Uma Europa que não se lembra de Munique | Relvado

Uma Europa que não se lembra de Munique

E é o local da final da Liga dos Campeões desta época. Os três "B" da formação e os frutos de uma ap
 
Bayern festeja (Gomez e Alaba)
Lusa

Barcelona e Real Madrid. Ou Real Madrid e Barcelona. Quando o tema passa por adversários a evitar na Liga dos Campeões, a Europa do futebol centra-se nestes dois. Todos os outros são “acessíveis”. Não sei se é bem assim.

Na Alemanha mora uma equipa que, há duas épocas foi apenas finalista da prova (só Mourinho foi melhor) e, na temporada passada, poderia perfeitamente ter repetido esse percurso, se a eficácia não tivesse ficado no hotel numa partida caseira frente ao mesmo Inter de Milão.

O Bayern de Munique é frequentemente, sobretudo na Europa, uma "máquina ofensiva". A irregularidade nas prestações locais impede a liderança na Bundesliga neste momento, mas a série recente de 20 golos em três jogos (!) fez despertar a atenção de muitos seguidores da modalidade.

Até então vi o nome do Bayern ser desprezado na generalidade de opinião pública, com exceção feita a um comentador televisivo que, há uns meses, alertou para a qualidade do conjunto da Baviera e colocou os homens de Jupp Heynckes no terceiro nível europeu – com o qual eu concordo – e também a alguns leitores precisamente daqui, do Relvado; alguns até já apelidam o Bayern como a melhor equipa nesta fase da época e já preveem um grande jogo de futebol na final da Taça da Alemanha, contra o Borussia Dortmund. Esperem para confirmar.

Comprar cá dentro

O Bayern tem uma percentagem de jogadores formados no clube como há muitos anos não se via em Munique. Habitualmente cinco deles (quase metade da equipa) têm sido titulares: Lahm, Badsturber, Alaba, Kroos e Müller. E ainda há Schweinsteinger, Contento ou Emre Can. Ao todo, juntando Neuer, Boateng e Gómez, sete ou oito dos "óbvios" titulares são alemães.

Da mesma forma que o Bayern fornece mais de metade da habitual seleção alemã, também em Espanha há um clube que faz o mesmo em relação à equipa nacional local e também não se esquece da formação. Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta, Fàbregas, Thiago, Pedro, Messi… E deixemos os suplentes de fora para a lista não ser demasiado longa. O Barcelona tem como base a sua escola e até já avisou: “No próximo verão vamos comprar… em casa”, apesar dos rumores à volta de jogadores como Neymar ou Bale.

Nas redondezas da Alemanha, o Basileia procede de forma semelhante. Na última partida europeia dos suíços, curiosamente contra o Bayern, seis dos titulares eram homens bem conhecidos da casa. Sim, perderam por sete, mas no campeonato local tem vindo a "passear" este ano e deverá conquistar assim o terceiro campeonato seguido.

Os três "B", ou se quisermos os três "Ba", dão o exemplo: Bayern, Barcelona e Basileia acreditam nos jogadores do seu país e ainda mais na formação; todos têm tido sucesso, cada um no seu contexto e a nível diferente. Aleguem agora que apostar na formação não dá resultado.

Em Portugal é parecido…

Para fechar, fiquemos pelo campeonato português, onde o cenário é bem semelhante… ou talvez não.

Continuando nos clubes de topo de cada país, por cá nem vale a pena fazer grandes contas. No FC Porto, Rolando e Moutinho são titulares indiscutíveis e os únicos portugueses; jogadores da formação nem vê-los no plantel atual.

O Benfica tem "meia dúzia" de atletas que passaram pelos seus escalões de formação, mas apenas Nélson Oliveira ganha algum destaque. Os restantes, grosso modo, nem figuram nos convocados. Nélson é também – e só nos tempos mais recentes – o único português que tem lugar na equipa inicial.

Há duas épocas o Sporting conseguia criar um onze titular só com jogadores portugueses e formados no clube de Alvalade. Agora há cinco no plantel inteiro e só Rui Patrício é titular indiscutível. João Pereira é o outro luso que figura quase sempre entre as escolhas iniciais.

De Braga chega um Sporting que corre o sério "risco" de ser campeão nacional pela primeira vez na sua história; e com um onze composto, na segunda volta, por jogadores maioritariamente… portugueses, imaginem a desgraça. Quim, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Hélder Barbosa. É certo que alguns alinham de início devido a lesões, mas estão lá. Não são outros estrangeiros que substituem os lesionados estrangeiros. Embora, entre os sete atletas referidos, apenas Quim tenha sido formado no Sp. Braga.

Mas estamos perante um assunto que já foi debatido dezenas ou centenas de vezes na praça pública portuguesa. E este rumo, apesar de mal calculado, não me parece que vá ser alterado tão cedo. Porque outros valores mais altos...

Internacional:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

mas é

Neste momento, e tendo em conta o binómio qualidade jogadores/qualidade de futebol praticado, o Bayern é provavelmente a terceira equipa mundial mais forte. Do meio campo para a frente todos os jogadores são de classe mundial e o guarda-redes é o melhor da Alemanha. Poucas equipas se lhe conseguem impor. O Dortmund, no plano interno, fá-lo pela força da sua harmonia coletiva, pois individualmente fica muito aquém dos bávaros. O Bayern domina todos os seus jogos, apesar de nem sempre vencer. Foi campeão nacional há dois anos, época em que foi vice-campeão europeu, erguendo ainda a Taça Alemã (em seis meses de trabalho de Van Gaal). Nos idos de 2000 foi campeão europeu e está sempre nas eliminatórias finais da Champs.

srº NUNO R. TEIXEIRA - DRAGÃO 13

ACABEI DE DÁR MARRADAS NAS PAREDES E PORTASficou tudo partido com a raiva de não os ter na minha frente ,,, espero que a vossa cobardia não os impeça de ver isto ok. não há nada mais feio que ser mentiroso.
http://www.record.xl.pt/emdireto/?id_game=56002&id_post=1060404

srº nuno r. teixeira deve estar bebado

veja lá se o SPORTING SÓ TEM RUI PATRICIO COMO TITULAR , não sei quem é mas se pertence a administração do forum relvado e se é jornalista , entregue a sua carteira sim , é um péssimo jornalista , máu de máis , onde coloca o carriço , o pereirinha - andré martins - david neto- andré santos------------ sabe é que suplentes não é a mesma cois a que pertencer ao plantel , o plantel são 25 jogadores mas a equipa do sporting são 19 jogadores , e é assim que deve ser , que o poro e benfica não tenha portugueses não meta o sporting no mesmo saco .. por isso digo entregue a carteira de se é jornalista

A formação também tem ciclos

Pode parecer estranho, mas a formação também tem ciclos e a saída de jogadores das camadas jovens para a principal não se faz a um ritmo certo.
Neste momento o Barcelona está em alta com a sua formação, mas já foi tempo,. por exemplo, do Ajax ser considerada a melhor escola de futebolistas. O Sporting fazia alarde, até há pouco tempo da sua escola mas agora só Rui Patrício tem sido titular. O Porto quando foi campeão europeu, das duas vezes, tinha bastantes jogadores que tyinham vindo das camadas jovens.
Será que o Barcelona será capaz de resistir ao fim de Messi e Iniesta? Na altura se verá, mas não fico de boca aberta perante a formação do Barça pois falta-lhe o teste do tempo.

Caro Nuno

Penso que ninguém dúvida que o Bayern Munique será, actualmente, o terceiro clube mundial, superado apenas pelos inatingíveis Barcelona e Real Madrid. E se há equipa que pode eliminar o Real Madrid, pelo seu estilo de futebol ofensivo, é o Bayern Munique. Mais. Se as duas equipas se encontrarem nas meias-finais (o cenário mais provável) os alemães terão a motivação-extra de poder jogar a final em casa e aí tentar vencer mais um título europeu. A nível de qualidade de futebol praticado, na Alemanha, o Dortmund leva vantagem, pois apesar de não ter os mesmos argumentos ofensivos do seu rival, é mais harmonioso colectivamente. Aliás, defensivamente, o Bayern parece-me uma equipa mais débil, faltando um central de classe mundial.
O facto de terem muitos alemães e jogadores da formação deve-se muito aos moldes do campeonato. Se notar, quase todas as equipas têm maioritariamente jogadores alemães (nenhuma equipa pode adquirir jogadores acima de 25 milhões de euros). E como na Alemanha há mais dinheiro que em Portugal, muito mais facilmente os melhores jogadores por lá se mantêm, ao contrário do que por aqui acontece.
No Barcelona, em Espanha, o fenómeno é um pouco diferente. O Barça é um clube com uma filosofia muito própria e principios de jogo muito definidos. Se reparar, os jogadores de maior sucesso deste Barcelona são da formação e todos se adaptam bem à equipa senior, devido a esse facto. Outros grandes jogadores que por lá passaram, espanhóis ou estrangeiros, nunca conseguiram atingir o nível que levaram à sua contratação. E tal, quanto a mim, deve-se à tal cultura de jogo e de clube.
Em Portugal, os moldes do campeonato deveriam ser redifinidos. Penso que as equipas deveriam ter mais portugueses, mas não tenho dúvidas que se tal ocorresse, apesar de tal dar mais identidade às equipas, perderiam qualidade competitiva porque Portugal não tem capacidade para manter os seus melhores jogadores (Ronaldo, Nani, Carvalho, Bosingwa...). Na Argentina, por exemplo, as equipas são todas compostas quase exclusivamente por argentinos, mas jogando os melhores na Europa, o campeonato está longe de ser atractivo (é nivelado por baixo), ainda que qualquer equipa possa ser campeã. E isto é só um exemplo

Eu duvido!

Tenho sérias dúvidas sobre a classificação do Bayern como terceiro clube mundial. Não ganha nada há muito tempo e até tem dificuldade em se impôr no seu país.