Uma questão de dimensão? | Relvado

Uma questão de dimensão?

 

Ouvi este último fim-de-semana pela primeira vez as polémicas declarações de Vítor Baía. Depois de ouvi-las e depois das suas posteriores explicações onde disse que se estava a referir-se ao diferente tratamento dado pela Comunicação Social aos 3 grandes, admito que me pareçam um pouco mais razoáveis. De qualquer das formas alguns pontos não me deixaram totalmente esclarecido. Interessantes e curiosas foram também as análises dos diferentes comentadores desportivos às suas palavras.

Rui Gomes da Silva do Benfica "concordou" com Baía e afirmou que o Porto não tinha efectivamente a dimensão dos grandes de Lisboa e que mesmo o Sporting tinha mais adeptos e levava mais gente aos jogos fora. Curiosamente desvalorizou as médias de espectadores no Dragão e Alvalade e o número de sócios de cada um dos clubes. Adiante.

Guilherme Aguiar do FC Porto destacou o facto do Benfica se virar para o passado em função do facto do clube ganhar poucas vezes e ser a forma de manter vivas as emoções. Segundo ele o Benfica não quis saber do Eusébio durante muitos anos e só na década de 90 fez dele um ícone do clube. Segundo o mesmo comentador no tempo da "travessia" do deserto do FC Porto, também se enalteciam constantemente os feitos de velhas glórias do clube.

Eduardo Barroso do Sporting deu razão a Baía, não no sentido que fez Rui Gomes da Silva, mas partindo do pressuposto de que a crítica estava direccionada para a CS e que efectivamente esta não valoriza devidamente os feitos do FC Porto e dos seus atletas.

Já o Fernando Seara, também do Benfica, preferiu referir o facto do FC Porto ser um clube fechado por razões estratégicas, justificando parte do seu êxito e das suas conquistas por esse facto. Segundo ele se o Porto fosse um clube tão aberto como os grandes de Lisboa não seria um clube tão vitorioso.

Pôncio Monteiro do FC Porto, sem aprofundar muito o assunto, criticou o ex-guarda-redes do Porto e afirmou convictamente que não tinha gostado das suas palavras.

Não querendo estar a entrar na discussão se Vítor Baía queria dizer isto ou aquilo, com esta ou aquela intenção, eu gostaria de em função do que se tem dito colocar algumas questões:

1) Sobre a dimensão dos clubes (pondo de parte o Benfica, pois ninguém duvida que é o clube com mais sócios e adeptos) - analisando quantitativamente a questão, há alguma razão para se considerar que o Sporting tem maior dimensão que o FC Porto, sabendo-se que os estudos indicam número semelhante de adeptos, que o FC Porto tem um maior número de sócios, um maior número de espectadores no Dragão e ao contrário do que alguns pensam leva mais gente aos jogos fora de casa?

2) Sobre a Comunicação Social - há alguma razão para que a imprensa escrita, e em particular os jornais de maior tiragem nacional (Record e A Bola) e que são lidos de Norte a Sul, equiparem praticamente Sporting e Benfica, desvalorizando o FC Porto? Veja-se o exemplo dos destaques depois da brilhante exibição desta 2ª feira frente à U.Leiria ou da última 5ª feira frente ao Besiktas.

3) Sobre a dimensão dos jogadores - indo à interpretação inicial das palavras de Vítor Baía alguém me pode dar exemplos de jogadores contemporâneos do dito que tenham maior dimensão do que ele, independentemente do que isso queira dizer? Pergunto isto, pois Ronaldo e Figo à parte, dois jogadores que foram considerados os melhores do mundo, não vejo sinceramente nenhum ex-jogador do futebol nacional a ter mais prestígio e visibilidade que Vítor Baía.

4) Homenagens a antigos atletas - haverá diferenças significativas na forma como FC Porto, Benfica e Sporting tratam e homenageiam os seus antigos atletas? Alguns factos. O Benfica homenageou 50 anos depois os antigos atletas que foram campeões europeus. Um acto de louvar obviamente, no entanto, durante longos anos não lhes prestou qualquer atenção, inclusivamente a Eusébio como já foi dito anteriormente. O Sporting só realizou a festa de homenagem a Yordanov como lhe foi prometido após uma longa batalha nos tribunais. O FC Porto recentemente homenageou os antigos campeões europeus de Viena numa bonita cerimónia no Estádio do Dragão e há poucas semanas atrás homenageou em particular Madjer através de um espectáculo realizado a ele dedicado.

Sem querer estender mais o artigo ficam então as questões para os relvas responderem.

FC Porto:

Comentários [87]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

on.topic: conversa com killer

É melhor prosseguir por aqui, pois não gosto do permanente condensar do tamanho das mensagens.

Ainda sobre as "santidades" que são esses jornaleiros que andam por ai, lembro que o director do rascord, salvo erro, chegou a admitir há pouco tempo mentir e tomar por lorpa os benfiquistas para vender mais jornais. Ou seja, dessa gente pode-se esperar de tudo.

citando killer

«Ninguém, aqui, acusou o Porto de tratar mal as suas ex-glórias. Nem aqui, nem em lado algum. Tirando o Baía. » Tu é que vieste com essa história como é evidente.

Off-topic sobre a Liga Relvado

Juntem-se à Liga do Norte, a minha liga privada da Liga Relvado que se encontra actualmente em 3º lugar no ranking das ligas! A única condição que imponho é que sejam da região Norte de Portugal Continental, se o forem aceito que entrem!

Vamos fazer desta a maior liga do Relvado!

A solidão de um guarda-redes...

Ao princípio, custou-me a aceitar que Vítor Baía, depois de quase uma vida inteira dedicada ao FC Porto, não tivesse percebido um dos alicerces do próprio clube: o sacrifício das partes em benefício do todo. O reconhecimento está implícito, mas não a idolatria. No Benfica e no Sporting (clubes que Baía invocou), as referências são normalmente exaltadas a níveis que chegam, por vezes, a ultrapassar a grandeza destas instituições. Confundem-se com elas. Não raras vezes, ouvimos os respectivos adeptos a confessarem serem fãs deste jogador ou daquele treinador. A cultura do FC Porto não pactua com este tipo de exaltações ou eflúvios. Os seus atletas devem servir o clube – porque o clube está acima de tudo e de todos. É o bem comum pelo qual todos têm que se capacitar para favorecer. A importância individual do atleta dilui-se em prol do clube – tão simples quanto isso. Em tempos, também Fernando Gomes, pela importância que sentia ter ainda no plantel, arrogou-se o direito de falar mais alto – e as estruturas imediatamente accionaram os mecanismos necessários para cortar o mal à nascença. Cedo os dirigentes do clube disseram ao jogador o que pensavam da sua atitude. Pensavam mal. Tal como os adeptos, de resto.
Baía talvez não tenha percebido esta simples evidência, que concorre decisivamente para tornar o FC Porto a maior força do futebol em Portugal. Ocorreu-lhe, talvez, que ser o jogador mais titulado do mundo – ainda que se encontrando no clube mais titulado do Século XXI – lhe permitiria reivindicar louros que, supostamente, não lhe tinham sido entregues na devida hora. Não permite. Mas possibilita-nos a nós compreender, agora, que Baía se sente ainda o tal “guarda-redes por vocação”, ou seja, que está absolutamente sozinho, como sempre esteve, atrás de todas as linhas, aonde não pode falhar, sob pena de ser o último a ser batido. No fundo, quis apenas ser ouvido. Resta saber que defesas estavam lá para o proteger.

na torre do tombo

á tanto para contar sobre os anos 800 da cidade do porto o que veria a ser a cidade
http://grandeporto.blogs.sapo.pt/990.html
isto é só uma amostra dos MOUROS DO PORTO LIBERTADOS POR UM CONDE DE GUIMARÃES PRIMEIRO CONDE DE PORTUGAL

Relaxa

Estive a ver cenas no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=8SbUC-UaAxE

Enjoy

GRITO DE GUERRA

SOU DO PORTO E MOURO SÓ COMO TRIPAS FESTA MUÇULMANA , QUE OS MENORES DESTE POVO COMIAM AS TRIPAS, É ASSIM A HISTÓRIA são tão fracos que até o vinho do porto é dos ingleses são uma merda de gente sem os colhões no lugar , só servem para a corrupção , atitude dos marroquinos argelinos turrcos= resumindo tripeiros são os verdadeiros mouros .... vão á história tirar conclusões

Tu tens noção

do que escreves?

MOURINNHO , NÃO MOURO É O QUE QUERO DIZER

VÊ BEM PARA NÃO TERES DUVIDAS SEU MOURO
http://grandeporto.blogs.sapo.pt/990.html

eu é que pergunto

se tens tu noção da tua ignorancia , de não saberes queo porto foi tão moura como lisboa beja faro- e que o teu clube é que é clube dos lagartos porque é isso que está no vosso simbolo.. afinal és o quê , carne ou peixe ,,, infeliz nem sabes o que és ,,,,,, vái ver a história ,,,,, é dura para vós do porto que são ignorantes que nem sabem a origem da vossa cidade, o povo não admira agora o muçulmano do PINTO DA COSTA que andou a estudar para padre cristão devia saber e nunca devia ter mencionado essa de mouros serem só de lisboa ,, a história é fascinante , PORQUE É AQUI O GENES DE UM POVO e o povo do porto tem um genes muito de baixo nivel ,,

Tas doente...

Até te espumas!

GRITO DE GUERRA NO PORTO

VIMARA PERES, o libertador vimaranense , que libertou a cidade do porto dos mouros , a história das tripas está muito mal contada , a verdadeira história É ESTA- nos anos de 840 os mouros que estavam na cidade do porto e nas suas redondezas com RIO TINTO , este nome é devido á matança dos mouros nesta localidade por isso ficou com este nome , mas seguindo , os mouros ricos os mais importantes comiam borrego e as tripas ficavam para os mouros que não eram bons soldados e perdiam batalhas com vimara peres,, por isso a condição dos que ficaram no porto que não poderam fugir de (vimara peres) no ano de 880 expulsão dos mouros desta zona porto , optaram por alimento este prato misero, alimento misero de povo quem nunca teve condição de gente eram berbires de 3ª os que ficaram e criaram a cidade do porto ,, esta é a razão por este povo não ser digno a capital de portugal sendo em guimarães foi depois para coimbra e depois lisboa até hoje, REVEJAM A VOSSA CONDIÇÃO VOÇES SÃO DE FACTO OS VERDADEIROS MOUROS PORQUE NUMCA SE ESQUECERAM DO VOSSO 1º ALIMENTO TRIPAS ,, ESTA É A VERDADE .. se pensam que ofendem em chamar mouros aos de lisboa , enganam-se é natural que em 1150 os poucos que ficaram cá eram os que comiam o borrego por isso na nossa cidade há a tradição milionar de comer o cabrito de coimbra para baixo,, coisas da vida SEUS MOUROS DO PORTO....
AVISO NÃO HÁ VEREFICAÇÃO ORTOGRÁFICA PARA OS DO NORTE ,, ESCREVO AONATURAL FOI A 50 ANOS

Fiz perguntas objectivas..

...e no próprio artigo referi que o objectivo não era interpretar as intenções de Baía, mas sim responder a determinadas questões queeu levantei.

Será assim tão difícil responder às ditas questões?

pergunto eu aos PORTISTAS

QUE CULPA TEM O BENFICA OU SPORTING OU A INPRENSA , QUE OS HABITANTES DO PORTO OU REGIÃO NORTE , sim esses mesmo al qual tu fazes parte , de optarem por ser do clubes rivais de lisboa, não será os nortenhos que têem um complexo de inferioridade que para se sentirem mais alguem tenham que ser do benfica ou sporting, e só agora é que de facto começam a ser do porto . mas ser agora do porto é o mesmo que ser dos que são do benfica porque ser dos que ganham por norma mas por influencia até é fácil é O SINAL ABITUAL DOS COVARDES SER DOS QUE GANHAM MAIS , OS QUE ANTIGAMENTE OPTAVAM PELO SPORTING , mesmo sendo do norte e os poucos que foram do porto honrra lhe seja feita , eram desses clubes por dignidade e ordem do coração , agora é fácil ser ,, fico por aqui ,, dos fracos e desportegidos é que a história fala com assombro ,, dos fortes por ambição desmedida reza a aniquilação ,

aprende a escrever sff

:)

QUANDO OS FODO

VEM A HISTÓRIA DE APRENDE A ESCREVER, foda-se aprender a escrever para ti ou para qualquer portista, estás louco , mesmo que soube-se escrever bem numca o faria e mais te digo , será simples resolver esta questão , SERIA USAR ( VEREFICAÇÃO ORTIGRÁFICA ) TU ACHAS QUE EU ALGUMA VÊZ nA VIDA PARA PORTISTAS BENFIQUISTAS , eu escrevia bem , seria a ultima coisa que faria na minha vida , de mafiosos e ladrões estou farto e cançado e agora ainda há o sócrates chega de gente como vós corruptos de merda ladrões titulos ganhos como todo o mundo sabe , e vens tu com uma lata de quem se julga um letrado , mas que não passa de um labrego nascido num corral qualquer como é o apanágio dos ( lagartos dagrones ) sim lagartos vós é que sois lagartos esse é o simbolo de vós , sê homem cada um é como é. quem és tu , aborto mal feito vires criticar que não sei escrever , não sei escrever a minha formação foi a 50 anos ,, mas há uma coisa que eu sei e não preciso de saber escrever sei QUE ÉS DE UM CLUBE MAIS CORRUPTO QUE EXISTE NO MUNDO , EM ITÁLIA JÁ NEM CLUBE ÉRAS O TEU PRESIDENTE JÁ TINHA SIDO COMIDO POR TRÀZ UM MILHÃO DE VEZES e todos os portistas o mesmo ,, em itália nem o nápoles que é da terra dos mafiosos consegue ser como o TEU F.C.PORTO APANHA NO RABO MARICONÇO ,, E CADA UM ESCREVE COMO SABE

zzzzzzzzzzzzzzzz

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

dorme lagarto

dragonite aguda é lixado não é

Daqui a 20 anos falamos..

O problema do FCP foi e ainda é em parte a falta de uma máquina de propaganda. O SLB e o SCP têm os jornais de Lisboa (para o bem e para o mal) a fazer publicidade aos seus clubes diariamente e à décadas.

Quando surgiu a questão das capas diferenciadas?

Quando surgiu um jornal conotado com o FCP?

Bem, a ambas as questões a resposta é recentemente. Publicidade, seja positiva ou negativa, cria noticia, obriga a falar.. E se agira temos mil meios de comunicação, há 2 décadas praticamente tinahmos 2 jornais desportivos. E quais eram?? Abenfica e o Rascord. E quem eram os editores chefes desses jornais?? Bem, adeptos ferrelhos e fanáticos de SLB e SCP.. personagens que nunca perdoaram ao FCP a dimensão e as conquistas que foi roubando ao SCP e SLB.
SLB e SCP têm muito a agradecer aos jornais da capital..Milhares de capas gratuitas de pura publicidade..

Ainda agora, o FCP ganha 5-1, qual a capa do Abenfica? Roberto!!! Alguém se lembra das capas do ano passado quando o SLB goleava? Pois, ai está uma bela diferença!!

O FCP ganhou ao Besikas, qual a noticia da RTP no Telejornal? deu o resumo do jogo do SCP e realtivamente ao FCP deu as declarações do PC e o resumo?? nem vê-lo...

EXiste muito jornalista fanático e anti-FCP..

Uma massa adepta não se cria em meia dúzia de anos, cria-se ao fim de uma década ou duas. O FCP está a fazer o seu caminho, em quantas familias eram 100% do SLB ou SCP e agora à elementos do FCP?? Imensas.. Então no Norte são em elevada percentagem.

O sucesso, os pais e mil outros factores influenciam a conquista de adeptos.. è um processo lento.

Conheço locais em que à 15 anos os adeptos do FCP eram meia-dúzia e agora são centenas..

O caminho faz-se caminhando..

Eu sou teu amigo mas...

Este é um comentário cheio de facçiosismo doental.

O problema do FCP foi e ainda é em parte a falta de uma máquina de propaganda. O SLB e o SCP têm os jornais de Lisboa (para o bem e para o mal) a fazer publicidade aos seus clubes diariamente e à décadas.

O jornal OJogo defende quem?

E se agira temos mil meios de comunicação, há 2 décadas praticamente tinahmos 2 jornais desportivos. E quais eram?? Abenfica e o Rascord. E quem eram os editores chefes desses jornais??

Meu amigo, para sua informação nunca tivemos só dois jornais desportivos porque tivemos o "Mundo Desportivo" e depois de esta acabar chegou a "Gazeta dos Desportos".

Bem, adeptos ferrelhos e fanáticos de SLB e SCP.. personagens que nunca perdoaram ao FCP a dimensão e as conquistas que foi roubando ao SCP e SLB.

As conquistas que foi roubando. As Internacionais roubou a quem? Os outros tinham outras provas europeias para ganhar na mesma altura e se não as venceram foi porque não tiveram arte para tal. Por isso o Porto roubou o quê?
Agora as nacionais é lógico que nunca as tenham perdoado assim como eu nunca as hei-de perdoar devido à forma como foram conseguidas. Até um Portista que se preze ser um verdadeiro homem do futebol, devia de sentir vergonha destas conquistas. Mas ok, a doença é superior a isto tudo e eu até a compreendo.

SLB e SCP têm muito a agradecer aos jornais da capital.

O Sporting só terá que agradecer os constantes ataques destrutivos que esta imprensa tem feito ao clube.

Ainda agora, o FCP ganha 5-1, qual a capa do Abenfica? Roberto!!!

5-1 para um prova nacional, pois o Sporting também deu os mesmos 5-1 mas para uma taça europeia e, no mesmo jornal, diz que o Sporting venceu os Belgas por 5-1 e, noutro local da 1ª página, a noticia que a equipa principal do Benfica tinha GOLEADO (sim leste bem) por 5-0 a equipa de juniores do clube, resultado que serviu para animar a equipa depois da derrota em Lyon.
5-1 - 5-0, grande diferença para que uma seja considerada GOLEADA e a outra não.
Mas como podes observar do mesmo mal nos queixamos nós. Mas isto não retira que não tenhas razão na tua indignação.

O FCP ganhou ao Besikas, qual a noticia da RTP no Telejornal? deu o resumo do jogo do SCP e realtivamente ao FCP deu as declarações do PC e o resumo?? nem vê-lo...

Desculpa lá mas isto não é verdade. além de ter dado no próprio dia na RTPN, no dia seguinte deu o resumo no telejornal das 13,00 horas depois de já ter dado às 9,00 horas e no telejornal das 20,00 horas deu também. Para confirmares vai ao site da RTP e procura por estes telejornais e logo vês.

EXiste muito jornalista fanático e anti-FCP.

Da mesma forma como existem os jornalistas fanáticos anti-SCP e anti-SLB(estes em menor número como é óbvio).

Uma massa adepta não se cria em meia dúzia de anos, cria-se ao fim de uma década ou duas.

Não se cria nem de uma maneira nem da outra. Uma massa adepta cria-se desde o nascimento do clube.

Como podes observar não é preciso chegar a este protogonismo fanático porque de coitadinhos não tem nada e, do mesmo mal, os outros também se queixam.

Se querem respeito primeiro tem que respeitar os outros e olha que isso não é o forte do teu clube, antes pelo contrário.

Onde está a mentira??

Diz-me onde disse alguma mentira?

Pensei que tinhas escrito a

Pensei que tinhas escrito a primeira frase e depois copy-paste. Este novo realvado não é nada prático..

Depois é que me apercebi do que escreveste.

Quanto à acusação qu em fazes, por mim estás na boa.
Mas pequenas notas:
Publicidade gratuita ao longo de décadas é tudo menos desprezável. Desconsiderar este factor é caricato..
"O jornal OJogo defende quem?" À quantos anos o jornal Ojogo tem relevância e implementação nacional??
Os outros jornais que falaste tinham tanta implementação nacional que fecharam!!!!
" O FCP roubo o quê'?".lololol.. o FCP roubou o protagonismo, o sucesso que o SCP e SLB queriam para si..O FCP estragou o sistema de interesses que existiam em portugal.. Irrelevante? para um adepto do SCP deve ser..
"preze ser um verdadeiro homem do futebol, devia de sentir vergonha destas conquistas" - Caro POLO já disse aqui muitas vezes o que penso dos jogos de poder do futebol português. Mas digo-te, quando o SCP e SLB andavam a controlar a Federação durante décadas, não vi vergonha. Quando vi o Paixão a dar um título em campo Maior ao SCP, não vi vergonha do SCP.. Por isso, falar de santidade no futebol português é ANEDÓTICO. E claro, as conquistas internacionais do FCP também foram vergonhosas!! ..haja paciência..
Quanto à questão da RTP - Eu vi o telejornal de 6f, por isso, nem comento as tuas afirmações. Viste o jornal de 6f?
Massa adepta - pelos vistos por ti, faz-se à Pressão. bela teoria..
"Se querem respeito primeiro tem que respeitar os outros e olha que isso não é o forte do teu clube, antes pelo contrário. ." - O meu clube tem os seus defeitos e virtudes.

Quanto à minha suposta doença mental, deixa estar. A minah suposta doença mental, é a de uma pessoa que não engole o ouve diariamente na Tv/jornais ao longo de décadas.

Quando vi o Paixão a dar um

Quando vi o Paixão a dar um título em campo Maior ao SCP, não vi vergonha do SCP..

Andas mesmo desorientado que já vês o que não aconteceu e não vês o que deu.

Diz-me lá em que século é que o Paixão deu o campeonato ao sporting?
Que eu saiba ele pode é ter dado o campeonato ao Boavista devido aquele jogo em que o Jardel foi massacrado. mas isto sou eu a dizer.

Quanto ao resto do teu comentário, só esta frase diz tudo, " O FCP roubo o quê'?".lololol..
Quando não se quer assumir a verdade está tudo dito.

Cumps.

..

Bem, vejo que és uma pessoa de preto e branco.. Por isso, não temos muito a discutir.. a tua frase de conclusão é elucidativa. Se ela fosse mentira, os jornais portugueses da Capital tratariam de maneira totalmente diferenteo FCP. Mas para quem torce do SLb e SCP acredito que seja normal ter jornais que constantemente promovem os seus clubes.
E de resto fico feliz, enquanto adeptos como TU justificarem as vitórias do FCP com situações ilicitas, o FCP continuará facilmente a ganhar e os outros a penar. Não deixa de ser engraçdo, que o Processo do Apito durou 4 anos, e nesses 4 anos, o FCP foi TETRACAMPEÃO.. Mas nem esse facto, faz uma certa luz em algumas cabeças.

Sai mais um submisso…

O União de Leiria fez esta manhã, na Bidoeira de Cima, o derradeiro treino antes da partida para o Norte do país, ao qual se seguiu a divulgação da lista de 18 convocados para o jogo de amanhã, frente ao FC Porto e que apresenta grandes novidades.

A principal novidade é mesmo a ausência de Silas. O médio internacional português, habitual titular, falha pela primeira vez uma convocatória... por opção técnica. Pelo mesmo motivo ficaram de fora Paulo Vinícius, habitual dono da lateral direita, e ainda Hugo Gomes, Diego Gaúcho, Ruben Brígido, Renato Saldanha, Mika e Arthuro. O médio Obradovic falha também o jogo do Dragão, mas por lesão."

...

Mentiroso de merda

Ruben Brigido foi titular, Diego Gaucho, Mika foram convocados contra a Académica mas ficaram no banco, Hugo Gomes, Arthuro e Renato Saldanha nem sequer foram convocados contra a Académica, Silas e Vinicius foram os únicos a não jogar contra o FCP, és um mentiroso de merda ponto final, tão tipico tentar dar a imagem de algo que não corresponde à realidade.

VÊ QUEM É MOURO

Venham mais dessas teorias..

Que nós vamos somando pontos atrás de pontos. Incrível como não conseguem aplaudir a prestação da melhor equipa portuguesa da actualidade. Espero que o FC Porto vença a Académica, embora reconheça que será muito difícil. Só para avisar que o Jorge Costa tem o plantel todo disponível tal como Villas-Boas. Estou curioso para ver as teorias após dia 7, caso o FC Porto vença.

Observo,

... esse tema no mesmo sentido. aliás, quando te referiste ao ensino, confesso que senti uma nostalgia (umas reguadas na palma da mão, uns puxões de orelha, levar com uma cana na ponta das orelhas), tudo isso o sinto com saudade, jamais os meus pais compactuaram com minhas lamentações e me protegeram exageradamente quando não existia motivo para tal... E garanto, esta particularidade neste tipo de aprendizagem foi muito produtiva na actualidade, potenciou-me sentido e assumir de responsabilidades, iniciativa, empreendorismo e mais umas quantas funções indispensáveis para minha individuação, muitas delas derivaram com certeza desta educação autoritária. E que belo e clarividente exemplo deste caro amigo em relação a essas duas formas de governação (autoritarismo e democracia) vigentes no nosso país, basta ter imaginação e espírito critico para tal...

Um abraço