O legado de "La Masia" | Relvado

O legado de "La Masia"

Os clubes portugueses deviam seguir o exemplo do Barça pensado por Johan Cruyff, escreve Pedro Mota,
 

Poucos saberão, mas os espanhóis devem o ressurgimento da fúria espanhola, em grande parte, a um ilustre holandês: Johan Cruyff.

O futebol supremo do Barcelona, expresso também na seleção de Espanha, atual campeã do Mundo e da Europa, foi idealizado por si. A filosofia do tiki-taka defendida por Cruyff deriva do conceito de “futebol total” celebrizado pelo Ajax e pela seleção holandesa na década de 70. Usou o seu aprendizado nas escolas do Ajax e propôs a Josep Núñez, presidente do Barcelona na época, a criação de uma academia para trabalhar a formação de jogadores de forma única. Um projecto a longo prazo, com princípios bem definidos, baseados na técnica e na inteligência, em todos os momentos de jogo. Em 1979 foi remodelada “La Masia”, antiga sede do clube, então transformada para hospedar atletas de fora da cidade, e começou a desenhar-se uma história de sucesso ímpar no futebol.

Apesar de ter sido encerrada recentemente, “La Masia” ficará para sempre na memória, por ter formado jogadores como Guardiola, Xavi Hernandez, Lionel Messi, Iniesta e Cesc Fàbregas. Um local de culto na Catalunha. Os trinta anos em que esteve em funcionamento deixam um legado ao resto do mundo de como formar jovens promissores em profissionais de eleição. O futuro é risonho e o talento floresce todos os anos. Thiago Alcântara, que agora desponta no onze de Guardiola, é prova disso. As novas instalações oferecem todas as condições para potenciar ainda mais esta doutrina. Clubes de topo como Manchester United, Arsenal e Inter visitaram La Masia para colher alguma da sua sabedoria e tentar replicar o modelo entre portas.

Os clubes portugueses deviam seguir-lhes o exemplo com maior critério. Uma vez que a nossa formação vive dias complicados, um projeto como o de Barcelona é acima de tudo um garante de sustentabilidade e crescimento do jogador luso no futuro. Sabemos que o jogador português tem qualidade e características técnicas e físicas que se destacam. Temos futebolistas de nível mundial a brilharem em campeonatos de topo. Temos uma seleção de sub-20 na meia-final do Campeonato do Mundo. É preciso acordar e proteger o que nos diferencia dos demais. Descobrir em absoluto o nosso ADN futebolístico. Traçar programas a longo prazo, sem a pressão de gerar resultados imediatos e manter o rumo. Na perseverança estará o ganho. 

A chegada ao nosso campeonato de Nolito e Jeffren é uma oportunidade única para tentar perceber este fenómeno. Jogadores de enorme qualidade e que chegam com o selo de qualidade do clube catalão. Veremos como evoluem. O arranque tem sido promissor.

Presentemente, a força do tiki-taka parece não conhecer limites. A prová-lo, o domínio do Barcelona nos últimos vinte minutos da primeira mão da Supertaça frente ao Real Madrid. Assim que começaram a entrar os habituais titulares, nomeadamente Xavi, o controlo do jogo e do resultado por parte da equipa catalã foi total. Os artistas de Mourinho bem que tentaram fintar o destino, mas sem sucesso. O Real Madrid, como outros que defrontam este sistema, deixou uma imagem final de algum desnorte e desespero. Não ter a posse de bola destrói qualquer plano de jogo e mina a serenidade dos jogadores. É precisamente por terem a bola do seu lado que o Barcelona e o futebol espanhol vão construindo as suas vitórias. A palavra, neste momento é deles.

(Pedro Mota é um adepto atento e especialista no fenómeno futebolístico)

Opinião:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este texto de facto é

Este texto de facto é fantástico mas ignora muitos promenores, começando por falar nas questões financeiras, mas antes de falar nesta questão temos que falar das nossas formações que só por acaso mete jogadores em todos os clubes de topo do futebol mundial,já sem falar na geração de figo e rui costa. Mas a grande questão que coloco é que o barcelona junta vários factores que são as escolas de formação e a grande capacidade financeira que tem e ser um clube de topo.Estas caracteristicas poucos clubes no mundo têm.
Em portugal não haveria condições de fazer o que o Barça faz que é forma-los, dar-lhes maturidade e mantê-los porque pode e muito dar ordenados principescos e tambem porque os jogadores gostam de estar em campeonatos que tenham grande visibilidade.Em Portugal mais concretamente no Sporting que é indiscutivelmente uma das melhores escolas da europa há a capacidade de formá-los e de ganhar o minimo de maturidade, pois tem que o vender, a concorrencia e as ofertas milionárias não permitem à solidez da equipa.em portugal não se pode competir com a categoria de outros campeonatos e com os milhões destes clubes

Legado, mas legado mesmo..., foi o futebol que este homem jogou

derramou por esses relvados fora, era perfume sobre a relva, dos maiores avançados do MUNDO, a elegãncia com que tratava a redondinha e o jogar de corpo direito e cabeça levantada, comparado com alguns que hoje jogam parece que são marrecos e de cornos no chão e dizem que são bons jogadores, nem para te lamberem as botas...???!!!

Isto faz-me rir

mas a quantidade de exemplos que foram demonstrados no artigo, não faz, da "escola" do Barça uma grande escola…
Lá por terem o Xavi, o Iniesta ou o Messi… Ya que grande escola, o Sporting formou o Ronaldo, o Nani, o Figo…
Duas bolas de ouro formados na academia Leonina… Pena o Sporting (E falo disso sendo eu Benfiquista.) e as equipas Portuguesas em geral não terem nem dinheiro nem campeonato para sustentar tais talentos… o Barça tem isso. O Fabregas fez-se jogador no Arsenal !
Podemos falar da escola do Ajax, que formou tanto grande jogador… Da Aj.Auxerre e de outros tantos…
Filosofia tem o Atlético Bilbau ! Mantém-se sempre no meio da tabela de La Liga, exclusivamente com jogadores Bascos.

Mais, muito recentemente vejo o Barça praticar este tipo de futebol, em tempos bastante remotos, no tempo do Figo, Rivaldo etc, o Barça não jogava nada o que joga agora…

Por falar de la Roja, engraçado, não têm ganho os jogos particulares ultimamante, e até levaram 4 de Portugal e da Argentina creio eu… foi lindo.

A Selecção Portuguesa jogou em grande nível com os jogadores do FCP… Também em espaços com a geração de Ouro com o Humberto Coelho, quando os grandes apostavam nos "Tugas", pena a má orientação e os vedetismos de certos atletas.

Enfim isso tudo para dizer, que o futebol faz-se de ciclos, tem sido o ciclo do Barça, nada mais do que isto.

Concordo contigo Zito, é tudo

Concordo contigo Zito, é tudo uma questão de ciclos....recordam-se do famoso ciclo do AC Milão quando tinha as Três laranjas mecanicas,era uma quipa que mais pareçia invensivel e então já lá vão os tempos!!!

os clubes portuguese tem

os clubes portuguese tem capacidade para sustentar isso e muito bem. o futebol ca em portugal tem alcançado grandes patamares graças ao porto (nao digo isso por ser portista) mas tambem com a contribuiçao de outras equipas. em dez anos tivemos os "4" grandes ( ja considero o braga um grande) em 1/2 e finais de campeonatos da europa. tivemos a seleçao com grandes jogadores de topo mundial em final do europeu, a disputar 3º e 4º lugar contra a alemanha e muito mais.
E quanto aos jovens jogadores, as equipas portuguesas tem capacidades para criar jovens promessas sim senhor porque a dnheiro. o futebol ca no pais tem aumentado bastante de nivel e deveriam começar agora mesmo criando boas associaçoes de futebol. uma ideia: tirar bons miudos jovens dos bairros portugueses e dar uma oportunidade de jogar a bola porque nos bairros que ha no país tem jons jogadores que nao evoluem mais devido as drogas e criminalidade.

Eles são tantos

Os especiialistas claro.

Até eu sou. Só a que a mim ninguém paga 2500 euros para eu dizer umas bojardas. E é pena. Pena mesmo.