Mundial: Portugal nos oitavos/final? |
|
11 de Junho de 2002, às 09:07 |
Força Portugal!
Rui Branco acrescenta ainda o seguinte:
"eu fui um dos muitos portugueses que criticaram a nossa selecção, depois do
jogo contra os EUA. Contudo, este segundo jogo contra a Polónia mostrou que o
primeiro já passou e que foi só um mau dia. Penso que está chegando o momento
de todos sem excepção apoiarem a nossa selecção, jogue quem jogar. O que
interessa é a taça, é isso que todos queremos, e ninguém mais o quer do que os
jogadores e a equipa técnica. Que dizem, vamos apoiar a nossa selecção? Força
Portugal!"
25 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
diversos:
-
Fãs de desporto - estes entretenimentos digitais são para vocês
Se você é um fã de esportes, com certeza vai adorar os...
-
Como os adeptos podem viver a emoção do relvado
A emoção de um jogo de futebol, especialmente de uma equipa...
-
Como a arbitragem no futebol evoluiu em termos tecnológicos
No futebol existem várias polémicas ao longo das últimas...
-
A televisão ainda faz sentido, ou o streaming é o futuro?
Ouvimos muito dos chamados “Sr. Televisão” de que a...
-
Tire partido da sua garagem! Como aproveitar o espaço
Por vezes, a organização da garagem torna-se...
-
Futebol: a importância da mente para o sucesso nos relvados
É fácil pensar que o sucesso no futebol está...
-
Os verdadeiros fãs de futebol passam férias no Algarve
Portugal é, inquestionavelmente, um país de futebol. Com...
-
Fluxograma: os seis melhores aplicativos para criar
Em um mundo cheio de informações, fica cada vez mais...
Determinante
Enviado por manuelbarros a 11 de Junho de 2002, às 16:44.A Polónia foi um adversário difícil apesar da goleada, portanto é legítimo pensar em ganhar, mas tem que haver humildade e confiança.
Outra hipótese é dos E.U.A perderem com a Polónia e Portugal empatar o que também não é nada de outro mundo, mas não devem entrar em campo a pensar nisso
tem que ser mesmo para vencer.
Contra a tradição.Força Portugal!
Em equipe que ganha...
Enviado por alexandre duarte a 11 de Junho de 2002, às 15:34.Eu bem queria que jogasse o Nuno Gomes tambem, mas depois desta exibição do Pauleta...
Rui Costa esta visto que não deve alinhar de inicio ,pois não aguenta o jogo todo.
Acho que devemos ser pacientes na 1ª parte. Se possivel jogar em contra-ataque e espreitar uma oportunidade para marcarmos golo.
Se estivermos empatados no inicio da 2ª parte temos de meter 2 pontas de lança...mas NO INICIO e não a 5 minutos do fim.
Ainda é cedo
Enviado por Thy NightWolf a 11 de Junho de 2002, às 13:51.É verdade que Portugal venceu por números esclarecedores, mas também é verdade que Portugal sofreu imenso antes de chegar a uma vantagem de 2 golos.
Na minha opinião ainda não temos selecção para vencer seja lá o que for, e digo isto pelo seguinte:
1- Frechaut não possuí actualmente a capacidade suficiente para jogar na lateral direita. Na minha opinião enquanto este jogador estiver a jogar na lateral Portugal torna-se mais fraco. Julgo que o titular na faixa lateral direita deveria ser o Beto (boas exibições até agora) ou o lesionado Abel Xavier.
2- Petit não está ao seu melhor nível. Julgo que Portugal lucraria imenso se tivesse Paulo Sousa a jogar ao lado de Paulo Bento. Mas arriscaria mais: colocaria apenas Paulo Bento como único trinco da selecção.
3- Figo não está a render literalmente nada. É altura de Oliveira deixar o criativo jogador do Real no banco para dar-lhe descanso. Poderia apostar na dupla João Pinto (excelente mundial até ao momento) e Rui Costa (se este último estiver em condições). Como possível solução temos ainda o Capucho (belo jogo).
4- A defesa ainda está a tremer. Fernando Couto é um verdadeiro "senhor", mas julgo que Jorge Costa ainda está muito inseguro. É arriscado agora fazer experiências, mas julgo que talvez Jorge Andrade tivesse a capacidade suficiente para render mais que Jorge Costa actualmente.
5- Apostar em dois pontas de lança é primordial. Mas isto só poderá acontecer se Oliveira jogar com um trinco. Mas julgo que Portugal poderia ganhar imenso com dois homens na frente (Pauleta e Nuno Gomes).
6- Vitor Baía. Julgo que este guarda-redes (que marcou uma epóca na baliza nacional) não está na sua melhor forma. Quem afirma que Baía esteve muito bem neste jogo de certeza que não viu o jogo, já que Baía não fez nenhuma defesa apertada. Como afirmei anteriormente talvez seja perigoso fazer experiências, mas porque não apostar em Ricardo?
Isto é apenas um exemplo de que a selecção ainda não está no seu melhor. É verdade que fizemos um jogo melhor do que contra os EUA, mas é verdade que a Polónia é a selecção mais fraca do grupo. Portugal frente à Coreia do Sul terá de ter muito cuidado e jogar extremamente concentrada (ainda mais do que jogou contra a Polónia). Só assim será possível chegar aos oitavos de final e talvez ir longe na prova.
Saudações desportivas
Thy NightWolf
P.S. - apareçam no #relvado do IRC
Calma Portugal
Enviado por Hyago a 11 de Junho de 2002, às 11:57.saudações desportivas
Coreia - Portugal
Enviado por pois a 11 de Junho de 2002, às 10:09.Vitor Baia na baliza.
A defesa direito Sérgio Conceição, pois é o único jogador com "pedal" para o extremo esquerdo coreano.
a defesa esquerdo....o Rui Jorge, apenas porque não há mais nenhum...mas está nitidamente fora de forma.
Os 2 centrais, seriam F.Couto e J.Costa, pois contra jogadores móveis, não se combatem com um pouco mais de rapidez, mas sim com muita experiência e capacidade de leitura de jogo.Para além disso, desejo que estes 2 jogadores deixem de ser anjinhos e façam o que tão bem fazem....irritar profundamente os coreanos até ao ponto de estes se "esquecerem" de se desmarcar...(Paulo Bento e João Pinto fizeram-no exemplarmente contra a Polónia)..
no meio campo, Paulo Bento e Petit, esperando que este ultimo dispa também o fato de "anjinho num mundial" e siga o exemplo de Paulo Bento...
Nas alas, o "el chato" Capucho, dando ratadas e ficando constantemente nas costas do lateral esquerdo coreando (até este perder o entusiasmo de atacar tanto e pensar que aquele gajo está a dar demasiado trabalho), para a partir daí lançar o ataque português (alguém reparou quantos contra ataques foram lançados por este jogador e pela ala direita a partir do momentos em que ele entrou em campo?...depois digam que foi o Rui Costa..).
No lado esquerdo e a pender para o meio, Luís Figo. Numa tentativa de prender o irrequieto defesa direito coreano, bem como de tentar flectir para o meio organizando o jogo, pois acho pouco provável que consiga ganhar a linha frente ao "speeddy gonzalez"..
Na frente a que seria a minha surpresa.
Nuno Gomes ao lado de Pauleta.
Estes 2 jogadores ficariam encarregues de 2 coisas. Uma, não deixar os centrais e o trinco (este a meias com Petit) coreanos colocar bolas na frente, o que seria meio caminho andado para anular o ataque destes, e também (óbvio) marcar golos :)
Ou isso, ou Oliveira coloca o sistema de jogo habitual, e confia que somos capazes de impor a nossa forma de jogar, trocando a bola mais rápido do que eles conseguém movimentar-se e escondendo-a num jogo de "gato e rato"...
Concordo... mas...
Enviado por Buga a 11 de Junho de 2002, às 15:18.Re:Concordo... mas...
Enviado por pois a 11 de Junho de 2002, às 15:56.É que ele não defendendo, ou ficava sempre sozinho, e poderia ser uma "via aberta2 para lançar ataques...ou o defesa esquerdo tinha que por um banco para se sentar a seu lado...
Depois no 1x1...digam o que disserem, mas o Capucho é lixado....
Se Portugal nao passar...
Enviado por El Gatto a 11 de Junho de 2002, às 14:58.Re:Se Portugal nao passar...
Enviado por Frak-t-alento a 12 de Junho de 2002, às 17:47.Re:Coreia - Portugal
Enviado por kaiowa a 11 de Junho de 2002, às 13:59.Para quê dois pontas de lança mais um estremo que não defende mais um lateral que só ataca?
Deixávamos a criação de jogo para o Figo que joga ao pé coxinho e ainda tinha que fazer o lado esquerdo?
Não me parece que essa seja uma boa solução!
Re:Coreia - Portugal
Enviado por pois a 11 de Junho de 2002, às 14:29.É que por um organizador de jogo, só para dizer que ele vai ser o organizador de jogo...é giro..resulta na Liga Fantástica...
O exemplo dos EUA foi elucidativo...havia uma série de organizadores e a desorganização reinou...
O lateral que só ataca, serve para isso mesmo...segurar o impeto do lado esquerdo do ataque coreano, que é à partida o lado pelo qual carrilam mais jogo.
O lado esquerdo coxo, é relativo.
O Figo já rendeu um pouco mais neste jogo. Por uma lado impunha respeito ao defesa direito (extremo) da coreia, e por outro lado, se Figo não tem velocidade para ir à linha e cruzar, ou puxar para dentro, continua "astuto" o suficiente para assistir na meia esquerda...
Esta é a minha opinião...
no entanto é perfeitamente legitimo que não concordes comigo, podendo até se argumentares, chegar à conclusão que estou errado...
Se fosse perfeito, já teria sido descoberto pelo A.Fergusson,...e neste momento estou um pouco frustrado, porque até o Carlos Queiroz conseguiu ir para o Manchester e eu não...hehehehehe
Re:Coreia - Portugal
Enviado por pois a 11 de Junho de 2002, às 14:35.A vantagem dos 2 avançados seria o de não deixar jogar os elementos mais recuados da Coreia, segundo um principio que sigo, o qual se rege por;
"Se queres anular jogadores perigosos, não os marques com muita rigidez...elimina quem os serve"
Como tal, e como os elementos centrais da dinâmica atacante da Coreia, são os 2 centrais e o médio centro mais recuado, teria uma grande diminuição de pendor atacante...
A nossa solução atacante passaria pelo desdobramento da dupla de ataque, tentanto ser mais directo.
Capucho é um óptimo assistente, Petit e Paulo Bento lançam bem da meia distância, e o Figo apesar de coxo, ainda não está morto....
Re:Coreia - Portugal
Enviado por Carrico a 11 de Junho de 2002, às 19:49.São, também, 2 peças influentes na organização Coreana!
E atenção! Com o tal sistema de Pauleta e N. Gomes, Figo até podia cair um pouco para o centro do terreno, dada a mobilidade e facilidade de construir jogo do Açoriano! Pauleta, no último jogo, apareceu por diversas vezes fora da área... e quase sempre no flanco esquerdo!
De resto, só fico com uma tristeza!
É que as análises feitas à partida... são boas e têm lógica! Se a vitória não aparece... "não se devia ter mexido na equipa"!
Percebe? Infelizmente é assim!
Eu sou apologista de mudanças com base no adversário! Se resultam, são excelentes. Se não resultam... tenta-se inverter isso durante o decorrer do jogo!
Saudações Azuis e Brancas!
Re:Coreia - Portugal
Enviado por pois a 12 de Junho de 2002, às 12:54.As tácticas são como os paraquedas...só resultam quando funcionam...
Obviamente que o objectivo de um sistema é sempre o de adequar a nossa equipa, por forma a optimizá-la perante o adversário.
As mudanças como é claro, deve ser feitas de acordo com o desenrolar do jogo e com as condicionantes...
Imagine-se um sistema tactico perfeito, mas que naquele dia apenas não funciona por falha de um jogador...pode deitar tudo a perder...
tiro o chapéu...
Enviado por Kikas a 11 de Junho de 2002, às 10:42.Já se conhecem, eram geniais no FC Porto com Oliveira (Secretário estava no Real).
Bem lembrado.
Re:tiro o chapéu...
Enviado por pois a 11 de Junho de 2002, às 13:09.o defesa direito, o defesa e o médio esquerdo, o médio centro...
Se conseguirmos anular estes rapazes...
O Sérgio e o Capucho parecem-me mesmo uma boa solução...um a correr e o outro a "desmoralizar"...o Capucho que raramente passa do meio campo para trás, é óptimo a fazer esse papel...desmarca-se na perfeição
Calma.
Enviado por estrelado a 11 de Junho de 2002, às 09:50.Saudações Benfiquistas.
ainda não ganhamos esse direito...
Enviado por Kikas a 11 de Junho de 2002, às 09:38.por isso um pouco de calma e contenção.
Acredito que depende mais da postura da nossa equipa que dos Coreanos, pelo que estou optimista.
Mas não posso pôr o carro á frente dos bois.
Gostava de só falar em oitávos de final na 2ªfeira, depois de passar calmamente o fim de semana.
Kikas
Fala quem sabe
Enviado por Soccer_Killer a 11 de Junho de 2002, às 09:37.Os Coreanos são jogadores extremamente rápidos com técnica, não apresentam grande porte atlético mas compensam com a sua rapidez e a facilidade com que trocam a bola.
Se a nossa selecção a nível defensivo estiver tão segura como ontem (digo isto em termos de centrais, porque tanto o Rui Jorge como o Frechaut estiveram mal, lentos com entradas fora de tempo, e como os Coreanos apostam na rapidez dos alas, este pode ser o ponto frágil de Portugal a explorar), o meio campo defensivo com Petit e Paulo Bento combativo e recuperador e João Pinto a espalhar as mudanças de velocidade e técnica podemos acreditar num bom resultado.
Por outro lado se o Figo continuar lento, sem ideias como estive na primeira parte do jogo de ontem vamos ter sérios problemas, pois durante a primeira parte e até à entrada de Rui Costa, Figo apenas fez figura de corpo presente. Quanto ao Rui Costa foi o jogador que menos deu à equipa, sem forma fisica, sem sequer correr, retificou ao marcar um dos golos, assim como ao falhar uma golo que seria soberbo.
Para o jogo com a Coreia, acredito que seriam uma aposta válida tanto Marco Caneira, como Beto ou Jorge Andrade para as alas defensivas de Portugal, com bom porte atlético e tendo Caneira um espirito bastante combativo e esforçado, consegue também subir ao campo contrário no sentido de criar desequilibrios perante a defesa contrária.
Continuemos a acreditar que é possível e aguardemos até sexta-feira para sabermos se o sonho é para continuar...
Portugal vs História
Enviado por Carrico a 13 de Junho de 2002, às 19:52.Pois é... nunca a selecção organizadora ficou de fora da 2ª fase do Mundial! ( neste Mundial as hipóteses até eram maiores – Coreia e Japão! )
Mas... não teremos nós argumentos para mudar esta História?
Vejamos:
*Baía é um guarda-redes com muita experiência, com carisma... que já viveu muitas histórias!
*Os nossos experientes centrais, apesar de lentos, nunca viraram a cara à luta! São dois históricos!
*Os nossos laterais são históricamente mais recentes, mas se estiverem preparados para lutar e para dar o máximo... estarão à altura desta aventura!
*Paulo Bento e Petit são daqueles que aparecem nas histórias como heróis! Os mais abnegados, os que estão lá para parar os “maus”! ( e os Coreanos bem parecem saídos de BD! Estão em todo o lado! )
*Figo é a figura máxima do nosso futebol ( em acção )! Tem recursos infindáveis! Com Figo em campo... nunca se sabe o final da história!
*Rui Costa é o artista que aparece na história de todos os países! Um Da Vinci, um Picasso, enfim... um criativo!
*Pauleta é aquele descobridor que encontra os caminhos para os diversos golos nesta nossa aventura histórica pelo Oriente!
* Os restantes... são bravos guerreiros que defendem o nosso país das investidas dos outros povos! A história deste Mundial está nas mãos ( nos pés! ) de todos eles!!!
Parece que, com estes homens, a história é um adversário ao nosso alcance! Agora vamos preocupar-nos com a Coreia! Sem medos, mas com muita dedicação!
Com estas figuras históricas... podemos muito bem escrever uma página de ouro!
Oxalá isso aconteça, para eu poder contá-la aos meus filhos futuramente!
Força Portugal!
Logicamente nos oitavos-de-final.
Enviado por Fossil a 13 de Junho de 2002, às 13:35.Somos a quarta equipa do ranking da FIFA os Coreanos estão 40 lugares atrás, isto é elucidativo.
Não temos que fazer grandes invenções tácticas, as grandes equipas não mudam a sua forma de jogar, impõem o seu futebol, obrigando os outros a adaptarem-se e a mudar o seu estilo de jogo.
Apenas temos que ser iguais a nós próprios,ter a bola em nosso poder, fazê-la circular,obrigando a equipa adversária a desgastar-se e a cometer erros, para aí nas jogadas de um para um desiquilibrarmos.
Apenas faria duas trocas,colocava Hugo Viana e Capucho no lugar de Rui Costa e Figo, para os lançar mais tarde no jogo,isto porque Figo vai ter sempre dois adversários á "perna" para o marcar e assim a equipa Coreana, sem ele em campo ,ia ficar confusa e desiquilibrada, porque os respectivos jogadores teriam alguma dificuldade em relação á sua colocação no terreno, quanto ao Rui Costa a sua entrada em jogo era a machadada final, pois com a sua capacidade tecnica e com o desgaste dos adversários estes não teriam a capacidade de o parar.
Portugal
Enviado por miguel bastos a 12 de Junho de 2002, às 08:50.ora tudo isso é possível, pois temos uma das melhores selecções com algumas das estrelas do futebol mundial.
só tenho uma coisa a dizer:
FORÇA TUGAS!!!!
Basta ter uma grande humildade e saber esperar.
Enviado por Pedroaçores a 12 de Junho de 2002, às 08:20.Nas palavras de Oliveira,
Enviado por Ericeirense a 11 de Junho de 2002, às 09:31.Se Portugal conseguir o apuramento para os oitavos de final(mantendo no jogo contra a Coreia a mesma atitude e humildade que ontem vimos), poderá, com querer e sorte, chegar longe.
Chegaremos aos jogos a eliminar, e a equipa que estiver melhor física e psicológicamente seguirá em frente.
É uma conjugação de factores, aliados aos castigos, ás lesões que vão ditar quem vai seguir longe no Mundial.
Tudo dependerá dos jogadores, e da equipa técnica, da força de vontade, do querer, e claro da sorte.....
É fácil...
Enviado por Paulo Verde a 11 de Junho de 2002, às 09:23.Contra a Coreia há que reter a bola, fazer circulação, não entrar em grandes correrias, deixá-los correr a eles, e quem sabe num contra-ataque eles não sejam surpreendidos? Mas há uma coisa que é certa : a eles basta o empate, e em caso de derrota, ficam de fora, pois dificilmente a Polónia ganha aos EUA...mas surpresas já foram muitas, não é?
O problema é se eles fazem um jogo de contenção, nós temos de ir á procura do golo, e depois levamos com eles a correr e tramam-nos no contra-ataque!
Resumindo : jogando com as devidas cautelas, estão perfeitamente ao nosso alcance.
Viva Portugal!