Mundial: Portugal nos oitavos/final? | Relvado

Mundial: Portugal nos oitavos/final?

 

Força Portugal!
Rui Branco acrescenta ainda o seguinte:
"eu fui um dos muitos portugueses que criticaram a nossa selecção, depois do
jogo contra os EUA. Contudo, este segundo jogo contra a Polónia mostrou que o
primeiro já passou e que foi só um mau dia. Penso que está chegando o momento
de todos sem excepção apoiarem a nossa selecção, jogue quem jogar. O que
interessa é a taça, é isso que todos queremos, e ninguém mais o quer do que os
jogadores e a equipa técnica. Que dizem, vamos apoiar a nossa selecção? Força
Portugal!"

diversos:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Determinante

O factor casa é importante e é de tradição, as equipas da casa passarem à 2ªfase portanto perante estes dois factores vai ser muito difícil Portugal ganhar à Coreia.
A Polónia foi um adversário difícil apesar da goleada, portanto é legítimo pensar em ganhar, mas tem que haver humildade e confiança.
Outra hipótese é dos E.U.A perderem com a Polónia e Portugal empatar o que também não é nada de outro mundo, mas não devem entrar em campo a pensar nisso
tem que ser mesmo para vencer.
Contra a tradição.Força Portugal!

Em equipe que ganha...

...não se mexe.
Eu bem queria que jogasse o Nuno Gomes tambem, mas depois desta exibição do Pauleta...
Rui Costa esta visto que não deve alinhar de inicio ,pois não aguenta o jogo todo.
Acho que devemos ser pacientes na 1ª parte. Se possivel jogar em contra-ataque e espreitar uma oportunidade para marcarmos golo.
Se estivermos empatados no inicio da 2ª parte temos de meter 2 pontas de lança...mas NO INICIO e não a 5 minutos do fim.

Ainda é cedo

Ainda é cedo para dizer que a selecção portuguesa será campeã, ainda é cedo para dizer que a selecção portuguesa está na final, ainda é cedo para dizer que a selecção portuguesa está nos oitavos de final. Ainda é cedo para dizer que ganhamos uma selecção.

É verdade que Portugal venceu por números esclarecedores, mas também é verdade que Portugal sofreu imenso antes de chegar a uma vantagem de 2 golos.

Na minha opinião ainda não temos selecção para vencer seja lá o que for, e digo isto pelo seguinte:

1- Frechaut não possuí actualmente a capacidade suficiente para jogar na lateral direita. Na minha opinião enquanto este jogador estiver a jogar na lateral Portugal torna-se mais fraco. Julgo que o titular na faixa lateral direita deveria ser o Beto (boas exibições até agora) ou o lesionado Abel Xavier.

2- Petit não está ao seu melhor nível. Julgo que Portugal lucraria imenso se tivesse Paulo Sousa a jogar ao lado de Paulo Bento. Mas arriscaria mais: colocaria apenas Paulo Bento como único trinco da selecção.

3- Figo não está a render literalmente nada. É altura de Oliveira deixar o criativo jogador do Real no banco para dar-lhe descanso. Poderia apostar na dupla João Pinto (excelente mundial até ao momento) e Rui Costa (se este último estiver em condições). Como possível solução temos ainda o Capucho (belo jogo).

4- A defesa ainda está a tremer. Fernando Couto é um verdadeiro "senhor", mas julgo que Jorge Costa ainda está muito inseguro. É arriscado agora fazer experiências, mas julgo que talvez Jorge Andrade tivesse a capacidade suficiente para render mais que Jorge Costa actualmente.

5- Apostar em dois pontas de lança é primordial. Mas isto só poderá acontecer se Oliveira jogar com um trinco. Mas julgo que Portugal poderia ganhar imenso com dois homens na frente (Pauleta e Nuno Gomes).

6- Vitor Baía. Julgo que este guarda-redes (que marcou uma epóca na baliza nacional) não está na sua melhor forma. Quem afirma que Baía esteve muito bem neste jogo de certeza que não viu o jogo, já que Baía não fez nenhuma defesa apertada. Como afirmei anteriormente talvez seja perigoso fazer experiências, mas porque não apostar em Ricardo?

Isto é apenas um exemplo de que a selecção ainda não está no seu melhor. É verdade que fizemos um jogo melhor do que contra os EUA, mas é verdade que a Polónia é a selecção mais fraca do grupo. Portugal frente à Coreia do Sul terá de ter muito cuidado e jogar extremamente concentrada (ainda mais do que jogou contra a Polónia). Só assim será possível chegar aos oitavos de final e talvez ir longe na prova.

Saudações desportivas

Thy NightWolf

P.S. - apareçam no #relvado do IRC

Calma Portugal

Não se pode ignorar um passado recente, não se pode entrar em muitas euforias, atenção Portugal não devemos esquecer o jogo com os E.U.A. Temos que ser humildes em campo e fora de campo, os oitavos de final parece tão perto mas ao mesmo tempo tão longe. Foi bom o jogo contra a Polonia, foi bom o resultado, jogamos bem mas contra a Coreia temos que jogar muito bem para ganhar o jogo. Portugal tem uma excelente equipa França tambem tinha e já la foi, Nós ainda podemos sonhar com algo de muito bom mas para isso é preciso acreditar e não inventar. Seja o jogador A ou jogador B devemos apoiar, nós somos portugueses, por natureza somos humildes, por natureza fazemos contas á vida, e tambem por natureza custumamos ser muito bons naquilo que fazemos... força Portugal

saudações desportivas

Coreia - Portugal

Analisando o tipo de jogo da Coreia e a forma como o organiza, detrás para a frente, no qual tem bastante influência as subidas e desiquilibrios dos laterais, os passes longos dos centrais e do médio mais defensivo, na minha forma de ver, Portugal deveria jogar desta forma;
Vitor Baia na baliza.

A defesa direito Sérgio Conceição, pois é o único jogador com "pedal" para o extremo esquerdo coreano.
a defesa esquerdo....o Rui Jorge, apenas porque não há mais nenhum...mas está nitidamente fora de forma.
Os 2 centrais, seriam F.Couto e J.Costa, pois contra jogadores móveis, não se combatem com um pouco mais de rapidez, mas sim com muita experiência e capacidade de leitura de jogo.Para além disso, desejo que estes 2 jogadores deixem de ser anjinhos e façam o que tão bem fazem....irritar profundamente os coreanos até ao ponto de estes se "esquecerem" de se desmarcar...(Paulo Bento e João Pinto fizeram-no exemplarmente contra a Polónia)..
no meio campo, Paulo Bento e Petit, esperando que este ultimo dispa também o fato de "anjinho num mundial" e siga o exemplo de Paulo Bento...
Nas alas, o "el chato" Capucho, dando ratadas e ficando constantemente nas costas do lateral esquerdo coreando (até este perder o entusiasmo de atacar tanto e pensar que aquele gajo está a dar demasiado trabalho), para a partir daí lançar o ataque português (alguém reparou quantos contra ataques foram lançados por este jogador e pela ala direita a partir do momentos em que ele entrou em campo?...depois digam que foi o Rui Costa..).
No lado esquerdo e a pender para o meio, Luís Figo. Numa tentativa de prender o irrequieto defesa direito coreano, bem como de tentar flectir para o meio organizando o jogo, pois acho pouco provável que consiga ganhar a linha frente ao "speeddy gonzalez"..
Na frente a que seria a minha surpresa.
Nuno Gomes ao lado de Pauleta.
Estes 2 jogadores ficariam encarregues de 2 coisas. Uma, não deixar os centrais e o trinco (este a meias com Petit) coreanos colocar bolas na frente, o que seria meio caminho andado para anular o ataque destes, e também (óbvio) marcar golos :)

Ou isso, ou Oliveira coloca o sistema de jogo habitual, e confia que somos capazes de impor a nossa forma de jogar, trocando a bola mais rápido do que eles conseguém movimentar-se e escondendo-a num jogo de "gato e rato"...

Concordo... mas...

Tenho de te dar os parabéns pela forma como analisas a selecção coreana! Concordo contigo em quase tudo. Apenas um senão: visto que o Capucho é uma nódoa a defender, acho que colocaria um defesa direito (Beto, por exemplo) em vez do Sérgio Conçeição para dar maior consistência defensiva. De resto concordo contigo. Saudações...

Re:Concordo... mas...

Neste caso a colocação do Capucho seria propositada...
É que ele não defendendo, ou ficava sempre sozinho, e poderia ser uma "via aberta2 para lançar ataques...ou o defesa esquerdo tinha que por um banco para se sentar a seu lado...

Depois no 1x1...digam o que disserem, mas o Capucho é lixado....

Se Portugal nao passar...

Eu proponho que se Portugal nao passar, nós Portugueses deviamos rapar o bigode ao Oliveirinha, porque temos mais que equipa para passar. Acho que nao vale a pena discutir muito a táctica, seja lá ela qual for o que percisamos e que eles se apliquem, e que sintam a camisola. Porque se assim não for podemos ter a melho táctica do mundo que levamos na boca na mesma.

Re:Se Portugal nao passar...

Certo...Agora tacticas em que do Porto só não joga o Andrade. Em que nas alas não precisamos de experiência, mas sim de velocidade, mas no centro da defesa já não precisamos de velocidade, mas sim de experi~encia.... Quem quiser que entenda. Concordo, Portugal tem equipa para ganhar. Força rapazes.

Re:Coreia - Portugal

Nessa equipa quem organiza o jogo?
Para quê dois pontas de lança mais um estremo que não defende mais um lateral que só ataca?
Deixávamos a criação de jogo para o Figo que joga ao pé coxinho e ainda tinha que fazer o lado esquerdo?
Não me parece que essa seja uma boa solução!

Re:Coreia - Portugal

Será que os coreanos deixam "espaços" para deixar jogar um organizador de jogo declarado?
É que por um organizador de jogo, só para dizer que ele vai ser o organizador de jogo...é giro..resulta na Liga Fantástica...
O exemplo dos EUA foi elucidativo...havia uma série de organizadores e a desorganização reinou...

O lateral que só ataca, serve para isso mesmo...segurar o impeto do lado esquerdo do ataque coreano, que é à partida o lado pelo qual carrilam mais jogo.

O lado esquerdo coxo, é relativo.
O Figo já rendeu um pouco mais neste jogo. Por uma lado impunha respeito ao defesa direito (extremo) da coreia, e por outro lado, se Figo não tem velocidade para ir à linha e cruzar, ou puxar para dentro, continua "astuto" o suficiente para assistir na meia esquerda...

Esta é a minha opinião...

no entanto é perfeitamente legitimo que não concordes comigo, podendo até se argumentares, chegar à conclusão que estou errado...

Se fosse perfeito, já teria sido descoberto pelo A.Fergusson,...e neste momento estou um pouco frustrado, porque até o Carlos Queiroz conseguiu ir para o Manchester e eu não...hehehehehe

Re:Coreia - Portugal

Já agora...

A vantagem dos 2 avançados seria o de não deixar jogar os elementos mais recuados da Coreia, segundo um principio que sigo, o qual se rege por;
"Se queres anular jogadores perigosos, não os marques com muita rigidez...elimina quem os serve"
Como tal, e como os elementos centrais da dinâmica atacante da Coreia, são os 2 centrais e o médio centro mais recuado, teria uma grande diminuição de pendor atacante...

A nossa solução atacante passaria pelo desdobramento da dupla de ataque, tentanto ser mais directo.
Capucho é um óptimo assistente, Petit e Paulo Bento lançam bem da meia distância, e o Figo apesar de coxo, ainda não está morto....

Re:Coreia - Portugal

Concordo com a quase totalidade da análise, mas não deixava de prestar especial atenção a Yoo e a Ahn ( que costuma iniciar os jogos no banco! )!
São, também, 2 peças influentes na organização Coreana!

E atenção! Com o tal sistema de Pauleta e N. Gomes, Figo até podia cair um pouco para o centro do terreno, dada a mobilidade e facilidade de construir jogo do Açoriano! Pauleta, no último jogo, apareceu por diversas vezes fora da área... e quase sempre no flanco esquerdo!

De resto, só fico com uma tristeza!
É que as análises feitas à partida... são boas e têm lógica! Se a vitória não aparece... "não se devia ter mexido na equipa"!
Percebe? Infelizmente é assim!
Eu sou apologista de mudanças com base no adversário! Se resultam, são excelentes. Se não resultam... tenta-se inverter isso durante o decorrer do jogo!

Saudações Azuis e Brancas!

Re:Coreia - Portugal

Não me canso de o repetir...

As tácticas são como os paraquedas...só resultam quando funcionam...

Obviamente que o objectivo de um sistema é sempre o de adequar a nossa equipa, por forma a optimizá-la perante o adversário.

As mudanças como é claro, deve ser feitas de acordo com o desenrolar do jogo e com as condicionantes...

Imagine-se um sistema tactico perfeito, mas que naquele dia apenas não funciona por falha de um jogador...pode deitar tudo a perder...

tiro o chapéu...

á solução Sérgio-Capucho na direita.
Já se conhecem, eram geniais no FC Porto com Oliveira (Secretário estava no Real).
Bem lembrado.

Re:tiro o chapéu...

São os 4 jogadores que considero mais perigosos na Coreia;
o defesa direito, o defesa e o médio esquerdo, o médio centro...
Se conseguirmos anular estes rapazes...

O Sérgio e o Capucho parecem-me mesmo uma boa solução...um a correr e o outro a "desmoralizar"...o Capucho que raramente passa do meio campo para trás, é óptimo a fazer esse papel...desmarca-se na perfeição

Calma.

Se bem se lembram, há uma semana também se falava quantos é que Portugal iria marcar aos EUA. Foi o que se viu! Os jogadores não valiam nada, o treinador não percebe nada de futebol. Ontem jogámos melhor, vencemos e passámos a ser novamente os melhores do mundo. Agora todos estão confiantes que vamos vencer a Coreia. Eu também tenho esperanças em vencer, mas e se algo corre mal. Acho que os Portugueses devem continuar a ter a humildade destes últimos dias, e assim poderam aspirar obter um bom resultado na Sexta feira. Os Coreanos são bons, mas cometem muitas falhas defensivas (golo dos EUA foi uma desatenção de todo o tamanho), portanto se Portugal aproveitar as falhas e estiver concentrado nas marcações, acredito que venceremos.

Saudações Benfiquistas.

ainda não ganhamos esse direito...

de estarmos presentes nos oitávos de Final.
por isso um pouco de calma e contenção.
Acredito que depende mais da postura da nossa equipa que dos Coreanos, pelo que estou optimista.
Mas não posso pôr o carro á frente dos bois.
Gostava de só falar em oitávos de final na 2ªfeira, depois de passar calmamente o fim de semana.

Kikas

Fala quem sabe

Vai ser muito dificil para Portugal levar de vencida a selecção Coreana, isto porque os Coreanos apresentam capacidades fisicas muito acima dos jogadores portugueses, isso mesmo ficou denotado no jogo de ontem perante a Polónia.
Os Coreanos são jogadores extremamente rápidos com técnica, não apresentam grande porte atlético mas compensam com a sua rapidez e a facilidade com que trocam a bola.
Se a nossa selecção a nível defensivo estiver tão segura como ontem (digo isto em termos de centrais, porque tanto o Rui Jorge como o Frechaut estiveram mal, lentos com entradas fora de tempo, e como os Coreanos apostam na rapidez dos alas, este pode ser o ponto frágil de Portugal a explorar), o meio campo defensivo com Petit e Paulo Bento combativo e recuperador e João Pinto a espalhar as mudanças de velocidade e técnica podemos acreditar num bom resultado.
Por outro lado se o Figo continuar lento, sem ideias como estive na primeira parte do jogo de ontem vamos ter sérios problemas, pois durante a primeira parte e até à entrada de Rui Costa, Figo apenas fez figura de corpo presente. Quanto ao Rui Costa foi o jogador que menos deu à equipa, sem forma fisica, sem sequer correr, retificou ao marcar um dos golos, assim como ao falhar uma golo que seria soberbo.
Para o jogo com a Coreia, acredito que seriam uma aposta válida tanto Marco Caneira, como Beto ou Jorge Andrade para as alas defensivas de Portugal, com bom porte atlético e tendo Caneira um espirito bastante combativo e esforçado, consegue também subir ao campo contrário no sentido de criar desequilibrios perante a defesa contrária.
Continuemos a acreditar que é possível e aguardemos até sexta-feira para sabermos se o sonho é para continuar...

Portugal vs História

Neste Portugal-Coreia, os “Tugas” vão ter outro adversário de peso: A História!!!

Pois é... nunca a selecção organizadora ficou de fora da 2ª fase do Mundial! ( neste Mundial as hipóteses até eram maiores – Coreia e Japão! )

Mas... não teremos nós argumentos para mudar esta História?
Vejamos:
*Baía é um guarda-redes com muita experiência, com carisma... que já viveu muitas histórias!
*Os nossos experientes centrais, apesar de lentos, nunca viraram a cara à luta! São dois históricos!
*Os nossos laterais são históricamente mais recentes, mas se estiverem preparados para lutar e para dar o máximo... estarão à altura desta aventura!
*Paulo Bento e Petit são daqueles que aparecem nas histórias como heróis! Os mais abnegados, os que estão lá para parar os “maus”! ( e os Coreanos bem parecem saídos de BD! Estão em todo o lado! )
*Figo é a figura máxima do nosso futebol ( em acção )! Tem recursos infindáveis! Com Figo em campo... nunca se sabe o final da história!
*Rui Costa é o artista que aparece na história de todos os países! Um Da Vinci, um Picasso, enfim... um criativo!
*Pauleta é aquele descobridor que encontra os caminhos para os diversos golos nesta nossa aventura histórica pelo Oriente!
* Os restantes... são bravos guerreiros que defendem o nosso país das investidas dos outros povos! A história deste Mundial está nas mãos ( nos pés! ) de todos eles!!!

Parece que, com estes homens, a história é um adversário ao nosso alcance! Agora vamos preocupar-nos com a Coreia! Sem medos, mas com muita dedicação!

Com estas figuras históricas... podemos muito bem escrever uma página de ouro!
Oxalá isso aconteça, para eu poder contá-la aos meus filhos futuramente!

Força Portugal!

Logicamente nos oitavos-de-final.

Sejamos claros, Portugal tem a responsabilidade e a obrigação de ganhar á Coreia e passar aos oitavos-de-final, independentemente do valor da Coreia , do facto de jogar perante o seu público e da conveniência para a FIFA que siga em frente.
Somos a quarta equipa do ranking da FIFA os Coreanos estão 40 lugares atrás, isto é elucidativo.
Não temos que fazer grandes invenções tácticas, as grandes equipas não mudam a sua forma de jogar, impõem o seu futebol, obrigando os outros a adaptarem-se e a mudar o seu estilo de jogo.
Apenas temos que ser iguais a nós próprios,ter a bola em nosso poder, fazê-la circular,obrigando a equipa adversária a desgastar-se e a cometer erros, para aí nas jogadas de um para um desiquilibrarmos.
Apenas faria duas trocas,colocava Hugo Viana e Capucho no lugar de Rui Costa e Figo, para os lançar mais tarde no jogo,isto porque Figo vai ter sempre dois adversários á "perna" para o marcar e assim a equipa Coreana, sem ele em campo ,ia ficar confusa e desiquilibrada, porque os respectivos jogadores teriam alguma dificuldade em relação á sua colocação no terreno, quanto ao Rui Costa a sua entrada em jogo era a machadada final, pois com a sua capacidade tecnica e com o desgaste dos adversários estes não teriam a capacidade de o parar.

Portugal

todos nósm queremos que a nossa selecção vá muito mais longe que os 8 de final.
ora tudo isso é possível, pois temos uma das melhores selecções com algumas das estrelas do futebol mundial.
só tenho uma coisa a dizer:
FORÇA TUGAS!!!!

Basta ter uma grande humildade e saber esperar.

Em primeiro lugar penso que há jogadores que estão em baixo de forma, mas parece que Oliveira não ve mais ninguém no banco ele só levou 12 ou 13 jogadores? Ele que aposta no Barbosa, no Hugo Viana, no Capucho e no Nuno Gomes o Pauleta não aguenta um jogo todo e precisa também descansar para outros jogos temos que esr humildes e saber esperar pelos erros dos Coreanos e aproveita-los Força Portugal estamos bem e vamos conseguir chegar longe.

Nas palavras de Oliveira,

são umas bestas bestiais......

Se Portugal conseguir o apuramento para os oitavos de final(mantendo no jogo contra a Coreia a mesma atitude e humildade que ontem vimos), poderá, com querer e sorte, chegar longe.

Chegaremos aos jogos a eliminar, e a equipa que estiver melhor física e psicológicamente seguirá em frente.

É uma conjugação de factores, aliados aos castigos, ás lesões que vão ditar quem vai seguir longe no Mundial.

Tudo dependerá dos jogadores, e da equipa técnica, da força de vontade, do querer, e claro da sorte.....

É fácil...

Basta jogarem o que sabem, que é um bocadinho mais qo que aquilo que mostraram ontem...e voilá!

Contra a Coreia há que reter a bola, fazer circulação, não entrar em grandes correrias, deixá-los correr a eles, e quem sabe num contra-ataque eles não sejam surpreendidos? Mas há uma coisa que é certa : a eles basta o empate, e em caso de derrota, ficam de fora, pois dificilmente a Polónia ganha aos EUA...mas surpresas já foram muitas, não é?

O problema é se eles fazem um jogo de contenção, nós temos de ir á procura do golo, e depois levamos com eles a correr e tramam-nos no contra-ataque!

Resumindo : jogando com as devidas cautelas, estão perfeitamente ao nosso alcance.

Viva Portugal!