O prestígio de Rui Costa e o seu futuro | Relvado

O prestígio de Rui Costa e o seu futuro

É hora de Rui Costa decidir o seu futuro no SLB! Coragem e perceção da realidade para debater com Vi
 

Escrevo este artigo pois acho fundamental que a direção do SL Benfica reflita muito bem sobre o futuro do enorme ativo que tem na sua estrutura - Rui Costa! Mas será que alguém dúvida da sua relevância para o sucesso do SLB nos próximos 10 anos? Eu não!

Rui Costa, para além de ter sido um grande jogador de futebol e umas das maiores figuras da nação benfiquista, foi um dos grandes obreiros na conquista do título no 1º ano de Jorge Jesus. E depois o que se fez? Eclipsou-se Rui Costa e colocaram-se outros protagonistas que não têm a força, a mística, o know-how e a experiência deste, dando-se assim muito mais força às decisões pessoais de Jorge Jesus, em detrimento de uma estrutura profissional ao serviço do seu treinador. Ora aqui está um erro do SLB e da sua direção, no meu entender.

Este grande profissional e benfiquista, que eu conheço bem, sente o SLB como ninguém, sabe de futebol, tem a vivência como jogador, tem uma enorme experiência de grandes treinadores e sempre esteve a jogar ao mais alto nível, em equipas de topo, e também sabe dos meandros do futebol, da realidade dos clubes e do que é preciso para criar um modelo vencedor e eficaz do ponto de vista de rentabilização dos seus ativos, do estimulo e do trabalho fundamental em criar novos valores na formação, e também no peso institucional e prestígio que goza na UEFA, onde é certamente um ótimo embaixador, a par com Eusébio da Silva Ferreira.

Por tudo isto, não existem dúvidas que Rui Costa deverá tomar uma decisão no final desta época, tendo em vista o seu futuro no SLB, de continuar ou não no projeto Luís Filipe Vieira. Porque tem valor para muito mais, mas não pode estar na sombra, pois em nada beneficia o clube e a sua imagem. E para tal é preciso tomar decisões, tendo a coragem de perceber-se que, apesar de ninguém estar acima da instituição, existem pessoas que são mais relevantes e importantes que outras nos projetos, e que Rui Costa é sem dúvida uma delas.

Assim o desafio de Rui Costa é decidir o seu futuro no SLB! Coragem e perceção da realidade para debater com LFV o seu papel são precisas nesta hora. Mas também o futuro, na minha visão, está mais nas suas mãos do que nas de LFV, pois tenho a certeza que Rui Costa é mais útil ao SLB do que o presidente, e, independentemente de sabermos que temos um presidente respeitável e com liderança forte, igualmente sabemos que não é eterno e Rui Costa tem ainda um futuro promissor e brilhante à sua frente, seja no SLB de LFV ou num futuro SLB sem este presidente.

E por isso também para LFV chegou a hora de decidir se Rui Costa será a sua grande aposta de futuro ou a de um próximo candidato à presidência do Benfica. O futuro o dirá, mas o momento da grande decisão chegou... para ambos.

Bem hajam.

Benfica:

Comentários