Que imprensa temos nós? | Relvado

Que imprensa temos nós?

 

vputin diz: "alguma imprensa, fruto da concorrência, tem ultrapassado os limites éticos e legais. São os casos do DN, desmentido por SCP e SLB; do Record, que espicaça a guerra Veiga/SCP; é a revista SuperMaxim que faz afirmações muito graves sobre a selecção baseadas em rumores... Não deviam os tribunais «perder o medo» imposto pela liberdade de imprensa e condenar quem não cumpre as regras? É importante passar a mensagem de que os que erram pagam por esses erros!"

diversos:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quando leio uma notícia...

... procuro respostas a estas perguntas (pelo menos):
a) o quê?
b) quem?
c) quando?
d) onde?
e) como?
f) porquê?

Quando leio que «um dirigente» (mas qual?) falou com «outro» dirigente (mas qual?), no final ou no começo da época (mas em que dia?), ofereceu «isto ou aquilo» (mas onde? Porquê? Em que condições?)... e não leio «factos» comprovados... faço de conta que estou a ler um ROMANCE e não uma NOTÍCIA!
E pronto... dou-lhe o crédito que tem: NENHUM!

1 questão...

é um método sempre aplicado...
ou tem variações?

Ao caro Postiga 41...

Meu caro;infelizmente,temos de viver com aquilo que vemos,ouvimos e lemos!o desporto-rei, foi-nos fornecido desde a mais tenra idade,infectou-nos no que há mais delicado e sensível:a nossa capacidade de definir valores.Hoje,como no tempo cinzento e pelintra ou acomodatício,"ser do futebol","interessar-se" pelo futebol-é estar do lado seguro,é ser "da malta",é ser de confiança.Quanto mais boçal,quanto mais futeboleiro,quanto mais primário,em termos de se "aquecer" fanaticamente por um clube qualquer,tanto mais simpático e "porreiro" ,(já para não falar daquela meia-dúzia)tanto mais merecedor de uma carreira política ascendente e bem recheada...
O futebol é hoje uma das mais eficazes e das mais sinistras fábricas de fanáticos.E porquê?porque se trata de um desporto levado a sério pelos que,ao profissionalizá-lo,o corromperam nas próprias raízes.Não duvides,meu caro,que o futebol profissional arrasa tudo,corrompe tudo.O desporto à séria nada tem que ver com o fairplay;está intimamente relacionado com o ódio,o ciúme,a gabarolice,o desprezo por todas as regras e o prazer sádico de ser espectador da violência.
      Neste pequeno cantinho relvático,nós,os apaixonados do desporto-rei não somos mais do que "dinky toy's",de uns ineptos aprendizes de feiticeiro,ao lado dos promotores do opiário de hoje.Li,uma vez,não sei onde,qualquer coisa assim "...a educação pode tudo-até fazer dançar os ursos".O futebol, tal como hoje existe e é promovido e venerado(do mais baixo funcionário ao mais alto dirigente)não faz dançar os ursos mas transforma alguns homens em ursos.
    Senão vejamos.O que o futebol- a cultura futebolística em vigor-promove é a maior inversão de valores que a toda uma juventude se pode tragicamente infligir.A competitividade violenta e parcial,a inveja,o ódio,a gabarolice projectada em intoleráveis decibeis que nos emociona os ouvidos trespassados por orgasmos histéricos de um relator de futebol,toda uma grosseria triunfalista que não são valores que uma sociedade civilizada apadrinhe ou promova.Mas é ver o ar de babadice cúmplice e carinhosa que os políticos adoptam e os pivots das Tv's e rádios,os jornalistas desportivos e não desportivos promovem.Nenhum político,intelectual ou artista em evidência se atreve a dizer que não gosta de futebol ou,mais simplesmente,que lhe repugna toda esta horrorosa atmosfera de dirigentes,empresários,jogadores coleccionadores de desgostos(como o Jardel)e cultura futebolísticas que nos submergem e nos sufocam onde quer que nos encontremos.
Por isso,caro Postiga 41, é bom saber (pelas tuas parcas palavras!) que tentas perfilhar dos mesmos ideais contra este morbo sinistro do futebol,corruptor em acelerado das mentalidades porque estás farto de (ler,ver e ouvir) tanta mentira e aldrabice, pensando com autonomia e cabeça fria. Escrevi isto,tb,pensando nos desgraçados defensores da fábrica de fanáticos que,aquecidos à mais elevada temperatura e gritando em excesso,duvidam no fundo e secretamente,de si ,do seu clube,da sua selecção nacional e do seu país.Por isso se compensam, se sobrecompensam obscenamente,afirmando até à caricatura( e ao ódio) a excelência de tudo o que afinal não sabem bem se acreditam.Quem se lhes opõe(e aqui no relvado já deves ter "provado" disso)ou duvida de tais certezas é inimigo,leva despropositados,clubites agudas-porque lhes abala o edifício de (in)certezas.CMPTS

Re:Tivesse eu pontos...

dava-te 20.O que escreveste é um "óasis" no deserto.

têm sido condenados...

mas estranhamente ninguém fala deles...

Vários "artistas" que em tempos atacaram antigos selecionadores, antigos árbitros e alguns clubes, foram condenados. Esses "artistas" (leia-se jornalistas) perderam a "licença de porte de arma" (leia-se cedula de jornalista)...

Mas, como disse no inicio, ninguém fala nessas condenações...

Neste caso, os tribunais pouco podem fazer...

O problema é que...
1 - Alguém tem que apresentar queixa
2 - Esse mesmo alguém tem que gastar tempo e dinheiro a provar a acusação
E ninguém está para isso, pois mesmo que ganhe, isso raramente proporciona reparação suficiente dos estragos.

  Mais vale ignorar, como regra geral faz Pinto da Costa.

Neste caso, os tribunais podem fazer...

Depende das situações para sabermos se são ou não passiveis de condenação judicial. Eu dou um exemplo: A noticia do DN de que o Jardel foi oferecido ao Benfica que para mim não passa de especulação, é dificil determinar quem saiu lesado e em que medida... O Sporting, o Benfica, o Jardel, J.Veiga? Pode-se argumentar e contra-argumentar. Mas nas noticias da SuperMaxim sem citar fontes em que diz que o Oliveira assinou com o benfica um pré-acordo, que era só isso que lhe interessava, que perdeu 2 mil contos no Casino quando foi à praia, além de uma série de coisas que não julgo que sejam verdade, vemos a pessoa do A.Oliveira ser posta em causa e pode ter direito a receber uma grande indemnização se os tribunais tiverem coragem para isso, pela falta de respeito pelas mais elementares regras éticas...

Portugal: má comunicação social

Infelizmente em Portugal não há respeito pelos leitores, por quem se quer informar devidamente sobre a actualidade. A imprensa preocupa-se mais em escrever artigos e fazer reportagens que por vezes parecem mais interessantes á primeira vista, mas que na realidade são mentira. Eu prefiro comprar um jornal que me dê informações verdadeiras, obviamente, mas estou quase certo que nem todos os portugueses pensam assim, pois se assim fosse os jornais procuravam ser o mais verdadeiros possível, e acontece exactamente o contrário. Será que os portugueses em geral não têm sequer o direito de se informar e de enriqueser intelectualmente? Eu acho que há-que ter vergonha de dizer mentiras. Vamos começar a criar uma imprensa mais verdadeira, com mais sentido ético e moral. Espero que a comunicação social pense mais nos cidadãos que querem ler coisas verdadeiras pois eu penso que se forem verdadeiros vendem mais. Mas é que não tenham dúvidas!
Eu sei que não sei escrever muito bem e não me sei exprimir devidamente, repito muitas palavras, mas estou só a tentar ser sincero.

Postiga_41

É normal

Mas isto é novidade para alguém?

É claro que todos os jornais têm que vender, senão fecham portas...logo têm que "inventar" factos...agora nós temos é de ser suficientemente inteligentes para perceber o que é verdade ou mentira...

Mas realmente surpreedente foi a forma como o DN publicou a manchete de que o Sporting tinha oferecido o Jardel ao Benfica. Um jornal que é credível como se mete numa "alhada" destas? Realmente baixou muito na minha consideração e agora para cada notícia que lá saia. é melhor pensarmos duas vezes se é mesmo verdade.

Re:É normal

Mas porque é que parte do princípio de que quem mentiu nesta questão do Jardel foi o DN e não o Sporting e o Benfica? Não serão quase sempre os jornais/media usados como «bodes expiatórios» das charudices do nosso futebol?

Re:É normal

Se o Sporting e o Benfica já a desmentiram...o DN só tem de provar que o que escreveu é verdade, e até agora provas = zero...concorda?

Re:É normal

Concordo Contigo, se os dois já desmentiram, o DN, só pode estar a inventar, se não estiver que prove.......

Saudações Leoninas

ass: SCPfan

Re:É normal

Parece que o «caso» vai acabar por ser resolvido num qualquer tribunal... daqui a não sei quantos anos!

Re:É normal

Nisso tb tens razão, mas se o DN diz que é verdade, e o Sporting e o benfica, já disseram que era mentira, o DN, tem de provar para se defender, pois assim, não é um jornal de qualidade, mas sim um jornal, que faz tudo para facturar.

Saudações Leoninas

ass: SCPfan

Questão de porpocionalidade!

Sem dúvida que temos uma imprensa porpocional a tudo de negativo que este País tem e quando digo País digo as pessoasque o governam ou têm vindo a governar... enfim.

    Abraços,

    #Relvado

Imprensa 100% falsa

Temos uma imprensa que não nos tenta informar, mas sim nos confundir, com novas e falsas notícias todos os dias.
Não seguem as regras de imprensa, e passam a privacidade e utilizam materias e palavras que humilham e fazem sofrer, os visados.
Esta nova imprensa só pensa em ter mais leitores, e facturar, sem olhar a meios para atingir os seus fins, não só a imprensa desportiva pois ah tb o caso do independente, que tem montes de processos em cima.
Por favor façam uma imprensa verdadeira e que informe sem passar as estriveiras do que é certo, mas ao mesmo tempo que seja corajosa.

ass: SCPfan