Estratégia do FC Porto 2005/06 |
|
26 de Junho de 2005, às 14:09 |
noko diz: "para a próxima época
o FC Porto está, a meu ver, a desistir da estratégia do ano passado que era
tentar fazer uma equipa para consolidar um boa posição europeia. Neste defeso o
objectivo foi vender o máximo de activos com mercado contratando
jogadores baratos ou a custo zero, numa estratégia de rentabilização, deixando o
clube com um potencial humano muito inferior ao do ano passado. Mas estará o
clube a precaver devidamente o futuro desportivo?"
0 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Linha ténue entre o sucesso e o fracasso
Enviado por Diabo Tripeiro a 26 de Junho de 2005, às 14:42.O Porto decididamente não teve equipa na época passada, mas então, como explicar a luta pelo 1º lugar até ao final? Simples, pela qualidade individual dos seus jogadores.
Pequem no exemplo máximo da "equipa" que vive das individualidades, o Brasil. Tacticamente não são um primor, longe disso, não formam uma equipa muito coesa, mas a sua habilidade e capacidade técnica e de improvisação faz deles os melhores do mundo!
Por isso mesmo e enquanto o dinheiro durar para os lados das Antas o FCPorto há de ser sempre um sério candidato às competições nacionais. Não está em causa a qualidade das contratações mas sim tudo o que as rodeia.
A meu ver a aposta em jovens jogadores e em jogadores sul-americanos é boa desde que racionada. Não se podem contratar jovens inexperientes e colocá-los imediatamente numa equipa que exige muito dos seus jogadores! Não se pode contratar jogadores sul-americanos (conhecidos pela usual dificuldade de adaptação) e colocá-los imediatamente na equipa e exigindo deles mundos e fundos!
E foi exactamente isso que aconteceu no FCPorto...
Mas olhando para esta época que se avizinha, verificam-se mais duas saídas da equipa equipa ex-campeã europeia, Costinha e Maniche! E está completa a revolução no plantel portista.
A saída mais escandalosa para mim é a de Seitaridis que considero ter sido uma das melhores contratações da época passada. Quem virá tomar o seu lugar?
Andersson deixa-me com muitas dúvidas...
Não se esquecam de que ele é um jovem com 17 anos e provavelmente o mais correcto seria adaptá-lo ao futebol portuguÊs a partir da equipa B, se os mais experientes tÊm dificuldades, como será com um adolescente que nem experiência tem no futebol "sério" do Brasil?
Além disso, novo Ronaldinho?! Se assim fosse será que os grandes clubes europeus, sempre atentos ao mercado brasileiro, permitiriam a Jorge Mendes adquirir o passe de Andersson?
É que esse senhor Jorge Mendes é perito em manobras inflaccionárias do valor de jogadores e depois de adquirido o passe o que ele mais quer é que se fale no "novo Ronaldinho"...
Bom, tudo isto para dizer que não concordo com o noko, o FCPorto tem realmente grandes jogadores.
O grande factor decisivo será o comportamento dos outros dois grandes.
Caso não evoluam devidamente da época passada para esta, o FCPorto mesmo não tendo equipa correrá um sério risco de se sagrar campeão.
E depois há o "factor Co" que é ainda uma incógnita para todos os adeptos. Uma experiência num grande, um falhanço. Um treinador que tem a sua grande arma na disciplina vai ter que suar muito para ordenar uma equipa com "ares de vedeta", a questão é, será que Co está ao nível do desafio?
Não percam...porque nos concerteza também não! :)
Re:Linha ténue entre o sucesso e o fracasso
Enviado por AlvaroCampos a 26 de Junho de 2005, às 16:01.Quanto ao Seitaridis, foi uma óptima venda, custou cerca de 3 milhões e foi vendido por 10... nenhum clube em Portugal recusaria vender um jogador nestas condições, ainda para mais quando passou as últimas jornadas da Superliga no banco perdendo a titularidade para o "adaptado" Bosingwa. Lembra-te que 10 milhões é o que o SLB pede pelo Miguel e ainda ninguém se "chegou à frente"...
Sobre os restante plantel, o Porto tem uma excelente equipa (a nível de jogadores) do meio campo para a frente, é inegável. Vamos é ver como o novo treinador põe a equipa a jogar e se irá conseguir tirar o melhor partido dos jogadores disponíveis. Se conseguir, de certeza que seremos campeões já que temos o melhor plantel.
Re:Linha ténue entre o sucesso e o fracasso
Enviado por flamboyant a 26 de Junho de 2005, às 14:45.Re:Linha ténue entre o sucesso e o fracasso
Enviado por Diabo Tripeiro a 26 de Junho de 2005, às 15:00.Porque achas que quando há bons valores nas equipas B, regra geral não são colocados imediatamente na equipa exigindo se deles uma performance de alto nível? Precisamente porque se a experiência correr mal (e quando é feito desse modo é o que geralmente acontece) o jogador fica queimado a nível dos adeptos e a nível psicológico do próprio jogador. Se um jogador mais velho e maduro é facilmente influenciável por factores psicológicos imagina um miúdo de 17 anos!
wonderkids
Enviado por tanaka a 26 de Junho de 2005, às 10:19.Esperava ver mais de diego, e de quaresma, podem explodir esta época, não sei... Quem surpreendeu foi o Ivanildo, pela positiva!
E quero ver esse tão falado fernando alexandre que fez o benfica emprestar ou por na equipa B o diego, temos que apostar nos nossos wonderkids.
Diego up, D'alessandro down
Enviado por Gerson a 26 de Junho de 2005, às 13:32.Sem dúvida!
Enviado por de carrinho a 26 de Junho de 2005, às 10:10.Diego, que daqui a dois anos será o novo Pelé.
Anderson, que daqui a dois anos será o novo Ronaldinho Gaúcho.
Tu ris-te dos Diegos e Andersons?
Enviado por Veglia Borletti a 27 de Junho de 2005, às 00:32.Nós MATAMO-NOS a RIR dos paulos almeidas, betos, karadas, robocops, argeis, zahovics(...)
Re:Sem dúvida!
Enviado por klk a 26 de Junho de 2005, às 16:29.Eu nao sei dos outros mas o porto ta dando sorte
Enviado por Gerson a 26 de Junho de 2005, às 13:45.Re:Eu nao sei dos outros mas o porto ta dando sort
Enviado por Pikapau a 26 de Junho de 2005, às 16:32.O problema e que na Europa o jogo e muito mais rapido e fisico.
Por incrivel que te pareca nos tambem acompanhamos o campeonato Brasileiro e notamos claramente a diferenca.
Por que o Roger nao funcionou aqui, por que ele nao tinha tempo para parar a bola tentar diblar 2 ou tres e depois parar diblar 2 ou 3 e passar a bola.
Quando ele a recebia ou sabe o que faz com ela ou ja a perdeu.
Muitos craques sul americanos nao se adaptam a este futebol e por isso achamos que nao sao bons jogadores. Para as nossas equipas e estilo de jogo.
Simples e claro.
Nao e racismo ou xenofobismo e uma situacao normal.
Re:Eu nao sei dos outros mas o porto ta dando sort
Enviado por flamboyant a 26 de Junho de 2005, às 14:17.falta-te um
Enviado por kenji a 26 de Junho de 2005, às 11:47.Tu ris-te dos Diegos e Andersons?
Enviado por Veglia Borletti a 26 de Junho de 2005, às 11:30.Re:Sem dúvida!
Enviado por pinetree a 26 de Junho de 2005, às 11:14.Re:Sem dúvida!
Enviado por Einstein a 26 de Junho de 2005, às 10:57.Re:Sem dúvida!
Enviado por tanaka a 26 de Junho de 2005, às 10:41.van persie
ibrahimovic
fabregas
... and so one...
estrategia 2004/2005 - f.c.p
Enviado por Nuno Vieira a 28 de Junho de 2005, às 22:03.1º Prof. Carlos Queiros
2º Vitor Pontes(treinador da U.Leiria e antigo adjunto de José Mourinho na U. Leiria)
3º José António Camacho(Antigo treinador do Benfica e do Real Madrid)
Quanto a jogadores, não entendi a saida do grego Seitaridis, penso ter sido um profundo disparate te-lo vendido ao Dínamo de Moscovo, visto ser um dos melhores defesas que a equipa do Porto tinha, mas rolaram muitos Euros e foi isso que pesou para o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa.Quanto ao Maniche, ele esta época esteve muito a baixo do que fez nas épocas anteriores e notou-se que estava um bocado contrariado no clube. O Benny MCCarthy acho bem que vá embora, este ano esteve super indisciplinado e foi o grande culpado de muitos dos resultados da equipa, com expulsões que não se compreendem.Também quanto a saída por empréstimo do guarda-redes Bruno Vale também não se compreende. O Bruno está a revelar-se um bom guarda-redes e em minha opinião melhor do que o guarda-redes que o Porto foi buscar ao V.Setubal o tal Paulo Ribeiro, um guarda redes ainda pouco experiente, não entendo o Presidente. Julgo também que deveria ter sido dada uma oportunidade ao antigo treinador José Couceiro, não tinha o Porto necessidade de ter ido buscar outro treinador. Apesar do pouco tempo que o José Couceiro esteve no Porto, conseguiu por a equipa a jogar melhor e levá-la ao 2º lugar. Espero que o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa está época esteja a fazer as coisas com toda a consciência, senão começa a ser altura de o Porto pensar no seu novo sucessor.
Nuno Vieira
Será..
Enviado por foyar a 27 de Junho de 2005, às 12:07.Discordo totalmente
Enviado por dragao13 a 27 de Junho de 2005, às 11:11.Mais importante que os jogadores que se contratam é a capacidade do treinador de lidar com o grupo e de os pôr a jogar em conjunto.
De resto vejam os exemplos da época anterior! O Porto foi campeão europeu por ser a melhor equipa que funcionava sempre como tal, não tendo as vedetas do Real Madrid, Manchester United, Arsenal, Juventus ou Milan! O mesmo aconteceu com a selecção da Grécia que venceu o Euro 2004 por ser muito mais equipa que as outras e nomeadamente do que Portugal, "destreinado" por Luis Felipe Scolari.
porto esta a agir bem
Enviado por NINJA_FCP a 26 de Junho de 2005, às 21:50.nao é por nada
Enviado por dragSD a 26 de Junho de 2005, às 21:10.Re:nao é por nada
Enviado por [r]elax a 26 de Junho de 2005, às 21:53.Nota: O teu nick diz tudo.
Re:nao é por nada
Enviado por dragSD a 27 de Junho de 2005, às 00:52.contratações- equipa desiquilibrada
Enviado por makavely a 26 de Junho de 2005, às 19:31.Entretanto a defesa tem vindo a ser negligenciada. Entre os centrais so se pode esperar boa época do R.Costa e do P.Emanuel. Ao J.Costa pesam-lhe as pernas, e o Pepe...
Depois ha as laterais. Para o lado esquerdo, Nuno Valente é boa alternativa, mas lesionou-se bastante o ano passado, e alternativas não são grande coisa (recorreu-se várias vezes ao R.Costa)...
No lado direito nem sequer ha jogadores...
Estou por isso muito apreensivo quanto a esta politica de contratações. Podemos ter grandes alternativas na frente, mas e quem guarda as costas aos nossos atacantes. Quem segura o jogo ca atrás?
Vamos ficar muito vulneráveis!
Precuisamos de um grande central, e um grande defesa direito...no minimo
nao me parece
Enviado por lup51 a 26 de Junho de 2005, às 18:53.?!
Enviado por Roygbiv a 26 de Junho de 2005, às 16:55.Lol
Enviado por XeK FMV a 26 de Junho de 2005, às 20:10.Jogadores baratos ?
Enviado por galo a 26 de Junho de 2005, às 14:39.Sim, o Lucho foi baratissimo.. o Cicinho ou o Kromkamp vêm a custo zero..
Os gastos da SAD do FC Porto em salários devem ser astronómicos !
Mas o problema não vai ser agora, o problema vai ser quando eles não renderem o esperado e o FC Porto não se conseguir livrar deles para outros clubes por eles não quererem ir ganhar menos!
Re:Jogadores baratos ?
Enviado por flamboyant a 26 de Junho de 2005, às 14:43.