vi pouco de Esgaio portanto não posso comentar, porém, já sabes da minha opinião sobre Cédric, e uma equipa em 5 elementos da defesa ter 3 duma grande banalidade é muito mau, ainda por cima, não acho que Patrício (apesar de ter feito uma grande exibição seja esse gr fantástico que muitos falam, mas está vários níveis acima de Sarr, Mauricio ou Cédric) tenha assim tanta qualidade para contrariar a vulgaridade dos jogadores que referi.

2º Em relação a William também concordo, aliás, eu acho que os defeitos que WC denota neste momento, sempre os teve ano passado, se tu reparares ele sempre foi um jogador lento, e quando jogas em locais de maior densidade de jogadores, um jogador muito inteligente como ele é, consegue chegar a tempo e horas, e esconder essa lentidão, pe. neste Sporting caíria muito melhor um Fernando para dar segurança defensiva, para ir buscar os jogadores que escapam por existir mais espaço no meio campo do Sporting, que este WC, que é um jogador que joga muito melhor com a bola nos pés, mas não tem metade da velocidade de Fernando quer na reação quer de ponta.

3º No início da pré-época, eu não considerava o 11 do Sporting candidato, por causa da muita banalidade que tem em muitos dos seus jogadores, se reparares: Cédric, Mauricio, Sarr, André Martins; são jogadores de grande banalidade, e já não coloco aqui o 2º extremo porque acredito que Marco Silva o está a trabalhar bem... com João Mário, o Sporting tapa um dos seus grandes problemas, e pelos vistos, torna-o numa virtude, ou seja, se um defesa direito banal, se uma defesa banal, nos jogos contra os pequenos, podem ser situações ultrapassáveis, a falta de um médio construtor que faça a ligação entre o meio campo e o ataque... não!

4º Sobre Lopetegui, eu acho que ele está numa encruzilhada, por um lado, ele iniciou este trabalho com ideias bem vincadas, obrigou o clube a um esforço financeiro - na minha opinião, estúpido - colossal e a uma estratégia diferente daquela que levou o Porto a grandes vitórias, subindo a massa salarial e detendo menor parte das futuras mais-valias nas vendas de jogadores, tudo isto para fazer duas equipas competitivas, para existir grande rivalidade em todos os lugares, e agora, mesmo que ele perceba que tem que parar com a rotatividade, como é que ele domina o "seu" plantel, mudando de estratégia, como é que ele iria explicar a um Tello que o convenceu a vir para o Porto para ele mudar de banco, ou como é que ele conseguiria explicar a Adrian Lopez que trocou o banco do Atlético pelo do Porto, e assim por diante, até os defesas laterais vieram para cá pela promessa do treinador, portanto, ele tem que seguir a sua linha.

Vamos ver o que vai dar, esqueceste-te foi de dizer que JJ nos finais de campeonato também é uma anedota, não tendo força para segurar o grupo quando em competição direta, ou pela perda de pernas...

Cpts.

................

No ponto 1 e 2 não discute LOL :)

No Ponto 3 só posso dizer que MArco Silva insiste no erro em termos da defesa e no ataque, para mim faria mais sentido, na Defesa a reconstrução pois têm nas suas fileiras centrais muito competentes até mais que os titulares, sobre o Cedric não tem metade das noções táticas e técnicas para lateral direito mesmo tendo sido ali que tem jogado desde a muitos anos a esta parte do que por exemplo Esgaio que é um lateral extremo adaptado aquela posição, Esgaio dá uma coisa que Cedric nunca dará.....fulgor fisico.
Com a colocação de João Mário garantes rotação no meio campo e cobertura ao Nani, mas se tirares o Slimani e utilizares um avançado com mais mobilidade (Montero p.e.) irás garantir mais capacidade de fogo à equipa, pois Montero é mais inteligente na movimentação e mesmo não marcando muitos golos garante que outros na equipa marquem, pois a maneira como ele se movimenta abre brechas na defesa adversária por onde João Mário Adrien ou o NAni se podem infiltrar...

4º Muito poderiamos falar sobre este ponto, mas a unica coisa que pudemos dizer que é que a Lopetegui pode acontecer o mesmo que aconteceu com o Koeman no Benfica, conseguia motivar e montar a equipa para jogar lá fora e de certo modo torna-lo num osso duro de roer, mas no campeonato nacional Lopetegui revela não conhecer minimamente o nosso campeonato nem de ter o saber suficiente para conseguir dar a volta a situações problemáticas.

JJ tem esse problema, mas por exemplo na época passada não o notaste, aliás ele só o revelou na final com o Sevilha, porque de resto sempre se mostrou confortável com o que acontecia, e se te lembrares das 3 meias finais contra o Porto, o homem revelou sempre sempre ter "tomates" no sitio, tu inclusive flaste no rescaldo de uma dessas meias a dizer que se o Benfica aceler-se teria dado uma "carga" histórica no Porto e dizias que apenas não o deu porque JJ nmanteve-se a medo, e nessa altura eu lembro-me de te dizer na cabeça de JJ contra o Porto não interessa os numeros interessa a vitória, e este ano, quando a equipa estiver mais "una" terás novamente JJ mais matreiro que nunca, repara que aos poucos ele está a fazer o que quer na equipa, faltalhe compreender o que falta no meio campo (a meu ver Cristante dará a Samaris o apoio necessário a ser mais efectivo, e até mesmo a Enzo...Samaris a meu ver não está talhado para trinco tem pés para correr noutras posições) e tb irá ver e retocar aquela defesa que quanto a mim ter ali Jardel é uma virtude no jogo aereo mais é um aperto no coração vê-lo quando o adversário faz progressão com bola na relva

Pedro, vamos lá novamente por pontos:

1º Concordo contigo, que se João Mário - que lembro, tenho que ver mais - for o jogador que parece ser, será jogador para aparecer a fazer muito mais remates e golos que André Martins, o Sportin terá muita coisa a ganhar se colocar Montero em campo, aliás, do que eu vi de Tanaka, até poderia tentar o japonês, o tipo é muito rápido e sabe ter bola, embora, Montero fosse a melhor opção, porque é muito inteligente na movimentação, mas acho que o Tanaka poderia ser mais utilizado, nem que entrasse de vez em quando para fazer de falso extremo.

2º Vê este artigo: http://relvado.sapo.pt/benfica-vs-porto-receio-vem-fonseca-490948 e olha que eu não sou Bruxo, nem sou um grande entendido de futebol, mas isto é uma evidência, aquilo que aconteceu... ou seja, mesmo antes de jogarmos a primeira vez, já eu tinha profetizado que JJ podia jogar como queria, que finalmente encontrou da parte do competidor direto um ser fraco aos seus comandos, com uma tática que daria a JJ a possibilidade de ganhar finalmente com a sua tática, e estava completamente certo. Sabes porquê:

1º 4 participações na fase de grupos da Liga dos Campeões...3 insucessos.

2º 3 campeonatos disputados com um rival de idêntica valia em Portugal, 3 campeonatos perdidos. Até agora, ganhou campeonatos fáceis, em anos que o Porto esteve muito mal. Não lhe estou a tirar o mérito das vitórias, estou somente a dizer que quando em disputa direta perdeu.

3º Na Liga Europa nos momentos decisivos, perdeu.

Portanto, não tenho a mais pequena dúvida que JJ continua igual a si prórpio, a fraqueza mental na hora H, o nervosimo, os penteares consecutivos de cabelo, passam para os jogadores, e não é coisa que seja facilmente ultrapassável.

De resto, como já disse aqui quando toda a gente perspectivava o desastre benfiquista para este ano, é que iríamos ter um Benfica igual a si próprio, ou melhor, um Benfica igual a JJ, capaz de inventar soluções, com capacidade para evoluir, capaz de dominar os adversários mais fracos tremendamente, com os erros de sempre, excesso de ataque, desequilibrios no meio campo por desvantagem numérica, e um Benfica incapaz de lutar diretamente com adversários de igual valia à sua.

...............

O Tanaka neste momento, a meu ver seria um jogador para aproveitar nas fases finais de jogos, é rápido intenso e acima de tudo é esclarecido, mas concordo contigo na integra.
O João Mário conheço bem, muito bom jogador para mim será ele o "futuro" Moutinho da Seleção, é forte fisicamente, tem imensa qualidade de passe e remata muitissimo bem...tem apenas que melhorar/reduzir alguma agressividade..

Eu compreendo o que dizes a respeito do JJ, mas ele parece ter alterado algo na sua forma de estar em jogos grandes, trocou o nervosismo pela ansiedade, mas ao menos mantem a ideia principal da equipa...não a tranforma para adaptar ao adversário e isso é tb uma vantagem, e repara que o problema desta equipa de JJ é diferente de todas as outras por ele construidas, falta agressividade defensiva a esta equipa, ou seja, se estiver sempre a defender não erra, o problema é que quando a equipa sai para o ataque a defesa fica a mercê de qualquer contra ataque, e aqui está o problema que JJ sente, por um lado tem Lisandro rápido certinho taticamente por outro Lisandro não é muito agressivo e tem problemas na saida com bola (igual ao Jardel) JJ vai optando por aquela que está mais familiariezado com o estilo de jogo do Benfica.

Inside repara que nas vezes em que JJ tinha mais equipa para fazer brilharete na Champions (uns 4ºs ou até umas 1/2ªs com alguma sorte) andou sempre a correr atrás do tempo, recorda-te que o Benfica em final de Outubro estava quase sempre já arredado da passagem ou estava dependente de terceiros para puder passar, ou seja, isto vai cair naquilo que digo que é a questão do Benfica estar em "pré época" até Outubro por varios motivos, e a unica época que não houve problemas no arranque o Benfica salvou-se ainda assim com sorte na passagem, e apenas após ter passado é que a equipa começou a jogar futebol tendo sido eliminado nos 4ºs pelo Chelsea....
Muito é culpa de JJ, é verdade, mas tb muitos dos problemas tb são causados pela pouca organização na estrutura do futebol do Benfica, na época passada com a entrada do Lourenço Coelho a coisa tomou um rumo mais equilibrado, mais silencioso, a apesar da época ter sido iniciada um pouco aos bocejos a equipa foi ganhando moral e estaleca, esta época está a ser atipica, o Benfica começou muito bem no campeonato, ea champions apanhou um grupo de morte, e apesar dos reforços terem chegado um pouco tarde acredito que existe algo mais nesta equipa que não tinham as outras a ver vamos.....com o Zenit a equipa mostrou fulgou fisico mas os indices fisicos e a própria organização da equipa ainda não era a melhor, hoje quer me parecer que a equipa está mais trabalhada, e acredito que o jogo TOP do Benfica nesta fase será o próximo contra o Monaco...a ver vamos :) eu acradito eheheheh

Se JJ se pode queixar da estrutura para os maus resultados,

o que dirá Jardim...

1º vendem-lhhe todos os jogadores de classe do plantel, e até alguns que não tinham classe por aí além, mas eram os melhores... é que o Mónaco do ano passado, tinha 3/4 grandes jogadores, alguns jogadores medianos, e alguns de 2ª Liga :)

2º Começa a época sem saber com quem pode contar, com jogadores chateados por causa do clube lhes ter mentido, como Moutinho, que assinou com um projecto para fazer do Mónaco um clube grande, e hoje, anda ali perdido no meio campo a fazer de 10, coisa na qual ele nunca foi grande.

3º os reforços, meia dúzia de jogadores, um ou outro investimento melhorzinho, e até jogadores da B do Benfica foi buscar.

4º opções, é coisa que não existe praticamente, não existe um ponta de lança para substituir Berbatov com 33 anos, jogas com um central de 36 anos e outro que não o é, extremos sem grande categoria...

Ou seja, uma autêntica rebaldaria, no entanto, neste estado sítio, Jardim não consegue (ainda) pressionar fortemente adversários em jogos que tem que forçosamente ganhar, mas caramba, na Liga dos Campeões, ciente das deficiências da equipa, consegue montar estratégias jogo a jogo, para conseguir lutar contra competidores muito mais fortes, Vítor Pereira, teve dois anos terríveis no Porto, conseguiu passar uma vez a fase de grupos da Champions, depois, perdeu frente ao Málaga, porque teve que jogar com Defours no lugar de James que vinha de uma lesão, e com Moutinho também ele vindo duma lesão, aliás, ainda meio lesionado, mas no campeonato dominou sempre os jogos com o Benfica que tinha mais opções, já sabes, que eu gosto muito de certos aspectos em JJ, torno a dizer que foi, dado o momento em que pega no Benfica, dado tudo o que se jogou nestes últimos anos de vital para o futuro do Benfica, o mais importante treinador da história do Benfica, agora, não consigo ver evolução nas suas grandes deficiências.

Cpts.

»porque de resto sempre se

»porque de resto sempre se mostrou confortável com o que acontecia, e se te lembrares das 3 meias finais contra o Porto, o homem revelou sempre sempre ter "tomates" no sitio»

Na temporada 2013/14, o melhor benfica dos ultimos 30 anos, perante o pior FC Porto dos ultimos 30 anos, um Porto amotinado, e com uma chicotada pelo meio. Balanço dos 5 jogos oficiais: 2 vitórias do FC Porto, 1 empate e 2 derrotas. Porquê tamanho equilibrio? Justamente porque JJ teve "tomates"...

Observando os 10 confrontos FC Porto benfica de Jesus, nos 5 ultimos Campeonatos, em jogos realizados entre ambos, sendo que o FC Porto nessas 5 temporadas teve 5 Treinadores (Jesualdo, AVB, V Pereira, P Fonseca e Castro), o FC Porto ganhou 6 jogos, empatou 2, e perdeu 2 jogos, perdeu 2 X na Luz, curiosamente quando Jesus foi Campeão, em 2010, no jogo dos tuneis, e em 2014, na Festa de Homenagem a Eusébio, com uma arbitragem impecavel!

»porque de resto sempre se

»porque de resto sempre se mostrou confortável com o que acontecia, e se te lembrares das 3 meias finais contra o Porto, o homem revelou sempre sempre ter "tomates" no sitio»

Bom, eu vi no Dragão duas dessas Meias Finais. E não houve fortuna e muita sorte em dois jogos no Dragão? Foram "tomates"?! Para a Taça de Portugal, o 5-0 de AVB estiveram perto, na Meia da T Liga, não fazer um remate á baliza e ganhar nas GP?

Não, não sei ter uma leitura enviesada da coisa...

...........................

"Não, não sei ter uma leitura enviesada da coisa..."

Não sabes.....?....
Porra tu próprio és enviesado......

Nem os factos que deixei não

Nem os factos que deixei não te deixam ver o evidente, pois não?

Recordei os ultimos 10 confrontos para o Campeonato de Jesus com o FC Porto:

6 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas do FC Porto, nessas 2 derrotas com algumas particularidades que recordei. Em termos de GA a coisa nesses 10 confrontos está "equilibrada": 21-13, e eu pergunto, se Jesus não tivesse "tomates" a coisa estaria mais desequilibrada?

...................

inviesadamente falas muito, mas recordame os ultimos 5 resultados de jogos entre Benfica e Porto, sim os ultimos 5 pois foi sobre esses que eu escrevi......Lê direito que é para não perceberes em inviesado.......

Ah mais uma coisa posta aqui a ultima equipa do Benfica que jogou contra o Porto para o campeonato com as devidas substituições faz favor :)

No que concerne a Brahimi eu

No que concerne a Brahimi eu próprio tenho as minhas dúvidas em relação ao posicionamento, mas parece-me que prender-se a uma das alas um jogador com tamanho talento é um crime lesa-futebol, um pouco ao jeito do que acontecia a James quando era empurrado para a esquerda. O próprio rendimento do argelino deixa-me intrigado, pois questiono se será um jogador consistente ou não. Se for o jogador que aparenta ser, questiono as razões de não ter sido contratado por outro clube espanhol ou então o porquê de nunca ter sido um titular indiscutível da Argélia. Quanto a Carrilho, se é certo que uma equipa se faz com grandes jogadores, também não deixa de ser verdade que uma grande equipa também faz grandes jogadores e Carrilho nunca teve uma grande equipa que o ajudasse.

Quanto aos treinadores, completamente de acordo.

Cumprimentos

BC ao ataque !

Horas após o Sporting ter empatado com o FC Porto em Alvalade, Bruno de Carvalho veio a público criticar os azuis e brancos pelas críticas feitas ao trabalho da equipa de arbitragem liderada por Olegário Benquerença. Além disso, o presidente dos leões também não esqueceu o Benfica.

«Dá-me vontade de rir quando vejo dirigentes do FC Porto a falar da arbitragem e do outro lado da segunda circular o limpinho limpinho também continua vivo», disse o responsável máximo pelo Sporting em Elvas, na inauguração da nova sede do Núcleo Sportinguista.

Além disso, Bruno de Carvalho teceu mais comentários sobre o FC Porto, dizendo que o Sporting não é o BATE Borisov.

«O FC Porto pensava que vinha a Alvalade e que eram favas contadas, mas nós não somos o BATE Borisov. Parece que se recuperou a velha máxima de quem não chora não mama. Só por infelicidade o Sporting não venceu o jogo», atirou, não deixando também de voltar a falar sobre o desfecho do processo Apito Final.

«Há um presidente de um clube que pode ser canonizado porque o seu cadastro deve estar mais limpo que o Tide», rematou.

--------------------

Depois ainda dizem que eu sou tripeiro porque quando vejo um lampião armado em carapau de corrida mesmo que seja com o Porto, eu critico a moral deles !

Farinha do mesmo saco.

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=143920

PS: Meti o link, que é para o puto estúpido não vir dizer que cometi um crime. LOL

Será que o Bruno de Carvalho

não se estaria a referir ao Orelhas - ao invés da decisão da FPF em ilibar Pinto da Costa como alega o artigo - quando referiu que "há um presidente de um clube que pode ser canonizado porque o seu cadastro deve estar mais limpo que o Tide" ????

LOOOOL

Depois de 3 seguidas tem que ser

Porto, Porto, Porto
Ès um barrete
Dá-me neste dia
Mais uma alegria
Mais um empate.

Com musica daquela musica pimba da Maria Amélia Canoça.

Vamos lá cambada todos a cantar.

E estes jornalistas são demais: " Empate justo mas com sabor a derrota para o Sporting pelo que fez ". Ilucidativo. Foda-se lá a alarvidade.

Leiam livros!

Um país destroçado por uma fauna de políticos venais e corruptos que, eleição após eleição, são estranhamente colocados no poder apesar dos seus crimes de lesa-pátria, das suas imoralidades, da sua despudorada ausência de ética. Detenho-me por momentos a ler estes comentários, assim como que ao jeito de quem quer recolher um retrato sociológico do comportamento dos portugueses, e fico estupefacto (ou talvez não tanto) como este rebanho de acéfalos comentadores se enfurece com estas coisas do futebol, onde encontram o escape para as suas frustrações que os ídolos políticos lhes causam. São uma espécie de cornudos que assobiam para o lado ou mostram valentia e agressividade a conduzir como escape e disfarce pelo peso que suportam na testa.

Se o mal

do país fossem os políticos e os adeptos de futebol..

Bom, resultado justo, face

Bom, resultado justo, face aos 90 minutos de jogo!

Uma entrada muito forte do Sporting, com um golo madrugador a conttibuir para essa mesma entrada forte, um FC Porto atordoado, esperou pelo intervalo para se recompor, pese embora estar perto de virar a perder 2-0!

Na 2ª parte, com as entradas de Oliver e Tello, a equipa melhorou muito, o meio campo ganhou alma, e o desperdicio de Jackson na oportunidade mais flagrante do jogo, deu sinais de mudança. Curiosamente, o FC Porto desperdiça a abrir e a fechar a 2ª parte 2 soberanas oportunidades de ganhar o jogo (Jcakson e Tello) e ainda um remate de Herrera com selo de golo, grande defesa de Patricio, quanto ao Sporting, o lance de Capel na 2ª metade foi o unico digno de registo, creio que o Sporting pelos 60 minutos "estoirou", dada pressão intensa na 1ª parte. Repito, 1ª parte do Sporting, no período complementar o FC Porto equilibrou e foi melhor, daí o empatar ajustar-se!

O árbitro?! Bom, a entrada de Adrien de sola na 1ª parte difere muito da expulsão justa de Maicon na jornada anterior? O agarrar do "gasganete" de Slimani e a Indi, merece um mero amarelo? Não, não foi um empurrão, foi mais que isso. Finalmente, os arbitro em Portugal tem este estranho hábito de evitar assinalar GP nos minutos finais, a mão de Mauricio existiu, e ficou uma GP por assinalar. Isto é, todas as decisões lesaram sempre o FC Porto, e comprova-se que a pressão vale a pena. Arbitragem portanto com influencia no resultado. Agota façam um mero exercicio, o que se escreveria, o que se diria esta semana, se as decisões que lesaram o FC Porto fossem tomadas no sentido inverso? Pois é... A imprensa sulista, elitista e nojenta tem dois pesos e duas medidas. Teremos de ser muito, muito melhores para em Maio reconquistarmos naturalmente o Campeonato!

Jornada 4 Guimaraes 1 FC Porto 1: Penalty sobre Brahimi e expulsao de Defendi. Golo mal anulado a Brahimi que daria o 2-1.

Jornada 6 Sporting 1 FC Porto 1: Expulsao de Slimani, e GP cometida por Mauricio!

Agora vejamos o inverso, em 5 joradas do extinto benfica:
Jornada 2 Boavista 0 benfica 1: Golo legal de Brito perto do final da partida.
Jornada 4 Setubal 0 benfica 5: Golo legal de Giovani aos 22 minutos que daria o 1-1, ninguem sabe o rumo do jogo se esse golo é validado!
Jornada 5 benfica 3 Moreirense 1: Entrada maldosa e assassina de Enzo pelos 30 minutos sobre Alex, que deveria ser punida com vermelho directo (nem amarelo), o Moreira ganhava 1-0, e ganhava bem, se essa expulsao justa acontece, qual a estória desse jogo?

Para hoje, Estoril benfica, pelo que leio, pelo que ouço, o extinto benfica já se distanciou de FC Porto e Sporting, portanto o jogo está ganho, antes de ser jogado, tamanha a confiança no "nomeações", no sentido inverso, e porque o "nomeações" tal como o Jonas não foi incrito na Champions, o optimismo desaparece, curioso!