A moderação, novamente.... | Relvado

A moderação, novamente....

 

PLO diz ainda: "Incllusivamente brincamos com isto com o "Grosseiros FC", mas já começo a perder a paciência, sinceramente. Estou farto da conversa do critério livre e do bom (LOL) senso. Estou farto das vingançazinhas pessoais. Assim coloco a vocês todos 2 opções:
1) - Vamos mudar as regras da moderação, de forma a que as injustiças cessem ou pelo menos sejam em menor número possível. Não me importo de propôr um Plano Alternativo de Moderação.
2) Deixar tudo como está o que me 'obrigará' a tomar outra atitude (e não será abandonar o Relvado, não pensem).
"

diversos:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

infelizmente não podes esperar dos outros...

... o mesmo tratamento com que os brindamos.
O problema PLO, está quando quem está a moderar modera mais a pessoa que o artigo. Eu a artigos teus já atribuí ambos os sentidos de moderação, negatíva quando entendí que o nível e o interesse era baixo e de forma positíva quando, mesmo não sendo esse o meu ponto de vista, existe uma contribuição e um valor acrescentado, ou algo mais cómico para o Relvado.
Mas existe quem prefira moderar utilizadores em deterimento da qualidade dos textos. Sempre foi assim e por muito que procures mudar sempre assim será.
Resta o facto de nos sentirmos bem connosco e com a nossa consciência.

Kikas

A minha modesta opiniao

Caros relvinhas,

Eu penso que ja que vivemos numa democracia, porque nao haver "eleicoes" todos os finais da semana?
Assim, cada utilizador registado do relvado daria o seu veredicto sobre os moderadores, procedendo-se assim a uma seleccao ( penso eu que sera acertada ) dos melhores.
Esses continuariam a moderar, enquanto que os menos qualificados seriam afastados...
Penso que seria a melhor maneira, pois como se sabe, "Voz do povo, voz de Deus".
Num sistema tipo eleicoes, penso que se pode chegar a um consenso...

Um abraco,

mrtaz

Plano Alternativo de Moderação - Parte II

Só para avisar que se aceitarem o que proponho, como é obvio, a vez de cada um a ser moderador demorará bastante mais a chegar....

Mais complexo:

O problema anterior de algum modo pode ser reparado pois eu sei que o Relvado atribui pontos de moderação com uma regularidade que é função do prestígio.

Dependendo do operador dessa função (que desconheço) podemos trabalhar a fórmula e forma a fazer 'rodar' quem modera pelos vários 'degraus' de prestígio presentes na fórmula.

mas agora gostava de vos ouvir e tb o ajc...

Quem quiser argumentar, criticar ou sugerir algo mais está à vontade mas sejam claros e separem os comentários ao artigo original (editado pelo esférico) dos comentários ao Plano Alternativo de Moderação.

Obrigado,

* PLO *

Re:Plano Alternativo de Moderação - Parte II

Concordo! (Espero não levar um Lixo por ter escrito só 2 linhas)!

Quanto à moderação...

Caro PLO

Reconheço que a sua iniciativa é bastante benéfica. É necessário repensarmos o sistema de moderação. Sei que pensou provavelmente bastante no tema. Eu para resolução do problema começava por tentar indagar qual a fonte, qual a origem da ideia de moderar um comentário. Aqui está a raiz do problema. É a partir da razão de ser da moderação, que devemos procurar uma solução. Se moderar significa sermos portadores de um determinado prestigio, que nos permite avaliar determinado comentário, dentro de parâmetros pré-estabelecidos então... sugiro que o prestigio como o próprio nome indica, represente ser titular de um certo cartel. Assim alguém que por exemplo tivesse até os pontos A a partir de um limiar minímo a partir do qual se moderava, teria a oportunidade de moderar 5 comentários, com a oportunidade de dar um ponto por cada um deles. Quando fruto da sua intervenção tivesse chegado ao patamar B teria direito a moderar 5 comentários mas em que duas moderações valeriam 2 pontos. Quando finalmente estivesse no patamar C, teriam a oportunidade de moderar 5 comentários com 2 pontos cada.
Deste modo que passo a resumir, se dignificaria a moderação, primeira tarefa à qual me debruço, no sentido de valorizar quem é mais prestigiado e portanto, digno de ser um moderador com mais valência.

de limite minimo a partir do qual há moderação até ao patamar A: 5 pontos

patamar B - C 2 de 2 pontos + 3 de 1 ponto.

patamar C - 5 de 2 pontos

obviamente os patamares seriam definidos pelos editores.

Quanto aos problemas do Lixo, Insultuoso e Grosseiro, não acredito na auto-regulação, que até agora tem ocorrido. Por isso defendo a ideia de só se poder moderar positivamente de 0 a 5 comentários. Negativamente só se poderia moderar de 0 a 2, e só seria valorada com um ponto negativo sempre. Porquê esta solução? Não é preciso moderar. Também é preciso que cada moderação negativa seja uma real censura à atitude da pessoa no Relvado naquele artigo. Como tal seria uma última medida, de recurso em último caso. Porque o importante é realçar aqueles que se portaram verdadeiramente bem nos artigos que escreveram, e se revelaram bem escritos, interessantes, divertidos.

Resuimindo:

Moderação positiva: 0-5 moderações

Moderação negativa: 0-2 moderações valendo apenas cada um ponto, seja qual for o patamar em que se encontre o utilizador.

Obviamente que não se somam - só podiam haver 5 moderações, mas dentro destas ou eram todas positivas ou duas delas no máximo eram negativas, valendo neste caso um ponto.
Se é realizável? Deixo à vossa consideração... Quanto às regras de não moderar em causa própria, não moderar mais do que uma vez, são tudo coisas obviamente para manter.

esta é a minha sugestão. À vossa consideração. Um abraço vputin

Re:Plano Alternativo de Moderação - Parte II

Caro PLO

Peço desculpa por fugir por agora ao tema. Prometo responder-lhe. Mas em sintonia com o seu grito de revolta, deixe-me dizer que já juntei mais um ponto à minha colecção. Os grosseiros FC têm mais um ponto!!! Estou quase a apanhá-lo! Alterar a moderação para quê? Estou a adorar ser saco de pancada!!! 2 grosseiros e 2 lixos. Começo a achar que vou gastar umas horas de terapia. Mas não vou recuar. Proponho também o presidente do Clube dos Grosseiros também não ser eleito... Quanto a quem me moderou fica aqui um :) sempre consigo ter fair-play... Os grosseiros ainda vão ganhar o próximo titulo. Ainda bem que o Relvado é democrático...

Liga

PLO - 8
Vputin - 4

ainda tem de comer muita sopa :)

* PLO

Plano Alternativo de Moderação

Então é assim...

Começemos por ter em atenção o seguinte, que é importante e deve ser mantido:

- Todos os utilizadores registados devem ter a oportunidade de moderar.

- Não se poderá moderar em causa própria.

- A moderação deve ser anónima.( No passado disse que não deveria haver anonimato, mas depois de reflectir melhor, senti que este se deve manter, sob pena de a moderação 'interesseira' ser ainda maior.)

Vamos mudar então o quê?

Vamos fazer com que haja um maior controle não sobre QUEM mas sobre QUANTOS possuem pontos de moderação por atribuír.
Sugiro que em dado instante, o número de moderadores não possa ser maior do que 3.

Por vezes, isto parece um festival de moderação com artigos de 2 linhas 'Interessantes', outras vezes artigos tão bem escritos são relegados para o esquecimento, sem que alguém lhes dê um único pontito.

Com, no máximo 3 pessoas a moderar, temos 15 artigos moderados, o que é um número bastante bom. Quando essa pessoas gastarem os pontos ou eles se evaporarem ao fim de alguns dias, seguem mais 3 moderadores e assim por diante.

Se não houver esta restrição, eu compreendo que seja difícil e incómodo descobrir quem se aproveitou da moderação para 'acertos de contas', mas só com 3 pessoas é muito fácil aos editores descobrirem o(s) prevaricador(es) e actuarem em conformidade.

Esses utilizadores que manifestamente se sirvam da moderação para fins menos lícitos devem perder esse previlégio desde temporariamente até definitivamente (em caso de várias reincidências).

A limitação do número de moderadores garantirá por seu turno, além do maior controle, um Relvado mais agradável com uma moderação mais regular.

* PLO *

PS: Devo alertar para o facto de que esta medida terá impacto nos 'comentários mais pontuados' pois dificilmente ultrapassaremos o 5, mas 6 tb nunca me lembro de ter visto tal como isto está agora, e as vantagens da mudança parecem-me muito mais aliciantes.