A injustiça dos rankings | Relvado

A injustiça dos rankings

As futuras gerações não saberão o quão errados estes rankings estão…
 

Todos os adeptos de futebol, ou pelo menos a maioria, já tiveram contacto com um ranking do instituto IFFHS, o instituto responsável pela História e estatística do futebol.

Como em todos os rankings deste instituto, a sua elaboração implica o seguimento de certos critérios e parâmetros, para que estes sejam o mais precisos e correctos possível.

Contudo, na esmagadora maioria dos rankings elaborados por este instituto, não podemos deixar de constatar que o rigor meramente estatístico vai contra o mais elementar bom senso, assim como muitas vezes deturpa a realidade desportiva, sendo verdadeiramente injusto para alguns profissionais do futebol.

Para citar casos mais específicos, vou dar o exemplo do ranking elaborado pela IFFHS para apurar os melhores guarda-redes dos últimos 25 anos; para a elaboração deste ranking, os critérios principais eram a relação jogos/golos sofridos, os campeonatos onde os variados guarda-redes jogaram (sendo que os golos sofridos tinham influência diferente segundo o estatuto da liga), o desempenho nas selecções e os títulos conquistados (mais uma vez, cada liga com um peso distinto), entre outros critérios.

Eu esperei pelo resultado do ranking com alguma expectativa, uma vez que alguns dos futebolistas que mais gostei de ver jogar eram da posição visada pelo ranking, e o resultado deixou-me completamente perplexo.

O top3 era composto, pela ordem respectiva do mesmo, por Buffon, Casillas e Van der Saar. Não estou a negar a qualidade dos respectivos guarda-redes, mas são estes, realmente, os três melhores guarda-redes dos últimos 25 anos? São estes os guarda-redes que suplantam Oliver Kahn (5º), Fabien Barthez (13º), Zubizarreta (9º) ou o nosso compatriota Vítor Baia?

Em relação ao guarda-redes Português, o caso ainda me surpreendeu mais. Vitor Baia é 15º classificado, atrás de guarda-redes como Dida, Peter Cech, Taffarel e Chilavert. Quanto a mim, Vítor Baía merecia estar, no mínimo, no top10 dos melhores guarda-redes dos últimos 25 anos, sendo que considero Baía um dos 2 melhores guarda-redes que já vi jogar desde que aprecio futebol.

Este ranking não respeita, em nada, a verdade desportiva, uma vez que não faz justiça ao que foram as carreiras de guarda-redes excelentes como Vítor Baía, Oliver Kahn ou Fabien Barthez.

É de uma injustiça tremenda construir um ranking deste tipo e não fazê-lo com base na qualidade dos jogadores e nas suas capacidades individuais, mas sim no estatuto económico das ligas em que os guarda-redes actuaram e no sucesso estatístico dos jogadores.

Não é por Peter Cech jogar há muitas épocas na rica e conceituada liga inglesa que é melhor guarda-redes que Baía, Zubizarreta ou Preud Homme. Haja bom senso!

Estes rankings são de lamentar, porque se hoje podemos contestá-los e criticá-los, na posterioridade, quando as gerações que viram estes guarda-redes jogar desaparecerem, o único elemento que as futuras gerações terão para avaliar os antigos futebolistas serão estes rankings.

E essas futuras gerações não saberão o quão errados estes rankings estão…

diversos:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vitor Baia=?

Guarda redes medíocre, protegido por um esquema de corrupção que ainda vigora em Portugal. Quando saiu e foi jogar sem ajudas foi o que se viu...
Só em Portugal houve vários melhores do que ele.

Amigo Veterano, gostaria de

Amigo Veterano, gostaria de saber quais são para si os melhores guarda-redes que Vítor Baía que actuaram em Portugal!

E as prestações que Baía fez na Taça das Taças de 1996/1997, ou na Taça Uefa e na Liga dos Campeões da Era Mourinho, ou no Europeu de 2000 também foram excelentes devido ao "esquema de corrupção" que refere?...

Claro que sim...Assim de repende:

Michel Preud'Home, Peter Shmeichel, até o Ricardo que lhe tirou a titularidade na Seleção.

Apesar de não concordar

Apesar de não concordar consigo, vou respeitar a sua opinião, como é meu hábito desde que faço parte deste fórum no que toca a opiniões diferentes da minha. Preud'Homme e Schemeichel foram grandes guarda-redes, sem dúvida, sendo que, quanto a mim, Baía foi superior a ambos. Mas, como disse, são dois óptimos guarda-redes.

Mas... Ricardo? O Veterano ou é do Sporting, ou então é benfiquista anti-Porto, suponho. Considerar Ricardo melhor que Baía é, na minha modesta opinião, um absurdo. Comparar um guarda-redes que foi considerado duas vezes o melhor guarda-redes do Mundo e duas o melhor da Europa, com um guarda-redes que até para arranjar clube teve dificuldade é, quanto a mim, um tanto ou pouco descabido. Mais que comparar, o Veterano considera o último melhor que o primeiro!

Estranho, na minha opinião... mas cada um tem a sua!

Até é bastante meritório para

Até é bastante meritório para o Baia, pois alguém que foi para o Barcelona o que o Roberto foi no Benfica a epoca passada só poderá estar satisfeitissimo por aparecer num honroso 15º lugar.

Concordo plenamente com o Buffon ter sido considerado o melhor GR dos ultimos 25 anos.

De forma objectiva, pondo de

De forma objectiva, pondo de parte o facto de ter gostado de ver Baía jogar, acha mesmo que há comparação entre a carreira dele no Barcelona e a do Roberto no Benfica? O Vítor Baía foi considerado o melhor jogador e o melhor guarda-redes do campeonato espanhol, pelos treinadores do mesmo, na primeira época que fez no Barcelona. Na segunda foi-lhe retirada a titularidade por variados motivos, mas o Van Gaal nunca acusou o Baía de falta de qualidade: a lesão impediu-o de jogar muito tempo, o Van Gaal afirmou querer um guarda-redes com melhor jogo de pés, e convinhamos que Ruud Hesp ser holandês como Van Gaal deve tê-lo ajudado a chegar a titular.

Mas também pergunto: que bom guarda-redes não foi criticado pelos adeptos blaugrana? Zubizarreta saiu para o Valencia contestado pelos adeptos; Rustu foi para o Barça com uma reputação excelente, não aguentou uma época a titular; Vítor Baía, que à época era, quanto a mim, o melhor da posição, teve os mesmos problemas. Mas depois, guarda-redes como Hesp, Valdés e outros que tais, que são de um nível banal, não têm contestação praticamente nenhuma... quanto a mim, trata-se de uma questão de os adeptos do Barça colocarem expectativas muito, muito elevadas em relação a certos jogadores, e estes não conseguirem corresponder. Algo que não aconteceu apenas com guarda-redes.

Em relação ao Barthez, penso que o seu principal problema era ter um estilo um tanto ou pouco "trapalhão"; mas gostava de o ver jogar. Outro guarda-redes que, quanto a mim, tinha qualidade para estar no top15 dos últimos 25 anos seria o Jerzy Dudek, que também gostava bastante de ver actuar.

.........................

Na minha modesta opinião acho que Buffon e Toldo foram os melhores dos ultimos 25 anos com Oliver Khan em 3º e Van der Sar bem perto dos restantes, para mim não era ofensa nenhuma Preud Homme e Vitor Baia estarem no TOP 10, agora Barthez.........cruzes para mim era um GR com alguma qualidade mas não a suficiente para fazerem dele um GR de Topo,para mim Barthez era pior do que o Dutruel mas pronto lá está....são opiniões

e o preud homme

F~ez o quê e ganhou o quê , diga lá , o vitor baia esteve no barcelona mas sempre a 2^ escolha ok. regressa a portugal ganhou o que ganhou mas em portugal , os outros G.R. são pontuados em campeonatos sempre mais dificeis de ganhar do que em portugal que é sempre o porto ,, não queiram colocar os jogadores e o campeonato portugês ao lado do alemão- espanhol- françes- italiano-ingles ok , aqui ganham vários

No Barcelona foi sempre 2ª

No Barcelona foi sempre 2ª escolha? Na primeira época foi titularíssimo do Barcelona, e venceu os prémios de melhor guarda-redes e melhor jogador do campeonato, prémios atribuidos por votos dos treinadores das ligas.

E é precisamente os dados estatísticos como a vitória de titulos que refere que eu contesto! Não é pelo Fabien Barthez, por exemplo, ter vencido um Mundial, um Europeu e uma Taça das Confederações com a França que o faz melhor guarda-redes que o Oliver Kahn, por exemplo, que não venceu nenhum título pela selecção.

E ainda assim, o seu argumento é muito, muito débil. Será mais dificil vencer titulos em Espanha do que em Portugal? Terá o Real Madrid mais dificuldades em vencer titulos em Espanha do que o Porto em Portugal? Ou terá o Lyon mais dificuldades em ser campeão em França do que o Porto em Portugal? O Lyon foi campeão 7 anos seguidos! Cada liga tem clubes mais ricos e influentes que os outros, enquadrados na realidade do seu país. O Porto está para Portugal, desportivamente, como o Lyon para a França, o Real e o Barça para Espanha e o Bayern de Munique para a Alemanha.

Ainda para mais, o Baía venceu muitos títulos internacionais, onde esse seu argumento da baixa competitividade do campeonato Português não tem a mínima influência. Na Taça das Taças que venceu, na Taça Uefa que venceu, na Liga dos Campeões que venceu e na Taça Intercontinental que venceu, as equipas nas quais o Baía jogava não enfrentaram clubes como o Setubal, o Beira-Mar ou o Gil Vicente. Enfrentaram clubes como Manchester United, Real Madrid ou Olympique de Lyon.

disse o que disse

enquanto esteve em espanha mostre quanrtos jogos ele jogou no seu contrato ok.

Caro leaovivo, não tenho

Caro leaovivo, não tenho acesso aos dados do contrato do Vítor Baía, mas sei, e qualquer pessoa que tenha visto o Baía jogar lembra-se, de que ele apenas perdeu a titularidade na segunda época, após uma lesão que o impediu de jogar durante 8 meses.

fosse o que fosse

não foi titular , 20 % do seu contrato , mas deixe que lhe diga , para mim foi dos melhores G.R DE PORTUGAL TALVÊZ O 1º 2º 3º UM DESTES FOI DE CERTEZA

O amigo deve ser o único a

O amigo deve ser o único a dizer que durante a primeira época o Baía não era titular... é que ele só o deixou de ser após a saída do Robson no final da época. O Baía só deixou a titularidade na segunda época, já com Van Gaal a treinador do Barcelona! Mas nem vou debater mais isto.

Abraço

Não penso que o Barthez tenha

Não penso que o Barthez tenha sido um mau guarda-redes, amigo Pedro! A sua postura em campo e o seu estilo não eram os melhores, é verdade. Parecia até trapalhão, como disse mais acima. Mas era um guarda-redes muito bom, com óptimos reflexos, agilidade e tinha algo muito importante na sua posição: reagia no timing certo, com a destreza necessária para sair de entre os postes.
Não penso que Buffon e Toldo estejam a um nível superior que Fabien Barthez. Mas cada um tem a sua opinião, e respeito tanto a sua como quero que respeitem a minha!

Rankings valem o que valem!

Valem o que valem e não se lhes pode atribuir um valor que não possuem!
Mas realmente, ao valorizar as ligas como o fazem constroiem uma situação onde a arbitrariedade manda!

Absolutamente de acodo

estes rankings da IFFHS são contra natura. Não sei que parametros eles usam mas salta á vista que os pressupostos estão errados e se estão errados estas classificações perdem toda a credibilidade. Mas o que mais choca nisto tudo é que ninguem põe os mesmos em causa. Já que os jornalisatas e comentadores da praça não se insurgem contra isso, deveria haver um movimento de adeptos de futebol que através das redes sociais pudesse descrdibilizar de uma vez por todas estes trapaceiros(e bebados)