Portugal e o excesso de clubes |
|
14 de Outubro de 2003, às 17:07 |
SameDifference diz: "Castelo Branco é uma cidade relativamente pequena com cerca de 40 mil habitantes. Mesmo assim, só na cidade há 4 clubes de futebol. Num raio de 15 km seria fácil chegar à soma de 20! Alguns destes pequenos clubes representam terras que distam umas das outras menos de mil metros. Porquê tanta dificuldade em associar colectividades? Teremos algo contra «a união faz a força»? Ou seremos bairristas à nascença?"
21 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
diversos:
-
Fãs de desporto - estes entretenimentos digitais são para vocês
Se você é um fã de esportes, com certeza vai adorar os...
-
Como os adeptos podem viver a emoção do relvado
A emoção de um jogo de futebol, especialmente de uma equipa...
-
Como a arbitragem no futebol evoluiu em termos tecnológicos
No futebol existem várias polémicas ao longo das últimas...
-
A televisão ainda faz sentido, ou o streaming é o futuro?
Ouvimos muito dos chamados “Sr. Televisão” de que a...
-
Tire partido da sua garagem! Como aproveitar o espaço
Por vezes, a organização da garagem torna-se...
-
Futebol: a importância da mente para o sucesso nos relvados
É fácil pensar que o sucesso no futebol está...
-
Os verdadeiros fãs de futebol passam férias no Algarve
Portugal é, inquestionavelmente, um país de futebol. Com...
-
Fluxograma: os seis melhores aplicativos para criar
Em um mundo cheio de informações, fica cada vez mais...
Funcoes diferentes
Enviado por sunrise a 15 de Outubro de 2003, às 16:11.Concordo que as colectividades propocionam desporto, entretenimento, convivio aos bairros e freguesias.
Nao acho que cada colectividade deva marcar presenca nas distritais.
E preciso remodelar debaixo a cima no futebol portugues. Alias de cima a baixo.
A comecar por um campeonato na primeira divisao com menos equipas.
Nos escaloes menores, como as distritais podia-se disputar um torneio pre-eliminatorio onde so algumas equipas seriam apuradas. As outras dedicavam-se ao futebol de salao. Ou torneios locais.
O que o povo gosta e de jogar a bola, mas isso nao quer dizer que todos tem de ser federados e a disputar um dos varios escaloes do futebol nacional.
Clubes a mais!!!
Enviado por SANÉ de Belem a 15 de Outubro de 2003, às 08:08.Deixem a Superliga crescer não tirem equipas do Superliga pois os espectáciulos vão detreriorar e passam a existir menos receitas... sinal de maior crise
Re:Clubes a mais!!!
Enviado por Anikin a 17 de Outubro de 2003, às 07:20.Será que não era preferível teres 12 equipas, a jogarem todas contra todas (22 jornadas). Depois os 6 de cima iam para o título partindo com metade dos pontos, enquanto os 6 debaixo iam para lutar para não descer? No total ficavas com 22 + 10 jornadas = 32. (OK, menos 2 que agora), mas tinhas 4 jogos Porto-Benfica por ano, 4 porto-sporting e 4 sporting - porto, se não tivesses um 5º na taça.
Sobre a II Liga, devia ser partida em dois (Norte e Sul) e estas com 16 clubes cada.
Um assunto a pensar pelos dirigentes deportivos.
nao pensem nisso
Enviado por palmelao a 15 de Outubro de 2003, às 05:36.vejamos
concelho de palmela tem,o palmelense,o bota fogo,o pinhalnovenses,aguas de moura,quintajense,o lagameças e o forninho.
sao 7 colectividades a pagar-me para trasnporta-las aos fins de semana.se fosse só um clube,eu perdiria muito
nao pensem nisso.lol
Uniões, nem sempre
Enviado por Anikin a 14 de Outubro de 2003, às 20:15.Em Portugal há o bairrismo, e cada um gosta do seu bairro e dos seus clubes. Todas as pessoas que gostam de futebol têm a sua preferência pelos clubes de topo, e claro, o do seu bairro.
A minha opinião é diferente. Acho que muitos clubes são apenas e só uma fonte de desperdício de dinheiro, devendo estes apostarem na formação e com apoios do estado, pois fazem um serviço público em relação aos jovens que formam, ou deveriam formar, os valores desportivos, humanos, e sociais ajudando a criar novos cidadãos.
A união nem sempre faz a força
Enviado por domjohny a 14 de Outubro de 2003, às 18:33.A união faz a força?
Certo!
20 clubes_______1 clube maior!
1 clube__20 jogadores.
20 clubes__400 jogadores
E agora pergunto eu?Os 380 que vão ser sacrificados e que jogam por amor ao futebol vão fazer o quê?
Re:A experiência que tenho
Enviado por spico a 15 de Outubro de 2003, às 08:24.Re:A união nem sempre faz a força
Enviado por fanta a 14 de Outubro de 2003, às 20:05.Um intercidades?
Enviado por endhoscopy a 14 de Outubro de 2003, às 17:42.É muito bonito considerar as virtudes do futebol amador, mas a verdade é que também gostaríamos de ver espectáculos de maior qualidade. Ou será que apenas o litoral e outras zonas privilegiadas têm esse direito?
Para pode ver um jogo da IIª Liga, teria de me deslocar mais de 60 km's (e mesmo o Covilhã está em seríssimo perigo de descer). Se quiser ir ver um jogo de Iª Liga, tenho de ir a Coimbra (e todos conhecemos o percurso "saltitante" da Briosa).
Neste contexto verdadeiramente paupérrimo, aceito como perfeitamente lógica a possibilidade em conjugar esforços para reunir um clube com capacidade para ter uma presença na Superliga.
E mesmo quando se refere a importância desses clubes na formação, pergunto qual foi o último grande jogador oriundo desta região? A resposta é confrangedora... Ao nível da Iª Divisão, tivémos o Baltazar (que jogou no Braga e no Belenenses) e o Miguel Vaz, jogadores, no mínimo discretos. Isto nos anos que tenho visto futebol...
Será que não existem talentos no interior? É que os tais pequenos clubes são muito bons para fazer despontar esses valores. Mas, e o seguimento? Não deveriam haver clubes com suficiente expressão para fazer crescer estes jogadores? Creio que sim.
Só que, infelizmente, quando se observa o panorama dos campeonatos de júniores e juvenis, vemos que as, poucas, equipas representantes destas regiões são, muitas vezes, os bombos da festa...
Ou será que é assim tão positivo termos, e,m vez duma competição de índole (e interesse nacional), caminhamos, cada vez mais, para um intercidades...
end
Paulo Sousa
Enviado por Nash77 a 15 de Outubro de 2003, às 12:26.isso é outro tema completamente diferente...
Enviado por Kikas a 14 de Outubro de 2003, às 18:17.Porque é assim? Seguramente não por excesso de clube, mas pela forma como se trabalha.
Mas nada tem a ver com o tema proposto.
não concordo...
Enviado por Kikas a 14 de Outubro de 2003, às 17:24.Sou conhecedor do bom trabalho que muitos clubes, anónimos, de bairro fazem pelas pequenas Vilas e Aldeias, sem que necessáriamente estejamos a falar de Futebol.
São clubes que ocupam a as crianças e os nossos jovens, são clubes que vivem (muitas das vezes sobrevivem...) da carolice da Boa Vontade de alguns dirigentes.
No Futebol, alguns desses clubes desconhecídos só têns escolinhas (o 1º escalão de formação) e/ou Infantís, sendo muitas das vezes estes clubes a "cantera" onde vão beber alguns clubes de renome.
Por tudo isto, não, não temos clubes a mais.
Nota: Quando lí o titulo do artigo ainda pensei que tivesse a ver com o número de clubes a jogarem nas competições da Liga... por aí, ainda poderia concordar.
Re:não concordo...
Enviado por valter costa a 14 de Outubro de 2003, às 18:26.Ao pé de onde moro, num raio de 5 Km, existem cerca de 10 clubes que se dedicam só ao futebol juvenil, 5 dos quais só tem escolinhas e infantis.
E destes só 3 possuem campo próprio.
No clube ao pé da minha casa, o campo está todos os dias ocupado, e quando chega ao fim de semana é de manhã até à tarde a jogarem.
Se não houvessem esses clubes, onde se ia meter estes jovens a praticar desporto, visto que o estado não proporciona nada.
Re:não concordo...
Enviado por spico a 14 de Outubro de 2003, às 18:00.Caro Spico...
Enviado por Kikas a 14 de Outubro de 2003, às 18:06.Tens noção do auxilio social que é realizado a partir desses clubes?
Não. Não existem clubes em demasia.
Re:Caro Spico...
Enviado por spico a 14 de Outubro de 2003, às 19:15.Re:Caro Spico...
Enviado por sdias a 14 de Outubro de 2003, às 20:57.Agora, podemos discutir o semiprofissionalismo nesses clubes, que é uma autentica aberração. Como se pode pagar "pequenas fortunas" a jogadores das distritais?
Re:Caro sdias
Enviado por spico a 14 de Outubro de 2003, às 22:15.Na zona onde moro...
Enviado por Kikas a 15 de Outubro de 2003, às 09:14.Não têm mais escalões.
São clubes que estão ligados a infantários próximos em que as modalidades que praticam, seja Atletísmo, Futebol de 5, 7 ou 11 ou Andebol são opção para os miúdos e não pagam nem mais um € por isso, e toda a gente sabe (...hehehe, eu tinha de colocar esta frase um dia...) que as Actividades de Tempos Livres são cada vez mais um negócio (e muito rentável).
Em 4 dos clubes que conheço muito bem (num deles, na época passada fui eu que dirgí a maioria dos jogos em casa deste Clube) existe uma tradição bem feliz, quer ganhem, quer percam, oferecem um pequeno, mas retemperador, lanche á equipa adversária, para incutir nos miudos o espiríto de que já terminou o jogo, portanto é agora tempo de convívio.
E nem te vou falar da quantidade de pais que todos os Sábados acompanham os seus filhos (mais que não seja porque são eles que os têm de levar aos jogos) com gosto, mesmo quando as equipas perdem.
Em Clubes organizados quantos jogos dos mesmos escalões já fiz eu em que ás 8 ou 9 da manhã a única alminha a assistir ao jogo é o guarda do Campo e a Polícia (ou a GNR)?
E deixo-te uma pequena "estória" para que me entendas.
Eu também joguei FutSal (de resto foi onde me lesionei com gravidade) durante algum tempo. O curioso é que estávamos a subir de Divisão época atrás de época e só lá andávamos pelo prazer do convívio (e diga-se que o sucesso que deriva de subir todos os anos também ajudava) e pelo prazer que temos de jogar em conjunto.
O Clube em causa nem tinha FutSal e fomos nós (um grupo de amigos que estudou e trabalhou alguns anos) que a activamos e lhe demos vida.
Na época em que lesionei, já estavamos no Campeonato Nacional (3ªDiv), sendo portanto a nossa 4ª época como equipa e as coisas estavam a correr bem, seguramente que não conseguiriamos subir, mas estávamos longe de descer.
Com a lesão, num braço, deixei de poder jogar Futebol e com isso passei a ser um a menos.
A Direcção do Clube, que nunca havia gasto um tostão com a equipa, com medo de que a equipa desanimá-se e de descer de Divisão (matemáticamente era possivel), contratou um jogador da 2ª Divisão para suprir a minha vaga (nós eramos apenas 15 atletas) e passado algum tempo estava a falar em contratar um treinador "a sério".
O Sucesso pode ter destas consequências... No ínicio da época seguinte o plantel era toda ou profissional ou semí-profissional e hoje em dia, volvidos que são 8 anos, já ninguém se lembra daqueles carolas que pagavam o Campo em jogavam, pagavam o policiamento, as Senhoras da limpeza (um jogo fora saía mais barato, e claro que com os resultados ao 2º ano de competição o patrocinio que arranjamos já cobria todas estas despesas e ainda davam uns cobres ao clube (nada de especial, mas pelo menos já podiamos comprar de quando em vez um bola...) e o único vinculo ao Clube foi sempre e só o de usarmos a sua camisola.
De ínicio ninguém acreditou em nós, depois eramos os gajos bestiaís e o Céu era o limite (apesar dos 28-3 contra um clube de da 1ª Divisão de Aveiro).
De um momento para o outro deixamos de ser suficientes para o clube e fomos literalmente afastados, mas tarde vim a saber que foi por um dos "novos" directores que tinha feito parte de outro clube que desceu aos Distritaís nesse ano e que encontrou alí (clube sem passívo) uma boa base para recomeçar.
Não tenho a certeza, mas penso que o clube em causa disputa a 2ª divisão de FutSal.
Espero que tenhas entendido onde quero chegar com toda esta letra...
Re:não concordo...
Enviado por tens_toda_razao a 14 de Outubro de 2003, às 17:55.preocupamos-nos sempre em ter grandes equipas e equipas de sucesso, mas mais importante é que haja desporto para todos e que o desporto cumpra o seu objectivo principal: ajudar no desenvolvimento total do ser humano, cujo aspecto principal não é o desenvolver orgulho bacoco e desmedido nos feitos do seu clube e gerar desprezo pelos do outro clube..... (não estou a dizer que isto está presente na mensagem original, estou só a criticar uma atitude demais presente no desporto)
Excesso?
Enviado por The Sound a 14 de Outubro de 2003, às 17:17.Acabar com esses clubes é tornar o futebol um desporto elitista...