O novo grande do Brasil? | Relvado

O novo grande do Brasil?

 

Thy NightWolf diz: "o São Caetano nos seus curtos 14 anos (salvo erro) de existência chega pela 2ª vez consecutiva à final do campeonato brasileiro. Na minha opinião este êxito deve-se à seriedade dos seus dirigentes que apostaram, e bem, em construiur uma equipa coesa e eficaz com prata da casa. E para isso contratou um técnico com experiência que lhe permitisse moldar os jogadores. E não possuindo grandes recursos financeiros têm alcançado o sucesso. Não será este um bom exemplo a ser seguido por alguns clubes portugueses?" Ou a realidade futebolística nacional e a brasileira não são comparáveis?

diversos:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Azulão

O São Caetano pode ser considerado um fenómeno se visto de uma perspectiva a partir do exterior do Brasil. Trata-se de um clube que está inserido na realidade muito especial do futebol canarinho. Em primeiro lugar hoje o futebol brasileiro ao nível de clubes está falido. Desse modo nenhum dos clubes tradicionalmente grandes pode impôr o seu peso económico como se passou num passado recente com Corinthians e Palmeiras. Não existe no Brasil aquilo que se passa na Europa, de um fenómeno de concentração dos melhores jogadores em alguns clubes. No Brasil estão dispersos por 10/12 clubes. Assim não há uma superioridade incontestável de ninguém...
Quanto ao Azulão tem um treinador de ataque(2ºmelhor ataque atrás do outro finalista, o Atlético Paranaense), Jair Picerni ex-treinador do Nacional da Madeira, tem jogadores muito capazes que eram semi desconhecidos como Anaílson um virtuoso esquerdino, Esquerdinha, Magrão que foi emprestado pelo Botafogo foi o melhor marcador da equipa com 11 golos, que substituiu o Adhemar. Também há o veterano Muller e uma defesa experiente... Mas de forma alguma esta presença na Final foi por acaso. Trata-se de uma planificação muito boa da época, apesar da saída do Cesar para a Lazio e o Adhemar para o Estugarda.

Boavista?

Acho que será o exemplo mais parecido que cá temos. Mesmo com toda a polémica envolvente das arbitragens, o certo é que o Boavista tem uma equipa bastante forte e muito mais barata do que as dos seus rivais ao título. Além disso, será dos poucos clubes em Portugal que vai dando algum lucro...