Os últimos 20 anos de Benfica e Sporting | Relvado

Os últimos 20 anos de Benfica e Sporting

O Sporting leva vantagem em número de títulos... e de presidentes.
 
Sporting-Benfica (09/04/12): foto 17 - Van Wolfswinkel vs Garay e Luisão
Lusa

Os eternos rivais Benfica e Sporting tiveram na sua génese raízes sociais bem distintas: de um lado um Benfica de cariz mais popular, do outro um Sporting mais aristocrático. E certo é que Benfica e Sporting dominaram o Futebol Português nos anos 50/60/70 e bipolarizam mesmo o nosso Futebol nesse período!

Se nos anos 50, os 5 Violinos garantiram a hegemonia ao Sporting (recordo que conseguiram o 1.º tetra do nosso Futebol), o Benfica dos anos 60/70 conquistou 13 Campeonatos, e registou 3 Tri-Campeonatos, e é esse justamente o período dourado e hegemónico do Benfica. Foi também nos idos anos 60 que o Benfica se sagrou Bi-Campeão Europeu, e o Sporting conquistou também a sua única Taça Europeia, a Taça das Taças!

Neste momento, quando ja decorreram 79 Edições do Campeonato Nacional de Futebol, o Benfica conquistou 32 Campeonatos, e o Sporting regista 18 Campeonatos conquistados!

Bem, e qual o comportamento desportivo de ambos os rivais no passado recente? E refiro-me ao médio prazo, por exemplo, as ultimas 20 temporadas desportivas. Qual o comportamento desportivo, quais os títulos e troféus que Benfica e Sporting conquistaram desde a época 93/94 até esta temporada finda, 2012/13?

Começando pelas presidências e direções respetivas, o Sporting leva uma larga vantagem nestes ultimos 20 anos (Cintra, Santana Lopes, Roquette, Dias da Cunha, Franco, JEB, Godinho e finalmente Bruno de Carvalho) - está já no 8.º Presidente nos últimos 20 anos. Por sua vez, o Benfica fica-se pelos 4 Presidentes (Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho e Vieira). Estes numeros expressam, por si só, a instabilidade diretiva em que tem vivido permanentemente o Sporting nos últimos 20 anos.

E quanto a títulos e troféus? Quem levará vantagem neste passado recente? Vamos então aos números! Começando pelo Benfica, o que conquistou nas últimas 20 temporadas: 3 Campeonatos, 2 Taças de Portugal, 4 Taças da Liga e 1 Supertaça. Isto é, o Benfica nos ultimos 20 anos conquistou 10 títulos e troféus, e acumula tais 10 conquistas registadas, com a recente final europeia! Por sua vez, o Sporting conquistou nas ultimas 20 épocas desportivas: 2 Campeonatos, 4 Taças de Portugal e 5 Supertaças. Concluimos portanto que o Sporting nos últimos 20 anos conquistou portanto 11 títulos e troféus, isto é, tem mais uma conquista do que o eterno rival, e acumula também uma final Europeia, a Final de 2005 da Taça UEFA. Fica a pergunta: será que benfiquistas ou sportinguistas teriam esta opinião, que surge aqui expressa em números?

E quanto ao lado negro? O Sporting nesta temporada desportiva terminada registou a maior face negra da sua história, o 7.º lugar (o pior de sempre no seu longo historial), aliado ao facto de estar ausente das provas europeias (a 1.ª vez que tal acontece nas últimas 20 temporadas). O Benfica teve também esse lado negro, e já neste século, e no legado de Vieira: esteve 2 temporadas ausente de provas tuteladas pela UEFA (facto inédito na sua história), assim como registou a sua pior classificação de sempre da sua história, a 6.ª posição da temporada 2000/01!

Ficam registadas portanto estas curiosidades do passado recente desportivo de Benfica e Sporting, devidamente acompanhadas com a linguagem fria dos números, que acaba por contrastar com a opinião generalizada do senso comum, opinião essa manipulada ou "mascarada" pelas 4 últimas temporadas do melhor Benfica dos últimos 20 anos!

Benfica:

Comentários [152]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A bruxa a tentar irritar ...

... tentativa inócua e fraquinha que nem vai ter direito a classificação!

este bruxo tem paciencia

para esta e outras merdas , só não tem pacieencia para ir ao báu dizer quantos titulos ganhou coma corrupção , nem tem paciencia como foi a forma que o seu clube chegou á condição que se encontra ,, segundo parece que a democracia deste pais é bem pior que a ditadura do SALAZR onde existiu 4 clubes a ganharem ((((((((((( agora é só 1 ))))))))) práticamente ------------------------ quero lá saber do passado do que fui roubado anteriormente do que os outros ganharam pela força no passado como o teu clube no presente ,,,,,,,,,,,,, o que quero é que se o desporto não é leal e sério , que se acabe com ele

Boa, Bruxo !!!

Não tarda muito para que o Silva te venha perguntar pelo Hulki e pelo Binto.
Abraço do tri rumo ao tetra

chupa porque ele

foi corrido, ó calabote 0-5! vem lá perguntar pelo caroço e pelo bieira!

LOL

....eu não disse? Tu ainda cá andas, pá?
ps: Calabote 0-5??? WTF?!

eu?

silva??? wtf?! ainda cá andas calabota-mos?

Factos!

Se é certo que todos os Clubes vivem ciclos bons, e outros menos bons, fundamentalmente pretendi deixar os registos desportivos de Benfica e Sporting dos ultimos 20 anos, e sobretudo relevar que para o adepto comum as ultimas 2/3 temporadas, são talvez as unicas que ficam retidas na sua memória, e se este Benfica de Jesus (apesar de não ter sido brilhante nos ultimos 4 anos, isto no que diz respeito à conquista de títulos, foi o melhor Benfica dos ultimos 20 anos). Em contraste, guardamos a imagem de um Sporting "moribundo" com a sua pior classificação de sempre, mas se fizermos um balanço das ultimas 20 temporadas, o Sporting apesar de tanta instabilidade directiva, conquistou mais 1 título/troféu versus o Benfica, e no mesmo período.

Nas 20 ultimas épocas desportivas, de 93/94 até 2012/13 (a ultima), o Benfica com 4 Presidentes (Damásio, JVA, Vilarinho e Vieira), ganhou 10 títulos :
3 Campeonatos: 1994; 2005 e 2010!
2 T Portugal: 1996 e 2004!
1 Supertaça: 2006!
4 T Liga: 2009; 2010; 2011 e 2012!
Portanto, em 20 épocas desportivas 10 títulos!
1 Final Europeia L Europa 2013!
A pior classificação de sempre do SLB em 2001 o 6º lugar!
2 Temporadas sem UEFA, 2002 e 2003, inédito na História do Benfica!

No mesmo período, de 93/94 até hoje, o Sporting com 8 Presidentes (de Cintra a Roquette e BC), o que ganhou:
2 Campeonatos: 2000 e 2002!
4 T Portugal: 1995; 2002; 2007 e 2008!
5 Supertaças: 1996; 2001; 2003; 2008 e 2009!
Finalista da Taça UEFA em 2005!
7º lugar a pior classificação de sempre nesta temporada, e não irá pela 1ª vez nos ultimos 20 anos competir na UEFA!

P.S. Jorge Brito, era o Presidente do Benfica no início tumultuoso da temporada 93/94 (saída de Paulo Sousa e Pacheco, salvou-se João V Pinto), porém, é substituido em meados dessa época por Manuel Damásio, daí ter omitido o nome de Brito!

pára

de falar contigo próprio, seu doente!

p.s. lápis, se responderes a este comentário és paneleiro.

E sem pretender ser caustico

E sem pretender ser caustico ou corrosivo, poderiamos avaliar o comportamento desportivo de Benfica e Sporting neste século XXI, isto é, em 13 temporadas desportivas (excluida a época 99/00, diz respeito ao ´seculo passado).

O Benfica com 2 Presidentes, Vilarinho cerca de 2 anos (Vieira foi nesses 2 anos o Director Desportivo, e com plenas responsabilidades no Futebol do Benfica), Vieira está prestes a cumprir o 11º ano de Presidencia, aliás, o Presidente do Benfica com maior longevidade. Isto é, Vieira nas ultimas 13 temporadas do Benfica tem a sua marca no Futebol do Benfica!

O Sporting, nessas 13 temporadas desportivas, insistiu e persistiu na recorrente instabilidade directiva: Dias Cunha, Soares Franco, JEB, Godinho e BC, 5 Presidentes!

Curiosamente neste período, o Sporting conquista 8 títulos e troféus, e o Benfica regista também a conquista de 8 títulos e troféus, entre eles 4 conquistas da supostamente e brevemente extinta Taça da Liga!

Se o Sporting atinge a Final da Taça UEFA em 2005, o Benfica consegue atingir a Final da Liga Europa em 2013!

O Sporting regista a sua pior classificação de sempre o 7º lugar em 2013, o Benfica regista também neste século a sua pior classificação de sempre o 6º lugar de 2000/01.

Neste século o Sporting não participa em provas da UEFA (próxima temporada), o Benfica inéditamente não participou em provas da UEFA em 2 temporadas consecutivas (01/02 e 02/03)!

Pergunta final: Estará o Sporting desportivamente assim tão mal?

Ou em contraste, os mandatos desportivos de Vieira são extraordinárimente notaveis que lhe garante 4 maiorias esmagadoras?

20 temporadas desportivas,

20 temporadas desportivas, vou enumerá-las, e vamos contar com os dedos, a Matemática continua a ser a ovelha negra da educação em Portugal!

93/94; 94/95; 95/96; 96/97; 97/98; 98/99; 99/00; 2000/01; 01/02 e 02/03 (10 temporadas desportivas), vamos continuar a contar pelos dedos? Ora vamos lá:
03/04; 04/05; 05/06; 06/07; 07/08; 08/09; 09/10; 10/11; 11/12 e 12/13 (+ 10 temporadas)!

10+10 ainda é "binte" não é?

Epá...

Afinal até tens meia razao...foda-se agora fiquei impressionado!!!!

de 1992/1993 a 2012/2013 são 20 anos...com 21 epocas...

e de 1993/1994 a 2012/2013 são 19 anos, com 20 epocas...

foda-se...e eu que nao reparei que te referias a epocas e nao a anos...Tens de Pedir para passar o titulo do artigo de "Os últimos 20 anos de Benfica e Sporting" para " As últimos 20 epocas de Benfica e Sporting", para ver se tens razão de todo...

e continuando...nos 20 anos..ou nas ultimas 20 epocas, o benfica teve 5 e nao 4 presidentes..

10 + 10 ainda é binte...vamos é ver o que são 10 + 10...

Só o último parágrafo foi de opinião...

Tudo o resto são FACTOS e matemática pura!
Mas acredito k deve doer.

lol

certamente nao te deste ao trabalho de fazer contas desde a epoca 1992/1993 para ver que o Benfica tem 3 campeonatos, 3 taças de portugal, 4 Taças da Liga e 1 supertaça...acho que 3+3+4+1 dá 11 e não 10...

Por sua vez, em alvalade nos ultimos 20 anos, como se refere o artigo, consquistou-se 1 campeonato, 4 taças de portugal e 5 supertaças...e continuo a achar que 1+4+5 são 10 e não 11...

se quiserem tambem podemos fazer as contas a contar com a proxima epoca que ainda nao começou e começar a contar as 20 ultimas epocas a partir de 1993/1994...so que ai acho que seria injusto, pois a epoca 2013/2014 ainda nao começou...mas se quiserem...força...continuo a nao ver o Sporting com mais titulos...

Lembra ainda ai à Joanetica (o da-lhe uma calculadora e um "Borda D´Agua") que em 1994 Jorge de Brito era Presidente do Sport Lisboa e Benfica, elevando para 5 o numero de presidentes do Clube, ao contrario do referido neste Pseudo Artigo...

O Dificil nesta trampa nao é descobrir um paragrafo com Mentiras, mas sim descobrir um Paragrafo que nao tenha mentiras...

Artigo de um Fiel Vassalo, que apenas tem um objectivo...Dividir para reinar...

Deve-lhe fazer comiçhão no Grelo ver dois clubes de Lisboa sem estarem de relações cortadas...ou então faz-lhe comichao ver um presidente do Sporting a não alinhar da politica de lamber os colhoes ao FCP, deixando assim de ser o fiel caozinho do Porto...

Aquilo que chamas de factos nao passam de mentiras, de dados deturpados ao jeito que bem entendeu...

Um Portista fazer um artigo a comparar dois clubes rivais, mantendo o seu fora do tema, é qualquer coisa deixa um adepto do seu proprio clube meio estupefacto, nao?

eu cortava um colhao de um dia me passasse pela cabeça perder 10 minutos a fazer um artigo a comparar dois clubes, que não o meu...

Nao acredito que isso seja Portismo...mas enfim...

Obviamente, n me dei ao trabalho de confirmar...

Passo muito pouco cartão a contas e a palmarés...
Eu gosto é de bola a correr!
Se defendi mentiras, então peço já desculpa, pk como é óbvio, n são contas do meu rosário e tenho mais k fazer do k verificar veracidades ou inverdades de casas de outrém :)...
Cumprimentos!

...............

Nuno uma correcção o Sporting foi campeão por 2 vezes uma no fecho do milénio (temporada 99/00) e depois na época 2001/02, ambos os clubes de Lisboa tem 11 titulos durante esses 20 anos.

Mais outra correção Jorge Brito foi Presidente do Benfica em 1994 sendo sucedido por Manuel Damásio suno mesmo ano, sendo por fim confundido diversas vezes como Ano 1 de Damásio, quando isto é mentira o ano 1994 foi de Jorge Brito e Damásio faz apenas o fim da temporada 1993/1994 (o Benfica é campeão) já como Presidente e depois dá-se o descalabro do Benfica que foi a temporada 1994/1995 mantendo-se como Presidente até 1997

Desculpa lá Nuno mas esta é a história correcta, e nós sabemos o quanto vale contar a história correcta neste espaço :)

:-)

pareces o Eduardo Barroso a numerar os titulos do Sporting... :-)

Mas tens razão, esqueci me do titulo do Sporting de 1999/2000..

mas continuo a manter a opiniao do artigo, o borrego faz o artigo a contar com os ultimos 20 anos...que para ele é de 1993/1994 até aos dias de hoje...para mim os ultimos 20 anos é de 1992/1993 até aos dias de hoje...

e se contares com os titulos de 1992/1993 a 2012/2013
Sporting - 2 CP, 4 TP, 5 Sp = 11 titulos
Benfica: - 3 CP, 3 TP, 4 TL, 1 ST = 11 titulos

Se contares com a epoca que ainda nao começou (1993/1994 a 2013/2014)
Sporting - 2 CP, 4 TP, 5 SP = 11 titulos
Benfica - 3 CP, 2 TP, 4 TL, 1 SP = 10 Titulos..

Percebo agora o porque de fazer um artigo a contar com a 20ª epoca que ainda nao começou, nem tão pouco acabou...

Sobre os Presidentes, nos Ultimos 20 anos(desde 1992/1993) , p Benfica teve Brito, Damasio, Azevedo, vilarinho e Veiria...sao mesmo 5 e nao 4...

Mas falhou-me um campeoanto do SPorting, ja os estava a gamar...

quando se tem razão

vem logo a respoeta padrão pareces o ou pareces a , ou és como , é como o JORGE JESUS todo o mal da sua equipa nunca foi ele ou foi o processo defensivo que foi o treinado durante a semana . ou jogador falhou dentro do colectivo . e tu estas na mesma onda , desculpem erro meu falhei , não é como disse pareces o barroso . o godinho o roquete , ninguem é parecido com o maior de ladrão de portugal em 10 anos 600 milhões , fica na boa moço , continua que um dia os teus filhos agradecem o pái que possivelmente tiveram ,

só dávas continuidade ao campeonato do luizão e

taça lucilio , tem vergonha de responderes porque seria no minimo dos minimos . sp-13 titulos - ben-8 --- para um clube que tem 60 milhões deste e do outro mundo , que gasta 5 vezes mais que tem o presidente mais ladrão da história seria caso para dizeres tenho vergonha

.............

Oh Leãovivo se vamos por ai.....

Já te esqueceste no campeonato em que quem assoprava nas costas do Jardel levava penalty?
Lá está houve muitas situações que influenciaram campeonatos ou taças não digo o contrário, não vejo grande stress nisso, no tal campeonato que apelidas do "Luisão" não te esqueças que até ter saido do Sporting muitos golos levou o Ricardo daquela maneira e com jogadores diferentes do Luisão, aliás até mesmo na seleção papou iguais, o problema nunca foi o "Luisão" mas sim o Ricardo que nunca se soube colocar entre os postes e quando saia a cruzamente (não sei porquê) fechava os olhos......iexiste uma imagem dele assim (acho que contra a Alemanha) em que falha a intercepção da bola por causa disso mesmo........

Agora é assim toda a gente sabe que o JJ tem problemas naquilo que é a parte defensiva do futebol, mas aqui a culpa não é só dele, pois queando lhe dão 1 ovo e lhe pedem 3 omeletes é normal que o homem tenta se desenrascar com aquilo que tem, e o Carraça era isso que fazia dava-lhe 1 ovinho e meio e depois pedia ao JJ que ganha-se tudo, é lógico que assim se já é dificil treinar os aspectos defensivos da equipa, sem recursos torna-se praticamente impossivel........

Mas atenção não existe nenhum Benfiquista que não admita que o Vieira meta uns milhares ao bolso como "Boss" da estrutura da SAD, mas como presidente do clube por exemplo garanto-te que não recebe nem 1 chavo, e nem discuto sobre a possibilidade de ele ser ou não mafioso (que sei que ele é um gajo que tem interesses extra futebol muitas vezes) mas tb sei que ele não é o unico e aliás nem é o pior........

MAs uma coisa é certa se te lembrares do passado, o Benfica em 2000 tinha um passivo de 96 Milhões mas o activo do Benfica era pouco mais de 80 Milhões pois a direcção do Vale e Azevedo derreteu tudo o que havia a derreter, com o Vilarinho e Vieira o Benfica começou a tentar dar a volta a situação pois viram que até o antigo estádio da luz estava quase quase penhorado, logo a direcção deve de dar um rumo a situação, houve muito investimento particular (muito desse investimento proveniente de zonas sombrias é certo, mas até o teu Sporting o teve das mesmas zonas) e pouco a pouco o Benfica foi crescendo até ao estado em que está hoje que continua sem ser o mais saudável mas é definitivamente melhor do que estava à 13 anos atrás......

Agora sê honesto comigo, não gostarias que agora um gajo (mesmo que daqueles com sombras muito "negras") pega-se no Sporting e lhe desse uma melhor vida??
É exactamente isso que o Carvalho está a tentar fazer, e enganaste se pensas que ele é menos mafioso que o Vieira, ele é apenas mais novo que o Vieira o resto já lá está :)

mais um artigo

de lacaio...

Enfiou a teoria do "dividir para reinar" no rego e agora anda a recita-la com peidinhos...

Uma achega (nãon confundir com achegãs...), classificações além

do 4º lugar (os primeiros fora do pódio), para aqui só contam de 5º classificados para cima :


Clube BIMBO :
- Épocas 47/47; 47/48; 49/50; 71/72 ficaram em 5º na classificação.
- Época 45/46 em 6º na classificação.
- Época 42/43 em 7º na classificação.
- Época 1969/1970 dos TRÊS GRANDES a PIOR classificação de SEMPRE (9º) Nonos...

P.S. - Prantem os restantes..., LOL
Só para nãon cansarem muito essa mioleira..., escrebinho o SPORTING tem 4 épocas em 5º e esta última em 7º. F.D.P., já agora os culpados foram, os que deram aval, quem mandou contratar infiltrados BIMBOS, foram sétimos e nãon se ficou além do 9º porque ainda abriram a PESTANA a TEMPO, um dos culpados de tal, mais cedo ou mais tarde bai treinar os BIMBOS/APALERMADOS a recompensa está por pagar, daba muito nas BISTAS ser já..., o actual treinador o Paulinho Fonsequinha nãon passa da pré-época bão ber quem bai treinar nesta época a BIMBALHAGEM.

Já a MILHAFRAGEM tem um 6º lugar na época de 2000/2001!!!

Maior, Como escrevi, o

Maior,

Como escrevi, o Futebol Português teve o dominio de Benfica e Sporting nos anos 50/60/70, omiti os anos 40, houve equilibrio nessa década entre Benfica e Sporting, e foi justamente nos anos 40 que o Porto regista o seu lado negro, mas sobretudo em 69/70, como bem referes o Porto irá registar a sua pior classificação de sempre, o tal 9ª lugar, utilizou 27 jogadores (entre eles 5 G Redes utilizados), e 3 Treinadores: Elek Schwartz (até à 11ª jornada), Manuel Vieira “Vieirinha” (até à 17ª jornada) e finalmente Tommy Docherty!

Maior, mas é curioso constatar um facto, até ao momento realizaram-se 79 temporadas desportivas no Futebol Português, e o Porto conquistou 69 títulos. Se dividirmos essas 79 temporadas desportivas por períodos politicos, surgem-nos numeros e registos Porto diametralmente opostos:

Estado Novo em 40 temporadas desportivas, o Porto conquista 8 títulos: 5 Campeonatos e 3 T Portugal!

Pós-25 de Abril, em 39 temporadas desportivas, o Porto conquista 61 títulos!

quer dizer então

que os democráticas os chuchalistas são mais poderosos do que o homem que diziam que éra ditador , dentro dessa ditadura existia 3 clube --------------------agora é só 1 clube sim senhor que venha o salazar , mas 1 para cada freguesia não é para o pais --------------------- resumindo ele morreu pobre e sem riqueza como os clubes não tinham mas não deviam -- agora teem e devem este mundo e o ouitro apesar de receberem de todo o lado ...... é das vendas dos sócios das entradas da tv da publicidade e da liga da europa . e devem mas então onde para o dinheiro , chamem a policia

não

te esqueças que eles deviam ter descido de divisão por duas vezes só que o campeonato foi alargado.

Comparações

Como é possível que o Sporting CP tenha 11 Títulos o SL Benfica 10 Títulos nos últimos 20 anos e o FC Porto só em campeonatos nacionais tenha 14 Títulos ?

É de mim ou sem corrupção é impossível registos iguais a estes noutros países europeus ? É impressão minha ou o super SL Benfica dos anos 60 nem foi capaz de ter tal registo ? É impressão minha ou nem o super Sporting CP dos anos 50 teve registo semelhante ?

Quando é que o Apito Dourado terminará (sim o processo ainda anda aí pelas ruas da amargura suspenso vá se lá saber porquê) e quando haverá justiça em Portugal ?

caloteiros é nos clube das antas, eheheh

o clube da fruta que são putas não tem dignidade alguma comparado com o SLB e o SCP, é dirigido por grupo de criminosos há décadas
haja putas e bimbos desdentados e com dentes podres... eheheh

lol

assim se vê a importância do benfica. o benfica quando acabou em 6º lugar na liga foi muito mais gozado que o sporting quando acabou a liga em 7º lugar. aliás, eu acho que passados 12 anos ainda gozam mais com o 6º lugar do benfica do que com o 7º lugar do sporting. lol já ninguém liga ao sporting nem comenta as notícias do clube. é como se em portugal só existissem dois clubes: o benfica e o porto. quando alguém goza com o porto os portistas acusam-no de ser lampião e quando alguém goza com o benfica os benfiquistas acusam-no de ser tripeiro, quando em ambos os casos pode não ser. lol parece que o sporting já nem existe.

ahahahah

ó Silva, diz-me que o gatitomorto ainda cá anda !
Li agora um comentário de um relva que me pareceu empregar o preto-guês do bicho. Sabes dele? Chegaram-se a casar? já adoptaram alguém?
Abraço

ó

calabota-mos, acabaste de lhe responder. ele (leaovivo) era o parasitaverme lhão só que foi corrido pela milésima vez e agora é o sportinglivre. esse é o maior, penso eu. não tem nada a ver como leaovivo apesar dos seus comentários até terem piada. quem é que se chegou a casar e a adoptar alguém? eu e o leaovivo? desde quando é que nos íamos casar e adoptar alguém?

Artigo de merda

Nem sei porque me dei ao trabalho de ler... Porque daqui só sai merda! Diretamente para a latrina!