O sucesso desportivo dos espanhóis | Relvado

O sucesso desportivo dos espanhóis

 

Com uma população de cerca de 40 mihões de habitantes e um PIB per capita de cerca de 28000 doláres, "nuestros hermanos" situam-se a meio do "ranking" económico entre os países desenvolvidos.No entanto, a nível desportivo apresentam resultados competitivos com as grandes superpotências mundiais.Qual será o segredo para este rendimento? Serão as políticas de educação física implementadas desde cedo na escola? Os centros de alto rendimento onde se apuram as caracteristicas dos sobredotados? Será a morfologia ou a alma do povo espanhol?A verdade é que apesar de não ser o país europeu mais desenvolvido economicamente, a Espanha suplanta actualmente a Itália, a Alemanha, a França e até a Rússia em termos de resultados desportivos nas modalidades mais mediáticas.aestevao

diversos:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PARTEM DO PRINCIPIO DE QUE NEM...

TODOS OS ESPANHOIS MOSTRAM FALTA DE QUALIDADE,AO CONTRARIO DE PORTUGAL ONDE A MAIOR PARTE DOS OBSERVADORES AMADORES EM QUALQUER DESPORTO SÃO UNS BURROS QUE NAO TEM CAPACIDADE DE VER EVOLUÇÃO EM NINGUEM QUE NÃO O DEMONSTRE Á PRIMEIRA VISTA...EM ESPANHA EXISTEM VARIOS CENTROS DE FORMAÇÃO ONDE OS ATLETAS SÃO EXAUSTIVAMENTE POSTOS Á PROVA MOSTRANDO DIFINITIVAMENTE A SUA QUALIDADE OU FALTA DELA...E ESTA É A (GRANDE)DIFERENÇA...

Re: PARTEM DO PRINCIPIO DE QUE NEM...

Suponho eu que um atleta para entrar num centro desses já tem que ter valor acima da média demonstrado.

Ou denotar...

alguma qualidade escondida e tentar trabalha-lha coisa que em Portugal poucas vezes conseguem,por falta de "jeito",chamemos-lhe assim...

A culpa foi do D.Sebastião

Quando desapareceu lá no meio do nevoeiro de Alcácer Quibir devia ter pensado nas consequências dos seus actos. Foi mesmo dar o ouro ao bandido, sessenta anos de Filipes e Manolos a aprenderem connosco foi no que deu. O pior é que eles aprenderam e nós desaprendemos... (só vejo uma razão: planificação, preseverança e trabalho)

Competência...

Já agora,vale a pena dizer que num país onde os comunas têm pouca voz há sempre bons resultados.

O sucesso passa por uma aposta

que o próprio país e seus poderes institucionais resolveram empreender nas mais diversas modalidades individuais e colectivas! E eu vejo pelo exemplo do basquetebol, que é a modalidade que me diz mais visto que a pratiquei vários anos a nível federativo, uma aposta concretizada e plena em termos de sucessos desportivos. E foi preciso um trabalho árduo para se ter chegado a um nível que tem no Gasol o seu maior resultado! Não foi apenas sorte ou um factor de genialidade que fez surgir um jogador destes! Foi trabalho e uma aposta numa modalidade que depende bastante do desporto escolar e que infelizmente não existe em Portugal! E o segredo é esse mesmo! Apostar desde cedo, numa cultura desportiva que leve os putos a praticar desporto e que seja o mais multi disciplinar possível! Não restringir as crianças a um só desporto e dar condições de desenvolvimento para aqueles que queiram apostar em modalidades que não sejam só o futebol! E isso a Espanha já o conseguiu! Saudações Leoninas

Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Vou copiar parte de um comentário já feito: "Portugal está agora apenas a começar o desenvolvimento de uma política desportiva global, não virada apenas para o futebol. É por isso que aparecem os resultados da selecção de basquetebol, ou a da raguebi, ou, a nível individual, da Telma Monteiro ou Vanessa. Portugal, a este nível, devia seguir o bom exemplo de Espanha, que iniciou um forte programa de desenvolvimento desportivo global a pensar nos jogos olímpicos de Barcelona. A Grécia está agora a colher os frutos de idêntica politica pensada para Atenas2004. Portugal tem de ficar à espera de uns jogos olímpicos para fazer o mesmo?" Mantém-se tudo o que disse.

Adenda: Entrevista ao Presidente do COP, em 2000

"Daí a necessidade de os países anfitriões serem obrigados a ter um bom desempenho desportivo, tendo os organizadores que investir no desporto: “os espanhóis, até aos Jogos de Barcelona ganhavam três, quatro medalhas. Em Barcelona ganharam 23. E daí para cá revelaram-se uma potência desportiva europeia e mundial. Na Grécia está a acontecer exactamente o mesmo". total em http://municipios-regioes.planetaclix.pt/PaginaDesenvolvimento.htm

Re: Adenda: Entrevista ao Presidente do COP, em 20

É capaz de ter alguma razão, mas organizar uns jogos era capaz de asfixiar finaceiramente o estado o país.

Re: Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Serão as infraestruras a unica explicação? É que não notei qualquer alterção nos resultados desportivos da Grécia desde 2004.

Re: Re: Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Medalhas olímpicas da Grécia (Wikipédia): Los Angeles - 2 Seoul - 1 Barcelona - 2 Atlanta - 8 Sidney - 13 Atenas - 16 Medalhas olímpicas da Espanha(Wikipédia): Los Angeles - 5 Seoul - 4 Barcelona - 22 Atlanta - 17 Sidney - 11 Atenas - 19

Re: Re: Re: Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Evidente que há uma melhoria nos jogos caseiros porque ninguem quer fazer má figura em casa e investe-se. O que ainda não vi, no caso da Grécia, foi um aumento de vitórias após os jogos.

Re: Re: Re: Re: Re: O sucesso desportivo dos espan

Na Grécia, vê o antes e depois de Barcelona. Passar em 4 anos de 2 para 8, e em mais 4 para 13 medalhas já é o resultado da necessidade de melhoria desportiva. Os resultados vêem-se a partir do momento que a Grécia sabe que vai organizar os Jogos. E na Grécia havia outro aspecto: o COI queria que os jogos de 96 fossem em Atenas para comemorar o centenário dos JO modernos, mas não tinham estruturas e tiveram de adiar por 8 anos.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: O sucesso desportivo dos e

Quando se preparam os jogos investe-se em grande em infraestruras e na preparação de atletas. Manter ou melhorar resultados nos anos seguintes, depois de um investimento tão grande é que me parec que não está a acontecer na Grécia.

Re: Re: Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Não é só as infraestruturas físicas, passa também pelas humanas. Vê a entrevista ao Vicente de Moura. E a Grécia tem melhorado as suas prestações nas modalidades olímpicas em que tinha pouca tradição.

Políticas

Não é que eu tenha grande conhecimento de causa, mas parece-me que este sucesso se deve a uma boa política de investimento na educação, assim como em infra-estructuras e apoios financeiros para fomentar a competição e ajudar os seus atletas a melhorarem constantemente. Trata-se de um país que investe em construir valores e qualidades, em vez de betão. Eles têm é um país vizinho que se preocupa mais com o betão...

Qual será o segredo para este rendimento?

Penso que tu já apontas algumas respostas. - Serão as políticas de educação física implementadas desde cedo na escola? Provavelmente! - Os centros de alto rendimento onde se apuram as caracteristicas dos sobredotados? Também, pois não é por acaso que alguns atletas portugueses treinam em Espanha, casos de Obikwelu, Carla Sacramento, o recente campeão do Mundo Elvis Evora se não vai chegou-se a falar nisso de ir para Espanha treinar e penso que a propria Fernanda Ribeiro em tempos chegou a treinar num desses Centros. Por isso quando os nossos melhores atletas procuram Espanha para treinar é porque tem melhores condições de treino para se poderem preparar para as provas. E isto sem falarmos na realidade economica de um e de outro país.

Re: Qual será o segredo para este rendimento?

Suponho que todos os países ditos desenvolvidos terão essas condições. Em Portugal penso que a falha é na pista coberta pois nas outras amadoras não técnicas temos as condições essenciais. Por exemplo no andebol e no basquete aos anos que me lembro que há um conjunto de jovens atletas de topo que vive em centros de alto rendimento ou pelo menos passa lá muito tempo.

Re: Re: Qual será o segredo para este rendimento?

Pista coberta e Centros de Alto Rendimento quantos tens? De repente só me lembro de um (Rio Maior)! Mas isso penso que tinhamos que a analisar as diferenças economicas dos 2 paises. Quando o Estado está a fechar maternidades e cuidados básicos de saude para que precisamos de mais centros de alto rendimento e pistas cobertas!?

Re: Re: Re: Qual será o segredo para este rendimen

"Quando o Estado está a fechar maternidades e cuidados básicos de saude para que precisamos de mais centros de alto rendimento e pistas cobertas!?" Nem está em causa. Sei que as Federações de Basquete e Andebol têm ou tinham até há pouco tempo algumas dezenas de jovens a viverem no Jamor, aonde estudam e treinam acompanhados por tecnicos das várias áreas, tal como acontece com a mediática Vanessa e o triatlo. Falamos de investimentos reduzidos uma vez que os atletas não recebem e as infraestruturas são minimas (pavilhão, piscina, ginásio,etc). Nas disciplinas técnicas são mais complicadas pois exigem um investimento maior em equipamentos que não existem (velodromo, pista coberta, etc)

Acho que te esqueces de referir o futebol

Porque apesar de ao nível da Selecção a Espanha não ter muito sucesso em termos de clubes tem dos melhores da Europa e a sua Liga cresceu muito há alguns anos atrás. Explicar o sucesso dos espanhóis é um pouco complicado sem conhecer a realidade do país, tanto em termos económicos, como educacionais ou sociais. E como eu, de Espanha, pouco conheço a não ser Barcelona, a Serra Nevada e Loret del Mar, não posso responder à tua pergunta com exactidão. Mas penso que o facto de serem um dos maiores países da Europa também ajuda. Este factor aliado a outros que desconheço fazem da Espanha um país com tradição no desporto.

Re: Acho que te esqueces de referir o futebol

Há por aí uns relvas que vivem em Espanha.

Então eles é que poderão responder ao artigo...

com conhecimento de causa e explicar-nos a razão do sucesso desportivo dos espanhóis. Já agora...Quem se acusa, seus "portunhóis"? :)

Re: Então eles é que poderão responder ao artigo..

Claro, que o artigo é para todos, pois quase todos temos conhecimento da realidade espanhola. Escrevi o artigo na segunda feira, quando soube que os espanhois no mesmo dia tinahm perdido o titulo no basquete e ganho no volei.

Mas de que conhecimento falas?

De que realidade espanhola? É que eu duvido que metade do pessoal daqui conheça devidamente a realidade espanhola em termos sociais, económicos e educacionais.

Re: Mas de que conhecimento falas?

O conhecimento que temos de um vizinho, que visitamos de vez em quando e de que temos noticias quase diariamente.

vanessa fernandes,telma monteiro,nelson evora

obikelu,sao espanhois?

Off-Topic

Esta edição do relvado.com sabe que hoje temos 4 equipas a disputar o acesso á fase de grupos da Taça Uefa!

Re: O sucesso desportivo dos espanhóis

Não sei se têm os melhores atletas, mas não haja duvida que os melhores "Clubs" são em Espanha! hehehe

OLYMPIC GAMES

"a Espanha suplanta actualmente a Itália, a Alemanha, a França e até a Rússia em termos de resultados desportivos nas modalidades mais mediáticas" É VERDADE MAS COMETESTE O ERRO DE FALAR NA RUSSIA. TALVEZ A PAR DA CHINA E EUA AS MAIORES POTÊNCIAS DO DESPORTO MUNDIAL. É BASTANTE FACIL EXPLICAR ESSE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO ESPANHOL. VEM NOS LIVROS E É RECONHECIDO PELOS MAIORES ESPECIALISTAS DO DESPORTO MUNDIAL. BARCELONA 92 DIZ TE ALGUMA COISA? É VERDADE FORAM OS JOGOS OLIMPICOS OS GRANDES IMPULSIONADORES DO DESPORTO NA VIZINHA ESPANHA. A ESPANHA ERA UM PAIS CUJOS OS RESULTADOS ERAM MEDIOCRES. PERANTE ISTO OS SEUS GOVERNANTES TIVERAM VERGONHA DE APRESENTAR ESSES MESMOS MEDIOCRES ATLETAS ESPANHOIS NAS OLIMPIADAS. ASSIM CRIAM CONDIÇÕES DE TREINO E O MAIS IMPORTANTE CONTRATARAM OS MELHORES TREINADORES DO MUNDO PARA AS DIVERSAS MODALIDADES. DAÍ PARA A FRENTE FOI SÓ EVOLUIR ATÉ AO QUE SÃO HOJE. E ESTE PROCESSO FOI RELATIVAMENTE RÁPIDO. O MESMO VÊ-SE EM PORTUGAL MAS DE INICIATIVA DAS PRÓPRIAS FEDERAÇÕES SÓ QUE COMO NÃO TÊM DINHEIRO SUFICIENTE PARA SE AGUENTAREM VÁRIAS ÉPOCAS COM OS MESMOS TÉCNICOS ACABAM POR TERMINAR A EVOLUÇÃO ANTES DESTA MESMO EXISTIR. SENÃO VEJAMOS: BASQUETEBOL - CONTRATÁMOS VALENTIN MELNICHUK E CONSEGUIMOS GRANDES RESULTADOS, PORÉM COMO A FPB TEM POUCO DINHEIRO ACABA POR TER DE O DEIXAR SAIR E NÃO CONSEGUE IR BUSCAR POSSIVELMENTE NINGUEM TAO BOM OU MELHOR. VOLEIBOL - CHEGÁMOS A CONSEGUIR VENCER O BRASIL E A FAZER UM EXCELENTE MUNDIAL NA ARGENTINA. PORÉM NÃO CONSEGUIMOS MANTER O GRANDE SELECCIONADOR (JUAN DIAZ) QUE TINHAMOS E ACABÁMOS POR SAIR DO PANORAMA INTERNACIONAL. RUGBY - TEMOS ACTUALMENTE UMA SELECÇÃO A JOGAR A BOM NIVEL E QUE DENTRO DE 5 ANOS PODERÁ CONSEGUIR OMBREAR COM SELECÇÕES COMO A ITÁLIA, ESTADOS UNIDOS OU CANADÁ. MAS A VERDADE É QUE EU NÃO ME ACREDITO QUE A FEDERAÇÃO DE RUGBY TENHA DINHEIRO PARA MANTER O TOMÁS MORAIS PARA ALÉM DE 2008. PENSO QUE POR TODOS ESTES MOTIVOS O ESTADO PORTUGUÊS DEVE COMEÇAR AGORA QUE JÁ COMEÇAM A EXISTIR INFRA-ESTRUTURA, A INICIAR O INVESTIMENTO EM RECURSOS HUMANOS. QUANTO AO NADAL É UM DOS PRODUTOS DA MÁQUINA DE PRODUÇÃO DE TENISTAS ESPANHOLA. COMO É SABIDO EM ESPANHA EXISTE COMO QUE UMA OBRIGAÇÃO DE FORMAR OS TENISTAS EM TERRA BATIDA. NO CASO DO NADAL SAIU UM POUCO MELHOR E ADAPTA-SE A QUALQUER SUPERFICIE.