Bastou um lance "à Falcao" (CRÓNICA) | Relvado

Bastou um lance "à Falcao" (CRÓNICA)

Num jogo muito tático e pouco interessante, o colombiano teve uma oportunidade de golo e não desperd
 

O FC Porto fez valer o estatuto de favorito e conquistou a Liga Europa, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0. No cômputo geral, não se pode considerar que os azuis e brancos tenham sido melhores numa partida típica para empate. O equilíbrio foi a nota dominante num encontro muito tático e com apenas duas oportunidades de golo para cada lado. Mas quem tem Falcao...

É o sétimo troféu europeu dos azuis e brancos, depois da conquista de duas Taças/Ligas dos Campeões, uma Taça UEFA, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça. E confirmou-se a tradição: sempre que FC Porto e Sporting de Braga se encontram em finais, os dragões levam a melhor (quatro vitórias e um empate, este último quando a Supertaça portuguesa ainda se resolvia a duas mãos). E claro, Villas Boas, com 33 anos, tornou-se o mais jovem técnico de sempre a vencer um troféu europeu.

André Villas-Boas e Domingos Paciência não reservaram surpresas para as equipas iniciais. Nos arsenalistas, havia apenas algumas dúvidas no trio do meio-campo. Custódio foi o escolhido, com Mossoró e Salino a ficarem no banco dos suplentes.

A final era portuguesa, mas de início alinharam apenas sete futebolistas lusos, com a curiosidade de Sílvio e Rolando serem os únicos que não foram formados no Sporting.Varela, Moutinho, Miguel Garcia, Custódio e Hugo Viana foram todos "fabricados" em Alvalade ou Alcochete, Custódio apenas no último ano como júnior.

O Sporting de Braga foi a primeira equipa a criar perigo. Logo aos 3 minutos, Custódio surgiu em boa posição para marcar, mas desta vez não foi herói, ao contrário do sucedido nas meias-finais, com o Benfica. Mas a resposta portista foi imediata, com o "tanque" Hulk a fazer uma jogada deslumbrante, concluída com remate a rasar o poste.

Não houve surpresas nos onzes, tal como não houve surpresas na forma como as equipas abordaram o desafio: mais incisivo e atacante o FC Porto; calculista e na expetativa o Sporting de Braga, mas sempre à espreita do contra-ataque, apostando nos passes longos de Hugo Viana e na velocidade de Lima.

Domingos não estava totalmente satisfeito com a atitude dos seus jogadores e pedia mais agressividade. Aos 24 minutos, Hugo Viana levou demasiado à letra esse desejo do seu técnico e teve uma entrada muito dura. O que lhe valeu foi que ainda acertou na bola, senão o cartão poderia ter sido vermelho em vez de amarelo... E logo a seguir, Sílvio teve entrada "assassina" sobre Hulk. Esta era mesmo para vermelho, mas o árbitro mostrou-lhe igualmente o amarelo.

Aparece 'El Tigre'

Oportunidades de golo...nem vê-las, tirando as de Custódio e Hulk nos primeiros minutos.

O FC Porto não se lançava de forma desenfreada no ataque e sempre que o perigo se aproximava da baliza de Artur Moraes, estava lá Paulão, verdadeiramente imperial, à semelhança do que sucedeu na meia-final com o Benfica. Quem ia deitando tudo a perder foi Artur Moraes, ao chutar contra Falcao. Para sua sorte, a bola saiu ao lado.

Todos pareciam estar satisfeitos com o nulo. Todos menos Falcao, que não deixou que as duas equipas fossem para o intervalo empatadas. Rodríguez perdeu a bola para Guarín, este cruzou na perfeição e 'El Tigre' atirou para o fundo da baliza com um dos seus cabeceamentos fantásticos. Bastou-lhe uma oportunidade para faturar... Foi o 17.º golo de Falcao na Liga Europa e o 20.º em 24 partidas das competições europeias!

Mossoró não é Falcao

Domingos Paciência fez duas substituições no recomeço, colocando Kaká e Mossoró nos lugares de Hugo Viana e Mossoró. E este último quase marcou na primeira vez que tocou na bola. Fernando teve uma perda de bola incrível e o médio recém-entrado falhou na cara de Helton. Falcão, uns minutos antes e num lance mais difícil, não desperdiçou. São estes pormenores que fazem a diferença...

O Sporting de Braga estava com uma atitude mais ousada, muito por culpa de Mossoró, um jogador bem mais rápido que Hugo Viana e que jogava mais próximo de Lima, que assim tão estava tão desapoiado.

No entanto, excetuando o tal lance de Mossoró, a equipa de Domingos não conseguia criar perigo junto da baliza de Helton e o por isso o técnico de 41 anos lançou Meyong no lugar de Lima, na tentativa de impor uma maior presença na área. André Villas-Boas respondeu, refrescando o meio-campo com a entrada de Belluschi para o lugar de Freddy Guarín e o ataque, fazendo entrar James Rodríguez em vez de Varela.

Entretanto, o árbitro espanhol Carlos Carballo perdoou o segundo amarelo a Sapunaru a 20 minutos do final, após falta dura sobre Sílvio, o que provocou a fúria nos minhotos, em especial do capitão Vandinho.

Até ao final, o Sporting de Braga não voltou a importunar Helton e o FC Porto conservou a vantagem sem grandes dificuldades.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [108]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

só não gostei de um pormenor:

preferia que a taça tivesse sido entregue no relvado, em vez de num corredor estreito, no topo das bancadas.

Quanto ao meu Porto, assume-se cada vez mais como um dos grandes da Europa. A excelência de gestão desportiva já não passa ao lado de ninguém. São artigos vindos de Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, a elogiarem o modelo do Porto, o verdadeiro campeão do planeamento e do sucesso desportivo.

Nesta europa vê-se os tradicionais poderosos de toda a vida, os Milans, os Inters, os Manchesters, os Reais Madrids, os Barcelonas, os Bayerns, clubes com grande massa adepta e financeiramente poderosos, e depois vê-se esta nova vaga de newcomers sem história, que só conseguem sobressair pura e simplesmente porque algum sheik das arábias ou algum russo do petróleo apostou milhões nesses clubes. Os Cities, os Chelseas. Estes zés ninguéns que só se safam com os Abramoviches (a arrogância dos cagões do petróleo que nunca ganharam nada na vida: http://www.youtube.com/watch?v=c2KydRaVs98 ).

O Porto pertence à restrita 3ª categoria dos grandes clubes europeus. À categoria dos clubes que nunca tiveram um grande suporte ou uma massa adepta de vários milhões, por se situar numa cidade média europeia, e não numa metrópole, e à categoria dos clubes que nunca tiveram uma imprensa favorável (muito pelo contrário) nem ninguém a injectar-lhes milhões e milhões de euros e a alimentá-los anualmente.

O Porto pertence à restrita categoria dos clubes que sobressaem e proliferam e têm sucesso por mérito. Pura e simplesmente por mérito. Pela força do seu trabalho, pela sua capacidade, qualidade, profissionalismo e excelência de gestão. Sem amparos de uma massa adepta de milhões, sem amparos de nenhum sheik.

E nessa categoria desse tipo de clubes que sobem a pulso, pela força e mérito de trabalho, o Porto é número 1 no mundo inteiro.

Estamos a falar de um clube que ainda há menos de uma década se esforçava e lutava por dar 3M€ para assegurar um McCarthy. Um clube que com pouco conseguiu montar um modelo de sucesso a nível internacional, admirado por todos.

Hoje em dia pela europa fora, o Porto já não é visto como o underdog, como clube médio que faz umas façanhas de quando em vez. O Porto hoje em dia é respeitado e admirado pela opinião internacional e tido como um dos Grandes Clubes da Europa.

+1

Tudo dito!

100% de acordo

belo comentário

Perfeito... Um abraço,

Perfeito... Um abraço, campeão ;)

DA CABEÇA DE FALCÃO AOS PÉS DE HELTON, O PORTO É JUSTO VENCEDOR

O F.C.Porto conquistou o sétimo troféu internacional (entre 9 finais disputadas) e confirma que é o clube português mais vitorioso fora de portas. No entanto, este foi o jogo mais pobre de todos os anteriores sucessos. Seja como for, e sabendo que as finais são para ganhar, o objectivo principal foi alcançado. Justo vencedor numa partida pouco excitante.

A 1ª parte esperava-se um Porto mais em cima do Braga. Não aconteceu de forma clarividente, tendo sido uma superioridade a espaços. Moutinho estava bem vigiado pela equipa de Domingos, Varela era dos menos inspirados no ataque, e só mesmo o génio de Falcão para uma ida confortável para o intervalo. Um golo limpo, um golo a lembrar os muitos do Barcelona da era Guardiola, isto é, mesmo no limite do fora-de-jogo. Mérito para Guarin pela assistência, falha de Rodriguez na perda de bola.
No capítulo disciplinar, Sílvio devia ter ido sido expulso (pela entrada a Hulk) e há uma falta por marcar na entrada da grande-área de Moutinho sobre Hugo Viana. Curiosamente, o último esteve bastante quizilento com"briguinhas" com outros jogadores e com o árbitro espanhol.

HÉLTON NÃO É ROBERTO, MOISSORÓ NÃO É FALCÃO
A 2ª parte começou com o segundo momento mais importante do jogo. Moissoró falha uma soberba oportunidade que podia ter dado um safanão num jogo pouco atractivo (excepção para o golo de Falcão).
O problema é que estava lá Helton, que não é Roberto -principalmente pela experiência acumulada no mesmo clube-, e Moissoró não é o ponta-de-lança colombiano. A defesa do guardião marca o jogo e uma época de ouro do brasileiro, que em momentos fulcrais da época salvou a equipa portista de fortes dissabores.

A partir daí o Porto abanou um pouco, mas nunca perdeu o controlo da partida. O ritmo na
última meia-hora acelerou e a qualidade futebolística atingiu pouco mais da mediania. Viu-se sempre um Braga a jogar contra o tempo e os azuis pouco esclarecidos na frente de ataque, tendo sido o seu jogo mais fraco na Liga Europa - a par daquela frente ao Sevilha no Dragão. Villas Boas ainda tentou com a entrada de Bellushi e James ser mais afoito na concretização. Só deu mesmo para equilibrar o xadrez a meio-campo.
Domingos quis mudar as coisas a seu favor com as substituições. Podia ter arriscado mais e jogado com Lima e Meyong ao mesmo tempo. Em termos disciplinares, Sapunaru devia ter ido para a rua pela infracção a Sílvio. Mas, como este já não devia estar dentro das quatro linhas...

VILLAS BOAS VS GUARDIOLA?
No final das contas, o F.C.Porto merece o troféu e o Sporting de Braga é um honrado derrotado. André Villas-Boas é o homem do momento e, apesar de muitos interessados, é bem possível que continue no Dragão no próximo ano desportivo. Ele, mais que ninguém, sabe que a sua equipa joga "à Champions" e, em Agosto, há Supertaça Europeia frente ao Barcelona ou Manchester. André Villas Boas vs Guardiola em Mónaco? Definitivamente, o mais apetecível.

Bandeira

Para quem não sabe ou para quem finge que não sabe, Rolando é Caboverdeano, que foi para Portugal adulto ou quase para jogar. Passados 5 anos naturalizou-se e surgiu-lhe a hipótese de jogar pela Seleção Portuguesa e aproveitou ( e bem) a oportunidade. Tal e qual o Nelson! Ou ainda o Deco, Pepe e Liedson que são Brasileiros. Ou seja apenas tem papel Português que lhes confere os mesmo direitos e deveres que qualquer cidadão Português. Não deixaram de ser Caboverdeanos ou Brasileiros. E já agora pergunto eu, porque que não foi e não é feito barulho quando se naturalizam Caboverdeanos para jogar pela seleção Portuguesa??? Rolando, Nelson, Nani, Manuel Fernandes ( este na vespera de um Euro)???? Será que Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné ou São Tomé não são Estados Independentes tal e qual o Brasil??? Ou é preconceito contra os Brasileiros???
Já agora deixo mais uma farpa, Betinho, Elvis Évora e Carlos Andrade no Basket, o que dizer????
Não deixaram de ser Caboverdeanos ou Brasileiros só por jogarem na Seleção

Se podia ter sido com um golo limpo?

Não. Claro que não podia!! Um offside que até o Pedroto viu!!

E aquele romeno, fodasss...é nos túneis, é dentro de campo, o gaijo deve ter um salvo-conduto para distribuir pancada que nada lhe acontece. Mais um vermelho que lhe foi poupado. Aqueles espanhóis ajudam-se todos uns aos outros..

P.S. Disseram-me que o sucessor do Baìa, o Enrolando, se andou a pavonear com a bandeira de Cabo-Verde às costas. Anda aquela coisa a representar a Selecção Nacional...

http://oantitripa.blogspot.com/

lololololol

é fodido ser anti portista....

O Rolando se fosse brasuca naturalizado tuga

e aparecesse com a bandeira do brasil estava "jodido" ....
Joga em Portugal, tem nacionalidade portuguesa, joga na seleção Portuguesa ... e num momento destes mostra a sua "In"gratidão.

Cada um com o seu destino! O

Cada um com o seu destino! O Porto tem as vitórias como seu destino os adeptos encarnados tem a azia como o seu!

fora de jogo?

alem de mau perder o amigo deve precisar de oculos.... toda a gente viu, incluindo os relatadores da sic, por incrivel que pareça, que o falcao esta em linha... nem a ponta do nariz esta offside!!!foi um golo limpo e espectacular. so nao ve isso quem nada percebe de futebol! em relaçao ao sapunaru, o arbitro apenas seguiu o seu criterio porque minutos antes houve uma entrada durissima sobre o hulk, penso eu, merecedora de vermelho directo... mas o amigo TXCDOM tambem nao deve ter visto. se bem me lembro o vosso treinador fez do relvado um ringue de boxe, tentou agredir dois jogadores em dois jogos diferentes e levou com 11 dias de castigo, quando ja tinha o campeonato perdido. um dos jogadores em causa levou 30 dias... é a nossa justiça.
sei que voces gostariam de ter estado na final... eu tambem... seria mais facil!!!
tomem rennie e livrem;se dessa azia!

;supertaça ganha logo no inicio da epoca
:5 a zero
:campeonato sem derrotas
:festa na luz apagada por mau perder
:reviravolta categorica na taça na luz
:liga europa
:provavelmente taça portugal!!!!!

eu percebo a vossa AZIA!!!!!!!
abraço.... tomem um cha que isso passa.. com muito açucar!

Boa sorte para a próxima

Boa sorte para a próxima época. Se o teu treinador voltar a dizer que acardita que é capaz de ganhar a championgeligue, esse melão passa num instante. Deixa lá, esta época está quase a acabar...

estava com...

um pintelho a frente..deves ter um melão que a tua cabeça deve ser maior que o monitor do computador....

O Grandioso FCP

Uma final é para ganhar, ponto final.
E o FCP levou esta máxima ao seu limite.

Incrivél como um clube de um pequeno país periférico, inserido numa comunidade com graves problemas financeiros, consegue o seu terceiro troféu europeu no sec.XXI.

Para ter ideia da magnitude destas conquistas. que outro clube de um país que não Inglaterra, Itália, Espanha, chegou sequer a 3 finais neste século??

Outro facto marcante: TEMOS MAIS TÍTULOS EUROPEUS QUE O ManUnited!!!

Para ver o poder do actual FCP, nos últimos 8 anos, julgo que sempre que caímos na Liga Europa, simplesmente ganhámos o trofeu.

Simplesmente magnífico.

Quanto ao jogo de ontem , foi fraco, fraquinho.. Considero que foi o pior jogo da época do FCP. Motivos?? Cansaço, demasiado respeito, nervosismo, etc..

Mas uma final ganha-se, por isso, foi simplesmente fantástico.

Parabéns ao FCP e a toda a sua estrutura..

É maravinhoso ser deste clube..

A Russia andou lá perto com 2

A Russia andou lá perto com 2 finais...

Abraço

Bem visto..

Bem lembrado.
Na pesquisa pela minha memória, lembrei-me de muitos país, mas não da Rússia!!!

Mas temos 2 LE e 1 LC!!!!

Abraço..

Brilhante Festa... não o jogo

Que dia tão bem passado em Dublin, cidade acolhedora e cativante, que proporcionou um ambiente digno de festa a todos os presentes.....

A quantidade de adeptos na rua impressionou, muitos portistas (como seria de esperar) e muitos Arsenalistas ta´mbém não quiseram perder a chance d ver a sua equipa vencer na Europa....

Foi um dia de Guiness's (muitas) e Pub's , à boa maneira britânica, onde adeptos se misturavam sem o minimo problema , até pelo contrário , deixando os Irlandeses espantados com tão bom ambiente nas ruas e ausência de confusão. Foi festa , foi aliás uma bela festa...

Foi bonito de ver os Portistas de todo o lado que lá apareceram, a quantidade de emigrantes e não só que foram a Dublin, realmente todos os caminhos vão dar a Dublin

viu-se muitos adeptos do Liverpool, alguns do Besiktas e uma pequena claque estrangeira de apoio ao Hulk... e muitos Irlandesas que festejaram apenas! Pubs cerveja e futebol, um trio perfeito...

Estes jogos (e a cerveja) têm factores interessantes-pelo menos no Porto que é bem mais pequeno que Lisboa por exemplo- vi pessoas que já não via há muito tgempo, revi caras e histórias que já não ouvia há bastante tempo também (parabébns João pelo filhote !!! eheheheh) , todos unidos num objectivo comum, em torno de um clube que nos tem dado (a esta geração) tantos motivos para festejar e viajar....

A etapa 1 estava portanto ganha , faltava o jogo....

E que jogo foi este- Fraco- tão débil e tão "cansado"... parecia um amigável tal a pouca qualidade... o FCP ganhou, a eficácia premiou-o, mas não arranjo muitos mais elogios a esta conquista... Foi talvez o jogo mais bem conseguido desta campanha europeia....

No final, Festa... Mais uma festa, e que festa esta.... Os jogadores o publico estava em perfeita harmonia, demoraram os festejos no Relvado , prolongou-se a festa durante muito tempo, principalmente quando a organização desligou a musica ambiente, e aí sim... ouviu se e bem cada pedaçode pulmão de cada adepto, foi bonito de ver a euforia instalada entre todos eles! Bonito

Foi uma excelente vitória para toda a estrutura, mas realço AVB, que practicamente com a mesma equipa do ano passado soube rentabilizar cada jogador, soube mudar esquemas tácticos quando necessário, e soube festejar.... Foi BONITO... porque ESTE É O NOSSO DESTINO

era disto que eu falava..

..no outro tópico e que deveria ter sido + enaltecido e destacado pela CS.

A tal festa de Portugal que muitos falsamente desejavam (nós sabemos o que queriam..) foi realmente vivida com grande fervor e num ambiente fantástico, e só mesmo com estes adeptos poderia ter sido vivida da forma como aconteceu e como aqui o kiko relata. Depois o jogo foi apenas um "pormenor" nisto tudo.

grande abraço

pois.... como estive lá pouco0 ou nada acompanhei por cá

mas foi bonito, a ovação por exemplo do estado aos jogadores do braga , ou o tunel dos jogadores do FCP aos mesmos... Foi um dia animado, e de festejos... muitos

:)
Grande abraço

Parabéns, campeão! Grande

Parabéns, campeão! Grande experiência estar lá, são certamente momentos que não se esquecem...
Forte abraço ;)

foi incrivel Art

ou posso te tratar por "Delane Vieira"?? ou o Bruxo do Relvado! que grande festa foi, inesquecivel... para mim, e como festa, superior a Gelsenkirschen mas menor que sevilha.... foi muito bom

Começa a juntar para

Começa a juntar para Munique... ;)

:)

eheheheheheh

Estiveste "lá"?...

Estiveste "lá"?...

estive lá

sem "" .... fui e vim ontem de madrugada, que alegria caro Cold... que festa, não pelo jogo em si, mas durante o dia e quando acabou o jogo, tenho um videos de 5 minutos que ao revê-lo fiquei arrepiado do final de festa....
Foi top.. e foi mais uma!
:)

Parabéns duplos, então! ;) Já

Parabéns duplos, então! ;)

Já estive numa final europeia (Sporting-CSKA), mas deve ser completamente diferente num país diferente e distante... Deve ter sido uma experiência e tanto, meu caro!
Não apareceste na SIC?? Lol

E sim, mais uma, realmente!! Já começam a ser muitas... :p Lol

Abraço!

Cold

é uma experiência fantástica por vários aspectos:

1- hoje em dia com viagens low coast consegues movimentar milhares de portuguese, e portanto - como ontem- consegui reunir com amigos chegados e acompanhantes futobolisticos seguramente umas 40 pessoas.... é muita gente, e consegues imaginar a festa .

2- Lá fora há mais tendencia de festa.... Uma coisa é chegares a uma final que por "infelicidade" jogas no pp estádio.. ou seja, sais de trabalhar e vais ver um jogo, é o mais normal... Outra coisa é uma deslocação, com dias livres de festa e tudo o mais.

3- Adeptos, uma final contra o Braga na Irldanda ou contdra o celtic é uma experiencia unica , Sevilha, foi O jogo da minha vida... é indescritivel o que se viveu por l´qa, ontem foi especial e pelo bom ambiente dos irlandeses, tb nisso tiveste azar, os russos não são muito festivos nesse aspecto.

4- Há de chegar a vossa altura.... :)

Na sic (ou não me lembro de ver reporteres) não apareci , talvez na RTP apenas...

Abraço e obrigado

Ao ler a tua descrição, quase

Ao ler a tua descrição, quase me faz lembrar o Euro 2004. Esses também foram grandes tempos de festa do futebol!
Lembro-me que tirei uma semana de férias de propósito para acompanhar o Euro mais de perto e andava pelo Porto a ver os jogos nos ecrãs gigantes, juntamente com os adeptos das várias selecções... Nos jogos de Portugal, então, nem se fala o ambiente que se vivia no ecrã gigante dos Clérigos!

Um abraço! É de dias como que passaste ontem que s efaz a vida!! ;)

sim

um bocado assim.... fui lá ver o jogo da Holanda e outro qq ... foi muito bom

Grande Abraço

"Foi talvez o jogo mais bem

"Foi talvez o jogo mais bem conseguido desta campanha europeia...." - isso ainda é o efeito das Guiness