Que lances de bola parada mais vos marcaram? | Relvado

Que lances de bola parada mais vos marcaram?

 

Sandro Martins Valig diz: "muitas vezes assistimos a jogos que são decididos por um ou vários lances de bola parada (livres directos e cantos).
Foi o que aconteceu já em muitas finais e em outros jogos decisivos.
Gostaria de saber quais foram os lances de bola parada que mais vos marcaram? Quais os melhores marcadores de livres que conhecem ou conheceram em Portugal e no estrangeiro?"

diversos:

Comentários [74]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Juanico

Sinceramente para mim foi o livre do Juanico pelo Belenenses na final da Taça de Portugal frente ao Benfica , que acabou por dar o último titulo ao meu clube , 2-1 foi o resultado , se calhar ainda hoje ele se pergunta a sí próprio como é que colocou a bola no ângulo da baliza , então defendida pelo Silvino.
Um abraço,
Restelo.

Re:Concordo

Tinha apenas 7 anos,mas lembro-me perfeitamente desse golo que ditou a nossa ultima conquista.O facto de ter sido com Marinho Peres que ganhamos essa taça e conquistamos um 3º lugar,faz-me sonhar!!!
Acredito que este ano o Jamor vai-se "vestir" de azul,e acredito meu caro Restelo que o mito está de regresso.
Um abraço para ti

SEMPRE MAGICO BELÉM

Alvalade

Não sei se terá sido o que mais me marcou, mas também não me lembro de muitos mais:
SCP-FCP há uns 10 anos atrás. Livre a fovor do FCP 2 metros à frente da linha do meio campo. Geraldão toma balanço, parte para a bola remata..... GOLO!!!!com ajuda do GR Vital, mas sem dúvida um golaço. Ainda me lembro do Perestrelo a relatar esse golo. Quando o Geraldão tomou balanço ele ria-se e dizia que não acreditava, pois mas acreditou.
Outro livre que não me esqueço foi o das meias finais do Mundial de Juniores em LX. Portugal- Austrália. Rui Costa ao seu melhor estilo.
Ah e outro. A melhor equipa do mundo Vs. FCP, Abril de 1987. 5 minutos de jogo, Celso abre as Portas do Prater ao FCP. Ainda hoje ando à procura do Relógio que perdi nos festejos desse golo.

Saudações desPortistas

Alguém pode esclarecer?

O golo do Rui Costa não foi de bola corrida? Tinha essa sensação. Alguém pode esclarecer?

Re:Alguém pode esclarecer?

Por acaso, agora que escreves isso, fico com dúvidas.... Mas tenho a impressão que foi de livre.... Esperemos que alguém venha aqui e diga de sua justiça.

Saudações desPortistas

Re:Alguém pode esclarecer?

Mas foi um grande golo.

Ainda me lembro que o GR da Austrália era o Bosnich. A bola fez um arco e passou por cima dele.

Roberto Carlos

contra a frança que ainda hoje estou para perceber como é que a bola fez aquele efeito...
senao os golos do Pantera negra que tinha sp os desportivismo de ir comprimentar o GR...

Já que se fala de livres deixo aqui a devisa desse grande batedor de livres que foi Koeman quando lhe perguntaram qual era o troque de marcar

No 1 livre apontava a cara de um adversário no segundo já sabia que esse jogador se ia baixar...

Re:Roberto Carlos

Lembro-me desse livre. Nunca vi nada assim, a bola parecia telecomandada. Mal ele rematou toda a gente pensou que a bola ia para fora.... Excelente

Ai que triste!

O lance de bola parada que mais me moveu e que com certeza moveu muitos de voces foi com certeza, o penalti do Zidane no Euro 2000 contra Portugal

Nunca irei esquecer isso!

padrinho

Um á parte

Porque é que anteciparam a partida do slb com o Gil Vicente?

Re:Um á parte

pk há algumas vedetas k não kerem jogar perto do ano novo pa poderem ir passear. lololol

Queria anunciar

o meu abandono do Relvado.com.

Estou farto da temática de muitas conversas e do nível a que elas chegam!

Eu próprio caí hoje nesse erro e também por isso vou fazer uma pausa definitiva ou não, conforme o que se passar nos próximos tempos em relaçao ao cinismo e comentários em torno de arbitragens e moderaçoes!

Como pelos vistos as novas ideias que tenho tentado trazer nao pegam penso que a minha decisao é justificada!

Quero agradecer aqui a muitos relvinhas o que me ensinaram sobre futebol e as conversas interessantes que tivemos.

Fica a meu ver ao cargo desses relvinhas [ j_eagle, vputin, carrico, helder postiga, Nelson pires, Sporting Campeão, Autêntico, Nunosribeiro, estrelado, Paulo verde , Freetibete e mais alguns dos quais eu me possa estar a esquecer]que ainda são muitos colocarem agora ordem neste forum!

Até um dia!

Até um dia...

Quem sabe...
Tenho pena, pois o bom senso faz falta em qualquer parte do mundo.
Até um dia...

Falam os editores

Lamentamos a sua decisão de deixar este espaço. Mas atrevo-me a dizer que... só faz falta quem por cá fica.

Devo dizer-lhe que todas as suas sugestões foram levadas em conta, tal como todas as sugestões de todos os relvinhas são consideradas.
Mas como deve entender, não podemos andar a mudar o Relvado.com ao gosto do freguês!

Independentemente do que quer que se altere, haverá sempre questões que não reunirão consenso. Recorrendo ao cliché: é impossível agradar a gregos e troianos.

O que é um facto é que as polémicas que têm surgido no Relvado.com, e que ciclicamente retornam, só existem porque são alimentadas. Cada um de nós tem que assumir a sua quota parte de responsabilidades.

[dirijo-me a si, mas viso toda a comunidade do Relvado.com]

Obrigada,
Susana Valente

Re:Falam os editores

Cara Susana,

Antes de mais, queria felicita-la pela oportuna intervenção. Mas mais oportuna seria, se tivesse sido em resposta ao Nelson Pires (com o devido respeito que o JohnnyD me merece), ilustre relva que partilha este espaço já à uns anos sendo aliás dos poucos que mereciam ser moderadores "residentes", juntamente com o estrelado, kikas e vputin...

Tenho perfeitamente consciencia que as alterações constantes ao site não podem ser feitas de animo leve, pois calculo que tenha uma vertente tecnica de alguma complexidade, requerem disponiblidade horaria que nem sempre é possivel obter e deve ter custos associados que não podem ser desprezados.

Por tudo isto, penso que essa seria a imagem correcta a passar a alguns relvas mais freneticos/excitados com as moderações e/ou pontos do seu suposto prestigio, que, como devem ter notado, estranhamente só se preocupam com isso quando estão no Top.

Estou à vontade para dizer isto, pois como sabem nunca enviei resultados e raramente enviei artigos.. o que contraria a logica da procura de pontos.

Acabando com o tal "Top" (mas top de quê? de mais artigos e resultados enviados?), provavelmente terminavam também certas polemicas desnecessárias. Eu nem sei quem está lá, nem quero saber.. nunca fui consultar isso.

Para mim, quem tem pontos não é igual a quem tem prestigio. Para voces também não o devia ser.

Sem mais assunto,

cumps,
.g0ga

Nota dos Editores

«Para mim, quem tem pontos não é igual a quem tem prestigio. Para voces também não o devia ser. »

Meu caro,

devo dizer-lhe que não diferenciámos ninguém - tanto faz ter 400 pontos de prestígio ou -400! O que conta sempre é a postura das pessoas.

Confesso que também nem sempre sei quem está no Top de Prestígo. De vez em quando dou uma «espreitadela», precisamente para entender alguns conflitos que vão surgindo. E é preciso que se entenda que este sítio não vive apenas da contribuição de quem está no Top. Nem o estar no Top concede à partida o prestígio que é necessário alcançar junto dos relvinhas. Esse consegue-se de forma... mais suada... E não é o doping das «trica-tricas», do quem modera quem, que catapulta os relvas para essa posição de «comentador» que inspira respeito.
[apenas para complementar a sua ideia]

Obrigada,
Susana Valente

Re:Nota dos Editores

Obrigado

Fico contente por ver registada a minha sugestão de terminar com o Top prestigio.

cumps,
.g0ga

Re:Nota dos Editores

Caro gOga, perfeitamente de acordo contigo. Esta senda na busca do prestígio está a minar todo este forum, onde se luta mais por uns pontos do que na realidade falar daquilo que gostamos, de bola. Mas se no mundo da bola ( a verdadeira, a do futebol jogado) também todos querem ganhar prestígio e ninguém gosta de o perder, é natural que aqui também se encontre as mesmas guerras. Se se acabasse com o top, mas não o top 10, mas o top 1000, ou seja se não houvesse mais pontos de prestigio acho que muitos debandariam deste forum, mas se calhar aqueles que ficavam eram os que gostam mesmo de falar de bola... seja de que clubes forem, com a sempre gostosa clubite (não aguda mas saudavel).
Um abraço e saudações desPortistas

Parece que não me fiz entender!!

Antes de mais nada as mudanças que vos tenho sugerido são com a intenção de vos ajudar a melhorar o Relvado.com e quem sabe de contribuir com novas ideias para vos ajudar a fazer o site crescer, não com a intenção de vos impingir as minhas ideias pois vivemos numa democracia e numa sociedade livre aonde cada um tem direito a opinião

As moderações públicas são a ideia que tenho defendido mais junto com um simples sistema para proteger quem modera que depois de escolher a moderação pergunta se tem a certeza que deseja moderar assim.

Mas tenho defendido mais depois de muito conferenciar com Relvinhas e a maioria concorda que isso iria acabar com os ataques fantasmas e tornar as coisas mais trasparentes, não o tenho feito só com base nos meus ideais.

Portanto que não se pense que abandono porque os editores não fazem as coisas como eu quero isso é ridículo e é o menos da questão.

A decisão de sair é minha e é justificada pela atitude de muitos relvinhas de se denegrirem uns aos outros sem aparente justificação e do ambiente que isso ás vezes gera! Também pela minha falta de tempo para comentar nos próximos tempos.
 
Eu simplesmente vou fazer como anteriormente, pelo menos nos próximos tempos, vou ler de vez em quando mas não vou escrever.

E concordo em parte com o que você diz:

"Mas atrevo-me a dizer que... só faz falta quem por cá fica."

Senão não tinha mencionado Relvinhas a quem incuto responsabilidades de dar outro rumo ás coisas!

Mas também convém não esquecer que não deveriam ser os Relvinhas a girar em torno do Relvado mas sim o Relvado a girar em torno dos Relvinhas, afinal de contas sem Relvinhas o Relvado não serve para nada nem tem razão de existir.

Saudações e até á próxima!

Nota dos Editores

Caro JohnnyD,

entendemos as suas sugestões precisamente nesse âmbito - o de ajudar a melhorar
o Relvado.com. E será sempre nesse sentido que adoptaremos eventuais
sugestões dos relvinhas, como já o fizemos antes.
As considerações que partilhou connosco não caíram em «saco roto», mas não
estará certamente à espera que as alterações se consumem instantaneamente, ou
que todas as suas reivindicações sejam atendidas - aliás, se me é permitido
dizê-lo, não sei como ainda não há o Sindicato Nacional dos Relvinhas!

A questão das moderações é realmente o centro de todas as polémicas, e abrange
as suas críticas, mas as de muitos relvas. Alguns apregoam que se
deveriam tornar as moderações públicas! Eu noto, e relembro, que as modereações
vivem neste momento um período «semi-público!»

Cada utilizador tem uma página onde pode alterar as configurações do seu nick.
Foi acrescentada recentemente mais uma opção nessa
página: «moderação
pública». Se o utilizador
activar essa opção, os outros relvinhas poderão ver quem ele moderou nos
últimos dias. Para isso bastar-lhes-a clicar no nome desse utilizador, onde quer
que ele apareça como link no Relvado.

Quem defende a divulgação das moderações, poderá activar esta opção e está
resolvida a questão! Seria uma boa forma de incentivar o mesmo procedimento
junto dos restantes relvas.



Esperamos continuar a «vê-lo» por cá...

Obrigada,
Susana Valente

Re:Nota dos Editores

Boa ideia essa do sindicato...
Deixem-me só meter aqui a colher para discordar num ponto. Quando diz que já há a possibilidade de existirem moderações públicas, que para isso basta os utilizadores activarem essa opção. É verdade, vou saber quem me moderou, ou quem moderou a quem... mas onde? o problema na maior parte das vezes está em saber onde!!
Eu consigo diferenciar um desinteressante ou clubite aguda bem dado de um mal dado, mas não sei diferenciar se uma moderação negativa que apareça no perfil do utilizador foi acertada ou não pois não sei onde ele a deu...
Igual para as positivas, ficamos muitas vezes sem saber quem concorda connosco, pois se essa pessoa nos disser depois já não poderá moderar novamente no mesmo artigo...

Enfim o mundo não é perfeito...

Colocar as cartas na mesa

Cara susana ,

eu tenho percebido que as moderações tem sido meio "estranhas" aqui no relvado.com . Passo por artigos com comentários que merecem oportunos , bem escritos e não vejo seram moderados . Isto me leva a pensar que anda a falta pontos de moderação no relvado e que o sistema de se moderar o mesmo relvinha a cada 5 dias é ruim . Enquanto isso , vou ao resultado do FC Porto por exemplo , e vejo comentários só levando despropositados e oportunos a bel prazer , comentários como o do Carrico , que oscilou muito com "5oportuno" e até pontuação "1despropositado" . Me estranha ainda mais o facto de ser os comentários deste relvinha , que foi primeiro lugar de prestígio e é um dos mais respeitados do relvado.com . Então , logo me veio uma questão na cabeça : será que não existe alguem que usa pontos só para desestabilizar certos relvas ? a única resposta que obtive foi que vocês editores que fazem isso , para que haja cada vez mais acessos ao fórum e assim arrecadar mais dinheiro . Portanto , só quero me respondas uma coisa : estou certo ?

É uma acusação grave , e gostaria que me provassem que eu estou errado .

Sem mais ,
saudações

Nota dos Editores

Meu caro Autêntico,
foi precisamente por haver certos... «vermes» que usam pontos para
«desestabilizar certos relvas», como diz, que se adoptou a medida de
impossibilitar um utilizador de moderar a mesma pessoa mais do que uma vez num
sentido (positivo/negativo) num período de cinco dias!

Quanto a essa questão de serem os editores a moderar para «que haja
cada vez mais acessos ao fórum e assim arrecadar mais dinheiro», conforme diz,
só me arranca um largo sorriso :) Se por aí fosse, o meu futuro monetário
aparecer-me-ia porventura bem risonho.
A edição só modera quando é forçada a isso por atitudes menos próprias dos
relvinhas.

Obrigada,
Susana Valente

Re:Nota dos Editores

Cara susana ,

apresentar esta questão , na minha cabeça , era muito complicado . São como aquelas velhas teorias de conspiração !...lol Estava até pensando em pegar a barca do tio Noélson Pires :)

Desculpe qualquer mal entendido e continue o bom trabalho . Bom trabalho que depois dessas intervenções só tende a ser cada vez mais valorizado . Pelo menos , da minha parte , sim .

Saudações,
Autêntico

Com os devidos direitos autorais pagos : (volta Nelson e JohnnyD)

PS:Quanto a essa questão de serem os editores a moderar para «que haja
cada vez mais acessos ao fórum e assim arrecadar mais dinheiro», conforme diz,
só me arranca um largo sorriso :)
. Achei muito engraçado essa parte :P

realmente...

"só faz falta quem por cá fica."
Concordo, pois apenas quem está é que pode dar vida a este espaço que poderia ser simplesmente o melhor site a falar sobre Futebol no mundo Lusófono.

E deve ser essa a postura de quem coordena, ter a mesma preocupação e atenção pelas queixas de um Relvinha com dois anos de utilização que com um novo Companheiro, por isso concordo que "só faz falta quem por cá fica."

Não entendo porque alguma vez será necessário querer "agradar a gregos e troianos".
Pergunto: não seria preferível ter uma politica própria, uma filosofia de vida e existência que dentro do actual formato pudessem lançar o Relvado?
Para quê querer agradar? Não poderão começar aqui alguns dos problemas do site?

"O que é um facto é que as polémicas que têm surgido no Relvado.com, e que ciclicamente retornam, só existem porque são alimentadas. Cada um de nós tem que assumir a sua quota parte de responsabilidades."

Talvez por isso mesmo é que o formato tem vindo a ser alterado (dou apenas o exemplo dos anónimos...) pelos editores por forma a criar um espaço mais saudável, responsável e interessante. Tem sido a vossa forma de mostrar que volta e meia lá assumem as vossas responsabilidades (normal e infelizmente tarde e após "casa roubada" é que metem "tracas á porta").
Estamos todos em aprendizagem... TODOS!!! incluindo os moderadores e só assim é que este cantinho na net poderá continuar a crescer, não á custa de polémicas fáceis (aí entra a politica dos artigos que são editados) mas sim á custa de temas realmente interessantes e pedagógicos...

Fica o toque...

Até uma próxima,

Kikas

Nota dos Editores

Respondendo-lhe:
« não seria preferível ter uma politica própria, uma filosofia de vida
e existência que dentro do actual formato pudessem lançar o Relvado? Para quê
querer agradar?»

O Relvado.com foi criado em torno de uma filosofia própria e mantém a sua essência: continua a ser um fórum de discussão sobre futebol
onde se dá a primazia à palavra de ordem dos adeptos anónimos do desporto-rei.
Mas ao longo dos anos de existência deste sítio procuramos melhorá-lo com a
colaboração dos relvinhas. E sim, procurámos agradar à comunidade que nos
faz existir (vá-se lá saber porquê!). Por isso temos cedido nalguns aspectos,
mas também é certo que noutros somos irredutíveis. Pensámos contudo que há
pontos onde podemos, e devemos, ser flexíveis.

Ainda em resposta à sua nota - «tem sido a vossa forma de mostrar
que volta e meia lá assumem as vossas responsabilidades (normal e infelizmente
tarde e após "casa roubada" é que metem "tracas á porta")». As alterações a que
procedemos embarcam certamente esse assumir de responsabilidades - vamos
aprendendo também com os nossos relvas. Realmente infeliz
seria adoptar uma atitude ditatorial, autista, sem atender a algumas das posições
dos relvinhas.

Esperamos contar com a sua presença mais assiduamente por cá.

Obrigada,
Susana Valente

Re:Nota dos Editores

Antes de mais, grato pela resposta, pois creio que todos temos a ganhar com este regresso a uma certa interactividade com os nossos Editores.

Penso não ser necessário referir que eu sou tão bruto a elogiar como o sou a criticar (afinal já são mais de dois anos com um convivio quase diário) e que se me dou ao trabalho (entrando na mesma linha "dura" que foi dada ao Companheiro JonnhyD) de responder é porque ainda acredito neste Relvado.

Mas presumo que necessito de dar um esclarecimento extra.

-Quando pergunto para quê querer agradar, falo de aspectos do banal e comum funciomaneto deste site de formato único e com (no meu entender) enormes potencialidades (e não é por ter sido citado por um jornal diário que o digo) que pode ser um site de referência.
Refiro-me ás banais duvidas latentes que todos os utilizadores têm quando dão os primeiros passos. Em minha opinião seria interessante e benéfico criar um simples link para uma secção de "ajuda" ou "intrucções de funcionamento" e isto para evitar o castrante "regras de utilização do Site".
Refiro-me a uma determinada politica de edição que previligia artigos sensacionalistas (e muitas vezes feridos de falta de verdade) aos artigos mais profundos, e chegamos a um ponto em que é necessário ter alguma coragem para propor um desses artigos (mea culpa - sempre... faz muito tempo que não proponho um artigo, mas como não tenho, nem nunca tive "fome" de pontos e últimamente tenho tido muito pouco tempo, isso pouco me preocupa, mas ainda assim, mea culpa também, pois pouco tenho sugerido, para além de comentar artigos de outros companheiros).
Refiro-me a algum descontrole na edição que permite o mesmissimo tema seja abordado exaustivamente e da mesma forma, pactuando (sim é exactamente isso que quero dizer) com o amealhar de pontos de alguns companheiros, e essa repetição torna-se repetivamente cansatíva.
Falo de estrutura, não de conjuntura do site, falo da base, não do funcionamento.

-Quando constacto que é pratica habitual na "arbitragem" do site apenas após "casa roubada" é que metem "tracas á porta" é um facto, pois normalmente são identificados os focos anormais de tensão e principalmente após muita gente que anda aqui por paixão e pelo amor ao Futebol se "começar a passar" com práticas ofensívas que se tornam comuns, só aí acontece a reacção.
Não seria desejável ser pratica normal a acção, em lugar de deixar que alguns problemas assumam o efeito de "bola de neve".
Uma acção determinada e cirurgica pode estancar muita coisa, e é preferível a reacção ao sabor de algumas criticas.

Sinto-me na obrigação de acrescentar que falo apenas por mim, que esta é (e sempre foi, não é novo o que escrevo aqui) apenas a minha opinião, pelo que peço de antemão a outros relvinhas que não ponham no meu teclado intensões que eu nunca pretendí escrever.
A bem do futuro deste Relvado.

Até uma próxima,

Francisco

Re:Nota dos Editores

Caro Kikas,

Pelo que li, deves então concordar comigo que uma das origens do problema é exactamente a desenfriada procura dos pontos, moderando negativamente os opositores, tendo como prioridade atingir o tal Top Prestigio.

Concordas comigo quando digo que sem a existencia deste acabam-se os artigos extenporaneamente sugeridos, as moderações negativas sem fundamento, os resultados antes do tempo, etc?

Provavelmente irias assistir à desistencia de alguns relvas, mas esses também como só andam cá por isso, nunca tiveram intenções de debater ideias...

cumps,
.g0ga

Re:Falam os editores

Polemicas ciclicamente e , principalmente , estranhamente muito alimentadas a meu ver...

Queria saber de onde vem todos aqueles pontos que moderaram o Carrico e outros relvinhas ontem...muito estranho

E não tem essa de quem não está aqui não faz falta , o JohnnyD e o Nelson Pires vão fazer muita falta , isso sim .

Saudações

O Autentico disse tudo...

... mas eu acrescento:
Só falta dizer que nós precisamos do Relvado.com... e não o contrário!

( Suspiro )

Já prometi não sugerir mais artigos... e peço para que os que ainda estão no limbo não sejam editados, por favor! Obrigado!

Saudações Azuis e BRancas!

#Relvado