Opiniões são opiniões e valem aquilo que valem | Relvado

Opiniões são opiniões e valem aquilo que valem

Qualquer equipa da Champions atual cilindraria qualquer campeão mundial dessas épocas ancestrais.
 

Muitos dos adeptos do futebol fazem por vezes comparações das famosas equipas de hoje com as famosas equipas de outrora, por vezes referindo-se aos anos 60, 70 ou 80.

Ora bem, há que colocarmos os pontos nos is e olharmos o passado futebolístico como qualquer outra atividade que passou à história.

Isto para dizer que, equipas ganhadoras dos tempos passados, como o Benfica e o Real Madrid dos anos 60, foram realmente grandes no seu próprio tempo, mas de forma alguma deveremos tampouco colocar em causa o valor das vedetas de hoje em relação ao valor desses craques do passado.

Tal como em tudo na vida, o futebol evoluiu estrondosamente nos últimos vinte ou trinta anos e deste modo penso que será patético afirmar-se que por exemplo o Real Madrid da época de 60 seria melhor que o Real Madrid de hoje ou que o Barcelona de hoje. Tem muito pouco a ver uma coisa com a outra.

Nos tempos atuais o futebol é jogado à velocidade da Luz, e, para quem como eu viveu as duas épocas, de outrora e de hoje, pode testemunhar que qualquer das equipas que nos dias de hoje fazem parte da Champions, cilindraria sem apelo nem agravo qualquer campeão mundial dessas épocas ancestrais.

O próprio Pelé ou Eusébio, se hoje ainda jogassem futebol, teriam de adaptar-se ao futebol moderno e poderia até acontecer que nunca o conseguissem realizar de forma a serem minimamente comparados a qualquer Messi ou Cristiano Ronaldo, já que estes evoluíram desde crianças num futebol de alta técnica e velocidade, a qual não deve de forma alguma ser comparada com a velocidade futebolística do passado.

diversos:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ó xacalone

naquele tempo , nota bem aqueles homens e mulheres como meu pái e mãe tinham de fazer por dia de ida e volta para o trabalho entre 20 -30 kilómetros a pé poupar o $ do autocarro e electrico , saiam de casa ás 5 da manhã para estarem em lisboa ás 7.30 saiam ás 19 horas , e comiam todo o dia o que se pode considerar hoje não mais que 500 calorias , agora coloca estas pessoas e ( atletas ) desse tempo a comer a alimentação que têem hoje , as máquinas que se encontra hoje nos ginásios , logo verias quem tinha velocidade e poder , eusébios e péles e, garrinchas sem a cerveja deste ao intervalo dos jogos , sem a privação por causa dos após guerras de uma boa alimentação ,, logo verias o que seriam estas madalenas ao pé deles atletas de eleição , quando falares de desporto não acompares épocas diferentes , sem acomparares as condições que as pessoas tinham no antigamente ok. eles passaram muito para criar e propocionar o que é o desporto hoje , hoje só foi possivel com o que se deu ontem ,, é por isto que sou mál educado , andam aqui apesar de serem novos de terem todas as condições para serem cultos e sábios não só dizem disparates , estou cançado , e tenho vergonha do que por vezes eu leio aqui , o que me obriga a ser uma pessoa rude , porque os ignorantes são de mais

Pois

Não foi aos pormenores alimentares actuais ou desse tempo que me quiz referir.
Apenas quis alertar que são épocas diferentes e que não será justo fazermos comparações entre jogadores desta e daquela época. Tal como os aviões de há 40 anos e os aviões actuais, não podemos dizer que os de há 40 anos eram mais eficazes que os aviões de hoje....Podemos sim fazer comparações dentro do prazo de uma décado no máximo....

Para cilindrar

A sua teoria bastaria que as "primi donni" de hoje tivessem que jogar com a bola e as "chuteiras" do meu,que diz ser seu , tempo.

SA