Uma diferença de mentalidades? | Relvado

Uma diferença de mentalidades?

 

j_eagle diz: "ora aqui está um nível de mentalidade extraordinário! O guarda-redes inglês, David Seaman, pediu desculpa aos adeptos do seu país por estar mal colocado quando o livre apontado por Ronaldinho Gaúcho deu em golo. Terei de dar o mau exemplo de João Pinto que deu um murro num árbitro e nem desculpas nem sinais de arrependimento! Acham que a diferença de mentalidades entres os 2 países é assim tão grande? Ou não há diferença e esta situação é normal e são casos isolados?"

diversos:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Compreendo

Parece-me que não se pode comparar uma situação com a outra.
Compreendo que JVP nõ venha pedir desculpas a público.
Se ele o fizer, vai reconhecer que deu o murro, e assim a Fifa não terá duvida ao castiga-lo.
Neste momento a única possibilidade de JVP se safar do castigo, é que este processo seja arquivado por falta de provas.
Logo é evidente que JVP, não vai querer destroir a sua ultima esperança.

#Relvado na PTNet

João Pinto e a tentativa de condenação prévia

pois é caro J.eagle, João Pinto não pediu desculpas e Ronaldinho pediu.

Mas é normal um jogador pedir desculpas, quando a população não é instigada todos os dias pela comunicação social e pelos adeptos "fanáticos" dos clubes rivais que já condenaram João Pinto mesmo antes do que aconteceu - a situação triste ocorrida é para esses um pretexto para poderem mostrar impunemente perante a opinião pública o "ódio" que têm ao jogador ou porque trocou de camisola ou porque não rumou ao norte e ainda por cima provocou 1500 penalties, agora é "politicamente correcto" "vergastar" JVP porque há um motivo.

Um pedido de desculpas na situação de linchamento publico seria utilizada pelos que o odeiam "no matter what" para lhe apontarem mais o indicador ora dizendo que "até ele se acha culpado, pela derrota da selecção...e é revelador que mesmo que não diga deu o tal murro" - como o fizeram interpretando imediatamente o pedido de desculpas ao árbitro, sem saberem a que se devia - e também para humilharem ainda mais o jogador porque ao quererem que ele assuma o fardo da derrota estão a colocá-lo numa situação semelhante aquela que foi colocada a equipa do Benfica (através dele) aquando dos o-7 em Vigo.

Tudo o que o JVP possa dizer será usado e distorcido contra ele.

e outra vez o joão pinto....

mas porque há-de ele pedir desculpas por uma atitude que o penaliza exclusivamente a ele e ao clube em que joga!!!

A má colocação de Seaman(questionável) fez com que Inglaterra perde-se o jogo, o murro por seu lado não teve influência no resultado!

Acho que é uma obsessão, se calhar um fetiche de alguns adeptos, esta necessidade de que os jogadores se justifiquem com palavras, quando não o fizeram com actos, em campo!

Digam-me lá que se sentiam melhor se o JVP viesse pedir perdão publicamente??
A mim não me faz a menor diferença!!!

Re:e outra vez o joão pinto....

(...)por uma atitude que o penaliza exclusivamente a ele e ao clube em que joga!!!(...)

à é? então ele estava ali a representar-se a ele próprio ou ao Sporting?

Pensava que fosse Portugal! E quando ele veste aquela camisola não está a vestir um pijama qualquer, está a representar um país e vários milhões de portugueses espalhados pelo mundo..

e sempre respeitanto o seu passado na defesa das cores nacionais o jogador tem que ser chamado severamente à atenção porque atitudes daquelas simplesmente são inadmissíveis .. (se e quando for provado, eu já não tenho muitas dúvidas mas a minha opinião vale o que vale)..

Cumps

João Pinto, o SCP e as consequências....

«então ele estava ali a representar-se a ele próprio ou ao Sporting?» - perguntas tu.
É evidente que não...

Mas a questão, AGORA, coloca-se em termos pessoais e de clube.
Ou seja: quando Portugal jogar outra vez, não vai ter João Pinto (é quase certo!), mas vai ter outro qualquer no seu lugar!
Mas quando o Sporting jogar não vai poder contar com ele e mesmo que outro entre para o seu lugar (e vai entrar, pois o SCP não vai jogar com 10!) o certo é que vai fazer falta... e o Sporting vai continuar a pagar-lhe, mesmo sem poder contar com ele! E vê um activo desvalorizar-se e a contribuir para o êxito da equipa...em nada!

Concluindo: as CONSEQUÊNCIAS maiores são para o JVP e para o Sporting, não tenhas dúvidas!

E acho que era isso que o bdust queria dizer...:)
Saudações

Re:e outra vez o joão pinto....

Caro bdust
É claro que o murro nao prejudicou o resultado, mas prejudicou o arbitro...
Achas normal um jogador dar um murro no arbitro e nao lhe pedir desculpas publicamente? Eu acho que era o minimo que ele podia fazer.
Agora o que prejudicou a selecçao, pelo menos na teoria foi a expulsao, e aí o Joao Pinto tambem é culpado. Antes nao fosse!! Pois o futebol portugues so tem a perder com estas atitudes!

Re:e outra vez o joão pinto....

execrável fanatismo...

já chega, PORRA!!!

Parabens pelo artigo

É claro que as mentalidades sao diferentes. Nos somos latinos, por isso mesmo, mais abandalhados, gostamos de viver na desordem e com ideias um pouco para o "deixa andar que logo se ve".
Por sermos latinos nao estamos habituados a pedir desculpa (nao é bem o meu caso, pois aqui neste forum ja pedi para ai umas quatro vezes, ehehehe), ja que fomos ensinados a sermos machistas e essa historia de pedir desculpa é um pouco para as mulheres!
Quando eu era pequeno aprendi que um homem nunca chora!!! E se por acaso um homem chora é porque é maricas...É esta mentalidade que os povos britanicos e do norte da Europa em geral nao tem!!
A burocracia é mais uma qualidade, que os povos britanicos nao tem! Mas nos temos! eheheh
Mas falando de futebol tens o caso da nossa selecçao que embora todos sejam culpados pela ma campanha que fizeram ainda ninguem se confessou! Passados nao sei quantos dias, ainda nao se sabe muito bem o que correu de mal e porque!!!
Enfim, podemos esperar sentados...

Mas...

...essa história de sermos latinos não tem que servir de desculpa para as nossas por vezes incorrectas atitudes.
E se os jovens de Portugal continuarem a educar os seus filhos com esse género de conversa de que um homem não chora, um homem não pede desculpa, então não vamos mudar nunca.
O problema não está no sangue, está na cabeça, por isso só somos "latinos" se quisermos.

Re:Mas...

Caro sporting campeao
Talvez daqui a umas dezenas de anos as mentalidades mudem, mas penso que sera muito lentamente, pois a educaçao passa dos pais para os filhos, e normalmente nos damos aos nossos filhos a educaçao que os nossos pais nos deram, com algumas diferenças, ja que a geraçao é diferente, mas muita da educaçao que nos damos, é parecida com aquela que recebemos.

Quando digo "damos" falo na generalidade

Re:Mas...

É "cara" não "caro" :)

Sim senhor ...

Ninguém diria, amiga!
Não seria mais adequado : Sporting Campeã??? lol

Saudações leãoninas!!!

Re:Sim senhor ...

Quem é campeão é o Sporting, não sou eu....

Re:Sim senhor ...

Podes ser um bocadinho mais meiguinha...sua leoa! :o)))

Re:Mas...

Opppssss!!!!
Vou tentar nao me esquecer ehehehe

As atitudes não têm comparação...

...na minha opinião, claro!

J_eagle:
Penso que poderias comparar com a atitude do Beckham no Mundial anterior, talvez... aliás, isso já foi comentado aqui no Relvado!

O erro do Seaman pertence a uma espécie de erros que não lhe vai trazer dissabores, do tipo ser impedido de jogar por um ano, por exemplo...

Quantos e quantos não erraram já e logo no campo deram sinais de arrependimento e pediram desculpa? Um passe mal feito, uma recepção atabalhoada que permite ao avançado marcar golo (como aconteceu no jogo Brasil vs Inglaterra), um penalti falhado, enfim, um sem-número de situações típicas de um jogo de futebol!

O que o João Pinto presumivelmente fez... não tem nada a ver com uma situação DE JOGO (mas a falta que levou ao vermelho, essa sim é uma situação de jogo).
Será que te referias a essa?
Bom, sendo assim, penso que a situação já pertence à «tal categoria»...:)

Agora... não sei se o JVP considera que a sua expulsão é causadora da derrota... e se o Beto considera a sua situação causadora da derrota...
Porque se fossemos por aí, eu pergunto:

O Oliveira já pediu desculpas ao país por erros que eventualmente terá cometido?
O Nuno Gomes já pediu desculpa ao país pelo lance que falhou, que poderia ter permitido a continuação de Portugal na prova?
O Vítor Baía já pediu desculpas ao país por ter sofrido um golo por «entre-as-pernas»?

É evidente que NÃO (acho eu)... nem ninguém terá que o fazer... nem os portugueses estarão à espera que o façam!

Mas o David Seaman fê-lo? Pois fez! Mas não sei se o elogie ou o critique, porque o futebol é um jogo de equipa e quando ele falhou... falharam todos! Assumir ele a derrota poderá significar que todos os outros cumpriram na plenitude as suas missões!
Ora eu não sei se será assim!
Tu achas que sim?

Mas que há uma mentalidade diferente entre os ingleses e os portugueses, em geral, não tenho dúvidas que sim...
Mas essa pergunta sobre a mentalidade não a faria só tendo em conta o futebol... mas sim sobre todos os aspectos da vida em sociedade!

Adenda...

... este meu raciocínio não prejudica a ideia de que, realmente, David Seaman poderia ter feito mais naquele lance...
Só acho que é «exagerado» ser ele a assumir as culpas da derrota, pelos motivos que tentei explicar...

O mesmo se aplica ao «nosso» Baía: sem o poder culpar das nossas derrotas, penso que ele poderia ter feito mais e melhor... :)
E como disse em alguns comentários há semanas atrás... «dos melhores é que mais exigimos»!
Tal princípio aplica-se, de igual modo, a Figo, Rui Costa e João Pinto!

Saudações

Re:As atitudes não têm comparação...

perfeito, caro colega...

Re:As atitudes não têm comparação...

Posso assinar por baixo.
So acrescento que o brasil jogou com menos um desde os 57m e ganhou porque culpar so Joao Pinto acho que ja chega todos os dias haver artigas para bater mais no Jvp.

errata

erro-artigos

Diferenças

Apesar da má fama devido aos hooligans os ingleses gostam MESMO de futebol.
Como tal, exigem ver bom futebol quando pagam bilhete. A consequência disso é que não admitem que um jogador da sua equipa:
1) Simule grandes penalidades (ou outra coisa qualquer)
2) Faça faltas às pernas dos adversários
3) percam tempo só por que estão a ganhar
4) Sejam indisciplinados (reclamações c/ árbitros, etc)
e quando isso acontece assobiam-no e os media pressionam para que o jogador mude ou deixe de jogar. Haverá excepções, mas as regras são estas.

Portugal é bastante mais primitivo, e estas situações só são más quando perpetradas pela equipa adversária. Se for pela nossa, defende-se e relativiza-se muito para lá de qq limite razoável...

Quanto à atitude do Seaman é excelente e terá certamente muito a ver com o melhor nivel médio dos adeptos e media ingleses.