O Estado da Nação....portista | Relvado

O Estado da Nação....portista

 

Fernando Santos 'pegou' na equipa que Oliveira deixou, estruturalmente bem organizada e sagrou-se campeão nacional. O célebre Pentacampeonato. Um feito histórico sem dúvida mas que, quanto a mim, muito se ficou a dever ao trabalho de base do treinador anterior. Na época seguinte começou um ciclo de contestação sistemática. Com a saída do melhor jogador do Porto, Zahovic, algumas irregularidades exibicionais começaram a deixar o "mister" um pouco mal visto. Uma fase conturbada, que seria prontamente relegada para 2º plano nos finais da 1ª volta.

O Porto joga e convence com Mário Jardel absolutamente imparável e Deco (denominado o Mágico) pela revista Dragões, mostrando todo o seu talento em campo, atingindo um valor de mercado de 3,2 milhões de contos.

O reverso da medalha dá-se após a passagem de ano, quando o Porto começa a perder pontos no campeonato e é ultrapassado pelo rival Sporting. A juntar, os 2 tristes jogos feitos contra o Barcelona FC, os adeptos começaram a verificar que a máquina começava a emperrar.

Ganhou-se a Taça e os ânimos acalmaram...no entanto já todos conheciam o antidoto para o 4x3x3 de Fernado Santos.

Esta época, já tivemos de tudo. Batemos no fundo do poço por assim dizer....não houve Liga dos Campeões porque não fomos capazes de marcar um golo ao Anderlecht.
Perderam-se jogos contra o Belenenses, Braga e U Leiria do mesmo modo... previsibilidade do esquema de Santos que se dá mal quando o adversário apresenta médios ala fixos que impedem os laterais do Porto de subir.
Tivemos problemas de balneário, que foram bem abordados mas que não estão ainda resolvidos--note-se que J Costa foi o único a não cumprimentar Pena quando este marcou 2 golos contra o Farense.

F Santos teve a sorte/mérito de ganhar logo na 2ª jornada ao Benfica, de ter aparecido o Pena a marcar imensos golos no ínicio e de ter seguido em frente na taça Uefa o que de algum modo pode contribuir para amenizar os prejuízos.

Posto isto será que alguém pode, em consciência dizer que existem vantagens efectivas e concretas na sua permananência...eu penso sinceramente que não!

* PLO *"

FC Porto:

Comentários