Futebol: a importância da mente para o sucesso nos relvados | Relvado

Futebol: a importância da mente para o sucesso nos relvados

É fácil pensar que o sucesso no futebol se deve apenas com o físico dos atletas. Mas não é verdade.
 
valentin-b-kremer-7gc5g8clnue-unsplash.jpg

É fácil pensar que o sucesso no futebol está relacionado apenas com o físico dos atletas. Aliás, é óbvio que as capacidades físicas, como a resistência, velocidade ou força, têm um papel de destaque, no entanto, o aspeto mental é fundamental para triunfar no relvado.

Desde o treinador até ao avançado, é vital para uma equipa que a parte mental esteja em dia, seja para enfrentar momentos de pressão ou para não relaxar numa boa fase. A importância do lado mental cresceu tanto que muitas equipas acrescentaram aos seus quadros psicólogos, que atuam lado a lado com os fisioterapeutas, massagistas e médicos, tudo para oferecer a melhor estrutura aos jogadores.

Este lado mais subjetivo do futebol pode ser relacionado com outros desportos da mente, como o poker ou o xadrez, que exaltam as qualidades intelectuais dos praticantes em detrimento do lado físico. A seguir, detalharemos a relação que o futebol tem com outras modalidades da mente.


As peças no tabuleiro 

A primeira comparação possível é com o xadrez. Este lendário jogo de tabuleiro evoca todo o lado intelectual dos praticantes e celebra a competição mental. Neste campo, os treinadores são equiparados com os xadrezistas, afinal, são eles que distribuem as peças no relvado e dão as instruções para cada movimento.

O xadrez teve o seu auge durante a Guerra Fria. Soviéticos e americanos disputavam o título mundial, e o vencedor era visto como alguém com um alto nível intelectual na sociedade. 

Durante alguns anos, o jogo ficou fora das manchetes, no entanto, a transformação digital deu nova vida ao clássico. Atualmente, diversas plataformas especializadas oferecem partidas e campeonatos de xadrez online, além de conteúdos educativos sobre a modalidade.

No que toca à relação com o futebol, atualmente, Pep Guardiola, treinador do Manchester City, pode ser indicado como o grande mestre. 

Em toda a sua carreira, o catalão já conquistou 31 títulos, somou 512 vitórias em 697 jogos e conta apenas com 81 derrotas. Estes números mostram a dominância de Guardiola no desporto-rei.

Relatos de atletas mostram que o treinador vê o campo como um tabuleiro. Arjen Robben, que foi comandado por Pep no Bayern, contou numa entrevista que o mister telefonava de madrugada para discutir o posicionamento do extremo e outras táticas para a partida.

A importância de ler os adversários 

Existe um momento chave no futebol: as grandes penalidades. Seja durante a partida ou numa decisão, este é o momento no qual os guarda-redes têm todo o destaque, afinal, apenas eles podem salvar a equipa, e quem bate enfrenta uma grande pressão, já que desperdiçar um penálti é deitar fora uma oportunidade de ouro de marcar.

Esta é outra situação do futebol que se pode comparar com outras modalidades. A mais adequada para este caso é o poker. O famoso jogo de cartas envolve muita estratégia e pensamento analítico, além de ser fundamental conseguir “ler” o adversário e tentar prever o seu próximo movimento.

O poker ganhou muita projeção com a chegada ao mundo online. O número de praticantes aumentou e a modalidade, apoiada em plataformas especializadas, ganhou contornos de desporto da mente. Algo fundamental para triunfar no jogo é conhecer as estratégias, as quais são muitas, e ter uma tática para cada momento.

Nas grandes penalidades ocorre o mesmo. Os guarda-redes estudam os principais jogadores rivais, assistem horas e horas a vídeos para conhecer como os batedores se comportam, qual é o lado preferido e os trajetos antes do disparo. Com estas informações, podem ler o adversário e defender a linha de baliza.


Uma boa dupla faz a diferença 

A sintonia entre os jogadores também influencia o desempenho, por mais que sejam 11 atletas no relvado, algumas posições precisam de ter confiança no parceiro para triunfar. 

Por exemplo, a dupla de centrais precisa de se conhecer bem para poder prever os movimentos do companheiro e ocupar os espaços; já os avançados também precisam de química para construir jogadas.

Nesse sentido, diversas duplas marcaram os seus nomes na história do futebol. O Benfica, por exemplo, conta com Eusébio e José Torres como uma das melhores combinações de sempre, com duas Taças dos Campeões Europeus (atual Champions League) e oito Ligas Portuguesas na lista de títulos.

Esta sintonia também é fundamental no Bridge. Este jogo de cartas é um desafio mental em dupla. A dinâmica do jogo está baseada em dois momentos: o leilão e o carteiro. A dupla que fez a maior oferta no leilão tentará fazer o número de saídas prometido e o par adversário deve trabalhar para impedir.

Este jogo é um dos favoritos de grandes nomes, como Bill Gates e Warren Buffett. O Desafio mental é o principal atrativo da modalidade, afinal, existem muitas probabilidades que devem ser consideradas a cada movimento e este exercício mental é uma motivação extra.

Com efeito, estes exemplos mostram como o futebol vai muito além das características físicas. Ter a mente preparada para os desafios de uma partida é tão importante como contar com as pernas frescas para correr. 

Tal como ocorre nos desportos mentais antes citados, o desporto-rei exige muita concentração, foco e calma dos atletas, que devem estar sempre prontos para vencer desafios que vão além do físico.

diversos:

Comentários