O poder local e o futebol | Relvado

O poder local e o futebol

Mas afinal qual deve a relação estabelecida entre estas duas áreas?
 

Durante décadas o poder local e o futebol andaram de mãos dadas. Até foram construídos 10 estádios novos para o Euro 2004, apresentando, agora, muitos deles, fraca rentabilidade e um prejuízo de milhões às autarquias. Mas afinal, qual deve a relação estabelecida entre estas duas áreas?

Sempre defendi, e ainda o hoje o faço, que os clubes de futebol prestam um importante serviço de utilidade pública à comunidade, na ocupação e formação desportiva de jovens, fazendo em certa medida um papel que as Câmaras Municipais não têm capacidade. Isto não quer, todavia, dizer que os clubes devam ser beneficiados com regime de exclusividade quando da utilização de espaços públicos como pavilhões e estádios. Porque o dinheiro foi pago pelos contribuintes, ou seja, por todos, e a utilização é muitas vezes privada (clubes) tirando daí a sua rentabilidade.

Em Braga, a Câmara Municipal ainda hoje paga a construção de uma obra de arte arquitetónica como o "Estádio Axa". Um esforço coletivo, mas cuja utilização é privada - Sporting de Braga. Qualquer outro munícipe terá de procurar outro local para praticar desporto, pois os direitos estão reservados a um clube privado que "vendeu" o nome do estádio para daí tirar dividendos, ainda que o investimento, ou pelo menos parte dele, tenha sido público.

Em Leiria e Aveiro o caso dos novos estádios é ainda mais grave, tendo o primeiro sido, até, colocado à venda. No Algarve, o "elefante branco" serviu nos últimos anos para a disputa de finais de Taça da Liga, um ou outro concerto, e uma edição de rally. Muito pouco para o investimento feito e os custos mensais que acarreta.

Quando vão as Câmaras Municipais apoiar só os clubes que investem na formação, deixando os seniores encontrar o seu próprio espaço, com investimentos e receitas próprias? Se não tiverem condições, como acontece nos distritais, mais vale apostar só na formação do que andar a viver à custa do erário público através de subsídios e utilizações abusivas de campos que são de todos, pois foram pagos por todos.

E os leitores do Relvado, o que pensam?

diversos:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Página do facebook de futebol

Discuta o atual momento do FC Porto e a continuidade de Vítor Pereira, em:
http://www.facebook.com/pages/Futebol-a-7-Chaves/216778628391412

No que diz respeito ao poder local??? Dou-lhe um conselho de

graça da desgraça, vá perguntar a estes :

- Pimenta Machado
- Mesquita Machado
- Ferreira Torres
- Valentim Loureiro
- Santana Lopes o "Flops"
- Fernando Gomes
- O "fanhoso" Nuno Cardoso
- Fernando Seara o "Benfas residente na linha de Sintra??? Entãon Nãon!!!"
- Alberto João Jardim
- Jorge Sampaio
- João Soares
- Carmona Rodrigues
- Isabel Damasceno

Como vê são mais que as mães/progenitoras e ainda faltam aí mais umas dezenas "nãon tãon" conhecidos, mande-lhes a sua indagação/missiva pode ser que lhe respondam, pois eles é que são os responsáveis de tais situações e o porquê só eles lhe podem DIZER!!!.

De Acordo

Tenho pena que muitos leitores deste site apenas se preocupem em ofender os adeptos dos clubes rivais, só comentando de forma facciosa os artigos ...igualmente facciosos.
Este artigo lança uma importante discussão, pondo em causa muitos dos actuais apoios dados a determinadas instituições.
Tem de haver maior critério na distribuição destas verbas.

Cumprimentos e Parabéns pelo artigo,

http://novemetrosequinze.blogspot.com/