Vagas para 2010 | Relvado

Vagas para 2010

 

No Mundial de 2010 vão estar presentes:- 13 países europeus - 6 países africanos (Africa do Sul incluída)- 4/5 países sul-americanos - 3/4 países CONCACAF - 4/5 países Ásia- 0/1 país OceâniaFreetibete

diversos:

Comentários [50]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Na minha opinião

Europa - 16 América - 6 (4 Sul + 2 Norte) Africa - 5 Asia + Oceania - 5 Sei que é uma escolha muito Europeia, mas tem na minha opinião uma razão de ser. A verdade é que a nível competitivo, salvo excepções, o Mundial é na prática um Europeu + 2 (Argentina e Brasil). Dessa forma, não faz sentido estarem a reservar vagas para futebol de baixa qualidade, na maior competição do desporto-rei. Não me convencem que é por colocar mais países de confederações com menor qualidade, que o futebol nessas zonas do Mundo vai desenvolver. Sou sim a faver de, conforme os países de outras regiões forem conseguindo resultado mais consistentes, se abram mais vagas para as suas confederações. Mas de forma reversível, ou seja piores resultados, perda de vagas. Agora oferecer lugares para depois termos selecções como Trinidad & Tobago e outras que tais, não me parece razoável. Esses resultados até podiam ser analisados de forma muito simples - percentagem de países apurados para a segunda fase, conforme o número de participantes. Dou um exemplo com as "minhas" vagas: Vagas no Mundial 20xx: Europa - 16 (apuram-se 10; 62,5%) América Sul - 4 (apuram-se 4; 100%) América Norte - 2 (apura-se 1; 50%) Africa - 5 (apura-se 1; 20%) Asia + Oceania - 5 (0%) Ordenando num esquema de +2; +1; 0; -1; -2 ficamos com vagas para o Mundial seguinte: América Sul - 4+2=6 Europa - 16+1=17 América Norte - 2+0=2 Africa - 5-1=4 Asia + Oceania- 5-2=3 Sendo que ninguém pode ficar sem representação. Sei que parece complexo, mas penso que é mais justo do que o esquema actual de definição política.

E que tal... JUSTIÇA?!

Lista de paises por Continente. #1 Africa - (53) 28% #2 Europe - (46) 24% #3 Asia - (44) 23% #4 North America - (23) 12% #5 Oceania - (14) 7% #6 South America - (12) 6% Ou seja transformando as percentagens em vagas. #1 Africa - 9 vagas #2 Europe - 8 vagas #3 Asia - 7 vagas #4 North America - 4 vagas #5 Oceania - 2 vagas #6 South America - 2 vagas Sem mexer nas confederações (eu juntava as américas e a ásia/oceânia), tendo em conta que muitas equipas asiáticas jogam na UEFA e sendo TENDENCIOSO para beneficiar o futebol/dinheiro... Este seria o cenário mais "correcto": #1 Africa - 7 vagas #2 Europe - 12 vagas #3 Asia - 5 vagas #4 North America - 3 vagas #5 Oceania - 1 vagas #6 South America - 3 vagas 31 vagas pois o país organizador nunca deve contar para as contas. Ou seja, está na altura da Europa ceder mais um lugar a África. E a América do Sul ceder um lugar à Oceânia.

Re: E que tal... JUSTIÇA?!

Acho que as selecções africanas não têm justificado mais protagonismo no mundial. Sinceramente acho 6 demasiado. Para mim era 4.

Freetibete...

... se os EUA não fossem ao mundial, a FIFA perderia lucros incríveis a nível de direitos desportivos e publicidade... Para além disso concordo contigo: a Oceânia devia ter um lugar marcado. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Freetibete...

Também acho que esse é o unico motivo para haver 3 lugares para a CONCACAF. Cumprimentos

A ideia da vaga garantida para a Oceania...

...como alguns a referem é um perfeito disparate porque das duas uma, se a Austrália não mudou para a Confederação da Ásia como já ouvi dizer, essa vaga seria sempre dos australianos. Caso a Austrália tenha mudado para a Confederação da Ásia, iriamos ter uma vaga preenchida sempre por uma equipa muito fraca que de maneira nenhuma merecia jogar num Mundial. A distribuição que eu faria seria a seguinte: 14 países europeus 6 países africanos 5 países sul-americanos 3 países CONCACAF 4 países da Ásia + Oceânia

A Austrália desvinculou-se da Oceania em 2005

Já participou na Taça da Ásia de 2007 e vai participar nas eliminatórias deste continente para o mundial 2010.

Obrigado pela confirmação da informação

De qualquer das maneiras penso que um lugar garantido para uma equipa da Oceania não é uma solução viável.

Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania...

Mas a competição chama-se Campeonato do Mundo, precisamente porque é uma competição onde está representado o futebol de todo o mundo. E como a Oceania faz parte do mundo, merece participação! Nem que seja só com uma vaga!

Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

Percebo o teu ponto de vista, mas se queremos competitividade nos Mundiais e se a prova é para os melhores, então não podemos estar a colocar uma equipa da Oceania de forma directa. Essas mesmas selecções têm que fazer por lá chegar e quando digo fazer, não é jogando contra equipas fracas do seu Continente e sim contra Selecções de maior valor.

Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Ocean

euro + argentina e brasil seriam os melhores. não lhe chames é mundial. vulgo "world series" americano no seu melhor...

Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

Se queremos competitividade temos que continuar a permitir que elas entrem nos grandes torneios. E olha que ultimamente isso tem-se visto. Quem diria que Trinidad & Tobago iria empatar com a Suécia e ser derrotada apenas no fim contra a Inglaterra? Olha o exemplo do Liechenstein. Passou de uma selecção que sofria 7 ou 8 golos por jogo, para conseguir disputar resultados com qualquer selecção, e até já pontuou contra Portugal (sem meter autocarro em frente à baliza, e recuperou de 0-2).

Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania...

O México também tem sempre vaga garantida, sem que o seu futebol mereça estar em todos os mundiais. E para que tenhas uma ideia, a última participação de uma selecção da Oceania foi em 2006 pela Australia. Todavia a penultima participação foi em 1982 pela Nova Zelandia. Como podes ver, nem só de Australia vive a Oceania. A mim incomoda-me mais, O México e os USA estarem sempre no mundial sem que apresentem futebol para tal. Para mim a CONCACAF perdia um lugar directamente para a Oceania.

Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

Quanto aos USA concordo, porque por vezes não me parece que mereçam estar no Mundial, mas quanto ao México discordo porque sempre foi uma equipa que demonstrou ter futebol para um Mundial. Mesmo assim, repara que qualquer uma dessas equipas (México e USA) traz sempre mais competitividade a um Mundial do que uma equipa da Oceania, que no plano actual, tirando a Austrália, apenas conta com selecções bem fracas (icluindo a Nova Zelândia).

Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

Isto está no Wikipédia: "O México participou 14 vezes da Copa do Mundo de futebol. Seus melhores resultados foram em 1970 e 1986 (ambos os torneios realizados em sua própria casa): 6º lugar." Achas que esta selecção tem futebol para ser uma das que mais mundiais participou? Inglaterra a patria do futebol tem 12 participações, a França também tem 12, A holanda tem 8 participações e Portugal tem 3 participações. Parece-me que na CONCACAF não é preciso muito para se apurarem para o Mundial

Re: Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

e é de salientar que portugal nas suas modestas participações , já consegui por 2 vezes melhores resultados que o mexico . eu tambem concordo que o mexico não é selecção para andar sempre em mundiais , e só o conseguem de facto pela facilidade que tem em garantir a vaga , por estarem inseridos numa zona com paises muito fracos em que facilmente se conseguem apurar.

Re: Re: Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a Oceania..

E pior é que 3 vagas para a CONCACAF permite sempre a ida da selecçao mais fraca de cada um dos ultimos mundiais. Tipo Trinidad e Tobago ou Jamaica. Eu por exemplo gostei de ver a Australia no último mundial.

Re: Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a O

Mas a solução que tu apresentas vai dar ao mesmo, aliás, daqui a uns anos arriscaria a dizer que estarias aqui a comentar a dizer que uma equipa da Oceania não merecia estar sempre presente porque não tinha futebol para isso. Aliás, até te digo, com toda a certeza, que se entrasse uma equipa da Oceania directamente, qualquer que ela fosse, daqui a uns anos, teria umas estatísticas bem inferiores às apresentadas pelo México que normalmente passa a fase de grupos. Dentro das soluções apresentadas continuo a preferir o México no Mundial.

Re: Re: Re: Re: Re: A ideia da vaga garantida para a O

O meu argumento principal é que todos os continentes deviam estar representados. Senão iam as 32 melhores selecçoes e pronto. Se querem globalizar o mundial não pode ficar um continente de fora. E se fosse tirado um lugar a CONCACAF não era o México que deixava de ir, mas sim as Jamaicas ou Trinidad e Tobago que nada têm feito no Mundial, e que são mais fracas que a Australia.

comigo era assim

- 14 países europeus - 6 países africanos - 6 americanos (N e Sul) - 6 países Ásia e Oceania 32 no total (espero que seja o nº correcto)

Uma vaga garantida para Oceania

E' o mesmo que dar a vaga directamente 'a Australia! Na oceania apenas existe um pais que joga minimamente futebol e este a'a Australia, A Nova zelandia joga Rugby e os outros jogam o anzol a agua para guarantir o almoco.

Re: Uma vaga garantida para Oceania

Neste momento, pelo que percebi, a Austrália integrou-se na Confederação da Ásia, já não faz parte da Oceania.

Re: Re: Uma vaga garantida para Oceania

Entao a Oceania nao deveria ter nenhuma vaga garantida, nao ha quem jogue futebol por la!

tas enganado,a australia fez 1 optimo mundial

se nao fosse roubado pelo arbitro naquele penaltie fantasma para a italia passar mesmo assim a australia fez bom mundial os jogadores da seleccao australia jogam quase todos fora de australia

Dever-se-ia fazer uma experiência!

Todos contra todos. Depois dos agrupamentos regionais (onde seria apurado o dobro dos participantes em relação às vagas do último Mundial, na Europa, p.e., apurar-se-iam 26) seriam feitos grupos "mundiais" (1 equipa de cada continente) de onde sairiam os apurados para o Mundial. Aí seríamos capazes de avaliar qual a proporção correcta para cada continente. Acho que além dos Europeus só haveria mais 3 ou 4 vagas...

Re: Dever-se-ia fazer uma experiência!

Isso era o ideal, mas ja imaginaste viagens de Portugal para o Japão ou Australia? Não é compativel com o futebol mundial. E algumas federações não teriam capacidade financeira para essas viagens.

Re: Dever-se-ia fazer uma experiência!

Acho que eram 2(Brasil e Argentina).

Hum, acho que não!

Haveria pelo menos mais duas de África!

Re: Vagas para 2010

Não houve grandes alterações em relação ao Mundial 2006, 2002 e 1998: - A Europa perdeu um país, África e Ásia ganharam um lugar (e a Ásia ainda pode ganhar outro), a América do Sul manteve, o resto depende dos duelos entre países de confederações diferentes. Como em tudo, foram critérios políticos. Blatter definiu estes critérios para conseguir sobreviver na presidência da FIFA, cedendo aos países de África e Ásia. Caso contrário, teria provavelmente enfrentado a concorrência do presidente da Conf. Africana, e muito provavelmente teria perdido, porque a Europa só assegura 25% dos votos. Por isso, para ganhar, Blatter precisou de fazer concessões aos africanos (53 países) e aos asiáticos (46). Acho que esta distribuição está mais justa. E não concordo com a entrada directa de um país da Oceania, principalmente quando a Austrália passou a discputar as qualificações na zona Asiática. Isto é que não concordo, haver mistura de países de continentes diferentes a disputar a mesma qualificação. Apenas admitia a excepção de Israel, também por questões políticas (havia de ser bonito a selecção de Israel ir jogar futebol aos países árabes). Uma curiosidade: Israel já chegou a disputar uma qualificação com os países da Oceania.

Re: Re: Vagas para 2010

Mas só encontras a excepção de Israel? Então o que pensas do Cazaquistão, o Azerbaijão e a Arménia que também fazem parte da qualificação europeia? E porque é que devem existir duas Confederações no Continente Americano? É que sendo apenas um, qualifica formações na Confederação Sul Americana, a mais protegida com 4 (+1) em 10 a apurar-se, e da CONCACAF (América do Norte, Central e das Caraíbas) com mais equipas a apurarem-se!