Nova moda nas selecções? | Relvado

Nova moda nas selecções?

 

Leão de Torres diz: "Löthar Matthaeus, antigo internacional alemão, foi convidado para treinar a selecção húngara com vista à preparação da equipa na fase preliminar do Euro 2004. O que acham de cada vez mais se convidarem para o cargo de seleccionadores nacionais treinadores com pouco currículo e apenas conhecidos pela sua performance como jogadores? Lembro-me do caso de Rijkaard, Platini, ou cá em Portugal de Humberto Coelho ou António Oliveira..."

diversos:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ex-jogadores como técnicos

Geralmente , ex-jogadores que se tranformam em técnicos são os guarda-redes e os de defesa . Muitos usam como explicação(que eu acho um pouco absurda) de que esses jogadores vêem o jogo de trás , e por passarem toda a carreira com esse angulo de visão mais aberto , acabam desenvolvendo a capacitade de ver o jogo com mais clareza . Bem , cada louco com sua mania .
O engraçado é que vemos poucos ex-centrovantes(tipo o Jardel) como técnicos . Talvez essa teoria esteja certa...
PS : Esqueceram do Zico , assumiu o comando do Japão .

escolha difícil

Um bom pianista, ou um bon violinista, não será, necessariamente, e só excepcionalmente será um bom maestro.
O velho Tavares da Silva (só os mais velhos se lembrarão dele), o seleccionador dos magriços na Inglaterra, o próprio Carlos Queiroz, nunca foram jogadores de prestígio e foram óptimos seleccionadores.
E deixo uma pergunta aos que sabem da poda: um seleccionador terá de acumular com a função de treinador? Não se exige a este uma mehor condição física e ao primeiro, sobretudo, sabedoria e autoridade?

quanto ao exemplo dos clubes

O Sammer não tinha curriculo nenhum apostaram nele para treinador principal de uma das mais importantes equipas alemãs e foi campeão. O certo é que tinha uma grande equipa que custou muitos milhões(agora até estão a pensar reduzir os salários), com a contratação do Amoruso, Ewerthon, Koller, etc,... Mas mesmo não tendo garnde experiência arriscaram entregar-lhe a equipa. A meu ver isso não é de todo fundamental se as pessoas mostrarem especiais aptidões para o cargo.

Quanto às selecções é importante arranjar alguém que seja relativamente consensual. Numa selecção como a Hungria seria positivo encontrar um treinador não muito caro mas igualmente competente, capaz de dinamizar o seu futebol. Matthaus? Foi um jogador que dentro do campo sempre foi um lider, um prolongamento do treinador. Por isso tem qualidades de liderança. A sua única experiência como treinador redundou num 10º lugar na Austria.

Oliveira é excepção no rol de selecionadores...

...que foram enumerados.

Como treinador tem provas dadas no SCP, Penafiel, Porto. Foi campeão nacional e venceu taças de Portugal como treinador ou como jogador-treinador.

Não aparece de paraquedas a frente das seleções basta aliás comparar o seu curriculum com o do Humberto Coelho, que apenas treinou o Salgueiros e Braga, ao invés do penafidelense que treinou para além das equipas acima referidas o Braga e o Guimarães.

Podemos não gostar da postura de Oliveira, não gostar dos seus off hte records, da sua faceta beach boys e ainda das suas opções técnicas, agora esquecer o seu curriculo, isso é que não...Foi sob o seu comando que o FCP por exemplo conquistou o primeiro tri e penta campeonatos da sua história.

Re:Oliveira é excepção no rol de selecionadores...

Quando foquei o caso do Oliveira...estava a pensar em 1994 quando foi nomeado pela primeira vez como seleccionador nacional.

Tinha orientado o Penafiel, Sporting, Marítimo, V.Guimarães, Académica, Sel. Esperanças, G.Vicente e o Braga. Títulos: 1 Supertaça Nacional em 1983.

Depois sim...em 2000, já tinha mais títulos conquistados pelo FCPorto.

Selecionador da Hungria

A ferderação da Hungria já não tinha dito que esse convite era falso? Acho que um dirigente até tava bastante chateado com essa notícia.

Re:Selecionador da Hungria

eu sei..mas o artigo é da passada 6ª feira e acho que só no sábado a fedração húngara desmentiu.