Membros de claques detidos na operação contra a extrema-direita | Relvado

Membros de claques detidos na operação contra a extrema-direita

 

A existência de símbolos identificados com a extrema-direita, nomeadamente figuras alusivas ao nazismo e a Hitler, era comummente percebida nas bancadas nos Estádios de futebol, designadamente na década de 90 do Século passado. Mais recentemente a infiltração de elementos do movimento nacionalista entre as claques não é tão visível, mas persiste. O
Grupo 1143, que integra a claque do Sporting Juventude Leonina, assume claramente o cariz político e nacionalista que se reflecte à partida pelo nome assumido que exibe o ano em que nasceu Portugal. A franja de adeptos da claque sportinguista tem elementos filiados no Partido Nacional Renovador (PNR) e com participação activa nas suas acções políticas.E se o papel dos clubes na relação com as suas claques tem sido dúbio ao longo dos anos, há posições que poderão revelar-se perigosas para a imagem dos emblemas. Em 2004, após uma rixa entre adeptos de Benfica e Sporting no seguimento de um dérbi, os ex-jogadores leoninos Pedro Barbosa, Beto, Rui Jorge e Sá Pinto fizeram questão de visitar os elementos do Grupo 1143 que foram hospitalizados após o desaguisado.O Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD) teria um papel fundamental no controle das claques e designadamente no trabalho de prevenção do alastramento das ideologias de extrema-direita no seu seio. Mas a sua intervenção é limitada. O registo obrigatório das claques seria um mecanismo essencial para "pôr na ordem" os grupos de apoio, mas até agora só a Torcida Verde é que está devidamente regularizada. As restantes persistem à "margem da Lei", recebendo o contínuo apoio dos clubes e merecendo controle esporádico por parte da polícia aquando dos jogos "mais quentes".Agora alguns elementos de claques foram "apanhados" na operação de investigação encetada pela PSP em 2006 em torno de suspeitas de ligações da extrema-direita portuguesa ao tráfico de armas. Dos cerca de 20 detidos pela Polícia Judiciária alguns estavam de facto na posse de armas em situação ilegal, situação pela qual terão que responder em tribunal. Todos os detidos estão de resto indiciados pelo crime de discriminação racial.A operação da polícia efectuou-se nas vésperas de uma conferência internacional que reunirá em Portugal partidos e grupos de extrema-direita de toda a Europa. O evento é organizado pela Juventude Nacionalista do PNR e vai realizar-se em local desconhecido.Susana Valente

diversos:

Comentários [71]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Por mim...

...era condena-los a todos a trabalho comunitario.

Site de Futebol

Não percebo a onde querem chegar........mas deu para rir aquela claque do estarreja Brigada Xingó foi demais.

Hmmm...

Não sabia que ser nacionalista ou de extrema-direita era crime... (não confundir com nazismo, racismo ou fascismo) Se calhar alguma esquerdalha anti-liberdade gostaria que assim fosse, acredito...

Re: Hmmm...

Tomando apenas como exemplo a história mundial, todos os extremos foram maus. Não sei o porquê de algumas mentes continuarem a insistir neles...

Re: Re: Hmmm...

Depende da conjuntura... Olha se o Afonso Henriques não tivesse sido extremo com a mãe e com os mouros... Olha se os militares de abril não tivessem sido extremos contra o estado novo... Por vezes para se mudar a história para melhor é preciso passar para um extremo. E tendo em conta que a militância islâmica já anda nesse extremo há alguns anos, não vais lá com falinhas mansas...

Re: Re: Re: Hmmm...

Os militares de Abril não foram extremos com o Estado Novo; caso contrário, teria havido muitos fuzilamentos no Campo Pequeno.

Re: Re: Re: Hmmm...

Não concordo de modo algum contigo, no entanto para responder, teria de me alongar mais do que é indicado para um site dedicado ao desporto. A conjutura é própria da época histórica que vives. Não podes comparar. O que é extremo hoje era banal à séculos atrás. Sou novo demais para falar por experiência própria, ms acho que apesar de tudo estamos melhores.

Chouriçada do costume

Os pretos matam,violam e traficam e coitadinhos são vítimas da sociedade que os marginaliza. O Branco prepara-se para limpar a sua pátria...e é racista!!! POis somos e com todo o orgulho!!! Descendemos de arianos e não da praga judaica. PORTUGAL AOS PORTUGUESES!!!

Re: Chouriçada do costume

És um nazi nojento!

Mostra me la tua arvore geneologica

...a provar que descendes de arianos.Aliás duvido que algum português descenda realmente de arianos. lololol

Se quiseres ofereço-te a corda

pra te enforcares, imbecil.

SILÊNCIO GALDÉRIA!!!

Deves ser dessas vadias que se vendem ao primeiro preto ou monhé que te aparecem à frente! São criaturas como tu que degradam a Europa.Qual a razão de te colocares contra o teu povo aliada a filhos de Caim?A rafeiros!? O Branco não será derrotado,e quando recuperarmos o que é nosso por direito,acredita que os traidores não serão poupados... E principalmente as traidoras!!!

clone idiota...

E tu? Descendes de arianos com toda a certeza??! O que fazias se descobrisses que tinhas um tetravô israelita? matavas-te?! Se calhar és filho dum emigrante que foi para França trabalhar honestamente para te poder educar e deu nisto... Vai trabalhar malandro!!!

E já agora, avisa com tempo

quando vou ser castigada, porque posso estar ocupada a vender-me a algum "monhé". LOL

não sei o que a edição espera...

...para limpar este lixo decadente e xonofobo daqui.

loooooooooooooool

Ui, a menina ficou melindrada...não chore, veja lá, princesa.

Re: SILÊNCIO GALDÉRIA!!!

Não disfarças muito bem. Estás claramente a usar de um exagero desmesurado, apenas para seres polémico e teres atenção. Caso típico de pessoas frustadas, que são parasitas da socidade e deixados de lado, pela sua natural incompetência. Além disso pela maneira como falas de uma mulher, deves ser um pobre rapaz com ejaculação precose e problemas de ralacionamento com o sexo oposto. Desse modo viraste para a homosexualidade, mas tens vergonha de admitir, porque pensas que isso é uma doença mortal.

Re: Re: SILÊNCIO GALDÉRIA!!!

Ao menos aprende a escrever,imbecil!!! Já alguma vez te cheiras-te ao espelho?

Re: Re: Re: SILÊNCIO GALDÉRIA!!!

Quem exprime tanta ignorância não tem moral para exigir primores de escrita aos outros. Portugal é uma nação pluriracial com tendência universalista; a sua grandeza vem da sua expansão e contacto com os outros povos. Os tais pretos de que falas são portugueses e continuarão a sê-lo, com todos os deveres e direitos que daí advêm. Achar que os portugueses são de "raça arianos" é de uma ignorância atroz e confrangedora. Há mais ligações étnicas com os africanos do que com os nórdicos.

Re: Re: Re: SILÊNCIO GALDÉRIA!!!

Visto que não acrescentas mais nada, dou o assunto por concluído. As conclusões estão tiradas.

Se isso é um pensamento legítimo...

Pq não escreves com o nick original? Eu sei que tu sabes, que eu sei quem tu és...

Re: Chouriçada do costume

Portugal não é a Arca de Noé!

As claques

São a pior invenção do mundo do Futebol.

Re: As claques

Eu acho que é mesmo os árbitros! :P

Liberdade

Concerteza que todos nós tivemos, pais, familiares, amigos ou conhecidos, que lutaram pela nossa liberdade antes de 1974. É um orgulho para mim, mesmo sendo de uma geração posterior à data do feriado que se comemora na próxima semana, ter conhecido e privado com alguns anónimos dessa luta. Um deles, menos anónimo, "Salgueiro Maia", disse em plena revolução a um jornalista: "Nós estamos a fazer isto para que voces, não precisem de fugir, para não serem presos, por escreverem, disserem, ou pensarem o que quiserem..." Nos estamos aqui hoje, a escrever, a comentar, a contrapor ideias e até a ofender outros, (isto só no caso de alguns relvas), apenas porque muitos heróis nacionais lutaram contra pessoas da índole que é apresentada nesta notícia. Não dêm atenção a quem não a merece, nem a pode ter. Viva a liberdade

Re: Liberdade

Revolução da treta só no nosso país é que se fez uma revolução que em vez de balas tinhamos cravos e depois admiram-se no estado em que isto chegou. Em que até o primeiro ministro precissou de cunhas e de compadrios para subir na carreia,politicos de merda que só pensam na carteiras deles e andamos aqui nós a tentar sobreviver. Digo-te mais falta aqui uma ETA para isto andar para a frente,ou tu achas que espanha chegou a onde chegou a custa de que.Os politicos la sabem que tem que andar na linha e tem que mostrar as continhas todas senão la vai bala.

Re: Liberdade

o meu pai lutou (e com ele muitos milhares) foi antes de 1974 mas foi contra os Turras. a favor dos cravos lutaram apenas meia duzia de traidores.

Re: Re: Liberdade

Também o meu lutou lá. Mas porque foi obrigado. Mas mesmo assim não disparou um tiro contra ninguém, (que orgulho tenho eu). Pelo contrário os que lutaram contra a liberdade, ninguém os obrigou, foi de livre vontade e contra tudo e contra todos.

Sim, colónias

essa maravilha medieval....é demais sermos invadidos, escravizados, traficados e alienados de tudo o que é nosso. Inclusivé do direito à vida. E ainda nos deviam ter agradecido, suponho.

Re: Sim, colónias

nao podes comparar, eram outros tempos. obviamente que os africanos têm direito ao seu país, apesar de serem ingovernáveis. eu só peço que não venham para cá. só uma observação: quase todos os escravos eram capturados por tribos rivais e vendidos aos brancos...