Quim: o bode expiatório | Relvado

Quim: o bode expiatório

 

No 1º golo dinamarquês, o que poderia fazer mais Quim perante o remate colocadíssimo do jogador dinamarquês e tendo o jogador espaço e à-vontade para rematar?No 3º golo então é um remate que nem sequer iria para a baliza, caso não fosse desviado por um jogador português, alterando a trajectória da bola e enganando o guarda-redes!Será isso ter responsabilidades na derrota de Portugal?
Aveiras

Seleção:

Comentários [84]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não acho...

... que Quim seja bode expiatório. Penso que as pessoas aceitarão melhor o erro de Quim porque é quase unânime que ele é a nossa melhor opção. E quando os nossos melhores falham... o que se há-de fazer? A verdade é que não temos nenhum guarda-redes de topo. O Quim é um bom guarda-redes. Só. Falta-lhe o domínio do jogo aéreo que, dada a sua estatura, nunca terá. Quanto às reacções relativamente a Ricardo, aceito que tenha havido alguma motivação guerrilheira de muita gente. Mas, creio que a razão fundamental para a intolerância aos erros era a crença de que, de há uns tempos para cá, a sua escolha para número um da selecção não era merecida. E quando não concordamos com a escolha, é evidente que estamos menos dispostos a aceitar o erro. De resto, pessoalmente tenho alguma esperança de que Eduardo se venha a tornar guarda-redes de topo. Tem condições físicas que Quim (e Ricardo) não têm. Para mim, é já hoje, o melhor guarda-redes português entre os postes. Tem crescido muito fora dos postes (fazendo uso da sua envergadura física) mas só os jogos permitem aprender o timing de saída da baliza... E a verdade é que Eduardo tem pouco mais de uma época de experiência de primeira liga...

Re: Não acho...

Acho que tens razão sobre o Eduardo, mas ele ainda não teve tempo para nos mostrar aquilo que vale, para já estares a dizer que é neste momento o melhor guarda-redes- É que as observações que fazes em relação ao Eduardo, eu também já as venho fazendo em relação ao Rui Patrício. Repara que ele cresceu muito como jogador depois de uma época inteira ao serviço do Sporting. E o facto de ter aprendido muito, é revelador que tem inteligência e humildade suficientes para continuar a aprender... Vamos ver o que é que o Eduardo vai fazer esta época e depois conversamos. Por enquanto, o Quim é o melhor.

Re: Não acho...

O Patrício tem potencial para vir a ser um dos nossos melhores guarda-redes mas está num estádio de evolução bem mais atrasado do que Eduardo - o que é normal porque há uma diferença de idades. Disse e volto a repetir: entre os postes, Eduardo é o melhor guarda-redes português. Falta-lhe ganhar outra dimensão fora dos postes, mas tem tudo para ser melhor neste aspecto que Quim ou Ricardo. Mas a evolução fora dos postes exige uma particular sensibilidade em relação ao timing de saída da baliza que só os anos de experiência permitem aperfeiçoar. É tempo o que falta a Eduardo. Mais ainda a Patrício...

Re: Não acho...

Desculpa continuar a discordar de ti. O melhor guarda-redes dentro dos postes, é ainda o Ricado. Não há melhor, embora o Quim também seja muito bom. O Eduardo, já com 25 anos, ainda não está preparado para os cuzamentos, que é, afinal o mesmo problema do Ricardo e do Quim. Já o Patrício está a melhorar muito nesse aspecto. Mas ainda não chega. O Quim é o que neste momento reune melhores condições. Mas quem sabe o que vamos pensar no final desta época se o Eduardo e o Patrício continuarem titulares.

Re: Não acho...

Não concordo com essa análise ao fisico dos jogadores. Não é preciso ser uma torre para se ser um grande guarda-redes e Quim não é assim tão baixo. Aliás, assim de repente lembro-me de Bento, outro bom guarda-redes do Benfica, que devia ter uma altura semelhante.

Bode Expiatório??!!

Já lhe chamei de tudo por neste ultimos 2/3 anos, ter evitado muitos golos dos adversarios do Benfica, com extraordinárias defesas!Expiatório não entrava no reportório! Cumps,

A situação é clara...

O problema do Quim ter errado é a posição que ele ocupa. Geralmente no guarda-redes o erro é fatal, porque atrás dele não se encontra mais ninguém que possa compensar o erro. As pessoas esquecem-se é que à sua frente tem 10 companheiros que também cometerram erros, de uma forma ou de outra, para que se chegasse à derrota. Uma pergunta simples: O erro do Quim custou o quê? -Um golo para a Dinamarca. Outra pergunta simples: Os 4 erros clamorosos à frente da baliza dinamarquesa custaram o quê? -Cada um deles custou um "não-golo" para Portugal Portanto, os 5 erros mais flagrantes da noite de ontem valeram o mesmo: a diferença de um golo no resultado, na altura em que cada um que aconteceu. E que pderão ter feito a diferença no resultado final. Mas valeram o mesmo! Porque dar mais importância a um do que a outros? P.S.: Não há dúvidas nenhumas que Quim é o melhor guarda-redes nacional da actualidade e aquele lugar é dele por direito.

Re: A situação é clara...

Comentário "A situação é clara..." moderado como Interessante

nao posso deixar passar em claro essa merda

porque ainda hoje falam do frango do ricardo contra a grecia em 2004 e ninguem se lembra de quantos golos falharam nesse jogo

Re: A situação é clara...

Pena que só tenhas aprendido a fazer essas contas desde que Quim é o GR da selecção. Quanto ao Quim ser o melhor Gr. nacional deverias ter, na minha opinião, colocado que é o menos mau. Saudações leoninas

Re: A situação é clara...

Engraçado, que ainda me recordo dos teus comentários sobre os desempenhos do Ricardo na selecção... é que na altura tu pensavas de forma completamente diferente!!! Tu e todos os benfiquistas que se integraram na campanha para crucificarem o Ricardo, não têm nenhuma moral para virem para aqui desculpar o frango monumental do Quim e as muitas outras asneiras que fez durante o jogo. TENHAM VERGONHA NA CARA!

Re: A situação é clara...

Ainda te recordas? Então vai buscá-los por favor. Eu não me lembro deles.

Re: A situação é clara...

Comentário "A situação é clara..." moderado como Bem Escrito

Re: A situação é clara...

Pois... só ao Ricardo é que tu não desculpavas nada. Tu e a maioria dos portistas!

vou-me repetir...

Vamos lá esclarecer umas coisas, Quim é o melhor guarda-redes português da actualidade, ontem falhou, e até posso ter sido demasiado duro para com o jogador, porque este até é homenzinho o suficiente para admitir os seus erros, mas o que me faz confusão é o diferente tratamento dado aos jogadores. Por hoje, a culpa pelos vistos nunca morrerá solteira com apenas um jogador, o que até concordo, pena é que quando era Ricardo, os falhanços da selecção mesmo que não fosse só Ricardo a falhar tinham um único culpado e era mesmo o guarda-redes agora do Bétis. E por muito que digam que não, essa pressão e perseguição ao jogador foi criada porque Scolari não convocou Vitor Baia! Eu acho normal Ricardo não ser convocado para a selecção, neste momento não é o melhor redes nacional e Quim está na baliza por merecimento. O que me faz confusão é o tratamento que é dado a um e a outro quando ambos já falharam.

Responde-me só o seguinte...

...e após o mundial Coreia/Japão a perseguição ao Baía foi por causa de quem ? De Ricardo ? Tanto quanto eu sei, ele foi acusado de pelo menos 3 frangos e o "menino bonito" Figo, uma vítima ! Esquecem-se é que Figo nem deveria ter jogado e o comportamento dele no último jogo frente à Coreia foi lamentável e a sua exibição só "escapou" quando ele acordou nos últimos minutos após o golo dos Coreanos ... mas aí, já era tarde demais. Toda a gente viu, os gestos de Figo para os jogadores Coreanos durante o jogo, só não viu quem não quis ver. Quem apanhou com as culpas, foi Baía, Oliveira e obviamente, João Pinto pela asneira que fez.

Re: vou-me repetir...

Fábio_SCP, houve até um jogo que não nos correu bem mas em que o Ricardo foi o único que não teve culpas, em que vieram aqui para o relvado dizer que a culpa era do Ricardo, porque não transmitia segurança aos jogadores que estavam à frente dele... Os crucificadores aproveitaram tudo para destruir o homem.

Re: vou-me repetir...

Mas será assim tão dificil de entender a diferença de qualidade de Ricardo para Baía e Quim? Faz-me um favor. Assim que puderes acompanha um jogo do Betis (penso que Ricardo ainda é titular) e está atento sempre que existe um cruzamento, principalmente daqueles "que é do guarda-redes". Vais ver a técnica completamente amadora de um jogador que era titular numa das melhores selecções do mundo.

Re: vou-me repetir...

Para ti o passado só serve para algumas coisas, como para dizer que o Benfica é um clube vencedor... Para outros casos, só ligas ao presente, como por exemplo dizeres que o Quim é superior ao Ricardo. E no presente, tens razão, mas há uns anos atrás, durante uma série de anos, o Ricardo era de longe superior ao Quim. Não te esqueças que o teu clube só foi buscar o Quim porque o Ricardo preferiu o Sporting ao Benfica, que bem o queria e que tudo fez para o levar para a Luz. Quando falas do Ricardo, devias falar com muito respeitinho, porque ele foi um dos melhores jogadores da nossa selecção nacional dos últimos anos. Oxalá que, agora que chegou a vez do Quim, ele consiga ter o mesmo desempenho na selecção que teve o Ricardo. Já não lhe peço mais que isso! Mas pelo que estou a ver, não vamos ter essa sorte.

Será bode expiatório a continuar-se a falar nele

E é isso que objectivamente o artigo traz procurando desculpabilizar o jogador quando ele assumiu por inteiro as culpas. Quim "Errei no lance do segundo golo" Quim assumiu a responsabilidade nos erros que precipitaram a vitória da Dinamarca analisando friamente os dois lances decisivos. "No primeiro golo, o jogador dinamarquês rematou muito bem, pelo que não tive oportunidade para defender. No segundo, na sequência de um canto, saí mal. Errei nesse lance, como todos erramos", comentou o guarda-redes Se o próprio jogador assume por completo o erro para quê perguntar se "terá sido só ele a falhar"?! Neste caso "Aveiras" defende a sua "Dama" o Benfica. Se fosse Ricardo apareceria um "SCP" a defender o jogador porque foi do Sporting. Se fosse um guarda-redes do FCP apareceria um adepto desse Clube a defender o jogador. É isto que se passa aqui, e noutros lados, constantemente. Tratou-se de um jogo da selecção e não de clube e mesmo se foste deste âmbito recuso-me a ver as coisas deste modo, errou assume-se e não arranjando fait-divers e desculpas balofas. Já aqui disse e repito; Ser adepto de um clube não é a mesma coisa que pertencer a uma confissão religiosa, nesta última os argumentos baseiam-se na fé e na esquizofrenia no clubismo não deve ser assim, somos deste clube como podíamos ser doutro e temoos, ou devemos relativizar as coisas "it´s only a game and nothing more"

Não concordo totalmente...

As religiões que eu conheço, e são bastantes, têm como doutrina o respeito e amor pelo próximo e nada têm a ver com esquizofrenia ou fanatismo. Infelizmente, como humanos que somos, há sempre grupos extremistas capazes de actos bárbaros em nome de uma religião, mas podemos incluir aqui outra vertente, o fanatismo político ( comunismo e fascismo por exº), mas também podermos incluir aqui o capitalismo, todos eles com os resultados que conhecemos. O fanatismo clubístico, o radicalismo, infelizmente existe e está aí para sempre. Infelizmente faz parte da natureza humana em que alguns optam por essas vias mas felizmente há outros que não. Como sou um amante da história sei que isso foi assim desde que existe a raça humana, uns moderados, outros radicais.... Cabe-nos a nós minimizar essa vertente radical para podermos viver num mundo melhor. Cumps.

Re: Será bode expiatório a continuar-se a falar nele

Comentário "Será bode expiatório a continuar-se a falar nele" moderado como Interessante

Após grande produção de MERDA

(desculpem-me os mais senciveis) que se passou neste Relvado por causa de um mau resultado na selecção! Eu posso dizer que adorei o jogo de ontem, apesar de não termos ganho e das falhas incriveis dos avançados nacionais! Eu gostei do jogo porque Portugal fez um jogo excelente, os jogadores foram uma grande equipa em campo e não apenas 11 jogadores! E vibrei a cada momento com a selecção! Tivemos azar! Porra acontece! Mas pelo menos vi futebol como à muito que não via na selecção nacional! Ainda à mais jogos, ainda à mais hipoteses! Agora o que se pede é que os avançados comecem a marcar golos, porque jogar bem e em equipa já estamos a jogar! Obrigado selecção pelo bom futebol! Não baixem os braços e continuem a lutar porque a jogar assim merecem muitas vitórias! Cumps Catalães

eu volto à teoria da guerrilha verbal

Por pontos: 1 - O Quim falhou, apenas, no 2.º golo. 2 - O primeiro é um falhanço colectivo (de Nani, que perde a bola, do Meireles que deixa o Agger correr m30 etros com a bola e do Bosingwa, que defendeu dando o lado de dentro), 3 - O terceiro é fruto da desorganização mental (e do azar, já que a bola ía para o fosso). 4 - Perdeu TODA A EQUIPA, não foi só o Quim, o Nani ou o Queiroz. O problema, como já referi, vem da guerrilha verbal dos Scolari&Ricardo-lovers vs. os Scolari&Ricardo-haters. E é o Ricardo ter sido visto como O ÚNICO BODE EXPIATÓRIO do que aconteceu nos Euros 2004 e 2008 e do Mundial 2006. Nesses jogos, outros falharam, mas foi o Ricardo a arcar com todas as culpas. Pouca importância se deu aos erros do Costinha em 2004 ou do Paulo Ferreira em 2008, por exemplo, para as derrotas de Portugal contra Grécia e Alemanha, respectivamente. QUANTO À HISTÓRIA DOS OLHOS ABERTOS OU FECHADOS, GRANDE TANGA . Para quem não sabe, os fotógrafos profissionais têm máquinas que disparam muitas vezes por segundo. Como deu jeito colocar o Ricardo como bode expiatório da derrota no Mundial, as edições resolveram publicar as fotos dos olhos fechados (mero e normal piscar de olhos). E para terminar, arranjem um marido para a culpa. É que ela não pode morrer solteira (neste caso divorciada, porque já não está casada com o Scolari ou com o Ricardo)

Re: eu volto à teoria da guerrilha verbal

Bem escrito, fico-te a dever um ponto.

Re: Quim: o bode expiatório

não concordo que Quim seja o bode expiatório! certo que ele errou,mas também os defesas erraram ao não "socorrer" o Quim! os avançados também erraram ao falhar N de golos! AMIGOS,não vamos "comprar" uma guerra com os jogadores da NOSSA SELECÇÂO! eles mais do que nós,querem sempre GANHAR! FORÇA PORTUGAL!

Não é bode expiatório !

Ele teve particularmente bem no jogo, teve um lance infeliz que acabou por dar em golo. Podemos falar e criticá-lo por isso, aliás. não é nada de mais, mas devemos fazer um balanço de todo o jogo e não apenas de um momento. Relembro só que ele safou-nos em pelo menos duas situações flagrantes que poderiam dar perfeitamente em golo da Dinamarca. Quem aponta o dedo a Quim, deverá fazê-lo tabém a Nani, Danny e Nuno Gomes já que tiveram oportunidades flagrantes de "golo feito" e não o fizeram e que para mim, é tão grave falhar daquela maneira como sofrer um golo como o Quim sofreu. Devemos também apontar os erros defensivos que provocaram o primeiro golo, e reparem na facilidade em que o jogador Dinamarquês paseou na grande área e escolheu o lado que lhe dava mais jeito para marcar, e depois no lance que originou o 2º golo os defesas deveriam fazer melhor, e Quim também, claro. O 3º golo foi daqueles golos que acontecem muito raramente ! A bola nem sequer ia bem direccionada para a baliza mas acabou por ser desviada por um jogador Português sem qualquer culpa no cartório. Quando nos acontece situações dessas, pois já aconteceram, é muito bom, mas quando nos marcam assim um.... é muito doloroso !

Quim errou....

Quim admitiu que errou. E o Ricardo? Alguma vez admitiu um frango? Eu lembro-me dele em todos os frangos que deu dizer que podia parecer frango mas quem é GK sabe que não é. Ou então que foi tocado ou assim.

De olhos fechados....para o peru

O Quim estava claramente de olhos fechados, socou aonde só ele viu a bola. O que se passou neste jogou já se passou em inumeros jogos do Quim e do Ricardo, só que o Ricardo dentro dos postes é muito melhor, quem falou mal do Ricardo agora que se chegue á frente e critique o Quim.

Bode expiatorio?!

Quim falhou uma vez e até admitiu o erro e não perdemos o jogo por ai, os outros 2 golos que sofremos foi de quem a culpa?! O ricardo saidas destas era todos os jogos e quantos golos sofremos e nunca veio a publicar admitir os erros.