Hipocrisias, filosofias e azias do futebol | Relvado

Hipocrisias, filosofias e azias do futebol

O fenómeno desportivo, e nomeadamente o desporto-rei, tem sido por diversas vezes objeto nos media d
 
Godinho Lopes e Luís Filipe Vieira

O fenómeno desportivo, e nomeadamente o desporto-rei em Portugal, o futebol, tem sido por diversas vezes objeto nos media, e não só, de enormes polémicas e conflitos entre os seus intervenientes, não só por razões de interesses pessoais associados a grandes clubes ou instituições desportivas, mas também, por razões sociais, políticas e filosóficas que por vezes têm em mente um fundamento ou um único princípio, entreter a opinião pública na leitura e venda de jornais de circunstância, desviar as atenções por incompetência de gestões danosas, ou ainda, a falta de resultados positivos e pressionar as instâncias oficiais que têm a seu cargo a orientação deste fenómeno desportivo.

Quer queiramos quer não, com pressões de um lado ou de outro, o que fica para a história é de facto o resultado do confronto direto entre as equipas protagonistas, e nunca a causa direta ou consequência que originou a homologação do resultado final, de que são disso exemplos paradigmáticos a mão de Vata que proporcionou ao SLB uma presença numa final europeia, um golo limpo do V. Guimarães que lhe tirou a possibilidade legítima de também estar presente noutra final europeia, e ainda, um golo fantasma do FCP numa célebre noite de nevoeiro no antigo Estádio da Antas contra o SCP, que deu a vitória ao clube azul e branco, e tudo isto derivado do facto de as altas instâncias que regulamentam o futebol não permitirem o acesso e o uso de câmaras para minimizar o problema e trazer ao futebol a verdade desportiva.

No momento que escrevo este artigo, os clubes da segunda circular estão a passar por períodos conturbados da sua história, o SCP está mergulhado numa crise de resultados e de gerência desportiva, parecendo que pelo andar da carruagem, finalmente entendeu que o seu projeto desportivo estava completamente errado e muito aquém do desejável, e no SLB decorre o período de campanha eleitoral para a eleição dos novos corpos gerentes da SAD benfiquista, que se tem traduzido num confronto de ideias equidistantes e de ataques soezes entre ambas as partes, o que não dignifica em nada a boa imagem do clube da Luz, sendo mesmo de lamentar a atitude do seu atual presidente, ao não permitir que aja um debate público e aberto entre as duas candidaturas, o que deixa muito a desejar sobre a liberdade opinativa e democrática duma instituição centenária e reconhecida no mundo inteiro, que devia primar por outros princípios mais consentâneos com o seu historial.

Se é certo que a LFV não lhe podemos reconhecer grandes atributos de dialética intelectual e opinativa, e talvez seja por essa razão que entendeu que não seria de boa prática o confronto com o seu opositor direto, por outro lado, como se costuma dizer, quem não deve não teme, e que eu saiba os números matemáticos das contas contabilísticas de qualquer SAD, por terem de ser auditados pela CMVM, terão que ser uma ciência exata, e não um manancial de parcelas estatísticas de acordo com a vontade e os desígnios de cada um.

diversos:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O autor anda possuído pelo facto ...

... de que o marogui se demitiu da sua missão de escrever artigos em catadupa. A excitação por estar mais perto do segundo lugar no prestígio leva, claro está, a que o autor escreva estas pérolas que mais não servem que para uma boa risada enquanto se arreia o calhau...
Como exemplo reparemos como o autor vem criticar a democraticidade do Benfica devido à falta de debates nas últimas elições. É que no seu clube estamos fartos de ver debates entre pinto da costa e a oposição, especialmente entre aqueles opositores que não se identificam com o negócio da fruta ou do aconselhamento matrimonial.

Não tenho por norma responder

Não tenho por norma responder a comentários de "relvas" com o seu tipo de perfil doentio e indelicado, todavia, ao contrário de si, escrevo por prazer e no legítimo direito de exprimir o que sinto sem faltar ao respeito a ninguém.
No seu caso, para quem só publicou 9 artigos e se remete só ao comentário grosseiro sobre as crónicas que aqui se escrevem, denota logo à partida uma falta ou vazio de ideias ou até um certo temor em ser comentado.
Apesar de já ter estado no top prestígio do Relvado, não é isso que me move, escrevo unicamente para comunicar e partilhar as minhas ideias sempre no direito ao contraditório de quem lê as minhas crónicas, mas sempre com substrato construtivo.
Quanto à democraticidade do meu clube em tempo de eleições, o FCP, o ponto não é esse. O que acontece é que estamos na presença do melhor e do mais antigo presidente em exercício no mundo, e ninguém enquanto PC estiver disponível, se atreverá a concorrer com ele por não ter qualquer hipótese, o que me parece até um ato inteligente.
Quanto à história da "fruta e Cª", daqui a uns bons pares de dezenas de anos, ainda haverá pessoas como você, que para justificar os inêxitos de outros continuarão a dizer a mesma coisa.
Ctadeu.

Curiosamente ...

... sempre que se toca no assunto dos pontos de prestígio, a reação dos visados tem sempre o mesmo padrão, começam pelo insulto (uns de forma "grosseira" outros com "rodriguinhos") e acabam na auto-justificação para a publicação em barda de artigos. Cada um que meta a sua carapuça.

A sua alusão que o sr. ctadeu faz ao número de artigos publicados é revelador dos seus objectivos nesta matéria.

Quando o sr ctadeu se refere ao seu presidente como um arquétipo de virtudes e relativiza a "fruta e Cª", fica bem patente de que é apologista da política do ganhar a qualquer custo, e como tal oposição ou debate ao presidente que trouxe o manto da vergonha ao seu clube é negligenciável. Conclui-se que temos mais um defensor do plebescito.

Os melhores cumprimentos

Catdeu, Desculpa a

Catdeu,

Desculpa a intromissão, mas remataria a coisa desta forma muito simples:

Pinto da Costa, sem nada prometer, ganhou nos ultimos 4 anos: 3 Campeonatos e uma Taça Europeia (bem diferente de uma Final Europeia, é que a profecia de Gutman subsiste), lógicamente, perante esses registos, e os registados nos ultimos 30 anos, a oposição no Porto é fortissima, sobretudo porque os resultados são muito insatisfatórios.

Na "democracia" (parece que a BTV é um belo exemplo, entre outros)) do Benfica, Vieira promete em 4 anos, o que PdC conquistou sem prometer. E ainda acrescenta Vieira a promessa dos 50 títulos nas modalidades. E nesse contexto, o autor da crítica a quem se refere, tem tido o cuidado (e eu agradeço-lhe) de nos deixar registados os recentes títulos do Benfica, nomeadamente em Raguebi feminino e Paintball!

Mais palavras para quê?

Por acaso o Luís Filipe Vieira ...

.... prometeu-te alguma coisa?
Eu já te mandei em cara os titulos das modalidades que tanta urticária te têm causado?

Porque continuas a renegar o passado antes de pc?

LOL

Tu intrometes-te em todas as conversas! Qual profecia?

Com um rácio

palavras:pontos finais deste calibre, só lê este peido do princípio ao fim quem não tem amor-próprio. :) Cumps

Pe em riste 2012 - dedicado aos verdes..

Programa onde se fala dos "verdes", se discute a polémica Pinto da Costa vs Paulo Bento e aborda-se outros acontecimentos da actualidade desportiva, nomeadamente o FC Porto de Atsu e Lucho, assim como Jesus e Ronaldo. Referência também aos empréstimos dos clubes grandes e respectivas taxas de juro. Sem esquecer, a Académica claro!

http://www.youtube.com/watch?v=wfWiI0KWti4&feature=plcp

Ai "cousa" JudasTadeu o bispo do reinodopoucodeus, escreve esta

PÉROLA!!! LOL

«"...e que eu saiba os números matemáticos das contas contabilísticas de qualquer SAD, por terem de ser auditados pela CMVM, terão que ser uma ciência exata, e não um manancial de parcelas estatísticas de acordo com a vontade e os desígnios de cada um..."»

P.S. - O que perceverá este BIMBO disto??? Só MERDA escrita e por sinal sempre por APALERMADOS BIMBOS!!! Só TRETALOLANDO.
Contas AUDITADAS pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários só RINDO e rebolando de tanto espasmo nos músculos estomacais...