Platini adverte para a nefasta influência do dinheiro no futebol | Relvado

Platini adverte para a nefasta influência do dinheiro no futebol

 


Platini adverte para a nefasta influência do dinheiro no futebol
O presidente da UEFA, Michel Platini, apelou aos líderes dos governos europeus e respectivos chefes de Estado para «salvarem o futebol da maligna e sempre presente influência do dinheiro», solicitando uma actuação «urgente». O dirigente francês, reproduzido na Gazzeta dello Sport e na agência Lusa, avisa: «Uma grave ameaça perfila-se no horizonte do futebol europeu: a nefasta omnipresença do dinheiro».


De acordo com Platini, a nova reforma do Tratado da União Europeia deve incluir garantias específicas para proteger a natureza do futebol, incluindo o apoio financeiro das divisões inferiores de cada país por parte dos clubes profissionais.

O dirigente francês alerta ainda para o risco de, pela primeira vez, «nos aventurarmos numa era onde somente o lucro financeiro permite medir o sucesso desportivo».

Platini aproveita ainda para demonstrar o seu desagrado pelo facto de os tratados europeus não se pronunciarem sobre o assunto. «Apesar da sua excepção cultural, que hoje é aceite e defendida, a especificidade do desporto não é protegida», critica.

Segundo o presidente da UEFA, o novo Tratado para a reforma da administração das instituições europeias «não faz o suficiente para proteger o futebol dos interesses comerciais descontrolados que o tomam de assalto».

Platini defende «o modelo desportivo europeu, baseado na solidariedade social e financeira entre ricos e pobres, única garantia dos valores que nos são queridos».

«O dinheiro sempre esteve presente no desporto e o futebol abraçou o profissionalismo há 150 anos. No entanto, o dinheiro nunca foi o objectivo final. No nosso mundo, o objectivo principal sempre foi o de ganhar troféus», conclui Michel Platini.

diversos:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ESPECTACULAR!!!!!

Ao fim de tantos anos no futebol este rapaz descobriu a 'roda'. Isso já sabíamos todos à muito tempo. Se o dinheiro é uma influência nefasta então porquê os milhões associados à Liga dos Campeões que, por mero acaso, é organizada pela entidade que gere sr. Platini? Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem. tsc tsc tsc

goooooooooooooooooloooooooooooooo

Manchester United -------------------- Criiiiiiiiiiiiiiiitiano Ronaaaaaaaaaaaaaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: goooooooooooooooooloooooooooooooo

Tens razão. Para quê disfarçar? Eu também fiquei contente quando os ingleses empataram no dragão e foi pena não terem chagado à vitoria. Adorei a vitória dos italianos...aí sim, que ia havendo goleada!

GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!

GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!! RONALDO VAMOS LÁ MAN UTD, RUMO À GOLEADA GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!

Re: GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!!!!!GOLOOOOOOOOOO!

Tens razão. Para quê disfarçar? Eu também fiquei contente quando os ingleses empataram no dragão e foi pena não terem chagado à vitoria. Adorei a vitória dos italianos...aí sim, que ia havendo goleada!

off-topic

golo do cristiano ronaldo....o sporting ta a perder 1-0

Esqueceu-se do cargo que ocupa.....

A mim parece-me que este senhor se esqueceu do cargo que ocupa. A UEFA é das instituições que mais tem contribuído para a diferença entre clubes. Os montantes dados aos clubes na Liga dos Campeões são astronómicos quando comparados com os que são atribuídos na taça UEFA. Por outro lado, esses montantes só vão criar mais diferença entre os clubes de um país, os que participam na Liga dos Campeões vão ter sempre mais poder económico do que os que não participam. Nada foi feito até hoje para tentar mudar as leis da competitividade a nível futebolístico, ganha quem tem mais dinheiro porque pode ir buscar os melhores sem existir uma única restrição. Nos EUA o futebol é "atrasado", mas já no tempo do Eusébio não o deixaram ir para a mesma equipa que o Pelé por acharem que isso iria tirar competitividade ao campeonato. Penso que a solução poderá estar na obrigação cada vez maior de os clubes conterem no plantel jogadores formados pelo mesmo clube, e mesmo assim será complicado pois as condições de trabalho não são iguais em todos. Por outro lado o futebol movimenta muito dinheiro e isso iria fazer perder dinheiro a empresários e outros que nunca deixariam isso acontecer. O futebol em que não há grandes e pequenos é, como em tudo o resto, uma utopia, mas depende de quem manda fazer com que pelo menos se torne mais competitivo e com menos desigualdades entre equipas e países.

Ao fim 10 anos de

Lei bosman é que perceberam isso.. Não admira que estejamos como estamos... E já agora caro Platini que PRETENDES FAZER para combater isso? Isso é que seria bom ouvir, não frases feitas e coisas que todos sabem... Cumps.

Re: Ao fim 10 anos de

....Depois que os mafiosos passaram a investir no futebol, o que se viu foi essa situação. Roman Abramovich e o Berezovski, só pra citar os mais conhecidos, usam, segundo dizem, as transações milionárias para lavar o dinheiro sujo do crime. Alguma coisa tem mesmo que ser feita, e concordo com o Platini.

Hmm... queres ver que a liga dos campeões...

... será mesmo uma liga dos campeões? Enfim, penso que a principal atitude tem de vir dos clubes e através da UEFA. Os clubes europeus caminham para um limite de falência que se avisinha. Tirando clubes como o Benfica que pela sua massa associativa gera logo por si receitas capazes de pagarem o funcionamento de clubes e alguns craques de futebol para irmos fazendo algumas gracinhas no futebol, muitos, a maior parte, vive acima das suas possibilidades, como todos nós sabemos. Eu sou defensor do tecto salarial e dos limites por pantamares de transacções de futebolístas. Com esse tipo de medidas mais o controlo mais apertado do estado sobre os bilhetes de espectáculo desportivo (que se fosse ministro iria limitar, caso contrário aplicaria um IRC de 60% aos clubes!!!) evitar-se-ia casos como bilhetes a 150 e 200 €, para jogos a feijões. A qualidade paga-se mas tem de existir um limite. Cumprimentos Futbeolísticos! PS: É claro que isto só são apenas algumas medidas ténues, outras viriam...

Concordo

1ª medida reduzir o sálrio do mais alto dirigente da UEFA... JÁ

A FIFA é CORRUPTA !!!

http://www.youtube.com/watch?v=Y3VsgKlleaQ

off-topic Mourinho deixa Chelsea

Mourinho deixou hoje o comando técnico do Chelsea, após uma longa reunião com Abramovich. Uma das versões veiculadas pela imprensa salienta o facto de o treinador ter saído por não admitir que ninguém a não ser ele interfira numa equipa sua.

Hipocrisia!!!

Há maior hino à cooperação entre pobres e ricos do que a Liga dos Campeões? Injusto e nefasto seria ter uma competição onde só são atribuidos lugares de acesso directo aos países mais ricos, e sendo que mesmo entre esses, os mais ricos dos mais ricos receberiam mais lugares do que os outros. E assim os países mais pobres nem sequer teriam os seus campeões em tal competição. Mas ainda bem que tal não acontece na UEFA de Platini!

Re: Platini adverte para a nefasta influência do dinheiro no fut

Hello, anybody home?!... Foi só em pleno século XXI que o Platini descobriu e advertiu o mundo "para a nefasta influência do dinheiro no futebol"? Em q planeta vivia ele?...

Deve estar doido...

Michel Platini deve estar doido... O que teria sido do futebol se não fosse o dinheiro que lhe injectaram, primeiro na Inglaterra, depois em Itália e Espanha e, por arrastamento, em quase todos os países do mundo? O futebol é o que é, graças ao dinheiro que usou e continua a usar. Dantes usava-se o dinheiro dos beneméritos, hoje usa-se todo o tipo de dinheiro, do mais limpo ao mais sujo. O medo do Platini, é que apareçam mais "Chelsias"? Porquê? Será que só aqueles que têm uma grande massa adepta ou que entretanto construíram grandes empresas que os sustentam, é que têm direito a ter bons jogadores, a comprar bons jogadores, a viver em hotéis de cinco estrelas e a receberem e a pagarem ordenados fabulosos? Se os capitalistas quiserem investir no futebol, porque não? Dinheiro sujo?... Disso há em toda a actividade industrial e comercial. Porque é que o futebol há-de ser uma actividade virgem, uma actividade mais séria que as outras? Tudo bem, querem o futebol limpo... mas então, porque não começam por limpar o futebol por dentro, por exemplo, acabando com a corrupção, o compadrio, o tráfico de influências... porque é que não começam por abolir o "erro humano" dos árbitros recorrendo às novas tecnologias, para se saber se aqueles lances na Amadora eram penalti ou não, para se saber a tempo de não influenciar o resultado, se aquele atraso no dragão foi um passe ou um corte? A mim interessa-me muito mais a virgindade dentro da aplicação das regras do futebol, do que a virgindade dos dinheiros que aí queiram investir.

A coisa engraçada disto

é que este manel quer se UE se pronuncie e enquadre o futebol devido á "excepção cultural, que hoje é aceite e defendida", mas a recorrer para tribunais civis é mentira. Resumindo quer uma mãozinha e um enquadramento especial mas nada que retire o controle sobre esse mundo do futebol (sendo que negar a justiça é negar um fundamento básico). mas ok, concordo com ele. o dinheiro que o futebol movimenta é o principal responsável pelos problemas do futebol. realmente é a coisa que mais atenta contra a magia do futebol.... Cumps, Vita

Re: A coisa engraçada disto

Bem visto.

Vendo o título...

Respondo Duh.. Lendo o resto do Artigo: O dirigente francês alerta ainda para o risco de, pela primeira vez, «nos aventurarmos numa era onde somente o lucro financeiro permite medir o sucesso desportivo» --> Tectos Salariais, Limites nas transferências. Platini defende «o modelo desportivo europeu, baseado na solidariedade social e financeira entre ricos e pobres, única garantia dos valores que nos são queridos» --> Não se viu essa "solidariedade" na última distribuição das receitas Uefeiras.

Tiraste-me as palavras das teclas...

... especialmente no teu segundo ponto. Cumprimentos Futebolísticos e +1 Interessante!