Tecnologia na arbitragem | Relvado

Tecnologia na arbitragem

O futebol envolve muito dinheiro. Por isso dá jeito a muitos dirigentes que não haja tecnologias.
 
Pai e filho veem jogo de futebol

Há muito que defendo a tecnologia na arbitragem. É impensável que um árbitro possa decidir um campeonato ou uma final de uma qualquer taça. O futebol envolve muitas emoções e muito dinheiro. Por isso dá jeito a muitos dirigentes que as tecnologias não existam. E claro, vêm com a conversa de que a tecnologia na arbitragem retiraria emoção. Mas o que preferem? Campeonatos que possam ser decididos por árbitros que exercem um protagonismo ridículo, ao ponto de hoje em dia haver ex-árbitros bem pagos só para fazer análises às arbitragens em programas televisivos, baseando-se nas repetições televisivas?!

Por que razão os árbitros têm de fazer parte do espetáculo? O espetáculo tem de ser feito apenas pelos jogadores. Pois os árbitros têm mais é que fazer os que lhes compete: arbitrar, e de preferência bem.

Se nós, adeptos de futebol, nos baseamos nas repetições televisivas para fazer a nossa análise, por que não deverão os árbitros ter esse direito também? Bruno de Carvalho defende que o quarto árbitro deveria ter acesso imediato aos lances televisivos, de maneira a contactar o árbitro principal. Estou plenamente de acordo. Hoje, os árbitros já têm auriculares e não se perderia tempo a mais nem a menos durante o decorrer de uma partida de futebol.

É uma ideia a ter em conta, e há muito que me venho a lembrar disto. Obrigaria a boas arbitragens sem que os adeptos suspeitem disto ou daquilo. Além disso, o protagonismo ridículo que os árbitros exercem acabaria. Mas infelizmente acho que isto nunca irá passar apenas de uma ideia. Duvido que a própria FIFA aceitasse esta ideia, quanto mais cá em Portugal.

Pois cá em Portugal parece que muitos ganham com esta situação, e até a própria imprensa desportiva vende jornais à conta de polémicas que podiam ser resolvidas de forma tão simples, se todos remássemos para o mesmo lado: verdade desportiva.

Acabando assim o clima de desconfiança em torno da arbitragem, os próprios clubes poderiam unir-se mais em torno de um espetáculo, acabando ao longo dos anos a própria rivalidade doentia dos adeptos por ser amenizada. Pois as polémicas de arbitragem ajudam muito a isso.

Todo o futebol ganharia e os adeptos falariam apenas no espetáculo: o futebol jogado dentro das quatro linhas. Para quê complicar o que parece simples?!

diversos:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

todos envolvem muito dinheiro

Rugby tem um dos mundiais mais populares, fui a França ver Portugal x NZ e não fica nada a desejar ao mundial de futebol. Surf tb usa as repetições para os juizes... e depois temos as máquinas das máquinas de fazer dinheiro, que é o depsorto americano (NBA à cabeça) onde todos usam as imagens televisivas, por isso não percebo pq dizes: O futebol envolve muito dinheiro. Por isso dá jeito a muitos dirigentes que não haja tecnologias.
o que queres dizer é que gera muito dinheiro ilegitimo, certo?

Não concordo

e já sei que vão aparecer aí os imbecis que só sabem destilar ódio e não sabem ter um pensamento racional, mesmo que diferente do meu.

Passo a explicar: O futebol é assim há um centena de anos, e assim se tornou o grande desporto mundial que é hoje, e cada vez mais ganha terreno para se tornar indiscutivelmente o maior desporto mundial. É um desporto apaixonante porque se joga em desequilibrio pelas partes mais insensiveis do nosso corpo, os pés e a cabeça. É também apaixonante porque é praticado desde ricos a pobres, e bastam duas mochilas e uma bola que até poderá ser uma pedra na falta de coisa melhor, que já há jogo.

Mas, o fundamental do futebol é a paixão que gera, a discussão que daí a advém, quem perde nunca realmente perde, porque se escuda neste ou naquele erro, quem ganha tem sempre que defender o seu clube, e este tipo de discussão também alimenta a chama do futebol, acabar com isso, além de me parecer impossível por mais meios tecnológicos que se misturem com o futebol, é matar um pouco a paixão do futebol.

Em sedundo lugar, o futebol de hoje na minha opinião debate-se muito mais com problemas de falta de ritmo de jogo do que própriamente com problemas das arbitragens que sempre existiram. E parar o jogo, para avaliar uma decisão, parar o jogo para ver uma falta, parar o jogo para ver um fora de jogo, parar o jogo... é mau para esse que é o grande problema do jogo hoje em dia.

O principal é dar aos arbitro indicações, porque são eles que podem melhorar o jogo, para terem um critério mais largo no cumprimento da lei, não deixar que andem à batatada, mas dar indicações que se te desequilibras a solução não pode ser mandares-te para o chão, outra coisa que os árbitros podem mandar, é não deixar a equipa médica entrar se o jogador está perto da linha, aliás, isso acabasse facilmetne, simplesmente se o jogador está tão mal que não se consegue mexer, então é deixá-lo sair, e obrigá-lo a estar 5 minutos de fora, porque alguém que está tão mal que nem um passo dá, então tem que restabelecer-se, se fizessem isso, com esse exemplo, muitos deixariam de pedir ajuda médica desnecessária.

Ou seja, deixem o futebol em paz, num mundo em eterna velocidade, centrado em modelos económicos e de desenvolvimento, assentes no crescimento ilimitado, e por conseguinte falidos, deixem estar esta tradição, esta arte, esta paixão, como sempre foi e como sempre será.

nenhum desporto de alta competição

que usa o recurso a imagens começou assim, evoluiu para aí.... o futebol devia seguir o mesmo exemplo para alguns lances.

MAs nunca acabava o erro, quantos lances mesmo na tv e vistos e revistos continuam a ser interpretados de maneira diferente

Percebo o teu ponto de vista

mas, continuo a defender a simplicidade do futebol, porque para mim, o futebol não é mais um deporto, é o desporto mundial... e cada vez mais irá sê-lo pela paixão e discussão que gera, tirar-lhe uma pitada disso na minha opinião, seria mau para o futebol. Mas, como disse, isto é uma discussão que dá pano para mangas, só me resta dizer que percebo a tua opinião mas continuo a com a minha, o futebol é algo belo como está, e não comparável com nenhum outro desporto do mundo.

Cpts.

comparavel é sempre

a outro desporto.... vais à Austrália e um campeão mundial de Surf é recebido como cá uma equipa de futebol, tal como o Rugby na NZ ou África do Sul... na Grécia e antiga Jugoslávia o basket é muito mais popular.... Nos EUA o futebol é talvez o 4º ou 5º desporto mais popular....

Eu não estou a falaar de comparável

em termos de popularidade neste ou naquele espaço, eu estou a falar de incomparável na sua especificidade. O futebol é um desporto que consegues praticar em qualquer lugar em qualquer altura. Com pedras jogas futebol, não precisas de um aro a fazer de cesto, não precisas de uma prancha de surf, não precisas de mar, até num barco, pescadores podem jogar futebol.

Agora, ali e acolá este ou aquele desporto pode ser mais popular que o futebol não o nego, mas o futebol ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, por causa da sua simplicidade, universalidade, e principalmente acessibilidade.

E se no Basket podes parar, no futebol é um jogo muito mais de desequilibrios e equilibrios mentais, numa jogada tudo muda, o estado de espirito, e a qualidade. Se repares nos play-off do Basket que são finais, praticametne a melhor equipa ganha sempre, no futebol, já pode não acontecer, vês a Champions em que mesmo uma equipa muito mais carenciada que outra, naquele momento, naquela moral, naquele suplantar da condição humana, pode conseguir superar um adversário muito mais forte.

Porque no futebol, tens lugar para o baixo e rápido, para o alto e lento, para o baixo e lento mas com técnica, para tudo.

Mas, não me desviando do assunto principal, o futebol dada esta especificidade, não pode ser constantemente parado como outros desportos, por exemplo o Basket pode parar porque é basket, pára vezes sem conta, o futebol americano pára vezes sem conta, o futebol, se parares o jogo muitas vezes estás a adulterar também com esse acto a verdade desportiva, dou-te um exemplo, o Real-Dortmund, se aquele jogador do Dortmund naquele momento não tivesse ficado caído, o Real tinha uma real hipótese de vencer o jogo, o futebol são momentos e condições de moral, e estragar isso, e transformar o jogo em paragens constantes, para mim seria péssimo, mesmo que para outros desportos isso seja fanta´stico.

"Cousa" INSIDIOSA e BIMBA..., "(a)PALERMADA" por sinal :

Este amontoado de palavras querem dizer o quê???, NADA!!!

«"... É um desporto apaixonante porque se joga em desequilibrio pelas partes mais insensiveis do nosso corpo, os pés e a cabeça..."»
«"...Ou seja, deixem o futebol em paz, num mundo em eterna velocidade, centrado em modelos económicos e de desenvolvimento, assentes no crescimento ilimitado, e por conseguinte falidos..."»

P.S. - Mas esta "cousa" BIMBO-INSIDIOSA nãon se enxerga, o que quer dizer aquela palermice que escrebinhou???, entãon a "...e por conseguinte FALIDOS..."

Que TANSO dos MANSOS e BIMBO totalmente APALERMADO por SINAL, só que cá pelo "JE" está mais que bem sinalizado!!! É PURA MERDA..., só escrebinha..., excrescências em demasia..., e a "cousa" nem sabe aquilo que escrebinha é o tal amontoado de ..., nem a PARVA sabe o que aquilo quer DIZER??? "...sãon as partes mais insensiveis do nosso corpo (nãon saviam sãon os pés e a cabeça)...!!!", só MERDUM o cheiro a BEDUM tresanda.

P.S. 2 - A insensibilidade Cabeçoidal e Pézal no nosso corpo, sãon por ser as extremidades, nada tem a ber com NERBURAS!!! LOL para o ZOOLLLÉÉÉÉ, mas onde escondem a nave estes CROMOS BIMBOS.

Lá está o que disse

eu não estou contra quem escreve contra aquilo que digo, aliás, estarei errado em muita coisa e certo noutras tantas, mas obrigado a si por me dar total razão com a sua intervenção à minha.

Todas as opiniões mesmo que diferentes das minhas são válidas, logo que tenham racionalidade, como disse na anterior intervenção.

"COUSINHA" tãon INSIDIOZINHA... presunção e água bentinha cada

toma aquilo que bem lhe aprouver, PARBA/BIMBA!!!

P.S. Só um (a)PALERMADO, teria tal presunção : «"...estarei errado em muita coisa e certo noutras tantas..."»!!!

És tãon parbinho ó PUTINHO dedica-te às PUNHETAZZAS..., para comentares bola sabes pouco de tal, mais concretamente NADA de NADA!!! LOL, és PURA MERDA.

Olhe meu amigo,

agarre-se aí ao seu apoio oportunista e pare de insultar a sua própria inteligência..

Toda gente que discorde do senhor ...

... é logo apelidado de imbecil. Haja bom senso e proteja-se a liberdade de expressão.

Cumprimentos