Sugestões para o novo Relvado | Relvado

Sugestões para o novo Relvado

 

Caros amigos, creio que já todos nós tivemos tempo de navegar pelo novo Relvado e fazer a primeira leitura às diferenças que existem em relação ao anterior.

Se em termos estéticos é mais do que notória a mudança para melhor, em termos de interactividade e dinâmica a resposta não será tão consensual quanto isso. É hora, então, de partilharmos ideias e darmos o nosso feedback à edição, para que possam ser repensadas algumas alterações e levar desta forma o fórum mais ao encontro das preferências dos estimados relvas. Que são, no fundo, a razão da sua existência.

Aproveito a minha autoria no artigo para lançar as primeiras ideias:

PÁGINA INICIAL

- 9 notícias são notícias a mais. Tendo em consideração que eram lançadas apenas 4 ou 5 por dia no Relvado antigo, é até exagerado. Por isso, e para evitar a dispersão de informação, creio que deveria eliminar-se a 2ª linha de notícias e colocar aí os artigos de opinião, que são o sumo do fórum e que perderam relevância neste recente re-styling. Para não estragar a estrutura criada, os próprios artigos teriam também imagem a acompanhar, que até poderia ser sugerida pelo próprio autor. Creio que, assim, manteríamos um muito maior equilíbrio de prioridades entre notícias e artigos, tal e qual como antigamente.

Outra coisa que falta junto do destaque e que é essencial: data de emissão e número de comentários, sem isso não há dinâmica.

Sem essa 2ª linha de notícias, ficaríamos com espaço livre. Óptimo. Aumente-se a lista de "Últimos Comentários" para 10 ou 20 em vez de 5. Interessa muito mais ter acesso rápido aos últimos comentários do que levar com listas de "Top Prestígo" e "Últimos Registos" que ocupa um espaço gigante para a relevância que tem.

A secção de vídeos é muito importante, mas está perdida ali no meio. Falta um título e um pequeno texto a acompanhar. Caso contrário, não se percebe a que diz respeito o vídeo ou por que razão lá está.

Há muito espaço a explorar na coluna do lado direito, mesmo deixando algum para a publicidade, e que poderia ser preenchido com informações muito relevantes: resultados dos jogos, calendário da próxima jornada, transmissões televisivas da semana, etc... Tudo o que fosse informação complementar de interesse geral, coluna do lado direito.

EM RELAÇÃO AOS COMENTÁRIOS:

- Acho que aqui é que está a grande mudança e a razão principal da minha falta de motivação em cá vir. Não se percebe nadinha! O melhor que tinha o Relvado era a diferença de tonalidade entre comentários e respostas e o facto das respostas aos comentários estarem limitadas ao título, dando depois oportunidade ao utilizador de as expandir à medida que as queria ler. Sem isso e da forma que está agora, o Relvado perdeu o que de melhor tinha e está ao nível de qualquer outro fórum, onde a interactividade é quase nula. Interessante a oportunidade que agora existe de personalização desse sector, mas os princípios básicos que norteavam a disposição dos comentários mudou e para muito pior. Falta também o título automático quando se responde a um artigo ou ao comentário de alguém, o que facilitava a percepção de que uma determinada conversa estava a ter sequência.

- Em relação à pontuação, também aqui as coisas mudaram para pior. Acho fundamental que a antiguidade, o prestígio e a pontuação que se recebe ao que se escreveu continuem a ditar leis no que diz respeito à ordem dos comentários. Ou seja, aquele sistema de 2 pontos para uns e 1 ponto para outros era muito interessante, embora precise de ser revisto. A título de exemplo: eu poderia ser a 5ª pessoa a escrever um determinado comentário mas, se todas as anteriores respostas tivessem sido de um utilizador recente ou com prestígio inferior, a minha resposta passaria para o topo e ia depois baixando à medida que um comentário qualquer de um outro utilizador ia recebendo moderações positivas e ficando com uma pontuação superior à minha. Esse sistema era perfeito, embora me pareça fulcral entrar aqui também a dimensão "antiguidade" ou "regularidade". A ordem cronológica passou para primeiro plano e essa nunca foi a política do Relvado.

EM RELAÇÃO AO PRESTÍGIO

- O prestígio era um problema. Facto. Mas parece que esta reformulação, além de não o resolver, ainda tornou tudo mais confuso... Para quê um "Top Prestígio" se não há nada que possamos fazer com ele? Para que é que ele lá está se nem sequer se pode moderar ninguém? Como são somados os pontos, pelo envio de artigos apenas? Parece-me importante poder continuar a moderar-se os comentários, mas devíamos fazê-lo de forma diferente. Por exemplo, todos os comentários passarem a ter uma janelinha que qualquer relva pudesse moderar sempre que quisesse mas apenas de forma positiva. As moderações negativas ficariam a cargo de um lote restrito de utilizadores nomeados pela comunidade e podiam mesmo fazer com que o comentário fosse eliminado (ficando a cinzento, para toda a gente ter acesso na mesma)... mas para essa parte abro mais um tópico.

COMISSÕES DE APOIO À GESTÃO DO RELVADO

- Desculpem, mas não arranjei título melhor para o explicar... Uma das formas que propunha para a resolução de uma boa parte dos problemas do Relvado era a criação de um género de eleições para que uma determinada comissão eleita passasse a ajudar na gestão do Relvado. Ou seja, e meramente a título de exemplo: eu, artenigma, candidato-me pela lista A, em que sou obrigado a apresentar uma comissão com 2 utilizadores de cada um dos grandes (Porto, Benfica e Sporting). O cold-wind apresenta a lista dele, a B, e mais ninguém se candidata. Sai artigo, as pessoas votam na lista que querem e durante 6 meses os utilizadores da lista vencedora podem, em exclusivo, moderar negativamente, excluir comentários ou propôr à edição a exclusão de um determinado user que esteja a criar problemas. Ao fim de 6 meses, a comunidade inteira volta a manifestar-se: ou mantém a comissão, ou aprova outra lista qualquer... Isto, por muito fantasioso que pareça, é fácil de conseguir e é prático. Ajuda a impedir que isto seja uma balbúrdia e, ao mesmo tempo, dá oportunidade aos utilizadores de votarem em quem lhes dá mais garantias para manter o Relvado organizado e de poderem voltar a votar passado meio ano.

São ideias e esta é uma relativamente simples e objectiva... De resto, pouco mais tenho a acrescentar de momento e acho importante que seja dado espaço para que todos possam comentar e dizer de sua justiça. Acham que o Relvado melhorou ou piorou? Manteve-se a dinâmica e a interactividade? O que propunham para melhorar? E bugs, encontraram alguns nestes primeiros dias? Todas as opiniões ajudam, vamos lá!

diversos:

Comentários [61]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Amigo João

Dividindo o teu artigo em 4 partes posso dizer que concordo em 75% do seu conteudo.Os 25% que faltam e que eu não concordo, dizem respeito ao último ponto. O meu amigo diz o seguinte; "...criação de um género de eleições para que uma determinada comissão eleita passasse a ajudar na gestão do Relvado. Ou seja, e meramente a título de exemplo: eu, artenigma, candidato-me pela lista A, em que sou obrigado a apresentar uma comissão com 2 utilizadores de cada um dos grandes (Porto, Benfica e Sporting). O cold-wind apresenta a lista dele, a B, e mais ninguém se candidata. Sai artigo, as pessoas votam na lista que querem e durante 6 meses os utilizadores da lista vencedora podem, em exclusivo, moderar negativamente, excluir comentários ou propôr à edição a exclusão de um determinado user que esteja a criar problemas." Antes de adiantar alguma coisa deixe-me dizer que os dois nomes que foram focados pelo meu amigo, tem todo o meu respeito como ambos o sabem e são pessoas que eu meteria na frente de qualquer comissão de olhos fechados. Mas não concordo porquê? Esta parte das moderações é muito complexa e, acho, que nem toda a gente está preparada para as fazer. Durante estes anos todos que por aqui andamos, temos visto com uma regularidade impressionante um lançar de moderações negativas sem pés nem cabeça. Eu pergunto se o meu amigo ou qualquer outro relva sabe quem as faz?Penso que não e não devo estar a fugir muito da verdade, até porque as moderações nunca foram públicas. A comissão. A comissão eleita devia sempre de ser composta por pessoas isentas ou seja, lá por ser sportinguista não vou moderar o polo negativamente mas posso moderar o vingador_azul ou o GVF desta forma. Eu penso que nenhum dos relvas aqui no forum não tem conhecimentos ou se os tiver serão muitos vagos, sobre a forma como as pessoas fazem as suas moderações. Por isso, e como já o disse algum tempo atrás, esta comissão devia de ser eleita pelos editores do relvado que são as pessoas que mais tem conhecimento de quem é isento na altura de moderar e sabe usar melhor este direito. Outra coisa com a qual não concordo é com a parte de só poderem existir duas listas.Desculpe meu amigo mas qualquer pessoa que esteja escrita no relvado tem toda a legitimidade de apresentar uma lista e concorrer.Ao fim ao cabo estamos numa democraçia e não numa ditadura. Mas atenção que isto são as minhas ideias e eu não sou o dono da verdade. P.S. Informo já que eu descarto o meu nome para fazer parte de alguma lista caso avance o projecto (ideia) do João ou seja a edição a escolher. Um grande abraço

Caro polo

Caro amigo lagarto ;) Primeiro ponto: Concordo perfeitamente contigo, qualquer uma das hipóteses poderia resultar, na minha opinião. A ideia que preferes, de ser a edição a nomear, é exequível também, naturalmente. Eu só propus que fossem os utilizadores a votar meramente por uma questão de democracia. A comissão era votada por nós e não imposta por eles. Mas, sejamos nós ou a edição a nomear, a verdade é que acho que faz todo o sentido que haja alguém que ajude a tomar as rédeas disto. Segundo ponto: Dizes tu: "Outra coisa com a qual não concordo é com a parte de só poderem existir duas listas.Desculpe meu amigo mas qualquer pessoa que esteja escrita no relvado tem toda a legitimidade de apresentar uma lista e concorrer.Ao fim ao cabo estamos numa democraçia e não numa ditadura. Polo, já tive essa conversa com o Vingador e, pelos vistos, fui eu que não me expliquei bem. Eu não quis dizer que só haveriam 2 listas ou que eramos eu e o Cold os líderes delas. Nunca na vida iria propor uma coisa dessas! Aquilo foi um exemplo prático para que se pudesse perceber melhor o que queria explicar. Pode haver dezenas de listas e cada um se candidatar com quem quiser. O exemplo que dei foi só isso, um exemplo. Podia ter dito Lista A, B, C e D com os users X, Y e Z. Era igual... Terceiro Ponto: A ideia de uma comissão da forma como eu a propús, claro que está sujeita a que haja na mesma decisões que não agradam a todos, mas isso já acontece agora e a ideia era reduzir os problemas o mais possível. E o facto de sermos nós a votar e não a edição permitia que, ao fim de 6 meses, voltassemos a eleger a mesma comissão ou outra qualquer que entretanto se candidatasse. Vamos imaginar (VAMOS IMAGINAR) que, neste momento, o Relvado tinha uma comissão de apoio com o J_eagle como presidente e o blaked, o GVF, o HULK VERDE, o Catota, o Sartor e o Zefil ou o Spico como vice-presidentes. E as coisas andavam mal. Moderações disparatadas, um elemento expulso que até tinha sido injusto, etc, etc... Quando acabasse o "mandato" deles, todos nós voltaríamos a votos. E como não estavamos agradados com a anterior comissão, elegiamos outra que entretanto se apresentasse. Percebes a ideia? Haveria equilíbrio e democracia e até nem me parece uma ideia tão descabida quanto isso... Seria uma coisa tipo condomínio! Pah, é complicado explocar por aqui, mas acho que compreendes melhor agora... ;) Forte abraço

Concordo com grande parte das críticas

Além de ter perdido todo o meu histórico, perdeu-se um espaço de discussão em favor de um espaço de publicação de notícias com caixas de comentários. Ou seja, o elan da diferença e da originalidade passou à banalidade. Mas sem dúvida que o Relvado está muito mais bonito.

Epa!! Eu não quero ser do

Epa!! Eu não quero ser do contra nem nada que se pareça,mas. Na minha opinião este relvado alem de ser MUITO mais complicado de o pessoal interagir uns com os outros e de mais dificil leitura tem graves falhas. não se percebe muito bem quem está a responder a quem e eu por exemplo se responder a alguem ou fixo o tópico e o user a quem respondi ou então tenho que estar constantemente a notificar-me para ser enviada para o mail e dai voltar a abrir o relvado já que os ultimos comentarios já não estão disponiveis para consulta como estavam.. Já para não falar na opção antever comentario que quer se queira quer não dava muito geito para um gajo ler as baboseiras que escrevia antes de postar. Eu pessoalmente ainda me sinto perdido e sinceramente não me revejo muito no actual formato. Que o relvado está + bonito e + rapido (pelo menos no meu PC) isso é indiscutivel agora simplicidade de consulta e interacção entre useres é mentira. Eu acho que o ideal mesmo era o relvado no actual formato mas com as caracteristicas do antigo. Mas isso sou eu. Saudações alagartadas e boas noites para todos já que eu tenho que ir dar ao coiro. :(

Artenigma

Eh pá, assim não vale! Então mandas um artigo pá gente comentar e no teu desenvolvimento dizes tudo o que a gente pensa? Vamos dizer o quê, senão a evidencia de teres dito tudo no teu artigo? Assim de repente só me apetece dizer que se te candidatares à gestão disso que referiste eu apoio-te incondicionalmente, desde que não ponhas lá o leaovivo na lista (pronto, não resisti a esta...). E não, não se trata de "graxa" para assegurar um lugar :) Ah, e ainda bem que falaste no desaparecimento dos pontos de moderação. Acreditas que andei até hoje à tarde a tentar descobrir no site onde andava escondida essa porra?!? O site realmente está bonito mas naquilo onde ele fazia a diferença perdeu algum brilho. Tornou-se mais num site de noticias tipo jornal desportivo online e perdeu significado nos artigos de opinião, o verdadeiro relvado, aquele que me dava prazer ler. Ás vezes dá-me a nitida sensação que estou no record a comentar noticias ou noutro site equivalente. Em contrapartida o novo relvado já tem efectivamente relva! O que para começar já não é mau... Abraço, Miguel C.

Ó CurvaSul: aqui tb tens link para esticar a pila em 6 cm!

O que quer dizer que podes aumentar a tua piroca para o dobro: 12 cm!!!! ;o)

És tão mauzinho pá!!! :D

És tão mauzinho pá!!! :D

ja que ha quem nos ouça eu

ja que ha quem nos ouça eu peço os meus artigos de volta ao meu perfil ;))

Tens razão

Há algum sítio neste "sitio" onde eu possa ver os meus últimos comentários e artigos escritos? É que estou farto de procurar e ainda não encontrei! Para mim, isso era importante, porque via rapidamente se alguém tinha respondido aos meus comentários. Se isto continuar como está, parece que vou desistir deste espaço, para elegria de alguns, mas também para tristeza de outros. Veremos...

estão a caminho.

E comentários. Novos e antigos :-)

Assim é que é! :))

Assim é que é! :))

um pouco de paciência

Caros Relvinhas, como a Susana referiu no artigo de Boas Vindas ao novo Relvado (http://relvado.aeiou.pt/diversos/bem-vindos-ao-novo-relvado), estamos em fase "beta". O novo Relvado está incompleto, parte das funcionalidades do antigo estão ainda a ser migradas. A maior parte das sugestões do artenigma, e dos comentários desta thread, estão contempladas numa listinha de 76 funcionalidades em desenvolvimento (antigas a migrar ou novas a fazer). E essa listinha cresce todos os dias com sugestões que aqui são deixadas. Vai demorar uns dias, mas de dia para dia notarão evoluções. Pedimos portanto a vossa compreensão, paciência, e ... fé. Alguns Relvinhas comentam que o novo Relvado parece mais uma Bola, O Jogo ou Record. Quase têm razão. Sem desprimor para os referidos, a parte fácil é fazer "uma qualquer Bola". A parte difícil é fazer um Relvado como o nosso. Vem a caminho.

Muito bem então...

Obrigado, desde já, por responder às nossas dúvidas. Espero que esta interacção não seja esporádica. Resta-nos então aguardar mas reforçando que este espaço é aquilo que é muito por causa dos seus users. Que isso nunca seja esquecido. Logo a fórmula vencedora, e sua identidade não pode ser perdida. É preciso dar maior espaço ao comentário e opinião do utilizador. E facilitar essa tarefa. Cumprimentos.

Não gosto do novo Relvado..

Excelente artigo. Depois de 1 semana fora, fiquei supreendido pelo novo formato. Concordo com a ideia que isto agora parece o site do rascord, ou um Maisfutebol.. E como os restantes user, não gosto nem concordo. A essencial do Relvado, está na troca de opiniões entre os diferentes user e o modo simples como eram visualizadas, agora o essencial passou a ser a divulgação de noticias e publicidade!!! Conclusão, não gosto do novo Relvado. Se quiser ler as noticias desportivas existem muito melhores alternativas..

Alterar a cor nas páginas dos clubes também seria algo a pensar.

Este relvado está um pouco monocromático demais...

Para que alguém pelo menos possa ler...

http://relvado.aeiou.pt/arquivo/artigos-submetidos/golos-fora :( Cumps!

Este Relvado está na pré época... como o SLB!

E os últimos comentários de cada user no seu próprio perfil? Fugiram? E os artigos que esse user enviou? E os pontos que tem? Não parecem em lado nenhum sem ser nos do "Top"... Concordo em quase tudo o que disse o Art menos com a cena das listas e das eleições... que raio de sistema é esse? Discordo! Este Relvado não manteve os elementos ganhadores do outro... inovou, mas nem por isso melhorou! Cumps!

A minha única critica

Acho que haverem só 2 listras é extremamente redutor ainda mais com 2 users que se auto-intitularam lideres das mesmas lol, estou à vontade para fazer a critica porque até tenho um respeito imenso pelos 2 em causa e não tenho nenhum interesse em fazer parte seja de que lista for mas se calhar há mais gente que tem interesse em gerir o relvado. Isso não vai apagar as inimizades que existem por aqui e sinceramente não estou a ver alguém seja quem for ser completamente isento nessa gestão, faz parte da condição humana. A minha última critica é que essa medida exclui os adeptos dos chamados "pequenos", como se sentirão os adeptos do Boavista, Braga, Vitória, Académica etc etc etc aqui do relvado?(se tiverem interesse). Cumprimentos

Esclarecimento

Eu não me auto-intitulei nada, meu caro... ;) Aliás, auto-intitulei-me até de "extremamente ocupado", de momento (com uns trabalhos que tenho que despachar hoje) e de "ausente" durante a próxima semana, a gozar o resto das férias... ;) De resto, acho que a ideia do arte nem foi a de nomear ninguém especificamente, porque ele até ressalva bem "meramente a título de exemplo"... Apenas deve ter sugerios o meu nick, porque sou de outro clube que não o FCP, para ilustrar melhor o que ele estava a explanar, acho eu. Eu teria extremas dificuldades em gerir fosse o que fosse, porque praticamente só acedo ao site aqui, no meu posto de trabalho. Um abraço!

Mas espera lá

fcp, scp, isso é tudo a mesma cisa meu caro... :)

LOL Olha lá, mas tirando tu

LOL Olha lá, mas tirando tu e mais 2 ou 3, os benfiquistas evaporaram-se (porque será??)... O que fazer?... ;)

...

Boas... Um filme, que pode ser visto na net ou sacado, antigo e cujo tema é sempre interessante, não fosse Freud um dos homens da história. E dois documentários também possiveis de se verem na net. http://www.archive.org/details/Pfilosofia-freud383-4 http://vimeo.com/3303267 http://vimeo.com/3418679

Obrigado, meu caro! Como as

Obrigado, meu caro! Como as outras sugestões foram para o galheiro... ;) Se bem que vou andar um pouco menos presente, por cá, durante a próxima semana... Um abraço!

lol

o pessoal está em estágio, a concentrar-se pros próximos jogos :)

Pré-época

Já me esquecia que vocês ainda estão em pré-época... ;)

Vingador...

O que é redutor é não teres percebido essa parte do artigo e apenas essa questão te ter motivado resposta e não as demais ideias próprias para melhorar o Relvado ;) Está lá escrito "a título de exemplo", foi meramente uma maneira de tentar explicar o que estava a propor. Claro que não se limitaria a duas listas nem tão pouco me estava a auto-propor para nada, muito menos ao Cold. Que autoridade teria eu para fazer isso? Não percebeste amigo, mas espero ter-te explicado agora melhor. Forte abraço ;)

Não era preciso teres ficado

Não era preciso teres ficado ofendido mas tudo bem tu lá sabes.

Duas "listras"? :)

As "listras" estão onde? Na camisola do Porto? ;) Just pullin' your leg! :D Cumps!

Concordo em grande parte com o LG...

...não percebo porque apagaram os últimos artigos e comentários do perfil dos relvinhas, para além de dar jeito na navegação e resposta a comentários aos nossos próprios comentários, são um meio de ver o que os relvas recentemente comentaram e publicaram. Depois, claramente o conteúdo se tornou muito mais fraco, em comparação com a imagem. Eu pensava que o verdadeiro conteúdo eram os relvinhas (como se viu, mal ou bem, no último artigo do relvado 2.0 que noticiava a reformulação do relvado para uma nova versão, de que esta é a beta). Além de que agora parece que o relvado é uma montra para as notícias e para a política editorial, bastante volátil, e que os conteúdos são muito dispersos, retirando importância aos artigos e notícias em si. Concordo que o tempo de publicação/edição de artigos e notícias deve ser mais espraiado, para que cada um tenha o tempo suficiente para merecer destaque e atenção, sob pena de passar ao lado, isto na página inicial, e manter viva a actualização e renovação constante do relvado. A possibilidade de edição posterior dos comentários pode ser útil, não sendo agora necessário recuar na navegação para proceder a correcções, mas cheira-me que vamos ver por aí gente a dar o dito por não dito, mais cedo ou mais tarde... há relvas que não reconhecem corrupção e tráfico de influências nem que seja evidente a todo um país, por interesse próprio ou seguidismo, quanto mais que se enganaram ou disseram uma barbaridade... devia haver uma nota sobre a data e hora da edição do comentário, diferenciando-a da nota sobre data e hora do comentário original, estabilizando o relvado e a ordenação cronológica dos comentários. A dispersão que a nova imagem provoca, sobrepondo-se a aparência sobre o conteúdo, para além de faltarem os símbolos dos Clubes, e pelo meu falo, o do SCP, o Leão, o Estádio José Alvalade, algo que dá personalidade e caracteriza os vários espaços de opinião, são pontos negativos da fórmula actual do relvado. Perdeu-se a personalidade dos utilizadores, nos seus perfis, com a ausência de artigos e comentários da sua autoria (pelo menos os mais recentes), perdeu-se o carácter dos espaços de opinião relativos aos vários Clubes, no fundo, perdeu-se muita coisa, só para que a política editorial do relvado e do grupo impresa sobressaísse e se tornasse dominante, castrando assim o valor dos relvas e da sua participação e contributo para o relvado. O ícone relativo aos relvas que ladeia os artigos publicados é interessante, transpondo-os dos perfis para os espaços de opinião e páginas principais, dando alguma personalidade e carácter aos artigos publicados, mas revela que só a imagem parece ter destaque e parece ser-lhe dada mais valor que ao conteúdo. Cumprimentos

Absolutamente de acordo!

Principalmente, com o teu último parágrafo. Em nome do avanço tecnológico (e dos interesses financeiros) e ainda, acho eu, do inexplicável desejo de uniformização, vão-se perdendo identidades, em várias páginas, por esta rede fora. Deste Relvado v.0.3, gosto mesmo é da relva nas laterais. Cumprimentos


www.casasdeapostas-portugal.com