Jesualdo Ferreira versus Fernando Santos | Relvado

Jesualdo Ferreira versus Fernando Santos

 

Jesualdo Ferreira e Fernando Santos são dois treinadores muito semelhantes. Medianos e que motivam pouco os jogadores. Este ano repete-se a história de Fernando Santos, foi este treinador, que tinha Jardel, que conseguiu fazer o mais difícil: perder o "hexa"! Jesualdo, treinador nunca amado pelos portistas, também se prepara para perder o penta, dando-o
de mão beijada a um Jorge Jesus, o tal que deveria ter vindo para o Porto, não fosse o erro histórico de Pinto da Costa de renovar com o acabado Jesualdo...

FC Porto:

Comentários [60]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Jesualdo Ferreira versus Fernando Santos

Se estivesses no lugar de Pinto da Costa gostava de saber como ias explicar à Administração, aos accionistas e aos associados porque não renovavas o contrato com Jesualdo Ferreira. Foi sempre campeão e sempre apurado para a fase seguinte de grupos da Champions League e ia ser substituído com que motivo?! Não gostas do futebol apresentado pelo FCP em vários jogos? Eu também não mas não solicito a substituição do treinador sempre que algo não me agrada. E a tua frase "que se prepara oara perder o penta e não termos ido buscar o Jorge Jesus" é uma coisa que podes pensar mas não escrevias aqui - porque a época ainda não acabou e não há campeão ainda. Com portistas FRACOS como tu a equipa realmente nunca chegaria ao tetra porque já andas a escrever essa treta há 4 anos eu leio o que escreves aqui!

Re: Jesualdo Ferreira versus Fernando Santos

Concordo com o teu ponto de vista. Temos ganho, mesmo nao praticando o melhor futebol mas temos ganho. Prefiro ganhar e nao jogar o futebol espetaculo do que jogar o dito futebol espetaculo sem resultados praticos. screwie PS. Penso que precisavamos de um verdadeiro numero 10

Re: Jesualdo Ferreira versus Fernando Santos

Esta história de que para se ser "bom portista" tem de se ser acéfalo, acrítico e tem de se alinhar com tudo o que os iluminados da direcção fazem cheira demasiado a bafio, meu caro Devenish! Não são as críticas que dividem desde que sejam feitas com senso e o pensamento de que não se pode criticar é demasiado salazarento para o vires defender aqui! Jesualdo Ferreira tem tido excelentes plantéis e que só não são melhores porque tem recusado jogadores que penso que poderiam ser excelentes complementos, e te ganho efectivamente os campeonatos, mas te tido escassa oposição que lhe permite ter períodos muito negros e mesmo assim ganhar! Tendo um pouco mais de oposição as coisas complicam-se! Creio que, tal como numa fase importante da época passada, o Porto está a praticar um futebol que é inacreditável! Isso afasta os espectadores dos estádios e diminui as receitas da SAD! Um bom motivo para substituir o treinador no final da época! Pior ainda do que isso, é ver uma equipa como ontem, passar longos períodos recolhida na sua defesa, sem quase tentar jogar a bola e sem evitar que o adversário o faça! Estraga a mística e a imagem do clube! E por favor! Não me venham com o argumento de que estamos a ganhar! É que ganhamos menos e com mais dificuldade! O empate com o Belenenses é inaceitável, sobretudo por ter sido obtido com a exibição que foi! Não há qualquer contradição entre jogar bem e ganhar! Pelo contrário! Quem joga bem ganha mais vezes e ganha melhor! Os jogos que o Porto fez, no ano passado, em Madrid e Manchester fizeram-me pensar que o nosso Jesualdo tinha aprendido alguma coisa e que poderia ser interessante mantê-lo! O jogo, este ano, em Londres com o Chelsea, mostrou que estava enganado e que, afinal, não tinha aprendido nada!

grande conclusão do artigo

As outras equipas são mesmo fracas, só ganham campeonatos quando os treinadores do porto são aselhas. Foi Fernando Santos, que "perdeu o hexa", e prepara-se para ser Jesualdo, que vai dar o campeonato de mão beijada ao Jesus. Presumo que não tenhas falado da forma como o Porto perdeu o campeonato em 2004/2005 porque seria difícil apontar culpas a um dos 4 (foram 4 ou 3?) treinadores. Mérito de Benfica e Sporting nos títulos alcançados? Quase zero, foi demérito do Porto.

Re: grande conclusão do artigo

Em 2004/05 dá 33,3% de culpa a cada treinador (Del Neri, Fernandéz e Couceiro), muito inferior ao rácio de Fernando Santos ou Jesualdo... Cumps

Sem nexo.

Comparar Jesualdo, como todos os seus defeitos e limitações, com Fernando Santos parece-me descabido. Jesualdo já ganhou 4 campeonatos. Se,mpre demonstrou supremacia. Já atiras a toalha ao chão? por dois pontos? Juizo!!!! Erro não ter contratado Jorge Jesus? Porquê? e todos os clubes ele tem feitos boas primeiras voltas, e as segundas deixam a desejar. Medo? se tens medo compras um cão, o FCP, por muito mal que esteja a jogar, estamos no processo normal de evolução, que temos vindo a assistir nos últimos anos. Queres uma palpite? No fim será como sempre, FCP Campeão. É como a páscoa, é todos os anos, só muda a data.

Re: Sem nexo.

"Jesualdo já ganhou 4 campeonatos" 3

Re: Sem nexo.

sim eu sei que foram 3, foi um lapso.

Têm algumas coisas em comum!

Na verdade, estes dois nomes do futebol português têm vários aspectos em comum: As 10 semelhanças: 1 - São ambos benfiquistas 2 - Ambos já foram corridos do Benfica 3 - Ambos medrosos nos jogos 4 - Não perdem uma oportunidade de jogar para o empate se puderem 5 - Querem jogar fechadinhos na defesa e em contra-ataque. 6 - Não apostam nos jovens portugueses e menos ainda nos que foram das camadas jovens 7 - Maus a motivar os jogadores e péssimos a fazer a rotatividade do plantel 8 - Lentos a fazer substituições e com dificuldade em ler os jogos 9 - Ambos têm grandes dificuldades em escolher os jogadores que precisam 10 - Ambos foram campeões no Porto e só aí! Vistas as semelhanças, também é preciso notar que existem diferenças que são importantes ainda que menos numerosas: A concorrência que Fernando Santos enfrentou quando estava no Porto era mais forte! Jesualdo só este ano está a ter verdadeira concorrência. O futebol praticado no tempo do Engenheiro nunca desceu aos níveis, a não ser em situações pontuais, a que o Porto de Jesualdo tem jogado este ano e no início da temporada anterior. Este futebol lento, sem pressão e que deixa os adversários fazer o que querem é uma vergonha! Jesualdo tem mais tendência para ter filhos e enteados, mas é mais capaz de fazer progredir aqueles de que gosta! Em resumo, dois treinadores razoáveis mas que estão longe da categoria exigida por uma equipa como a do FC Porto!

Re: Têm algumas coisas em comum!

Bolas!! Só espero que profissionalmente não tenhas subordinados, deve ser um chefe implacável! :) A comparação entre os dois técnicos é, para ser simpático, estúpida, mas entendo que possas ter aproveitado a oportunidade para malhar, gabo-te a coerência. Embora não concorde em absoluto com o teu comentário, não posso deixar passar em claro a afirmação de que o Prof. não aposta nos jovens portugueses. Isso é baseado em quê? No Paulo Machado? É que será este o único caso onde alguém poderá apontar qualquer coisa, mas o que ninguém sabe é se o Paulo Machado é bom profissional, coisa que para o FCP é muito importante ao contrário de outros clubes. De resto tudo indica que Jesualdo aposta nos jovens, até porque a média de idades do plantel é das baixas da liga. Cumps.

Re: Têm algumas coisas em comum!

Há mais de 20 anos que tenho subordinados em termos profissionais! E a verdade é que faço tudo por eles desde que cumpram os seus deveres! Achaste a comparação que fiz "estúpida para ser agradável"! Tenho pena que enveredes pelo caminho dos insultos em vez de explicares o que encontraste errado! Creio que esse é o pior mal de um fórum como este: quando as pessoas em vez de discutirem idéias insultam! Não te posso sequer responder pois preferiste insultar e não foste capaz de mostrar uma idéia que fosse! Mas cada um reage de acordo com aquilo que é e com a educação que teve! Quanto às apostas em jovens portugueses, não estava apenas a falar de Paulo Machado mas de uma série enorme! Além do Paulo Machado, podemos falar de Ventura, Castro, Rui Pedro, Candeias, Vieirinha, Rabiola, Hélder Barbosa, Bruno Gama e tantos outros! Este ano, tem na equipa Nuno André Coelho e Orlando Sá e vamos a ver se algum deles faz dois jogos seguidos a efectivo que não sejam da Taça ou da Liga Intercalar! E ainda poderia dar mais exemplos! Aliás, nesse aspecto, Jesualdo e Fernando Santos são iguais como duas gotas de água!

Re: Têm algumas coisas em comum!

A questão dos subordinados prende-se com o facto de ser ou não tão inflexível com eles como com o Jesualdo. Como já tive vários tipos de chefe, acabam por ser os que vêm o copo meio-cheio os que tiram melhores resultado e mais produtividade dos colaboradores. Aquilo a que eu chamei de "estúpido", foi à comparação em si, nunca a ti, talvez não me tenha explicado convenientemente. O exemplo dos jovens, falei no P. Machado, mas aplica-se a todos os outros: nenhum de nós pode afirmar que teriam lugar na equipa, e que seriam titulares. Bem sei que falas em oportunidades que não são oferecidas, mas é bem verdade que se um puto não convence num jogo para uma das taças, porque não está motivado, então por muito talento que tenha nunca será futebolista profissional do FCP. Um bom exemplo é o Ibson; tem talento, mas não é profissional para o FCP. De resto o que o passado nos tem mostrado é que o Prof. é coerente (como tu no teu ódiozinho de estimação!) e justo, qualquer jogador que mostre atitude e garaa joga, independentemente de jogar menos bem (caso de Mariano). Compara-lo com F. Santos é de uma injustiça muito grande. Santos tem uma grave deficiência em explicar o que quer aos jogadores. Deve, no entanto ser muito boa pessoa, uma vez que não há jogador nenhum que se queixe dele, havendo inclusivamente quem o elogie imenso, como é o caso de Deco. Cumps.

Re: Têm algumas coisas em comum!

Bem escrito (como sempre), subscrevo a 100%!

Re: Têm algumas coisas em comum!

Isso é tudo muito bonito,mas quando vamos ler uma entrevista do DECO e lhe perguntam,"qual foi o treinador que mais lhe marcou?" -Fernando Santos

Re: Têm algumas coisas em comum!

Mas não disse se foi pela positiva ou pela negativa... ;)

Re: Têm algumas coisas em comum!

Sejamos honestos! O Deco já referiu várias vezes que o Fernando Santos o marcou pois obrigou-o e ensinou-o a defender! E que isso fez dele um melhor jogador! Mas uma andorinha não faz a Primavera e não conheço muitos outros que digam o mesmo! Isso não tira nem põe em tudo aquilo que escrevi!

Seguinte, por favor...

Comparar Fernando Santos a Jesualdo Ferreira já é um pequeno atentado, mas nesses termos é uma bomba atómica. Até poderia ter sido um artigo interessante para comentar, falar por exemplo dos jogos em que o Fernando Santos entrava com 3 trincos ou da forma como vivia do chuveirinho para o Jardel, mas sinceramente não vale a pena. Faz mais sentido lembrar o presente e esse, além de te estar chapado na cara pelos resultados que Jesualdo Ferreira obtém, já foi aqui comentado milhares de vezes. É por causa de adeptos como tu que a equipa se sente bem melhor a jogar fora de casa... Abraço, JC

Re: Seguinte, por favor...

tudo dito...e bem dito. cumps

Re: Seguinte, por favor...

Este é um dos "pipoqueiros" que o Curva fala... Cumps.

Enfim...

Artigo sem assunto...muito mal explorado este tema...vem nitidamente de mais um dos adeptos "against Jesualdo" dar o titulo de mão beijada????

Que raio de artigo

Caramba o homem já ganhou 3 campeonatos e uma taça e ainda é atacado!!!! Por favor haja bom senso.

Re: Que raio de artigo

é mediano,tinha obrigação de ganhar pelo menos uma liga campeoes pelo fcp

Re: Que raio de artigo

Tens de ser mais realista. LC é uma prova muito difícil, normalmente somos um outsider.

Re: Que raio de artigo

se pensares assim não vais longe nesta vida

Re: Que raio de artigo

POIS NÃO...FICAVA FALIDO NUM INSTANTE.

Re: Que raio de artigo

LOL...uma coisa é jogar mal, agora exigir a LC. Dá vontade de rir. Nesse caso nos 2/3 últimos anos..pelo menos 9 treinadores dos 12 tubarões deviam ter sido corridos. que absurdo

Que artigozinho sem

açúcar nenhum... Ainda me esforcei para comentar mas quando olho para o título e vejo que está algo mal. O título deveria ser Juju versus JJ e hoje estou sem disposição nenhuma para estas guerritas. Cumprimentos Ps. Vá lá Dona Susana mande lá um daqueles artigos que falam mesmo de futebol, táctica, talento, jogadores..

Re: Que artigozinho sem

infelizmente, "esses" artigos levam com 20 ou 30 respostas....

Quatro meses emeio depois ...

QUATRO MESES e MEIO DEPOIS ... (O Fafe do AB6, 2 pontos (Bem Escrito) , Quarta, 4 de Novembro de 2009 às 15:04) =========================================== Custa-me dizer isto, mas o nosso grande Presidente, na minha opinião, nada percebe de futebol. Nunca entendeu que o FCPorto foi campeão europeu e vencedor de outros importantes títulos internacionais porque tinha jogadores de grande qualidade técnica, como Gomes, Madjer, Juari, Futre, Celso, Jaime Magalhães, Frasco, André, Deco, Baía, Carlos Alberto, Alenitchev, McCarthy, Costinha, Ricardo Carvalho e Maniche. Como pode ter permitido que durante 3 e 4 anos o futebol do FCPorto tenha estado dependente da mediocridade e analfabetismo futebolístico de Fernando Santos e Jesualdo. Treinadores que pensam e jogam pequeno demais. Com estes, os bons jogadores são encostados ou deitados fora com os milhões que custaram. Eles gostam é dos Chaínhos, dos Barrosos, dos Penas, dos Paredes, dos Meireles, dos Marianos, dos Cebolas, enfim dos correm e lutam e só sabem dar pontapés prá frente, nem que seja com a canela. Os bons reforços de Pedroto, Artur Jorge, Oliveira, Mourinho, e de Jorge Jesus (bons treinadores que apostaram sobretudo nos que sabem tratar muito bem a bola) integram-se e adquirem a forma com a imediata titularidade em 3 ou 4 jogos seguidos e intensos. Com a anedota que nós temos os nossos reforços entram 5 minutos por jogo, quando a equipa está de rastos, são sempre os que pagam as favas, porque na próxima não são convocados, jogam na intercalar, desanimam, desacreditam, andam um ano inteiro sem sabermos se são bons ou fracos, porque nunca têm as oportunidades que os matarruanos, que jogam sempre, têm. Deita milhões ao lixo e ainda por cima fica 4 anos, coisa que os grandes treinadores do FCPorto nunca conseguiram. Isto já não enjoa, dá vómitos. O Alain que nunca teve grandes oportunidades (nunca foi titular indiscutível) vale 10 Marianos. Antes do jogo com a Académica, o Mariano foi titular meia dúzia de jogos seguidos e em todos eles, se recebeu a bola 30 vezes, 29 entregou-a ao adversário e nunca deixou de ser titular. Com a Académica e Belenenses melhorou um pouco, só a entregou 21 vezes. E ainda temos que gramar com os comentadores "portistas" do jornal Jogo a fazer a apologia de toda essa mediocridade, como se o FCPorto não tivesse história nem memória. Também eles não sabem porque o FCPorto venceu o que venceu. Nem a verem jogar o Barcelona de Guardiola eles entendem o futebol. O Benfica perdeu com o Braga, mas é actualmente, e de longe, a melhor equipa. Ao contrário do que dizem os medíocres, os jogos não se ganham na defesa, é no ataque. Ataque que o FCPorto não tem, porque não treina jogadas de envolvimento na área adversária. Só sabem chutar (muito mal e de qualquer sítio e para marcar 2 golos por ano) seja a 20, a 30, a 40 ou 50 metros da baliza, frontal ou sobre a linha de fundo. A simplicidade e tabelas de primeira nunca são opção. Ridículo como a anedota assiste impávida e serena, à quatro anos, sem chamar ninguém à razão e sem corrigir este rematar sem rei nem roque, como se o futebol fosse o mesmo que o tiro ao boneco. São dezenas de oportunidades de construir futebol envolvente, acutilante e oportunidades que se perdem em todos os jogos. Na área adversária não há a cultura dos espaços vazios e do toque ao lado. O que é preciso é rematar - nem que a bola vá parar a Campanhã - que logo todo o Dragão se levanta a aplaudir. Assobiar, só ao Quaresma e aos artistas como ele. Há adeptos que merecem o treinador que têm. Não existe futebol de equipa. É um desastre medonho este FCPorto. O Jorge Jesus precisou de três meses para construir uma grande equipa (equipa e jogadores desconhecidos para ele). Este tipo anda há 4 anos sem saber o que anda a fazer. Compra carradas de reforços, gasta milhões mas joga quase sempre com os mesmos artolas. CHEGA.

Desculpa la...

Eu se fosse o Pinto da Costa, obviamente renovava com o Jesualdo! Foi sempre campeão e ainda ganhou umas taças! Que qeres mais? a Liga dos Campeoes? Chama o Mourinho...