Menos selecções sul-americanas? | Relvado

Menos selecções sul-americanas?

 

estrelado diz: "o candidato à presidência da FIFA Issa Hayatou apresenta como um dos pontos principais do seu projecto a redução do número de selecções sul-americanas que deve participar nos Mundiais. O candidato quer assim reformar a atribuição dos 32 lugares. Assim sendo, Hayatou quer uma diminuição no número de classificados da América do Sul para 3, o que possibilitaria um lugar permanente para a Oceania e um aumento de equipas asiáticas, que teria 3 selecções. Acham que esta ideia é boa ou não será viável?"

diversos:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não percebo

Querem comparar o potencial de equipas como a Bolívia, Paraguai e Chile às selecções Asiáticas? O que eu pergunto é se vale a pena sacrificar a qualidade dos espectáculos para promover o futebol em mais países asiáticos, porque não vejo outra razão para que tal aconteça.

é um problema complicado

na medida em que o Universo eleitor é o de um voto por país. O que se passa é que quem criou este sistem, o mais democrático, fez surgir um problema irresoluvel: São os paises Europeus e Sul Americanos que têm qualidade futebolistica. Os outros tirando excepções africanas são paisagem não sendo candidatos ao titulo mundial. No entanto são aqueles que têm mais poderes para decidir. Assim é com naturalidade que vão diminuir o número de vagas para o continente sul-americano que tem uma dezena de votos, mas tem muito futebol. A responsabilidade é também de sul-americanos como Havelange que quiseram tirar o poder aos europeus(antes dele o dirigente máximo da FIFA tinha sido sempre europeu), dando votos aos países africanos com um sistema de voto por cabeça. É capaz de ser o mais democrático mas pode não ser o melhor para o futebol...

É claro que não concordo com este sistema de atribuições de lugares.